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  1.  # 921

    Colocado por: tostexNão nunca usei. Estou sem espaço no telemóvel, portanto enquanto não o limpar também não consigo instalar.

    Essa app diz se os postos estão em uso e quais as tomadas?
    Também tens a versão web.
    O estado dos postos é offline.
    E contém a info dada pelos utilizadores.
    Poderá estar desatualizada.
    Para ver o estado online, por enquanto só pelo site mobi-e.
    Mas apenas para aqueles em que o sistem está online apenas os da rede mobi.e.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tostex
  2.  # 922

    Colocado por: Bruno.AlvesElectromaps é quase obrigatório :-)
    Agora foste mais rápido lol

    Também há uma outra APP, plugshare que é batante usada para os postos PCR e o pessoal da UBER ;-)
    • tostex
    • 8 fevereiro 2018 editado

     # 923

    Mennekes do tipo 2
    IEC 309-2 monofásica

    Tem 2 postos de cada, o problema é que só funciona um de cada.

    Não há conversor de um IEC para Mennekes?

    Mas obrigado, assim já fico com uma noção. Está-me a querer parecer que o número de postos já começa a ser curto.
  3.  # 924

    Colocado por: tostexEstá-me a querer parecer que o número de postos já começa a ser curto.

    Sem dúvida que sim, especialmente em Lisboa. Há centenas de postos em Lisboa, mas muitos (muitos!) mais carros.

    Mas também só é verdade porque é à borla. Como já repeti várias vezes, acredito piamente que quando for a pagar vão sobrar postos. O problema é o tempo que falta para isso acontecer :-(
    Concordam com este comentário: mafgod
  4.  # 925

  5.  # 926

    Na vossa opinião qual é o plug in com melhor relação eficácia/preço da actualidade?
  6.  # 927

    Colocado por: JoelMAlguem sabe se em Portugal existem postos de carregamento rápido (50kwh)??

    Por cá sempre que tenho uma emergência vou a um posto de combustível que tenha posto de carregamento rápido e carrego (80% da bateria demora cerca de 20/30min).
    Não percebi a pergunta.
    Primeiro questionas e depois dás a resposta?

    Seja como for, pode-se ver aqui e aqui os postos existentes e as suas capacidades.

    Há postos PCR de 37kW e de 50kW.
  7.  # 928

    Colocado por: rjmsilvaNem tudo são rosas no futuro dos VE:
    http://observador.pt/2018/02/08/os-carros-electricos-ameacam-reino-unido/

    Não percebo esse artigo, a sério que não percebo... Não indica quaisquer fontes, como é que chegam aquelas contas e números, além de que conta inverdades (como aliás é apanágio do Observador)...
    ou não fosse um dos que mais depende de fontes não renováveis, sendo na Europa o que mais queima carvão, até para produzir energia eléctrica

    Errado... O RU já praticamente não queima carvão (tendo até já vários dias sem queimar qualquer carvão)
    https://www.ft.com/content/437c4e8a-efc0-11e7-ac08-07c3086a2625
    Coal’s share of the electricity mix fell by a quarter to less than 7 per cent

    The UK has driven coal out of its energy system faster than most other developed economies

    The phasing-out of coal has been the main factor behind a 42 per cent fall in UK carbon dioxide emissions since 1990

    Que jornalixo...
  8.  # 929

    Colocado por: BricoleiroNa vossa opinião qual é o plug in com melhor relação eficácia/preço da actualidade?

    Para mim nenhum dos plug-in actuais à venda em Portugal sequer vale a pena ser considerado pela autonomia eléctrica ridícula que continuam a ter, mas isso sou eu (o mercado claramente discorda de mim, porque são estes os campeões de venda por cá).
    Os melhores plug-in na minha opinião (que não não são verdadeiros plug-in, são REX) são o Ampera e o i3 REX. O problema destes é serem de 4 lugares e, no caso do Ampera, dificilmente se encontrarem à venda com menos de 100.000kms (muitas vezes muito mais).
    Para quem precise de muito espaço, também tem o Outlander PHEV.
    Concordam com este comentário: mafgod
  9.  # 930

    Colocado por: rjmsilvaNem tudo são rosas no futuro dos VE:
    http://observador.pt/2018/02/08/os-carros-electricos-ameacam-reino-unido/
    Uma vez mais, ser um VE não obriga a usar apenas e só eletricidade.
    Temos os PHEV, onde o motor é elétrico e funcionam com eletricidade das baterias e/ou de um gerador a CI.
  10.  # 931

    Colocado por: JoelM
    Eu ja conhecia um desses mapas, mas vi tao poucos postos de carregamento que até duvidei se estaria actualizada...
    Mauzinho lol
    Olha que, pelo eletromaps, parece que Portugal tem quase o mesmo número de postos de carga (PCR e PCN) que a Noruega lol
  11.  # 932

    Colocado por: BricoleiroNa vossa opinião qual é o plug in com melhor relação eficácia/preço da actualidade?
    Melhor relação eficácia/preço para mim:
    1º Opel Ampera ou Chevrolet Volt (só usados/importados)
    2º BMW i3 REX, Hyundai Ioniq PHEV (novos ou usados)
    3º Mitsubish Outlander PHEV
    4º Prius plug-in
    ..
    nº todos os outros com autonomias mínimas
  12.  # 933

    Colocado por: tostexNão há conversor de um IEC para Mennekes?
    Ou seja, conversor de uma tomada CEE para uma tomada Mennekes de modo a puderes usar o cabo mennekes?
    Não faz sentido :-)

    Para usares a tomada CEE, ou usas o cabo doméstico (o que usas em casa) ou uma box portátil.
    Ou seja, precisas de um EVSE que ligue o carro à tomada CEE.
  13.  # 934

    Colocado por: JoelMEu ja conhecia um desses mapas, mas vi tao poucos postos de carregamento que até duvidei se estaria actualizada...

    Pois, com a Noruega dificilmente alguém se pode comparar.

    Aqui há outra lista dos PCR instalados e com instalação prevista:
    https://www.uve.pt/page/postos-carga-rapida-funcionamento-portugal-51/
  14.  # 935

    Colocado por: mafgodOu seja, conversor de uma tomada CEE para uma tomada Mennekes de modo a puderes usar o cabo mennekes?
    Não faz sentido :-)

    Para usares a tomada CEE, ou usas o cabo doméstico (o que usas em casa) ou uma box portátil.
    Ou seja, precisas de um EVSE que ligue o carro à tomada CEE.


    Para mim faz sentido para deixar o cabo schuko em casa e andar apenas com o Mennekes no carro.
  15.  # 936

    Colocado por: tostexPara mim faz sentido para deixar o cabo schuko em casa e andar apenas com o Mennekes no carro.
    Eu percebi o que querias mas... o que pedes não faz sentido na prática porque, como disse acima, precisas de um EVSE para usares a tomada CEE.
    A outra tomada, mennekes, só podes usar o cabo mennekes. O EVSE é o posto.
    Terás sempre de usar os dois cabos ou então, em jeio de bricolagem fazeres o que pedes.
    Resumindo, para carregar um VE é necessário sempre um EVSE, ou está no cabo (o tal doméstico) ou está no posto (público ou box).
    Se poderiam ter evitado esta complicação do EVSE estar fora e polo no carro? Podiam, não foi o que fizeram lol
    Mas... não te preocupes mutio porque para breve (tudo é relativo) as tomadas CEE vão ser substituídas pelas mennekes.
    • mafgod
    • 9 fevereiro 2018 editado

     # 937

    Convém sempre andar com os dois cabos..... há centros comerciais, e outros, onde se pode carregar numa tomada CEE ou Schucko.
    Sempre é melhor que nada (pelo menos para os BEVs).
  16.  # 938

    Colocado por: JoelMFalha minha nao ser preciso o suficiente, com o "por cá" estava a referir-me à Noruega!
    Pois... esqueci-me que estás aí... ;-)

    Já agora, o teu Leaf tem o pack de aquecimento das baterias, certo?
    Como funciona?
    Aquece em carregamento/andamento/parking?
    Quanto gasta de energia por hora?
    Podes desativar?
  17.  # 939

    Colocado por: Bruno.Alves
    Para mim nenhum dos plug-in actuais à venda em Portugal sequer vale a pena ser considerado pela autonomia eléctrica ridícula que continuam a ter, mas isso sou eu (o mercado claramente discorda de mim, porque são estes os campeões de venda por cá).
    Os melhores plug-in na minha opinião (que não não são verdadeiros plug-in, são REX) são o Ampera e o i3 REX. O problema destes é serem de 4 lugares e, no caso do Ampera, dificilmente se encontrarem à venda com menos de 100.000kms (muitas vezes muito mais).
    Para quem precise de muito espaço, também tem o Outlander PHEV.
    Concordam com este comentário:mafgod


    Eis a razão porque eu descarto a compra de um carro elétrico.

    Para mim com o preço e autonomia dos actuais VE's nem sequer serão hipótese ainda.

    Teria de ser um plug in e ainda são o que se vê.
  18.  # 940

    Colocado por: mafgodMelhor relação eficácia/preço para mim:
    1º Opel Ampera ou Chevrolet Volt (só usados/importados)
    2º BMW i3 REX, Hyundai Ioniq PHEV (novos ou usados)
    3º Mitsubish Outlander PHEV
    4º Prius plug-in
    ..
    nº todos os outros com autonomias mínimas


    Todos caríssimos e já com uns bons kms em cima.
 
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