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  1.  # 1

    Colocado por: mafgodTambém não sou rico e por isso optei por um VE.
    Se fosse rico, optava por um CI

    Quero acreditar que não foi isto que quis dizer.
    Eu compraria um eléctricos pelas várias razões já enunciadas anteriormente.
    Se tudo correr como espero, serão menos poluentes, silenciosos, mais rápidos, mais confortáveis, em suma MELHORES.
  2.  # 2

    Foi em resposta a uma provocação mas, sim, também optei por um VE pela poupança.
    E de fato SÃO hoje tudo o que disse.

    Como disse no inicio deste tópico, em 15 anos gastei no mínimo com o antigo CI 30.000€, ou seja, cerca de 2.000€ por ano e várias reparações pelo meio (embraiagem, bomba injetora...)
    Como a minha média anual é sensivelmente a mesma, continuaria a gastar esse valor (ou mais, porque o IUC de um novo era bem superior ao antigo).
    Portanto, por cada ano que tiver o VE, deixo de gastar 2.000€.
    Claro que um VE não é eterno e nem as baterias o são.
    Mas entre comprar um CI bem usado por 10.000€ ou um VE por 15.000€ com cerca de 2 anos, e com autonomia que dá perfeitamente para o dia-a-dia, qual deveria de optar?
    Claro que se comprasse um CI por 1.000€ as contas pendiam para outro lado... e se não precisasse de carro, nem comprava nenhum.
    Como já referi, para além do gasóleo, gasolina, GPL, híbrido também temos e devemos considerar os PHVE e os BVE.
    Agora é fazer as contas e escolher consciente das limitações, custos e benefícios de cada um.

    A incerteza que alguém já referiu, também a tive, contudo, com o Leaf sei o que contar (ao contrário dos outros das outras marcas).
    Sei quanto custa uma bateria nova e sei o estado da mesma todos os dias sem estar dependente dos concessionários.
    Infelizmente nem todas as marcas o fazem e daí perceber e concordar com esses receios e medos.
    Concordam com este comentário: Ivo F., Bruno.Alves
  3.  # 3

    Colocado por: mafgodComo disse no inicio deste tópico, em 15 anos gastei no mínimo com o antigo CI 30.000€, ou seja, cerca de 2.000€ por ano e várias reparações pelo meio

    Desculpe la mas isso è relativo teve um Alfa Romeo??eu tenho um golf 3 que foi comprado com 30 mil KMS tal como o seu eletrico ,durante 7 anos ou Mais de 150 mil kms tive ZERO de Problemas,,nem embraiagem,nem turbo nem bomba injetora ,zero de reparações,,ora como è que se pode gastar 2000 euros por ano em reparações?o meu golf conta com 297000 mil kms ora quando esse eletrico tiver 15 anos ou mais è que se pode tirar uma conclusão pois não estou a ver a comparação de um veiculo quase novo se não se comparar a outro quase novo,,eu por acaso faço as manuntencões dos meus carros e tive um problema eletrico no BMW de 2000 euros factura da BMW que fui eu que reparei por 27 euros o gerador de impulsos eletrico ,,ora quando penso que um veiculo eletrico è 100 por cento eletrico como è que se pode falar em fiabilidade?esta mais que provado que a fiabilidade dos veiculos diminuiu e muito graças a electronica e não graças a mecanica,um exemplo uma bateria para o meu BMW custa 55 euros mas se for a nova geração com start e stop custa mais de 250 euros,e os motores de direcçao assistida que antes eram mecanicos e agora são eletricos a 100% como no Fiat punto do qual tive um orçamento de 800 euros para reparar?
    ora tenho lido no topico que a manuntenção è barata mas por acaso sabe me dizer o custo de uns disco de travão de um veiculo que aproveita a travagem para produzir eletricidade? è que num sistema normal nem chega a 100 euros ja vai do veiculo!e uma lampada H7 custa 3 euros?nesse eletrico è a LED se não me engano?deve ser barata!
    eu espero que daqui a 20 anos andemos todos a pilha de combustivel ou eletrico,mas hoje em dia esta mais que provado que as reparações mais caras são as eletricas e isso vai demorar a mudar pois vamos passar de uma avaria de combustão para uma eletrica!os veiculos tem que ser testados da mesma maneira em termos de desgaste aposto que esse alfa de 400 mil(pouco fiavel aparte o motor e com peças carissimas)deve ter levado muita mas castada,e ja vai como tudo quem tem um carro como o meu pode se quizer ou conseguir fazer a manuntenção ou ir a uma garagem "baratucha"mas o eletrico?vai ter que ir a casa mãe mesmo daqui a 15 anos!o meu BMW ja o tenho a 12 ANOS ja tem 215000kms e ate agora se gastei 1000 euros nesses 12 anos è uma sorte!

    no meu ver espero que andemos todos de eletrico e para mim neste momento não è o presente mas sim talvez o futuro,tem que se desenvolver tudo o que vai atras,oficinas secundarias,peças,baterias da concorrencia etc
    uma coisa è certa algem tem que andar a experimentar para depois as fabricas nas faces 2 eleminar os possiveis defeitos!
  4.  # 4

    Ou eu não fui explícito, ou leu na diagonal.
    Os 2000€ foram para gasóleo e manutenções normais.
    Se entrasse com as reparações subia.
    E era um Fiat bravo JTD, com mais de 400.000km.

    Nos VEs, tirando o motor e bateria nada me impede de ir a uma oficina da esquina mudar discos, pastilhas, pneus... É pouco mais.

    E, por ser um VE não é preciso ser um BEV, quem fornece a energia ao motor não é necessário ser uma bateria.
  5.  # 5

    Colocado por: mafgodNos VEs, tirando o motor e bateria nada me impede de ir a uma oficina da esquina mudar discos, pastilhas, pneus... É pouco mais.

    de certeza??
  6.  # 6

    Colocado por: ramos1999
    de certeza??
    Certezas só tenho duas.
    Enquanto a primeira muitos tentam e conseguem fugir, a segunda nem com todo o dinheiro do mundo conseguem fugir dela.

    Nos VEs é como os CIs. Há quem irá sempre à marca e outros nunca.
    Para mudar filtro habitáculo e do AC, óleo dos travões até se encontra no YouTube videos como o fazer.
    Assim como num CI mudar certos componentes nem todas as oficinas o fazem, num VE tb há componentes que se tem de ir à marca.
    E mesmo na marca, nem é em todas as oficinas.
    Sendo algo relativamente novo e onde muitas marcas ainda não estão a apostar a sério, haverá sempre esse risco de se estar um pouco nas mãos deles.
    Contudo, o tempo passa e há até pessoal que já muda a bateria num Leaf e tenha feito uns mods engraçados, como aumentar a potência de carga....
    Quando tiver tempo colocarei aqui uns links.
  7.  # 7

    in case you missed it

    Automóveis elétricos mentem sobre a autonomia da bateria

    " A BMW, por exemplo, menciona os 300 km de autonomia medidos com o NEDC, mas alerta que o consumidor deve esperar não mais de 200 km “reais”. Ainda assim, bem mais do que os 145 km que medimos

    Por exemplo, o Volkswagen e-Golf e o BMW i3 acusam uma discrepância de 52% entre a autonomia anunciada e a real, ou seja, os modelos alemães não cumprem metade dos 300 km prometidos.

    VER-GO-NHO-SO
  8.  # 8

    Colocado por: Anonimo09092021Oh marvi, eu ainda não percebi se você é troll ou se é apenas extremamente parvo...


    O marvi, tal como o Bricoleiro, vivem do mercado auto "as is": o primeiro na compra/venda e o segundo na manutenção. Não é preciso ver muito longe para perceber que a mudança de paradigma constitui uma ameaça.
  9.  # 9

  10.  # 10

    O marvi é um troll, mais nada. Se deixarem de o alimentar pode ser que se canse.

    Em relação ao "estudo" da Deco, apesar de já ter respondido atrás, há 2 coisas que gostava de reforçar:
    - as conclusões do estudo, em traços gerais, são correctas ainda que não pelos 31% que o estudo sugere. A autonomia dos eléctricos é, regra geral, inferior ao anunciado, da mesma forma que consumos mirabolantes são anunciados para os carros de combustão. É o mesmo ciclo de testes que permite às marcas anunciar valores que são atingíveis de facto, mas em condições muito particulares (que no dia a dia ninguém tem pachorra para fazer). A diferença é que num fumarento que anuncia 3l/100km já o comprador conta com 4,5 e está tudo bem (não está, é 50%, muito mais que a suposta "mentira" dos eléctricos!), num eléctrico de bateria pequena anunciar 250km e só conseguir 200 se não tocar em AE tem consequências mais marcantes.
    - o estudo é um lixo (mesmo que tenha conclusões "quase correctas"). Primeiro porque não dizem o motivo da discrepância das autonomias (o tal ciclo de testes NEDC) fazendo passar a ideia que é uma mentira sem qualquer base real, depois porque os valores são todos janados. O e-Golf que dizem falhar 50% só se foram subir a serra da estrela com ele lol. Aquele carro faz 300km a andar por nacionais e até já fizeram nele uma viagem Lisboa-Frankfurt maioritariamente por AE. O Leaf24 tem melhores resultados que um Leaf 30kWh, o i3 que não faz mais de 145km é o da versão anterior (bateria mais pequena, mas essa não promete 300km!), enfim não fazem ideia do que estão a comentar.

    Em relação ao artigo que o 21papaleguas colocou, é aquilo que quem tem um VE sabe perfeitamente :)
    Concordam com este comentário: marvi, mafgod
  11.  # 11

    Colocado por: marviin case you missed it

    Automóveis elétricos mentem sobre a autonomia da bateria

    " A BMW, por exemplo, menciona os300 kmde autonomia medidos com o NEDC, mas alerta que o consumidor deve esperar não mais de 200 km “reais”.Ainda assim, bem mais do que os 145 km que medimos

    Por exemplo, o Volkswagen e-Golf e o BMW i3 acusam uma discrepância de 52% entre a autonomia anunciada e a real, ou seja, os modelos alemãesnão cumprem metade dos 300 km prometidos.

    VER-GO-NHO-SO

    não querendo ser pelos eletricos também não falta estudos em que os veículos de combustão apresentam um consumo diferente do que anunciado,,também não esquecer o caso das partículas finas que foi igual!
  12.  # 12

    Mexer num CI nos dias de hoje já é complicado.
    Num VE então é quase para esquecer.

    Contudo, há sempre uns curiosos que fazem umas coisas interessantes.

    Aqui, alguém que ensina como fazer uma modificação a um Leaf de maneira a carregar mais rápido.
    Se compensa, cabe a cada um avaliar os riscos e os ganhos.
    Para quem idealisou e concretizou, de certeza que o gozo em ter conseguido foi a melhor recompensa.

    Para quem diz que não faz sentido ter um BVE por questões ambientais porque a energia elétrica é toda (!?) produzida de fontes não orenováveis (!?).
    Há opções aqui.

    E para quem ainda acha que V2H é coisa que ainda falta muito, ver aqui como fazer já hoje.
    A potência não é muita e obviamente que gasta a bateria de tração do carro, contudo em caso de emergência é melhor que nada.
  13.  # 13

    Não sendo dinheiro o problema passava amanhã no stand buscar um eléctrico.

    O atual Tesla Model S P100D, ou o Tesla Roadster ou ainda o Rimac Concept One

    A tecnologia já oferece carros rápidos e com autonomias superiores a 400 kms. Para portugal já é uma autonomia bastante aceitável. Para o dia-a-dia, melhor ainda.

    No futuro, com carregamento por indução, sem ter que usar cabos e afins, acredito que ainda vá disparar mais o mercado. Bastaria ter estradas "wireless" de carregamento por indução ou lugares de estacionamento com a mesma tecnologia de carga.

    Em alternativa, a solução de carga da Tesla, removendo a bateria completamente (está localizada debaixo do carro) também é uma hipotese.
  14.  # 14

    Colocado por: Tysoncarregamento por indução,


    Colocado por: Tysonestradas "wireless"


    https://www.warnerbros.com/blade-runner-2049
  15.  # 15

    Colocado por: TysonEm alternativa, a solução de carga da Tesla, removendo a bateria completamente (está localizada debaixo do carro) também é uma hipotese.

    Que eu saiba no Tesla esta incluida no chassi e não por baixo!aquilo para retirar deve ser uma dor de cabeça!

    https://pplware.sapo.pt/gadgets/high-tech/tesla-investigadores-duplicam-durabilidade-das-baterias/
  16.  # 16

    A maioria dos carros têm a bateria por baixo, por um lado por uma questão de espaço, por outro de performance porque permite baixar o centro de massa do carro.

    A troca das baterias não é solução. Nunca será, penso eu de que. Porque:
    - têm tamanhos diferentes, capacidades diferentes, interfaces diferentes, softwares diferentes. Torná-las compatíveis é uma utopia bonita mas não é exequível. Na maioria dos casos nem caberiam fisicamente noutros carros pelas diferenças estruturais ao nível do chassis.
    - a bateria é um mamarracho pesado, grande e mal jeitoso :-) Para a trocar seria sempre preciso um elevador e forma de manobrar 300 a 500kg. Não é fácil, muito menos rápido. A Nissan demora horas (2 se não estou em erro) a trocar a bateria do Leaf, se bem que inclui algum tempo de reparametrização do carro. Ora se não é possível fazê-lo rapidamente, então que se use esse tempo a carregar e problema resolvido :-)

    Colocado por: TysonA tecnologia já oferece carros rápidos e com autonomias superiores a 400 kms. Para portugal já é uma autonomia bastante aceitável. Para o dia-a-dia, melhor ainda.

    Eu sou contra esse requisito de autonomia, mas parece que estou sozinho :-) Toda a gente quer os 60kWh/400km ehehehe. O país é pequeno, muito raramente é preciso fazer tanto km seguido. Muita autonomia implica baterias grandes, caras e ambientalmente exigentes. Por mim, cada bateria dessas daria para 2 :-) (tenho um carro com 28kWh e é o único carro cá de casa).
    Não esquecer também que grandes baterias implicam grande tempo de carregamento. Já escrevi sobre isso aqui:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1159443 (e post seguinte)
    Na minha opinião precisamos é de mais rede de carregamento. Rápido e "normal". Os carros passam a maior parte do tempo parados, porque não carregar devagar nesse tempo?

    Relativamente ao carregamento por indução:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1159662
    Concordam com este comentário: mafgod
  17.  # 17

    Colocado por: Bruno.AlvesA maioria dos carros têm a bateria por baixo,


    se passa por cima de um lancil,lá vai o eletrico prá sucata.
    Concordam com este comentário: carlosj39
  18.  # 18

    Colocado por: marvi

    se passa por cima de um lancil,lá vai o eletrico prá sucata.
    Concordam com este comentário:carlosj39

    È verdade, todos os dias vemos carros a explodir quando passam um lancil com o depósito da gasolina por baixo. Eu já coloquei o meu depósito no tejadilho.
    Concordam com este comentário: ClioII, Paramonte, Tyson, AlarmesdoMeco
  19.  # 19

    E porque veículos eléctricos não são só carros, vejam este vídeo que, na minha opinião, está fantástico
    https://youtu.be/Z61wL27eDRw

    Uma exposição em Paris destinada à mostra de soluções para a mobilidade nas cidades. Claro que não se aplica onde eu vivo, mas para resolver os problemas de congestionamento e poluição nas grandes cidades há ali ideias bestiais em 2 e 3 rodas.
    Vejam por volta do minuto 6, em Paris há uma frota de 4000 carros e 6000 lugares de estacionamento/carga para car sharing. Será uma das tendências do futuro nas cidades pelo menos, deixar de ter carro para passar a usar serviços de aluguer pontual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod, jcfcid
  20.  # 20

    Colocado por: marvi

    se passa por cima de um lancil,lá vai o eletrico prá sucata.
    Concordam com este comentário:carlosj39

    Quantos quer com carters partidos por aí nas linhas?
 
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