Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Eis mais algumas fotografias
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      P9308623 - P9308625.jpg
      P9308621 - P9308622.jpg
      P9308626 - P9308627.jpg
      P9308632 - P9308634.jpg
    • Skinkx
    • 1 outubro 2018 editado

# 502

Colocado por: emadVou contar-vos uma experiencia.
    Tenho um vizinho que nao conheço a construir perto do meu lote. Está a construir uma casa com janelas apenas a sul. A poente tem uma porta de entrada e a nascente tem uma porta de uma cozinha.
    Achei estranho no inicio. Mas depois comecei a analisar. Poupou nas janelas e caixilharias e apenas ira colocar janelas a sul. Todas as divisoes continuam com luz natural.
    A minha casa tem janelas em todo lado. Se o meu arquitecto tivesse desenhado a casa de forma sustentada tinha-me reduzido aos tamanhos dos vaos e eliminado janelas. Poupava milhares de euros.
    Para quem sonha e nao tem noçao do que vai ser investido, o papel do arquitecto é muito importante para abrir os olhos aos clientes e meter um travao no inicio do caminho errado.
    É bonito ter grandes vaos e muitas janelas. Mas isso é caro e complica a parte termica da casa.
    Um arquitecto pode trabalhar bem, ser bem remunerado e ajudar em muito os clientes que entram nisto perdidos.
    Apenas um exemplo.
    Concordam com este comentário:vcd,zinna,JErso

Só um reparo emad

é dado aqui muitas vezes o exemplo da Mami House e de outras com betão à vista como forma de cortar nos custos... lá terá havido uma altura em que devido a empreiteiros inexperientes aquilo ficou barato, mas isso já não acontece agora.

Muitas dessas obras de betão à vista que se metem aqui são feitas com cofragem nova, a estrear em obra, que não dá para ser usada segunda vez se queremos um acabamento imaculado. Ora, essa cofragem não custa nem 10 nem 20 nem 30 €/m2 e se os custos em obra foram controlados, não foi nem por arte nem por engenho do arquitecto, mas por nabice do empreiteiro, porque aquela cofragem pode ser reaproveitada, mas não para acabamento à vista...

Resumindo e concluindo, há por aí muita coisa que é apresentada como dado adquirido que eu pagava para saber até que ponto as coisas são exactamente como eles dizem.

Repare, eu também podia aqui apresentar um projecto real, de execução real e depois fazer um claim a dizer que custou X a executar. Mas há 50/50 de hipóteses de ser factual ou uma verdade um pouco esticada.

Eu percebo a sua lógica argumentativa e acho-a perfeitamente racional, aliás, você tem defendido algo que entra numa lógica de concepção/construção, que é algo que o Estado até faz nas grandes empreitadas, empurrando todo o risco das derrapagens para o empreiteiro, pois é este que até faz o projecto muitas das vezes e assim, se der raia, problema dele. Mas também vejo aqui muitos casos ditos "reais" que me deixam de pulga atrás da orelha...
  2.  # 503

As tampas e caixas de saneamento ficaram bem executadas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
      P9298617.JPG
      P9298615.JPG
      P9298616.JPG
  3.  # 504

mais uma fotografia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, branco.valter, zinna
      P9298613.JPG
  4.  # 505

Bom aspecto que tem a caixa de águas, sim senhor! E os blocos também estão assentes de forma bastante perfeita! Até o Clio II dos renders (não eu!) já está no sítio certo! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  5.  # 506

Colocado por: ClioIIBom aspecto que tem a caixa de águas, sim senhor! E os blocos também estão assentes de forma bastante perfeita! Até o Clio II dos renders (não eu!) já está no sítio certo! :)

É bloco face à vista.
  6.  # 507

Devo dizer que uma das coisas que gosto na sua casa são as paredes em bloco.
  7.  # 508

Obrigado Antony. A ideia original era fazê-las com tijolo-burro à vista...mas o preço era demasiado alto.
    Seja como for, como não tenho esquinas para dobrar, posso sempre, no fututo, revesti-las com plaquetas a imitar o tijolo.
    Mas também gosto como estão, em bloco.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • vcd
    • 1 outubro 2018

# 509

Está muito gira.
    Concordam com este comentário: neant
  8.  # 510

Pessoalmente não revestia, aliás gostei tanto que gostava no futuro de replicar isso. dá um ar de inacabado que contrasta bem com o resto..
  9.  # 511

Colocado por: nunogouveiaObrigado Antony. A ideia original era fazê-las com tijolo-burro à vista...mas o preço era demasiado alto.
    Seja como for, como não tenho esquinas para dobrar, posso sempre, no fututo, revesti-las com plaquetas a imitar o tijolo.
    Mas também gosto como estão, em bloco.
    Concordam com este comentário:antonylemos

Eu dava só uma pintura e está feito.
  10.  # 512

Nuno, desculpe a pergunta de leigo, mas as escadas em #608 são permitidas? Tinham-me dito que esse tipo de escada "cortada" não era permitida... Dava-me muito jeito no meu projeto mas o arquitecto disse que não eram legais!
  11.  # 513

Colocado por: ratodecasaNuno, desculpe a pergunta de leigo, mas as escadas em #608 são permitidas? Tinham-me dito que esse tipo de escada "cortada" não era permitida... Dava-me muito jeito no meu projeto mas o arquitecto disse que não eram legais!
    Esta casa julgo que cumpre as acessibilidades no piso zero e a sua provavelmente não.
    Concordam com este comentário: RCF
    • RCF
    • 1 outubro 2018

# 514

Colocado por: ratodecasaNuno, desculpe a pergunta de leigo, mas as escadas em #608 são permitidas? Tinham-me dito que esse tipo de escada "cortada" não era permitida... Dava-me muito jeito no meu projeto mas o arquitecto disse que não eram legais!

A diferença deverá estar nas acessibilidades, como o Jorferr já referiu...

À parte isso, tratando-se de um acesso de utilização frequente, por exemplo, indispensável para ir da cozinha e sala para os quartos de dormir e vice versa, pessoalmente, não vejo como boa solução.
    A segurança não é a mesma, em comparação com uma escada sem degraus em vértice. Para desenrasque, particularmente para acessos pontuais (ao sótão, por exemplo), entendo que serve. Mas, para acesso frequente, só utilizaria mesmo se não pudesse ter alternativa.
    Concordam com este comentário: clinhares
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
  12.  # 515

as escadas em leque? .. são legais mas tem de cumprir determinadas regras por causa das acessibilidades. tem de ter no minimo 28cm de cobertor em 2/3 da escada
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ratodecasa
    • ik
    • 1 outubro 2018

# 516

Estas escadas até me parecem bastante acessíveis, é um patamar de 1m dividido em 2 degraus

Também gosto do bloco à vista(na casa dos outros:) ) mas parece que vai dar algum trabalho porque os homens do gesso já andaram a sujar aquilo
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 517

Colocado por: ikEstas escadas até me parecem bastante acessíveis, é um patamar de 1m dividido em 2 degraus

Também gosto do bloco à vista(na casa dos outros:) ) mas parece que vai dar algum trabalho porque os homens do gesso já andaram a sujar aquilo
    Concordam com este comentário:antonylemos
    Seria demasiado estúpido pintar por exemplo os blocos?
  14.  # 518

Estas escadas são permitidas (ainda que possa depender um pouco da interpretação dos serviços Camarários) desde se que torne acessível, um quarto, uma cozinha e um banho no piso térreo.
    Quanto ao blocos, estou a pensar impermeablizá-los com um líquido à base de silicatos. Fica com o mesmo aspeto e não absorve água (mas aborve gordura - já fiz umas experiências).
    Concordam com este comentário: JErso, Vilacova
  15.  # 519

É o que se usa nas pedras dos parapeitos? O meu pai aplica disso naquela pedra que chamam moleanos e aquilo aguenta um ano inteiro sem absorver água.
  16.  # 520

Outro tema:
    Nos muros antigos da CASA100, de pedra irregular (ora perpeanho, ora pedra miúda), o reboco existente está muito desagregado. Parece ser uma mistura pobre de saibro e cal.

Vejam o vídeo aqui: https://youtu.be/7egEhqEYfPw

Qual a melhor forma de consolidar este muro, se possível passando a ter a pedra à vista?
    À partida, eu aplicaria nas juntas uma argamassa de cimento branco, cal e areia, com um traço próximo a 1:2:8
    Fico a aguardar as vossas conversas !

0.1476 seg. NEW