Colocado por: civismoPartilho aqui este post que escrevi ha umas semanas noutro lado, podera ser util para alguem que queria fazer por si mesmo a manutencao dos travoes discos / pastilhas:
Ha muitos anos cheguei a mudar os discos e pastilhas num Lancia Dedra que tive em tempos
Desde então que nunca mais mexi nessa parte.
Na minha mercedes W210 tenho ido a oficina, mas como esta velhinha, pretendo começar a faze-lo por mim mesmo
No entano, no proximo fim de semana não será na mercedes, mas sim no honda jazz gd2 da minha mulher: comprei discos para a frente, e pastilhas para as 4 rodas, tudo da marca ATE - a qual uso na minha mercedes de gosto muito .
Tenho estado a ver uns videos sobre os procedimentos, e estou com uma dificuldade: Encontrar em portugal massa sintetica ou a base de silicone, isto para meter nos parafusos que seguram o sistema de travagem.
Pelo que li (extensivamente ) em alguns foruns, deve-se usar duas massas na manutencao do sistema de travagem: Um tipo de massa para travôes para as partes em que as traseiras das pastilhas fazem contacto , a qual costuma ter uma base de massa cobreada ou ceramica - tambem chamada massa anti-ruidos
Seguem alguns exemplos:
Esta é a benm conhecida "plastilube", da ATE
mas se lermos com atencao, diz que nao pode ser usada nas borrachas
Acontece que esta massa não se deve de utilizar na zona das borrachas , para esse efeito deve usar.se uma massa à base de silicone, como esta sil-glyde por exemplo, a qual é muito popular nos USA, mas nao encontro cá
ja perdi umas 3 horas a pesquisar na net, e nao encontrei nada do genero a venda em portugal... sugestoes ?
Tambem li muito bem sobre esta da 3M, a qual tambem nao encontro a venda cá
EDIT: Acabei por conseguir esta da TRW PFG110 ; especifica para as partes que têm borrachas, por como exemplo os pinos :
Eis a Datasheet da mesm:
PFG110 to make life more simple
To make life more easy we improved the Brake Grease PFG110.
PFG110 supersedes:
PFG101 except shoe sliding area on back plates *see page 2
PFG102
PFG106
You can use the specially developed grease for:
all mechanical units like adjusters
all hydraulic rubber parts, which are in contact with
Brake Fluid DOT3, DOT4 and DOT5.1
plain bearings e.g. in brake and clutch systems for linear motions in
contact with Brake Fluid DOT3, DOT4 and DOT5.1
Guide bushes and guide pins
Clutch master and slave cylinders
You should not use it for:
aluminium or aluminium under dynamically
high load conditions
Brake pad supports in disc Brake Caliper
back plate shoe sliding area
The product offers:
Excellent wear protection
High load carrying capacity
Good adhesion
Resistance to water
Corrosive protection
Colocado por: Ivo F.Sérgio Rodrigues ajude-me aqui, como picheleiro que também é, nunca arrancou azulejos a retirar alguma louça colada com silicone, ou então teve que cortar o silicone para conseguir retirar a louça sem as estragar?já vi de tudo, já vi louças gamadas que o gajo que as gamou levou umas tijoleiras de brinde, já me lixeira bem a tentar retirar autoclismos que um camelo qualquer colou com selicone e tive lá uma manhã, é mesmo perfis se chuveiro já apanhei muitos que aquilo parecia soldado
E o que dizer de barras e perfis coladas com silicone como as dos resguardos dos duches que é um negredo retirar quando estão coladas com silicone.
Colocado por: Ivo F.Não cola? Quanto aposta?
Colocado por: BricoleiroO euromilhoes
Quanto muito fixa sem cargas gravitacionais. Colar não cola.
Colocado por: rafaelisidorocivismo o seu post é tão grande e confuso para a minha cabeça grande e inchada mas massa ep para os parafusos ( pernos ) e para deixar de fazer barulho cola e veda ( mastic poliuretano ) é o qualquer mecânico usa , não compromete a travagem e funciona bem ... se tens dificuldade em encontrar cá é porque ninguém usa isso lol
Colocado por: civismoeu e toda agente , se tens calços que chocalham levam cola e veda ou mastic poliuretano que é igual ... não perceber , não perceber foi a complicação que arranjou para lubrificar uns pernos bomba travão ... aquilo é simples e no caso do jazz penso que pelo sistema de molas e capas que vem nos calços nem leva nada , mas para lubrificar os pernos basta sujar aquilo com uma graxa ep ... caso chocalhe os calços use cola e veda porque é o que todos metem leva ali uns pinguingos e toca a rolar ...
o que nao percebeu ?
E mete cola e veda nos travoes ???
Colocado por: rafaelisidoroeu e toda agente , se tens calços que chocalham levam cola e veda ou mastic poliuretano que é igual ... não perceber , não perceber foi a complicação que arranjou para lubrificar uns pernos bomba travão ... aquilo é simples e no caso do jazz penso que pelo sistema de molas e capas que vem nos calços nem leva nada , mas para lubrificar os pernos basta sujar aquilo com uma graxa ep ... caso chocalhe os calços use cola e veda porque é o que todos metem leva ali uns pinguingos e toca a rolar ...
Colocado por: civismograxa ep , é uma graxa que aguenta muita temperatura continua é á base de litio é muito usada em rolamentos actualmente porque o efeito extrema pressão aumenta a longevidade do material e aumenta o deslizamento ( des atrito ) entre peças ... tem tambem características anti oxidantes e veda agua ... posso afiançar que é bom !!!!!!!!!
sabe como é, nas primeiras vezes complica-se ...nas outras faz-se de olhos fechados
Em todo o caso sou apologista de utilizar um produto adequado para cada situacao, e com o devido respeito nao me parece que cola & veda seja o ideal para suportar as temperaturas que o sistema de travagem pode atingir em algumas circunstancias (por exemploi descer uma serra)
Colocado por: civismopois sao os vapores iniciais que podem atacar as suspensoes dos woofersassim não tem vantagem nenhuma , se o produto é isento de solvente é precisamente no acto da cura ( secagem ) ... a vantagem é mesmo esta .
Colocado por: rafaelisidorograxa ep , é uma graxa que aguenta muita temperatura continua é á base de litio--- e sera que essa graxa EP nao atacar as borrachas dos pequenos foles que cobrem os pernos ?
Colocado por: rafaelisidoroassim não tem vantagem nenhuma , se o produto é isento de solvente é precisamente no acto da cura ( secagem ) ... a vantagem é mesmo esta .
Colocado por: civismo--- e sera que essa graxa EP nao atacar as borrachas dos pequenos foles que cobrem os pernos ?nos meus carros nunca vi isso e são carros velhos com pinças de origem ... Com manutenção sempre que se muda os calços ... e com vários carros que já tive nunca mudei um fole de uma pinça ... eheheheh
Colocado por: civismoBoas férias!
como nao tinha urgencia, nem tempo , acabei por deixar aquilo uns dias antes de colocar os altifalantes.. os quais ainda nao coloquei , ate porque estou a 250kms da viatura neste momento :D