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  1.  # 81

    Colocado por: civismoPartilho aqui este post que escrevi ha umas semanas noutro lado, podera ser util para alguem que queria fazer por si mesmo a manutencao dos travoes discos / pastilhas:

    Ha muitos anos cheguei a mudar os discos e pastilhas num Lancia Dedra que tive em tempos

    Desde então que nunca mais mexi nessa parte.

    Na minha mercedes W210 tenho ido a oficina, mas como esta velhinha, pretendo começar a faze-lo por mim mesmo

    No entano, no proximo fim de semana não será na mercedes, mas sim no honda jazz gd2 da minha mulher: comprei discos para a frente, e pastilhas para as 4 rodas, tudo da marca ATE - a qual uso na minha mercedes de gosto muito .

    Tenho estado a ver uns videos sobre os procedimentos, e estou com uma dificuldade: Encontrar em portugal massa sintetica ou a base de silicone, isto para meter nos parafusos que seguram o sistema de travagem.

    Pelo que li (extensivamente ) em alguns foruns, deve-se usar duas massas na manutencao do sistema de travagem: Um tipo de massa para travôes para as partes em que as traseiras das pastilhas fazem contacto , a qual costuma ter uma base de massa cobreada ou ceramica - tambem chamada massa anti-ruidos

    Seguem alguns exemplos:

    Esta é a benm conhecida "plastilube", da ATE



    mas se lermos com atencao, diz que nao pode ser usada nas borrachas


    Acontece que esta massa não se deve de utilizar na zona das borrachas , para esse efeito deve usar.se uma massa à base de silicone, como esta sil-glyde por exemplo, a qual é muito popular nos USA, mas nao encontro cá
    ja perdi umas 3 horas a pesquisar na net, e nao encontrei nada do genero a venda em portugal... sugestoes ?



    Tambem li muito bem sobre esta da 3M, a qual tambem nao encontro a venda cá


    EDIT: Acabei por conseguir esta da TRW PFG110 ; especifica para as partes que têm borrachas, por como exemplo os pinos :



    Eis a Datasheet da mesm:

    PFG110 to make life more simple
    To make life more easy we improved the Brake Grease PFG110.
    PFG110 supersedes:
     PFG101 except shoe sliding area on back plates *see page 2
     PFG102
     PFG106
    You can use the specially developed grease for:
     all mechanical units like adjusters
     all hydraulic rubber parts, which are in contact with
    Brake Fluid DOT3, DOT4 and DOT5.1
     plain bearings e.g. in brake and clutch systems for linear motions in
    contact with Brake Fluid DOT3, DOT4 and DOT5.1
     Guide bushes and guide pins
     Clutch master and slave cylinders
    You should not use it for:
     aluminium or aluminium under dynamically
    high load conditions
     Brake pad supports in disc Brake Caliper
     back plate shoe sliding area
    The product offers:
     Excellent wear protection
     High load carrying capacity
     Good adhesion
     Resistance to water
     Corrosive protection




    Em jeito de resumo, segue ainda a ficha do Plastilube



    E TRW
  2.  # 82

    Entretanto ontem visitei uma conhecida casa de ferramentas em Santarem, onde estive a ver bisnagas de silicone, fiquei indeciso entre estas duas:



    Acabei por comprar a da direita :



    Este spray OKS com TEflon tambem parece interessante, mas custa uns 25€


    Talvez esta massa com Teflon à venda na decathlon tenha um efeito similar


  3.  # 83

    Colocado por: Ivo F.Sérgio Rodrigues ajude-me aqui, como picheleiro que também é, nunca arrancou azulejos a retirar alguma louça colada com silicone, ou então teve que cortar o silicone para conseguir retirar a louça sem as estragar?

    E o que dizer de barras e perfis coladas com silicone como as dos resguardos dos duches que é um negredo retirar quando estão coladas com silicone.
    já vi de tudo, já vi louças gamadas que o gajo que as gamou levou umas tijoleiras de brinde, já me lixeira bem a tentar retirar autoclismos que um camelo qualquer colou com selicone e tive lá uma manhã, é mesmo perfis se chuveiro já apanhei muitos que aquilo parecia soldado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ivo F.
  4.  # 84

    civismo o seu post é tão grande e confuso para a minha cabeça grande e inchada mas massa ep para os parafusos ( pernos ) e para deixar de fazer barulho cola e veda ( mastic poliuretano ) é o qualquer mecânico usa , não compromete a travagem e funciona bem ... se tens dificuldade em encontrar cá é porque ninguém usa isso lol
  5.  # 85

    Pois os autoclismos... dois pontinhos de silicone e temos uma dor de cabeça quando for para retirar, já parti 1 a tentar tirar, também os tanques sanitana são um bocado pro quebradiços.

    É mais que óbvio para quem trabalha com silicone que ele cola e muito, não significa que possa ser usado para colar a torto e a direito qualquer tipo de material em qualquer situação, mas no seguimento da dúvida de um utilizador em saber se o silicone poderia ou não colar um perfil de canto, pode sim colar com silicone, como já foi aqui confirmado pelo próprio.

    Portanto, a césar o que é de césar

    Colocado por: Ivo F.Não cola? Quanto aposta?


    Colocado por: BricoleiroO euromilhoes

    Quanto muito fixa sem cargas gravitacionais. Colar não cola.
  6.  # 86

    alguem faz ai meia duzia de fotos com cargas gravitacionais para tirar teimas quanto o silicone afinal cola ou nao cola ?
  7.  # 87

    Colocado por: rafaelisidorocivismo o seu post é tão grande e confuso para a minha cabeça grande e inchada mas massa ep para os parafusos ( pernos ) e para deixar de fazer barulho cola e veda ( mastic poliuretano ) é o qualquer mecânico usa , não compromete a travagem e funciona bem ... se tens dificuldade em encontrar cá é porque ninguém usa isso lol


    o que nao percebeu ?

    E mete cola e veda nos travoes ???
  8.  # 88

    Civismo já foi dado aqui vários exemplos mas o pessoal não se acredita, diz que é cola e veda
  9.  # 89

    Colocado por: civismo

    o que nao percebeu ?

    E mete cola e veda nos travoes ???
    eu e toda agente , se tens calços que chocalham levam cola e veda ou mastic poliuretano que é igual ... não perceber , não perceber foi a complicação que arranjou para lubrificar uns pernos bomba travão ... aquilo é simples e no caso do jazz penso que pelo sistema de molas e capas que vem nos calços nem leva nada , mas para lubrificar os pernos basta sujar aquilo com uma graxa ep ... caso chocalhe os calços use cola e veda porque é o que todos metem leva ali uns pinguingos e toca a rolar ...
  10.  # 90

    Colocado por: rafaelisidoroeu e toda agente , se tens calços que chocalham levam cola e veda ou mastic poliuretano que é igual ... não perceber , não perceber foi a complicação que arranjou para lubrificar uns pernos bomba travão ... aquilo é simples e no caso do jazz penso que pelo sistema de molas e capas que vem nos calços nem leva nada , mas para lubrificar os pernos basta sujar aquilo com uma graxa ep ... caso chocalhe os calços use cola e veda porque é o que todos metem leva ali uns pinguingos e toca a rolar ...


    sabe como é, nas primeiras vezes complica-se ...nas outras faz-se de olhos fechados

    Em todo o caso sou apologista de utilizar um produto adequado para cada situacao, e com o devido respeito nao me parece que cola & veda seja o ideal para suportar as temperaturas que o sistema de travagem pode atingir em algumas circunstancias (por exemploi descer uma serra)
  11.  # 91

    Para os travões costumo usar massa de cobre, como a grande maioria.
  12.  # 92

    Estive a desmanchar as portas da minha carrinha mercedes w210 , vou montar umas colunas focal, pois as de origem estavam uma desgraça.
    As suspensoes dosa altifalantes desmancharam-se so de tocar, como se pode ver:





    Raspar e preparar tudo muito bem



    Utilizei UHU Polymax Cola & Veda para este efeito, pois no rotulo diz nao ter solventes.
    Segundo li, o solvente utilizado em alguns silicones e colas pode atacar as suspensoes dos altifalantes , por isso optei por este .
    No entanto ainda nao montei os novos , por precaução deixei o produto "curar" uns dias , pois sao os vapores iniciais que podem atacar as suspensoes dos woofers



    Este é o aspecto tosco do produto aplicado. Para alem do cola & veda tambem estao com parafusos + porcas + Anilhas

  13.  # 93

    Colocado por: civismo

    sabe como é, nas primeiras vezes complica-se ...nas outras faz-se de olhos fechados

    Em todo o caso sou apologista de utilizar um produto adequado para cada situacao, e com o devido respeito nao me parece que cola & veda seja o ideal para suportar as temperaturas que o sistema de travagem pode atingir em algumas circunstancias (por exemploi descer uma serra)
    graxa ep , é uma graxa que aguenta muita temperatura continua é á base de litio é muito usada em rolamentos actualmente porque o efeito extrema pressão aumenta a longevidade do material e aumenta o deslizamento ( des atrito ) entre peças ... tem tambem características anti oxidantes e veda agua ... posso afiançar que é bom !!!!!!!!!

    o cola e veda ou o mastic de poliuretano nos calços é a solução mais rapida e eficaz e é como te digo todos usam isso , não há piores condições garanto-te que carros de trabalho que carregam toneladas ou trabalho de tt até vidrar calços com o calor mas o cola e veda está lá não derrete podes acreditar ... mas volto a dizer-te o teu carro se não me engano não precisa disso porque tem as capas e as molhas anti barulho ... sujar com ep e toca a andar .
  14.  # 94

    Colocado por: civismopois sao os vapores iniciais que podem atacar as suspensoes dos woofers
    assim não tem vantagem nenhuma , se o produto é isento de solvente é precisamente no acto da cura ( secagem ) ... a vantagem é mesmo esta .
  15.  # 95

    Colocado por: rafaelisidorograxa ep , é uma graxa que aguenta muita temperatura continua é á base de litio
    --- e sera que essa graxa EP nao atacar as borrachas dos pequenos foles que cobrem os pernos ?
  16.  # 96

    Colocado por: rafaelisidoroassim não tem vantagem nenhuma , se o produto é isento de solvente é precisamente no acto da cura ( secagem ) ... a vantagem é mesmo esta .


    como nao tinha urgencia, nem tempo , acabei por deixar aquilo uns dias antes de colocar os altifalantes.. os quais ainda nao coloquei , ate porque estou a 250kms da viatura neste momento :D
  17.  # 97

    Colocado por: civismo--- e sera que essa graxa EP nao atacar as borrachas dos pequenos foles que cobrem os pernos ?
    nos meus carros nunca vi isso e são carros velhos com pinças de origem ... Com manutenção sempre que se muda os calços ... e com vários carros que já tive nunca mudei um fole de uma pinça ... eheheheh
  18.  # 98

    Colocado por: civismo

    como nao tinha urgencia, nem tempo , acabei por deixar aquilo uns dias antes de colocar os altifalantes.. os quais ainda nao coloquei , ate porque estou a 250kms da viatura neste momento :D
    Boas férias!
  19.  # 99

    Cola para isolamento
  20.  # 100

    Mas tb é a mais barata.
 
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