Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: Carvai
    Para já adiar, até ao final do Verão para ver como as coisas param. E para já 2 meses porque 3 meses sem pagar já poderia dar motivo de despejo. Não ficou nada escrito. É meu inquilino há 6 meses mas já o conheço há mais de 8 anos. A mulher dele é FP e até recebeu uma herança razoável há pouco tempo. Mas ele tem a renda do restaurante e 3 funcionários para pagar. Não é fácil mas ele está convencido que vai sobreviver.

Muito bom! Algo cada vez mais raro de se ver....
  2.  # 102

eu apostava no take away, o pessoal deve estar farto de estar em casa a cozinhar
    Concordam com este comentário: Sr.io
  3.  # 103

já agora, e o IMI ? não há nenhuma benesse?
  4.  # 104

10%, que brutos! Eu tinha 2 apartamentos no mercado que já retirei. Até regressarem melhores tempo para venda, no mínimo servem como garantia bancária para outros negócios... mas nem me vou alongar, para não me chamarem chico-esperto :)
  5.  # 105

Colocado por: marco1eu apostava no take away, o pessoal deve estar farto de estar em casa a cozinhar

No caso dele o Taque Auei não funciona. É no centro de uma cidade do Algarve onde ao almoço ía o pessoal que trabalha na Camara, bancos e outros serviços e á noite turistas.
    Aqui perto de minha casa os restaurantes habitualmente cheios ao almoço têm fraco movimento de taque auei. Não dá muito jeito comer de uma caixa de plástico á secretária. Curiosamente os americanos fazem muito isso mas por cá não é habitual.

Colocado por: marco1já agora, e o IMI ? não há nenhuma benesse?

Há uma benesse, se não pagares ficas sem a casa e podes voltar a comprar no e-leilões com desconto.
  6.  # 106

Colocado por: RCF
    Adiar? Ou dispensá-lo de pagar essas rendas?

Claro, logo que o Estado me dispense de pagar impostos, o Pingo Doce de pagar a comida, a Galp de pagar o gasoil, etc. Tudo pessoal mais rico que eu.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Apostador, mhpinto
    • RCF
    • 23 abril 2020

# 107

Claro, logo que o Estado me dispense de pagar impostos, o Pingo Doce de pagar a comida, a Galp de pagar o gasoil, etc. Tudo pessoal mais rico que eu.
    Concordam com este comentário:HAL_9000

Se não receber a renda, não pagará imposto sobre ela...
    Mas, cada um sabe de si. No entanto, se esse restaurante tinha esse tipo de clientela , vai deixar de a ter... e se o inquilino agora tem dificuldades em pagar a renda do apartamento, vai continuar a ter e muito dificilmente vai conseguir pagar. Como atrás referi, este setor nunca mais vai voltar a ser o que era.
  7.  # 108

Colocado por: RCFSe não receber a renda, não pagará imposto sobre ela...

Brilhante, vamos passar a ter tudo á borla porque assim não pagamos impostos !
    Concordam com este comentário: Apostador, alexp, Sr.io
  8.  # 109

Brilhante, vamos passar a ter tudo á borla porque assim não pagamos impostos !

Eheh. Precisamente :)

RCF: até se pode concretizar esse desgraça total na restauração, mas calma, ainda não se chegou aí. Se o proprietário está disponível para tal, porque não dar uma oportunidade ao inquilino de recompor o seu negócio?
    • RCF
    • 24 abril 2020

# 110

Colocado por: pguilherme

Eheh. Precisamente :)

RCF: até se pode concretizar esse desgraça total na restauração, mas calma, ainda não se chegou aí. Se o proprietário está disponível para tal, porque não dar uma oportunidade ao inquilino de recompor o seu negócio?

De acordo. E conforme escrevi, cada um sabe de si e das suas finanças.
    Quanto à restauração, não será a desgraça total, mas acredito que será a desgraça de muitos, especialmente dos pequenos e que vivem das refeições diárias para os assalariados da classe média, como será o caso, pelo descrito pelo Carvai. Esses, para cumprirem as rergas de distanciamento, terão de reduzir a lotação. Reduzindo a lotação, terão de aumentar os preços. Aumentando os preços, perdem esses clientes...
    Mas, quanto a isto, não me importo nada que o tempo me demonstre que estou enganado.
  9.  # 111

RCF, quer vir trabalhar dois meses de borla para mim?
  10.  # 112

Colocado por: JoelM

do que ouvi falar, é a nova onda. Pela terreola (Barcelos) tanto restaurantes como pessoal das entregas (uber eats?!) estão sem mãos a medir!

Não é a nova onda. Para a restauração é isso ou ter a porta fechada.
    • RCF
    • 24 abril 2020 editado

# 113

.
    • RCF
    • 24 abril 2020

# 114

Colocado por: rjmsilvaRCF, quer vir trabalhar dois meses de borla para mim?

Já faço voluntariado e ajudo várias pessoas . Se tiver de ajudar mais um necessitado, ajudarei de boa vontade.
    • RCF
    • 24 abril 2020

# 115

Colocado por: pguilherme

Muito bom! Algo cada vez mais raro de se ver....

Se estivesse um bocadinho mais atento, saberia que, não só não é raro nem tão pouco altruísta, como é mesmo um direito que assiste aos inquilinos.
    Enquanto durar o estado de emergência, os inquilinos com perda de rendimentos superior a 20%, podem, unilateralmente, sem necessidade de consentimento do senhorio, suspender o pagamento da renda.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  11.  # 116

Colocado por: rjmsilvaRCF, quer vir trabalhar dois meses de borla para mim?

Eu prefiro perder 2 meses de renda de um inquilino de uma loja, do que ter a loja 6 meses ou mais sem nenhum inquilino.
    Concordam com este comentário: pguilherme, Anonimo1710, RCF
  12.  # 117

Colocado por: RCFOfereça lá as rendas...

Colocado por: RCFE conforme escrevi, cada um sabe de si e das suas finanças.

Um pouco contraditório.

Mas tem razão, segundo esta notícia https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2020-04-11-Inquilinos-podem-suspender-rendas-durante-estado-de-emergencia a suspensão das rendas deverá estar abrangida na lei.... e o inquilino terá de pagar as rendas em atraso depois do estado de emergência.

Assim, posso manter o elogio, se tal como descrito no comentário de Carvai, a situação foi tratada amigavelmente e pelo valor da sua palavra. Satisfeito? :)
  13.  # 118

Colocado por: PicaretaEu prefiro perder 2 meses de renda de um inquilino de uma loja, do que ter a loja 6 meses ou mais sem nenhum inquilino.

E nova incógnita sobre o tipo de inquilino que se seguirá...
  14.  # 119

Colocado por: PicaretaEu prefiro perder 2 meses de renda de um inquilino de uma loja, do que ter a loja 6 meses ou mais sem nenhum inquilino.

Pois eu preferiria fazer um acordo com o inquilino em que esses 2 meses de renda só mos pagaria, em suaves prestações e sem juros, quando a coisa estivesse mais normalizada.
    Não tenho problemas em facilitar as coisas a quem tem problemas, mas nunca tive jeito para Santa Casa da Misericórdia.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  15.  # 120

Presumo que Picareta se estivesse a referir em última instância. Antes de perder, mesmo que apenas 2 rendas, há muitas opções por explorar, sem dúvida!

0.0197 seg. NEW