Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: zedasilva
    E sem arranjos exteriores, e sem IVA e sem contar com o disparar do preço de construção nos últimos tempos

Estamos a falar só de construção... e sem iva, claro...
    Sendo que o valor de m2 depende muito da área de construção e do tamanho da garagem...
  2.  # 182

Colocado por: ****

Ou não conseguir pour loiças , as diferenças , nem sempre são tão lineares !

Ou cortar as loiças.... Ah ah ah ... Basta uma casa de banho. Na pior das hipóteses tem o monte perto...
  3.  # 183

Colocado por: mfa17

tal e qual, eu na altura que o arquitecto me apresentou os 3d da casa fazia la ideia de preço,.... acreditei que estava a cumprir com o orçamento que tínhamos pedido, assim como cumpriu com o que pedimos em relação ao nº quartos, wc,... o meu erro no meio disto não foi acreditar no milagre, foi acreditar na pessoa e não procurar informar-me (como comecei a fazer agora)

Entao aproveite agora e emende o que eata errado com dois ou tres mil euros do que mais para a frente em 5 ou 6
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 184

Colocado por: nunorochao valor de m2 depende muito da área de construção e do tamanho da garagem...

Na maioria dos casos, o valor m2 depende mais da complexidade/mariquices dos projetos que do tamanho.
    Mas eu defendo que todos o projeto deve ter sempre pelo menos uma mariquice. É isso que o fará único e o meu projeto, não o do vizinho do lado.
    Se eu não souber que mariquice quero, cabe ao arquiteto arranjar uma que se identifique comigo.
    Se essa mariquice custar 10.000 e eu tenho um orçamento de apenas 100.000, que seja.
    O arquiteto saberá projetar uma casa de 90.000 + uma mariquice
    Concordam com este comentário: nunorocha, two-rok
    • nmex2
    • 27 fevereiro 2018

# 185

Colocado por: two-rok

Não necessariamente. Apenas se o mfa não tiver a intenção de baixar os estores nas horas de mais calor.
    Concordam com este comentário:mfa17

certo,
    so me faz "comichão" gastarem se fortunas em grandes vãos e séries minimalistas e afins, e depois "baixar estores nas horas de mais calor", que no verão, pode ser assim, tipo o dia todo... quando um pouco de "bom projecto" pode reslover isso "barato".
  5.  # 186

Colocado por: zedasilvaInfelizmente existe muita falta de ética. Mas tb há muito DO que prefere enterrar a cabeça na areia e acreditar em ilusões.
    Concordam com este comentário:****

Eu julgo que é muito isto.
    Alguns arquitectos querem trabalhar e fazer casas bonitas e fazem tudo para ganhar o seu dinheiro... Mesmo que isso englobe enganar o DO.
    Por outro lado o DO também tem que ter alguma noção de mercado quando se mete numa aventura destas.
    No meu caso, a arquitecta que contratámos também deu o seu orçamento para a construção. E eu sinceramente nem olhei para essa folha do projecto... A desproporcionalidade era tal que nem o levei a sério.
    E sim ainda nem comecei a construir e se calhar ainda vai ficar mais caro do que aquilo que estou a contar, mas pelo menos estou a olhar para mais 80 a 90k de custo do que aquilo que a arquitecta projectou... Agora imaginem.
    Isto que está aqui relatado é apenas mais um caso do nosso mundo que é meio mundo a tentar enganar o outro meio.
    Boa sorte com o projecto. Corrija já o que conseguir e conte com os valores que lhe andam aqui a ser apontados. Se depois ficar abaixo pelo menos não terá qualquer surpresa...
  6.  # 187

Colocado por: zedasilva
    E sem arranjos exteriores, e sem IVA e sem contar com o disparar do preço de construção nos últimos tempos
    Concordam com este comentário:****
    O sem Iva é o começar das desculpas.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  7.  # 188

Colocado por: nmex2so me faz "comichão" gastarem se fortunas em grandes vãos e séries minimalistas e afins, e depois "baixar estores nas horas de mais calor", que no verão, pode ser assim, tipo o dia todo... quando um pouco de "bom projecto" pode reslover isso "barato".

Eu compreendo isso e também não tenho esse hábito em minha casa. Mas já é sabido que colocar vidros de controle solar num vão com protecção solar exterior prejudica a classificação energética da habitação. Por vezes, ao ponto de baixar de classe, por exemplo, de A+ para A. Digo isto só para alertar que nem sempre "melhores vidros" resultam em melhor classificação energética.
  8.  # 189

Colocado por: andcalvarioAlguns arquitectos querem trabalhar e fazer casas bonitas e fazem tudo para ganhar o seu dinheiro... Mesmo que isso englobe enganar o DO.
    Por outro lado o DO também tem que ter alguma noção de mercado quando se mete numa aventura destas.

Eu juro que compreendo ambos os lados. Compreendo mesmo, mas há uma coisa que a maioria se esquece: A legislação não prevê que pessoas que não percebem de construção possam gerir obras. A legislação só está preparada para estruturas (equipas técnicas) a trabalharem em conjunto, supostamente equipas que se compreendem e que até costumam fazer várias obras de uma vez e assim sim, as coisas podem resultar em melhores preços. Só que muitas destas equipas fazem um trabalho que fica aquém das expectativas de quem quer construir e, por isso, alguns preferem não optar pela chave na mão, mesmo que isso seja algo não previsto na lei, mas para isso têm de estar preparados para travar muitas batalhas e ganharem uns quantos cabelos brancos. Não há um caminho perfeito, há o difícil e o fácil. Escolham.
    Concordam com este comentário: andcalvario
  9.  # 190

Voltando ao tema da Mfa17 (estes foristas espraiam-se muito aqui na esplanada...). O melhor é repensar todo o projeto. Quando falo em cortar aqui e ali estou sempre a imaginar uma intervenção holística, ou seja, considerando todas as implicações. O mudar o muro para bloco rebocado até seria apenas uma mudança no mesmo projeto, mas quanto falo em reduzir áreas, termos de rever tudo. Na prática é um projeto novo.
    Entretanto, se acha que foi mal servida pelo seu técnico, pode eventualmente considerar um pedido de devolução de honorários ou de parte deles pela má prestação de um serviço ou por omissão de informação; informe-se com o seu advogado.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 191

O seu arquitecto devia reformular o projecto sem levar mais euros ...
  11.  # 192

Parta dum valor entre 900 a 1000 euros com iva/m2. Se depois os orçamentos forem abaixo sempre pode melhorar um pouco os acabamentos. O erro é pensar logo que se vai construir a 600 ou 700. A primeira desculpa que vai ouvir é que era sem iva, que era para acabamentos inferiores aos que vai escolher, que os preços estão a disparar, etc.

0.0384 seg. NEW