Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Colocado por: riscosé como eu projetar uma casa em madeira quando o cliente quer betao

Desculpe...! Então o estudo prévio para submeter apreciação do Dono de Obra!!
    O ARQUITECTO tem de ir ao encontro do solicitado pelo DO, se não o projecto não passa disto mesmo .... um estudo prévio! 😀😀
  2.  # 142

Existe uma razao para nao pensar em comprar casa assim tao facilmente. Não conduzo e trabalho em LX pelo que tenho de me deslocar inteiramente de transportes. Isso significa ter de ter uma moradia ao pe de um autocarro que me leva a estação. Depois de vermos as coisas em fernao ferro e nao termos gostado muito decidimos ver se existiria noutro sitio mas a construção quanto mais perto mais cara. Acabamos por procurar um terreno e encontramos um a dez minutos a pé da estação e mais perto do que fernao ferro. Isso também influenciou e bastante a nossa decisão. Não estou a espera de facilidades ate porque toda a gente com quem falo assim me alerta. Tambem nao estou a pensar que vou ter a casa pronta num piscar de olhos mas estou com vontade de fazer este caminho. Tinha pensado em pedir o caderno de encargos mas depois ir a procura de conseguir mais barato alguns materiais mas pelos comentários que tenho visto as coisas com os arquitectos tambem nem sempre sao faceis. era interessante saber exemplos do que correu mal com alguns de voces. Toda a gente aprende com o que corre mal e isso poderia ser um abre olhos para mim.
  3.  # 143

Bom dia mfa17,
    Este tópico já divagou um pouco. Mas voltando ao seu tema.

Sinto muito que lhe tenham induzido a avançar com esse tipo de estimativa. Na minha opinião sua casa é para custar entre 180 e 250mil.
    Uma casa para 100mil é por exemplo esta: https://nsgarq.wixsite.com/casa100

Mas tem muito por onde poupar no seu projeto, diminuindo áreas, passando a a ter muros rebocados, esquecendo as grelhas metálicas artísticas...Considerando minimar a cave: apenas a garagem e a escadaria...materias, tamanho dos envidraçados, etc
    • mfa17
    • 27 fevereiro 2018

# 144

Boa noite, voltando ao tema, às duvidas..

entretanto o projecto de arquitectura foi aprovado pela câmara municipal, e em breve entram as especialidades...

ainda não recebi nenhum orçamento dos vários que pedi... mas já estou mais que mentalizado que vai ultrapassar os 120k... portanto só me resta tentar remendar este projecto.

nesta fase é possível reduzir o tamanho das áreas, tamanho dos vãos, eliminar WC de serviço, eliminar parte da varanda e palas à volta da casa? (dito por um dos empreiteiros antes mesmo de ver o projecto, "se tiver varandas fica-lhe bem mais cara a casa", segundo ele palas e varandas é tudo em betão, por isso custo superior...)

se for possível alterar o que disse acima é melhor antes ou depois das especialidades aprovadas?

cumps
    • nmex2
    • 27 fevereiro 2018

# 145

atenção aos cortes ...

assumindo um bom projeto, se cortar (por exemplo) nas palas, terá que (deverá) investir mais em melhores vidros/janelas e respectivas protecções, e/ou em climatizacao, sob o risco da casa ficar uma espécie de estufa no verão e/ou gastar mais em consumos (climatizacao) ao longo dos anos de utilização da casa
    Concordam com este comentário: mhpinto
  4.  # 146

Colocado por: nmex2atenção aos cortes ...

assumindo um bom projeto, se cortar (por exemplo) nas palas, terá que (deverá) investir mais em melhores vidros/janelas e respectivas protecções, e/ou em climatizacao, sob o risco da casa ficar uma espécie de estufa no verão e/ou gastar mais em consumos (climatizacao) ao longo dos anos de utilização da casa

Não necessariamente. Apenas se o mfa não tiver a intenção de baixar os estores nas horas de mais calor.
    Concordam com este comentário: mfa17
  5.  # 147

Colocado por: mfa17entretanto o projecto de arquitectura foi aprovado pela câmara municipal, e em breve entram as especialidades...

ainda não recebi nenhum orçamento dos vários que pedi... mas já estou mais que mentalizado que vai ultrapassar os 120k... portanto só me resta tentar remendar este projecto.

então depois de ter o projecto de arquitectura aprovado é que se vai colocar a altera-lo? lá vai andar a gastar mais dinheiro com o arquitecto.... se o dinheiro já é pouco, assim evapora-se ainda mais depressa.
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 148

Colocado por: pauloagsantoslá vai andar a gastar mais dinheiro com o arquitecto

Pediu projecto para 100K (supostamente), fizeram -lhe um para 200K, agora devia pedir ao arquitecto que lhe arranjasse quem construísse pelos 100.
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes, zinna, mfa17, Marcopom
  7.  # 149

A batata quente é sempre do DO ...
    Concordam com este comentário: mfa17, manelvc, Marcopom
  8.  # 150

Colocado por: 21papaleguasPediu projecto para 100K (supostamente), fizeram -lhe um para 200K, agora devia pedir ao arquitecto que lhe arranjasse quem construísse pelos 100.

E arranja. Não pode é deixar lá entrar o DO na obra até ela estar pronta. E o fiscal também não...
    Concordam com este comentário: zinna
  9.  # 151

Colocado por: two-rok

E arranja. Não pode é deixar lá entrar o DO na obra até ela estar pronta. E o fiscal também não...

Para construir uma casa, esta casa, duvido!
    Estamos a falar de uma casa, não de uma palhota.
  10.  # 152

Colocado por: 21papaleguasEstamos a falar de uma casa, não de uma palhota.

Alguém diga isso a quem diz que se constrói isso por 100mil. Queria ver esses "meteorologistas" a assinar um termo de responsabilidade em relação aos preços que dão...
  11.  # 153

Colocado por: tiagot
    Como arquitecto coloco agora a questão ao contrário. Será que os (futuros) donos de obra querem realmente saber a verdade ? Ou procuram apenas YESmans/ladys que digam sempre que sim ao que pensaram/sonharam?

Da minha experiência, sempre que sou abordado por algum potencial cliente, tenho fornecido sempre estimativas um bocado mais cautelosas e inclusivé orçamentos detalhados de obras concluídas recentes e semelhantes ao que os clientes procuram antes de se começar qualquer projeto. O resultado prático e real, é que a esmagadora maioria dos potenciais clientes prescinde voluntariamente desse rigor e vai atrás de quem lhes diz que é tudo possível a baixo preço sem qualquer tipo de prova real da veracidade/rigor do que é dito.
    • mfa17
    • 27 fevereiro 2018

# 154

Em relação aos cortes nas palas, será na parte da casa virada a norte, onde não tem janelas...

Alguém consegue responder se é possível os cortes que disse com o projecto já aprovado?
    • mfa17
    • 27 fevereiro 2018 editado

# 155

.
  12.  # 156

Colocado por: mfa17Alguém consegue responder se é possível os cortes que disse com o projecto já aprovado?

É!
    Tem é que fazer aprovar um novo projeto com esses cortes.
    Se a ideia é fazer cortes, pare tudo!
    Repense verdadeiramente o projeto, só depois avança para as especialidades.
    Concordam com este comentário: two-rok, mhpinto, nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfa17
    • mfa17
    • 27 fevereiro 2018

# 157

Colocado por: zedasilva
    É!
    Tem é que fazer aprovar um novo projeto com esses cortes.
    Se a ideia é fazer cortes, pare tudo!
    Repense verdadeiramente o projeto, só depois avança para as especialidades.

mas então cortes como por exemplo reduzir tamanho dos vãos, eliminar parte da varanda/palas, reduzir tamanho de sala por ex, é necessário fazer novo projecto e submeter para aprovação? Não funciona como um "aditamento"?

cumps
  13.  # 158

Colocado por: mfa17Não funciona como um "aditamento"?

A figura de "aditamento" já não existe.
    Só o fato de diminuir o tamanho dos vãos, já é uma alteração de fachada. Obriga a licenciamento.
    • mfa17
    • 27 fevereiro 2018

# 159

Resumindo para um leigo, fazendo essas alterações é como submeter um projecto completamente novo?
  14.  # 160

Colocado por: zedasilvaA figura de "aditamento" já não existe.

sou leigo nisto, e esta é novidade para mim. Já não é possível fazer pequenas alterações durante a obra e depois entregar estas alterações reflectidas nas telas finais?

0.0380 seg. NEW