Colocado por: marco1Olhe o meu vizinho não é médico mas percebe bastante de medicina e tem um consultório mesmo ao lado do consultório do filho de outro vizinho que andou sete anos a estudar para medicina e tem o respectivo diploma.
Em suma um retardou a sua vida economica para estudar e licenciar-se e o outro entretanto já vive desafogadamente e com uma boa clientela, por acaso ambos até são bons no que fazem mas diga-me agora ACHA isto justo?
Isto sem falar que sim, um arquitecto é á partida uma garantia de maior qualidade de um projecto.
Colocado por: marco1ehehehe...oh luisvv como se mede a qualidade de um projecto... eheheh, cumprimento das regras de construção, eeheheh....
Quanto ao resto, você não entende mesmo.
Colocado por: carlosmcd vc entende que desde que se faça bem que se f.... a falta de habilitações da pessoa
ele não pode intitular-se de médico mas pode praticar actos de medicina...
Colocado por: carlosmcd* carlosmcd a luisvv
você consegue distorcer tudo c......o, se falo em habilitações, vc fala em qualidade do serviço praticado, mas alguém disse o contrário???
"vc entende que desde que se faça bem que se f.... a falta de habilitações da pessoa ",
Colocado por: marco1quais regras...as da construção?... eheheh...
Colocado por: marco1Você não quer mesmo perceber, se essas pessoas que não arquitectos conseguem fazer com qualidade, então vão tirar o canudo e queimar as pestanas
como eu fiz numa escola pública paga com os nossos impostos e ai SIM façam todos os projectos que quiserem, é assim que devia funcionar uma actividade organizada.
Espero que tenha percebido agora o meu ponto de vista assim como de muitos jovens que estam a ser defraudados nas suas expectativas profissionais ao tirar um curso superior de arquitectura.
Se não concordar com isto e eu até aceito mas então peça aos nossos governantes que acabem com essas escolas que só estão a gastar os nossos impostos desnecessáriamente.
Colocado por: marco1como de muitos jovens que estam a ser defraudados nas suas expectativas profissionais ao tirar um curso superior de arquitectura
Colocado por: marco1Caro sr luisvv
Voçê quase já não merece resposta, mistura alhos com bugalhos remexe e torna a dar sobre a qualidade, quando o objectivo das minhas opiniões são no sentido dessa qualidade e estar a falar essencialmente nos meios para tal, que você discorda,
se essas pessoas que não arquitectos conseguem fazer com qualidade, então vão tirar o canudo e queimar as pestanas. Parece incapaz de perceber que o objectivo não é ter o canudo.
MAS NÃO MISTURE INCAPAZES, RENDIMENTOS GARANTIDOS ETC,.. NÃO OFENDA.
VOCÊ ACHA QUE O QUE MOVE OS ARQUITECTOS É NA SUA GRANDE MAIORIA, APENAS O INTERESSE ECONOMICO? OU É TAMBÉM A JUSTA REIVINDICAÇÃO PELA DIGNIFICAÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS E PAIXÃO PELO BOM " DESENHO" DA NOSSA EDIFICAÇÃO?
POIS EU TENHO EMPOBRECIDO A DAR ESSA QUALIDADE AO PREÇO ALI DO ZÉ DA ESQUINA CUJO PROJECTO NÃO TEM PINGA DE QUALIDADE. só é pena que os clientes não tenham de fazer duas casas para assim á segunda não cairem no mesmo erro.
Mas o que está em questão neste tópico é a obrigatoriedade de serem os arquitectos a fazerem estes Projectos. Devemos deixar a escolha á consideração dos clientes ou deve haver uma Lei a regulamentar esta actividade? Deve o Estado exigir que só os Arquitectos façam os projectos?
A mim parece-me que a área da construção é uma das mais confusas da nossa sociedade. Para mim, enquanto cliente, é um processo muito complexo. Existem tantos aspectos a ter em consideração, tantas regras, tantas entidades envolvidas que acho natural haver uma necessidade de pessoas formadas nesta área. E até existe! Licenciatura em Arquitectura! E até têm uma Ordem dos Arquitectos.
Será que devemos continuar o sistema antigo, em que desenhadores, Eng. Civis ou até mesmo o próprio cliente (como o Luisvv sugere) podem desenhar o seu projecto? Este sistema tem resultado? Na minha opinião, não.
A construção em Portugal é das piores que já vi. E tenho conhecimento de causa pois até já nem moro em Portugal há uns anos e posso comparar a realidade portuguesa com a de vários países europeus. De quem é a culpa? De todos os intervenientes, inclusive de arquitectos. Agora como vamos alterar as coisas? A resposta é FORMAÇAO!! Como em tudo nesta vida, quando não se sabe temos de aprender. E aprender é tirar Licenciaturas, Pós-graduações, Mestrados, Cursos Especializados, etc…
Mas continuamos com a mesma questão: Só os arquitectos devem assinar os projectos? Na minha opinião, Sim! Pois, eles são a única classe que tem formação para tal. Se têm qualidade ou não, isso já é outra questão. Mas ao haver pessoas que foram formadas para tal, acredito que deverão ser elas a trabalhar só nessa área.
Se temos desenhadores muito bons que fazem excelentes projectos, essas pessoas têm de ir tirar uma Licenciatura.
Qual é a dúvida? Não devia de haver qualquer reticência. Têm medo do quê? Essas pessoas deviam encarar a Licenciatura como uma simples formação. Afinal, todos os profissionais devem tirar cursos, Workshops, assistir a conferências, palestras, etc. para se manterem actualizados e adquirir conhecimentos.
O que é uma Licenciatura no meio disto tudo? É apenas mais um curso. Mais uma forma de aprender. Se essas pessoas não querem dar-se ao trabalho, então de certeza que não devem assinar o quer que seja. Existe alguém aqui neste fórum que contrate uma pessoa que não quer aprender? Penso que não…
O Estado ao obrigar a que os projectos sejam assinados por Arquitectos não está somente a criar uma “fatiazinha de trabalho assegurada”. Se virmos isto noutra perspectiva está a facilitar a educação do “mundo da construção”.
Se todos os que fazem projectos, passam pela Universidade, então é mais fácil, por exemplo, ensinar formas de aumentar a eficiência energética de um edifício. Vivemos num mundo com exigências bem diferentes de há 20 anos. Sustentabilidade, Eficiência energética, Arq. Bioclimática, etc etc não são só ideias, são requisitos dos clientes e até da própria União Europeia.
E é aqui que está a minha defesa desta Lei. Como Bióloga sei que é na construção de casas e edifícios, no urbanismo que estão os grandes problemas ambientais. E mais uma vez, considero que quando surge um problema global importante é necessário formar pessoas, criar Licenciaturas especificas, etc. Neste caso são os Arquitectos. E é necessário que sejam essas pessoas, com determinada formação, responsáveis por essa área. Daí a Lei. Daí eu não aceitar que qualquer pessoa possa trabalhar nesta área. Uma Licenciatura é somente uma forma de certificar que determinada pessoa teve determinada formação. No caso de um desenhador, como sabemos se essa pessoa alguma vez estudou formas de aumento da eficiência energética? ?
Eu percebo a aversão que as pessoas têm ás coisas que são impostas. Mas neste caso concordo com esta Lei. Eu quero que em Portugal se formem pessoas com conhecimentos em Materiais Sustentáveis, Construção sustentável, Eficiência energética, Arq. Bioclimática… e quero que sejam estas pessoas que façam os projectos.
O tipo e qualidade de construção afecta todos. Se as casas têm uma arquitectura horrível, não são eficientes em termos energéticos, usam materiais pouco ecológicos, isto tudo afecta a população em geral, assim como o futuro dos nossos filhos.