Iniciar sessão ou registar-se
    • sbcnv
    • 7 junho 2018 editado

# 1

....
      2.png
      1.png
  1.  # 2

Colocado por: DR1982Nao devemos estar a falar do mesmo assunto, esse meu comentário foi em resposta ao Picareta por ele diz que os pedreiros ganham bem em Portugal.

Não.Não.Nem eu devia ter posto o "quote"...
    Foi só uma constatação de um dos factores que contribuem para os preços altos.
  2.  # 3

Colocado por: DR1982por aqui ha empreiteiros que cobram 7.5€/hora por cada oficial ao DO

Ou esse pessoal ganha muito pouco, ou anda aí muita fuga aos impostos, seguros, e restantes responsabilidades das empresas.
    Quando um subempreiteiro faz um trabalho não previsto, pago sempre entre 10 a 12€/h, ... o serralheiro cobra 18€/h
    Isto em Coimbra, em Lisboa e todo o sul de PT é ainda mais caro.
  3.  # 4

Colocado por: LMGuerreiroTem que ser alguém que ganha 3000euros

alguem que ganhe 3000 euros leva para casa pouco mais que 1.800.... uma fortuna!
  4.  # 5

Colocado por: Picareta
    Ou esse pessoal ganha muito pouco, ou anda aí muita fuga aos impostos, seguros, e restantes responsabilidades das empresas.
    Quando um subempreiteiro faz um trabalho não previsto, pago sempre entre 10 a 12€/h, ... o serralheiro cobra 18€/h
    Isto em Coimbra, em Lisboa e todo o sul de PT é ainda mais caro.
    5€/hora para a trabalhador, 2.5€/hora para o patrão... como eu disse antes, trabalham meio legal...
  5.  # 6

Colocado por: loverscout

alguem que ganhe 3000 euros leva para casa pouco mais que 1.800.... uma fortuna!

Tenho ideia que eram 3000€ líquidos, mas só voltando a ver a notícia.
    • RCF
    • 7 junho 2018

# 7

Colocado por: tostex

Tenho ideia que eram 3000€ líquidos, mas só voltando a ver a notícia.

Para €3.000 líquidos, o bruto tem de ser superior a €5.000...
  6.  # 8

uma situação que ainda não me tinha apercebido:

Segundo dados oficiais, existe uma quantidade significativa de casas pagas a pronto por fundos de investimento:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/credito/detalhe/turismo-e-investidores-nao-residentes-sao-os-motores-do-imobiliario?ref=DestaquesTopo

Acho que um fundo tem menos relutancia em se desfazer de um ativo do que uma pessoa singular.

De qualquer forma acho que se houver bolha ela tipicamente não começa por rebentar cá em Portugal.
  7.  # 9

Colocado por: AMVP

Quem me dera que ninguém quisesse ir viver para os arredores de Lisboa assim os preços não estavam como estão.

Já olhou para quanto subiram as casas em Lisboa?

Em Lisboa e não só. Na minha zona (Loures) os preços estão absurdos, muito por causa da falta de oferta (quero acreditar).
    Para além de falta de oferta o que existe no mercado é bastante mau, sem qualidade, ou com localizações que ninguém quer.

Por isso é que não entendo o porquê de não aparecer mais oferta - nem que sejam apenas projectos no papel. É que não há praticamente nada.
    Mercado existe, tal como eu há muitas pessoas interessadas, mas não em qualquer coisa e por qualquer preço.
    Pessoalmente já estou nesta procura há pelo menos 5 anos e continuarei à espera até aparecer algo que verdadeiramente me satisfaça.
  8.  # 10

Colocado por: kzelevenDe qualquer forma acho que se houver bolha ela tipicamente não começa por rebentar cá em Portugal.

Acho que já está a começar a rebentar na Suécia e em Itália.
    Em Estocolmo os preços das casas caiu 7,8% em apenas 3 meses (entre Dezembro de 2017 e Março de 2018).
  9.  # 11

Variação dos preços das casas em várias cidades Europeias em 2017:

Berlin: +20.5%
    Budapest: +15.5%
    Amsterdam: +13.4%
    Dublin: +11.7%
    Paris: +10.5%
    Madrid: +10.1%
    Lisbon: +6.9%
    Copenhagen: +6.3%
    Porto: +5.3%
    Athens: -0.2%
    London: -1.1%
    Rome: -2.7%
    Stockholm: -8.4%
  10.  # 12

Colocado por: RCF
    Para €3.000 líquidos, o bruto tem de ser superior a €5.000...

https://zap.aeiou.pt/nunca-tantos-ganhar-3000-euros-limpos-202011
  11.  # 13

Colocado por: tostex

https://zap.aeiou.pt/nunca-tantos-ganhar-3000-euros-limpos-202011

Atualmente, existem cerca de 37,5 mil portugueses com salários superiores a três mil euros limpos, o número mais alto desde que começaram os registos do Instituto Nacional de Estatística.
    unquote

@Tostex,

37500 pessoas representam apenas 0,37% da população, ou seja, menos de meio porcento da população... Acha que são assim tantos??

Agora retire desses 0,37% todos os jogadores de futebol e os actores/apresentadores mais bem pagos (que são habitualmente profissões pagas muito acima da média). Quantas pessoas “normais” acha que fica?
    Continua a achar que são assim tantos?
  12.  # 14

Colocado por: Dartas37500 pessoas representam apenas 0,37% da população, ou seja, menos de meio porcento da população... Acha que são assim tantos??

Colocado por: DartasContinua a achar que são assim tantos?

Onde é que eu disse que achava que era muito ou era pouco? Que mania de querer gerar um conflito onde ele não existe.
  13.  # 15

Colocado por: Dartas
    Atualmente, existem cerca de 37,5 mil portugueses com salários superiores a três mil euros limpos, o número mais alto desde que começaram os registos do Instituto Nacional de Estatística.
    unquote

@Tostex,

37500 pessoas representam apenas 0,37% da população, ou seja, menos de meio porcento da população... Acha que são assim tantos??

Agora retire desses 0,37% todos os jogadores de futebol e os actores/apresentadores mais bem pagos (que são habitualmente profissões pagas muito acima da média). Quantas pessoas “normais” acha que fica?
    Não querendo discutir números ou se é muito ou pouco, acho que pelo menos tem de descontar crianças e afins
  14.  # 16

Colocado por: Dartas
    unquote

@Tostex,

As contas não são bem essas pois a população activa é de pouco mais de 5 milhões de pessoas. De qualquer forma são poucas pessoas: representam cerca de .7% da população activa.
  15.  # 17

Fair enough... mas continuam a representar apenas 0,37 da população :)
  16.  # 18

Vou mais para 1 milhão de Portugueses com esses rendimentos (acima de 3 mil mensais)contra 9milhoes com rendimentos baixos e abaixo desses valores.
    Muitos não entram nas estatísticas...
  17.  # 19

Colocado por: DartasFair enough... mas continuam a representar apenas 0,37 da população :)

Isso é o mesmo que dizer que 50% da população tem um vencimento inferior a um cêntimo por mês :)
  18.  # 20

Colocado por: PalhavaVou mais para 1 milhão de Portugueses com esses rendimentos (acima de 3 mil mensais)contra 9milhoes com rendimentos baixos e abaixo desses valores.
    Muitos não entram nas estatísticas...

Se se somasse para efeitos de um estudo: população de Oeiras, Cascais,Lapa/Campo de Ourique/Amoreiras/Alvalade,Foz do Douro, Quinta do Lago-Algarve... Só os individuos com rendimentos mais altos...só aí ia para cima dos 37mil.
    Ora vejamos que por exemplo há 20mil médicos em Portugal.Se cada um deles não ganhar mais de 3mil/mensais.Estatisticamente a média até pode ser mais alta...

0.0873 seg. NEW