Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Esse corredor faz toda a diferença a meu ver.
  2.  # 342

Se bem que a minha ideia original era mais isto. Mas não desgostei dessa
      planta casa 1 - Cópia.jpg
  3.  # 343

Colocado por: emadhttps://youtu.be/y8AWFf7EAc4

Continua com o mau gosto...
  4.  # 344

Colocado por: danieldiasGostaria de saber o que acham antes de ir a um arquitecto.

acho que estã tudo "muito bem", mas arranje o arquitecto para este fazer o projecto. Ainda falta conciliar isso com os usos do terreno, orientações solares, vistas, etc...
    Dito isto, sinceramente qq exercicio que faça alem do aqui exposto, é pura perda de tempo... ( do meu ponto de vista técnico)
    Concordam com este comentário: DR1982, mhpinto, two-rok
  5.  # 345

Colocado por: danieldiasEsta aqui a planta antes das minhas alterações. Gostaria de saber o que acham antes de ir a um arquitecto.

Acho muito bem que esteja a fazer uns rabiscos para ver até onde é possível encaixar aquilo que pretende na área total que quer/pode fazer e para deixar claro a forma como gostaria que as divisões ficassem dispostas umas em relação às outras. Mas não vá além disso.
    Não cometa o erro de cercear à partida a liberdade criativa do arquiteto que de outra forma o poderia surpreender com algo muito mais funcional e mais adequado ao terreno. Se chegar ao pé dele com um produto muito acabado, corre o risco de ele não estar para se chatear e fazer-lhe a vontade, em vez de fazer o melhor possível.

Colocado por: Pedro BarradasAinda falta conciliar isso com os usos do terreno, orientações solares, vistas, etc...

... cumprimento das acessibilidades, afastamentos às estremas, etc...

Dito isto, sobre essa planta, esse layout de cozinha com essas medidas deve ser só para fazer de conta... ou então é para morar sozinho.

Mas diga-me uma coisa, está a recuar na opção de abdicar do corredor porque afinal chegou à conclusão que precisa dele ou simplesmente como reação às críticas que teve aqui?
  6.  # 346

Colocado por: danieldiasSe bem que a minha ideia original era mais isto. Mas não desgostei dessa
      planta casa 1 - Cópia.jpg

Para onde é o Norte? Uma casa que aproveite o sol é dois passos na direcção certa para reduzir os custos de aquecimento/arrefecimento.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 347

Colocado por: mhpinto
    Acho muito bem que esteja a fazer uns rabiscos para ver até onde é possível encaixar aquilo que pretende na área total que quer/pode fazer e para deixar claro a forma como gostaria que as divisões ficassem dispostas umas em relação às outras. Mas não vá além disso.
    Não cometa o erro de cercear à partida a liberdade criativa do arquiteto que de outra forma o poderia surpreender com algo muito mais funcional e mais adequado ao terreno. Se chegar ao pé dele com um produto muito acabado, corre o risco de ele não estar para se chatear e fazer-lhe a vontade, em vez de fazer o melhor possível.

... cumprimento das acessibilidades, afastamentos às estremas, etc...

Dito isto, sobre essa planta, esse layout de cozinha com essas medidas deve ser só para fazer de conta... ou então é para morar sozinho.

Mas diga-me uma coisa, está a recuar na opção de abdicar do corredor porque afinal chegou à conclusão que precisa dele ou simplesmente como reação às críticas que teve aqui?

Ambas as coisas, realmente eu até nem gostava muito de ver, era mais numa de fazer a casa o mais pequena possivel para nao gastar muito dinheiro e aproveitar o maximo de espaço. Mas o meu ultimo "rabisco" foi sempre a minha ideia inicial.
  8.  # 348

É que e o seguinte. Nao tendo dinheiro, estou a tentar fazer as coisas so com o dinheiro do emprestimo que posso pedir. E ando indeciso pois nao sei se faça alguma casa no terreno, porque até me falaram em casas modulares que até ficava mais barato. Pois o que me disseram foi que essas casas nao sao pré-frabricadas, sao modulares, que é diferente. Acho que as paredes sao quase como as casas normais mas sao modulares e que ficava a metade do preço. Ou entao, pegar numa casa devoluta/velha e restaura-la, que ja vi algumas interessantes na zona de Odivelas. Algumas pedem muito dinhero e outras ainda nao sei o preço. Mas tenho amigos meus a aconselharem para fazer a casa no terreno pois ficaria muito mais barato, mas com essas casas modulares. Não até que ponto faça uma coisa ou outra, porque se de facto construindo uma casa assim ficasse mais barato que restaurar uma moradia, compensaria nesse caso. Mas sempre ouvi dizer que ficava sempre mais barato remodelar uma moradia porque ja nao tinha que andar a pagar licenças nem nada. Tenho amigos meus que dizem, epa eu com esse dinheiro comprava um terreno e fazia uma casa de madeira e ja nao me chateava com mais nada. Nao sei o que faça...
  9.  # 349

Isso era bom se essas casas de madeira e modulares "low-cost" fossem mais baratas que a construção tradicional.. o que depois na pratica, não são, pois os modelos para habitação carecem de areas superiores e depois os acabamentos que vai desejar.. não são os dos modelos base.
    Depois tem ainda de pensar no investimento... ou seja na durabilidade, valorização e longevidade do seu dinheiro
    Concordam com este comentário: Marcopom, mhpinto
  10.  # 350

O terreno é em que freguesia?
  11.  # 351

Colocado por: JotaPO terreno é em que freguesia?

é em loures
  12.  # 352

Colocado por: Pedro BarradasIsso era bom se essas casas de madeira e modulares "low-cost" fossem mais baratas que a construção tradicional.. o que depois na pratica, não são, pois os modelos para habitação carecem de areas superiores e depois os acabamentos que vai desejar.. não são os dos modelos base.
    Depois tem ainda de pensar no investimento... ou seja na durabilidade, valorização e longevidade do seu dinheiro
    Concordam com este comentário:Marcopom

pois daí eu sempre pensar que a melhor opção sempre seria uma casa devoluta e remodelar. E talvez seja mesmo, mesmo que seja ao preço de um terreno na zona de Loures ou Odivelas, compensa sempre, porque depois é só remodelar, o que, à partida, não é a mesma coisa que fazer uma casa...
  13.  # 353

Colocado por: danieldias

pois daí eu sempre pensar que a melhor opção sempre seria uma casa devoluta e remodelar. E talvez seja mesmo, mesmo que seja ao preço de um terreno na zona de Loures ou Odivelas, compensa sempre, porque depois é só remodelar, o que, à partida, não é a mesma coisa que fazer uma casa...

Discordo... Para alem de não saber o que está construido, grande parte das casas devolutas tem imensas patologias e acabas por gastar praticamente o mesmo (ok, se calhar um bocado menos, mas será que compensa pelas patologias que trás acopoladas??)
    Concordam com este comentário: mhpinto, two-rok
    •  
      mhpinto
    • 31 janeiro 2018 editado

# 354

Colocado por: danieldiaspois daí eu sempre pensar que a melhor opção sempre seria uma casa devoluta e remodelar. E talvez seja mesmo, mesmo que seja ao preço de um terreno na zona de Loures ou Odivelas, compensa sempre, porque depois é só remodelar, o que, à partida, não é a mesma coisa que fazer uma casa...

Para comprar uma casa para remodelar, das duas uma: ou 1) é uma casa que até está construída de forma minimamente decente e é "só" caso de remodelar os interiores e dar-lhe uma cara lavada por fora, ou 2) então a casa está de tal maneira danificada ou mal construída que é deitar abaixo e fazer de novo.
    Se for 1) é muito mais caro no momento da compra do que um terreno, pois paga também a casa. Tenho para mim, mas posso estar completamente enganado, que indo por aqui se devem poupar uns 20 mil euros em relação a comprar a mesma casa já remodelada. Isto para um valor final de cerca de 200k. Ou seja, para uma casa que tenha esse valor final, talvez gaste uns 140-150k na compra e 30-40k nas obras. Mas essa poupança só será conseguida se se for muito modesto na escolha dos acabamentos.
    Se for 2) é normal que pouco ou nada pague a mais do que o terreno, mas também pouco ganha em relação a comprar só um terreno.

Colocado por: Pedro BarradasIsso era bom se essas casas de madeira e modulares "low-cost" fossem mais baratas que a construção tradicional.. o que depois na pratica, não são, pois os modelos para habitação carecem de areas superiores e depois os acabamentos que vai desejar.. não são os dos modelos base.

Exato. Daí eu ter dito lá atrás, sobre casa préfabricadas (as modulares vai dar quase no mesmo em termos de método de construção), que se "conseguir encontrar um projeto que essas empresas têm já feitos que cumpra aquilo que pretende e, acima de tudo, que cumpra todas as exigências legais (normalmente não cumprem), então talvez consiga um preço dentro do que pretende". Do que eu tenho visto, são duas condições muito difíceis de cumprir, mas vendo que o que pretende é bastante modesto, talvez até consiga, é questão de começar a pesquisar.
    Se for por aqui, mantenha é em mente que nestas casas, tudo mas mesmo tudo o que diz respeito a licenças e cumprimentos de regulamentos tem de ser seguido tão à risca como para outra casa feita noutro processo qualquer.

Agora o ponto mais importante: se está a ser minimalista ao ponto de aceitar abdicar do corredor, e essa for uma linha de pensamento que tem a certeza que vai conseguir manter em todas as suas escolhas de materiais e acabamentos, então eu acredito que consiga fazer uma casa por cerca de 600€/m2, independentemente do tipo de método de construção. Posso até indicar-lhe (deixe-me um mail seu) um par de empresas que praticam preços dessa ordem se não se importar que a casa tenha estrutura em madeira.
  14.  # 355

Estimado Senhor,

Confesso que não tive oportunidade de ler as 119 páginas de comentários que tem no seu tópico, porém, há demasiados fatores a ter em conta, nomeadamente, que tipo de empresa/empreiteiro contrata, que tipo de acabamentos quer, onde quer construir a casa e se o valor que nos indica como limite é sem IVA.

Respondendo à sua questão, calculo que em condições otimas, isto é, com os preços mais baixos do mercado para todos os fatores afetos à construção de uma moradia seja possivel construir uma. No entanto, acho a designação moradia demasiado otimista para o valor que nos apresenta. Contudo, se pretende morar num T0 ou num T1 com um telhado cerâmico por cima é possivel.

Não obstante, posso informa-lo que considero um bom preço por m2 para construção de uma moradia com acabamentos de média/alta gama entre 900€ a 1100€ sem terreno.

Cumprimentos.
  15.  # 356

Colocado por: Tiaguex

Não obstante, posso informa-lo que considero um bom preço por m2 para construção de uma moradia com acabamentos de média/alta gama entre 900€ a 1100€ sem terreno.

Cumprimentos.

Eu também posso informar que considero esses preços impraticáveis para o cidadão comum...
    Desconheço a sua intenção mas Se lê-se as 119 pág. veria que está fora de contexto... (Estes preços claro está!)
    Agora que toda gente gostaria de ter uma casa com essa qualidade/preço também é verdade...
    Concordam com este comentário: ricat, Bruno.Alves
  16.  # 357

Colocado por: Marcopom

Eu também posso informar que considero esses preços impraticáveis para o cidadão comum...
    Desconheço a sua intenção mas Se lê-se as 119 pág. veria que está fora de contexto... (Estes preços claro está!)
    Agora que toda gente gostaria de ter uma casa com essa qualidade/preço também é verdade...
    Concordam com este comentário:ricat

Caro amigo,

Calculo ter sido claro que os preços se referem a construção de media/alta gama. Portanto, "com materiais duvidosos" ficará significativamente mais barato. O que torna possível a questão deste tópico, contudo, no fim de uns anos, rara a excepção, acabará por se tornar caro.

Cumprimentos.
  17.  # 358

O tópico diz moradia por 100k€ e o amigo interpreta alta gama.

De facto este país de tão pequeno alberga mesmo vários países dentro dele. 1100€/m2? +IVA suponho...
  18.  # 359

Anda tudo com o sintoma das vacas gordas, mas como isto é cíclico a coisa ha-de virar.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves, jcfcid
  19.  # 360

Colocado por: jorgferrAnda tudo com o sintoma das vacas gordas, mas como isto é cíclico a coisa ha-de virar.
    Concordam com este comentário:Bruno.Alves

Provavelmente lá para 2030.

0.0714 seg. NEW