Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

    Obrigados por as respostas que me deram, mas tenho mais umas duvidas! o Inquilino recusa cartas registadas, pois já lhe enviei algumas para outros assuntos e elas vem devolvidas. Agora tenho que lhe enviar carta registada e com aviso de recepção, mas se ele não a receber, como procedo para legalizar a não renovação de contrato?
    E conseguindo notificar, se ele se recusar sair no fim do contrato! que procedimentos terei que usar?
  2.  # 262

    Dê uma leitura neste tópico:
    https://forumdacasa.com/discussion/57535/denuncia-de-contrato/#Item_12

    Colocado por: Maria Dourados
    E conseguindo notificar, se ele se recusar sair no fim do contrato! que procedimentos terei que usar?

    Tem de mover uma acção de despejo em tribunal.
    Concordam com este comentário: Jacinta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  3.  # 263

    Obrigado sognim pelo tópico que ajuda bastante a elaborar a minuta da carta a enviar ao inquilino, tendo em conta os procedimentos legais de datas e de endereços, bem como as palavras certas para fazer a oposição do contrato. Mas o que me preocupa é saber que ele pode recusar levantar a correspondência, pois será deixado no seu correio o aviso de levantamento e como já tem acontecido, a carta vem devolvida. Já aconteceu quando o informei que havia queixas de outros apartamentos pelo barulho que faziam e também devolveu cartas a avisar que queria visitar o apartamento como a lei me confere. Agora ele sabe que o contrato está a terminar e que pelos seus antecedentes e os 5 meses de atraso de rendas, eu terei direito a me opor à renovação, por isso receber carta do senhorio é algo que ele não fará. Como devo agir ao receber a carta devolvida? Há alguma notificação que eu possa fazer depois da devolução, que seja valida também e que não precise de ser assinada por ele?
    • JOCOR
    • 9 setembro 2018 editado

     # 264

    Colocado por: Maria DouradosHá alguma notificação que eu possa fazer depois da devolução, que seja valida também e que não precise de ser assinada por ele?

    Há.
    Precisa de lhe enviar carta registada COM aviso de recepção com pelo menos 120 dias de antecedência em relação ao fim do contrato actual.
    Depois, se ele a levanta ou não já não interessa para efeitos de notificação. Você tem de guardar a carta que lhe vai ser devolvida pelos CTT e NÃO a abra até ser preciso em TRIBUNAL, se for o caso.

    De qualquer das formas, deverá enviar-lhe já agora a carta a opor-se à renovação do contrato. Mais vale enviá-la um ou dois meses antes do prazo do que enviá-la um dia depois. Essa carta deve ser bem elaborada (é simples mas ...).

    Conclusão
    Contacte já um ADVOGADO para a orientar e mandar a carta de forma correcta. O que poderá fazer além disso, o advogado diz-lhe.
    Concordam com este comentário: sognim, Jacinta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  4.  # 265

    Faça como o JOCOR disse contacte já um advogado porque esse inquilino vai criar-lhe muitas dificuldades para abandonar o apartamento.
    Por isso convém ser um processo bem conduzido logo de inicio.
    Pelo menos tem fiador? Ou rendimentos com os quais possa pagar eventuais danos no apartamento ou rendas em atrazo?
    É que já estou a ver que ele só vai sair através de acção de despejo.
    Concordam com este comentário: Jacinta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  5.  # 266

    Boa tarde
    Em seguimento das questões que levantei aqui, venho informar que tive sorte em o Inquilino receber a notificação registada e com aviso de recepção, da não renovação do contrato e por isso espero que no final, daqui a 5 meses, ele saia mesmo do imóvel.
    Mas hoje tenho outra duvida para a qual necessitava de alguma informação. Tendo os inquilinos 5 rendas já em atraso que não foram pagas na totalidade ou só em parte, que recibo passo quando por exemplo este mês ele paga o valor da renda até ao dia 8?
    Passo o recibo do mês de Setembro ou passo um recibo da renda mais atrasada?
    Cumprimentos
  6.  # 267

    Na minha opinião deve emitir o mais atrasado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  7.  # 268

    Colocado por: sognimNa minha opinião deve emitir o mais atrasado


    também creio que será assim,mas depois tem o problema das rendas desses meses que não foram pagas na totalidade...ou seja,pagaram uma fração do mês de ex :junho,agora vai emitir um recibo da totalidade desse mês quando já foi paga uma fração?...é um imbróglio.

    eu passava o do mês de setembro

    mas já mandei uma mensagem para o site das finanças pq é uma duvida que tb tenho,amnhã devo ter a resposta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  8.  # 269

    Colocado por: Maria Douradostive sorte em o Inquilino receber a notificação registada e com aviso de recepção, da não renovação do contrato e por isso espero que no final, daqui a 5 meses, ele saia mesmo do imóvel.


    estamos na mesma situação,vamos lá ver como é que corre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  9.  # 270

    Colocado por: sognimNa minha opinião deve emitir o mais atrasado.


    e será legal? porque teria que passar o de Janeiro.
    O Inquilino preparasse para pagar o proximo mês porque pediu ajuda de um subsidio qualquer e para o ter precisa do recibo do mês. Mas ele deve rendas anteriores e por isso não sei se lhe passo o de Janeiro ou o da data actual. Mesmo que ela seja paga dentro do limite de tempo do mês!
  10.  # 271

    Colocado por: Maria DouradosO Inquilino preparasse para pagar o proximo mês porque pediu ajuda de um subsidio qualquer e para o ter precisa do recibo do mês.


    qual mês setembro?

    precisa do recibo sem o pagar primeiro?

    não passe recibos sem pagarem primeiro
    Concordam com este comentário: CristinaP, sognim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  11.  # 272

    Colocado por: acaciosqual mês setembro?

    precisa do recibo sem o pagar primeiro?


    Eu dei como exemplo, porque o que ele vai pagar é Outubro até ao dia 8 e enviou-me mensagem a dizer que queria o recibo logo para o levar até ao dia 10 onde lhe dão o subsidio.
    Por um lado era a forma de ele me começar a pagar, só que o que vejo é que o que está para trás ele tem intenções de esquecer e como sabe que sai daqui a 5 meses, então não paga mesmo o atrasado. Vai receber do estado mais da metade do valor da renda.
  12.  # 273

    Colocado por: acaciostambém creio que será assim,mas depois tem o problema das rendas desses meses que não foram pagas na totalidade...ou seja,pagaram uma fração do mês de ex :junho,agora vai emitir um recibo da totalidade desse mês quando já foi paga uma fração?...é um imbróglio.

    Será que se pode fazer uma conta corrente com o atrasado e levar à conta os valores que vão sendo entregues? e mal cada mês esteja completo, passar sim ai o recibo?
  13.  # 274

    Colocado por: Maria Dourados
    Será que se pode fazer uma conta corrente com o atrasado e levar à conta os valores que vão sendo entregues? e mal cada mês esteja completo, passar sim ai o recibo?

    Mas ele tem ainda em débito penalizações por não pagamento!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jacinta
  14.  # 275

    paga o mês de outubro você passa-lhe o recibo do mês de outubro ele recebe do estado e começa a pagar a tempo e horas

    depois envia-lhe uma carta registada a exigir o pagamento das rendas atrasadas mais os juros de mora.

    se ele não pagar,tribunal!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria Dourados
  15.  # 276

    PS propõe baixar IRS para rendas acima de cinco anos
    Contratos com duração entre cinco e dez anos deverão pagar taxa de 25% de IRS, independentemente do valor da renda. Ficam de fora os senhorios que tenham o IMI por pagar.

    https://www.jornaldenegocios.pt/economia/rendas/detalhe/ps-propoe-baixar-irs-para-rendas-acima--de-cinco-anos

    se for 25% até 5 anitos não é mau,10 anos difilmente alguém fará
  16.  # 277

    Baixar 3% no saque fiscal é anedota. E se aumentarem as dificuldades para despejar os caloteiros é atirar areia para os olhos os senhorios .
    Concordam com este comentário: sognim, acacios, fpc
  17.  # 278

    Colocado por: CarvaiBaixar 3% no saque fiscal é anedota. E se aumentarem as dificuldades para despejar os caloteiros é atirar areia para os olhos os senhorios .


    é melhor que nada,numa renda de 300€ ainda dá cerca de 100 pauzitos ao fim do ano,se multiplicar isto por 5 ou seis apartamentos, ainda é dinheiro.

    quanto ao tirar os parasitas caloteiros das casas vai ficar na mesma
  18.  # 279

    Colocado por: Maria DouradosMas hoje tenho outra duvida para a qual necessitava de alguma informação. Tendo os inquilinos 5 rendas já em atraso que não foram pagas na totalidade ou só em parte, que recibo passo quando por exemplo este mês ele paga o valor da renda até ao dia 8?
    Passo o recibo do mês de Setembro ou passo um recibo da renda mais atrasada?
    Cumprimentos


    resposta da AT

    A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) agradece o seu contacto.
    No que tange à questão colocada e atendendo a que o inquilino efetuou o pagamento no mês de setembro, deve emitir o recibo com a data de setembro.
    Com os melhores cumprimentos
    AT- Autoridade Tributária e Aduaneira
  19.  # 280

    Colocado por: acaciosé melhor que nada,numa renda de 300€ ainda dá cerca de 100 pauzitos ao fim do ano,se multiplicar isto por 5 ou seis apartamentos, ainda é dinheiro.

    No valor de um ou varios arrendamebtos nao e nada tendo em conta as obrigatoriedades.O que vai ocorrer e cada vez mais o arrendamento ilegal, algo que ate tinha tendencia a baixar. 3% é gozar c as pessoas que injectam milhares de euros num espaco, substituindo-se ao estado no que devia ser uma das suas principais preocupacoes.
    Concordam com este comentário: acacios
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
 
0.0645 seg. NEW