Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Ando em vista de um terreno para comprar mas gostava de mais algumas informações para poder pedir um orçamento a um empreiteiro.
    A imobiliária onde o terreno está à venda apenas tem a caderneta predial e a licença de construção.
    Disseram que pediram o alvará de loteamento à Câmara e o quadro sinótico mas que demora algumas semanas.

    Isto é mesmo assim? Há alguma coisa que se possa fazer para acelerar o processo?

    Obrigada
  2.  # 2

    Filipa, 1ª comece com uma equipa projectista... com o arquitecto que contratar para os projectos.
    Peça a certidão do registo predial do lote, normalmente tem pelo menos as areas de construção permitidas.
    Provem do alvará do loteamento.
    PS: Mas qual licença de construção?, vai construir num lote com projecto aprovado? é isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaG
  3.  # 3

    Colocado por: FilipaGDisseram que pediram o alvará de loteamento à Câmara e o quadro sinótico mas que demora algumas semanas.

    Pode ser.... algumas câmaras têm essa informação on-line e é automático a sua consulta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaG
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasFilipa, 1ª começe com uma equipa projectista... com o arquitecto que contratar para os projectos.
    Peça a certidão do registo predial do lote, normalmente tem pelo menos as areas de construção permitidas.
    Provem do alvará do loteamento.
    PS: Mas qual licença de construção?, vai construir num lote com projecto aprovado? é isso?


    Não sei, não me sabem dar mais informação na imobiliária. Nem me sabem dizer se já tem projeto aprovado...
  5.  # 5

    Peço desculpa, o que eu tenho é a caderneta predial e a autorização de loteamento.
  6.  # 6

    penso haver um pouco de confusão..
    mais algumas informações para poder pedir um orçamento a um empreiteiro.
    já tem o projecto aprovado.. que orçamento vai pedir..

    se não tiver nada a primeira coisa é procurar um gabinete de arquitetura para fazer o projecto...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaG
  7.  # 7

    O que é a autorização de loteamento?
  8.  # 8

    Peça copia da certidão predial do terreno. Esse documento é o mais importante e não a caderneta das finanças.
    Além disso a copia da planta síntese do loteamento bem como do quadro sintese e do regulamento do loteamento, se houver.
    Mas mais uma vez, tem que 1o fazer os projectos, dicutir as potencialidades para o lote.. depois de ter os projectos feitos é que vai pedir orçamentos.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaG
  9.  # 9

    Então mas o terreno ainda não é meu. Vou pedir um projecto a um arquiteto para levar a um empreiteiro para me dar uma estimativa de valores?

    É que para decidir se compro o terreno preciso de saber o que posso construir ali e em mais ou menos quanto vai ficar...

    A autorização de loteamento parece-me ser para o bairro todo. Fala em todos os lotes e os que têm de ser de 2 pisos, os que podem ter 1 para a frente e 3 para trás, que as infraestruturas são da responsabilidade da Câmara...
  10.  # 10

    reli o poste e penso ter percebido qq coisa mais.

    Vc anda á procura de terreno para construir.. está a ver lotes em loteamentos. encontrou um que gostou mas n tem mais nenhuma info.

    não meta empreiteiros ao baralho por enquanto pois é das ultimas coisas a fazer .. só depois de haver projectos e etc.

    pode no entanto já ter arqº que a possa ajudar a analisar os terrenos que tem em vista quanto ao que pretende construir. Visto que percebe pouco do assunto, para si será uma mais valia.
    Concordam com este comentário: FilipaG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipaG
  11.  # 11

    E peço o projecto a um arquiteto com base em quê? Preciso de mais informações para saber as medidas e premilagens...
  12.  # 12

    Colocado por: FilipaGpara levar a um empreiteiro para me dar uma estimativa de valores?
    mas vc ia levar o que ao empreiteiro? nada.. ele vai dar uma estimativa de valores sobre um terreno vazio? a estimativa com base em que^?
    isso não faz sentido nenhum.

    preciso de saber o que posso construir ali e em mais ou menos quanto vai ficar...
    vc enquanto n tiver um projecto a 'estimativa' vale exatemente zero. é como perguntar a um vendedor de carros quanto vai custar um carro sem dizer que quer vai comprar! ele dá um preço mas no fim do dia foi só para encher chouriços.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Colocado por: FilipaGÉ que para decidir se compro o terreno preciso de saber o que posso construir ali e em mais ou menos quanto vai ficar...

    Exatamente, tem de perguntar isso ao arqutitecto, e soma-lhe mais 20%.
    acha que um empreiteiro sabe o que pode construir ali!?

    E nesse papel que chama "autorização de loteamento", não tem lá descrito qual a area buta de construção, area de implantação, tipologia, etc... para o seu lote??!
    Se ainda está a ver, se na imobiliária não lhe sabem dizer nada.... leve os dados do lote e peça uma proposta de preço e fale um pouco com um arquitecto, sem compromissos. entende!!?. faz isso com um arquitecto e não com um empreiteiro.
  14.  # 14

    Colocado por: FilipaGE peço o projecto a um arquiteto com base em quê?

    No que quer construir, e no que lhe permite as regras do loteamento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    Atenção que eu não percebo nada disto...

    Agora já estou a ficar mais esclarecida!

    O meu problema é que das regras de loteamento apenas sei que aquele lote é para uma moradia de 2 pisos. Esta informação, a área bruta e a área de construção são suficientes para um arquiteto?
    E não é necessário alguém que perceba avaliar o terreno? É que aquilo tem uma espécie de valeta num dos limites e não sei se pode ser corrigido...
  16.  # 16

    vamos só imaginar o seguinte.. vc pede o tal orçamento ao empreiteiro.. ele diz 100mil euros... vc pergunta e a vala.. ele diz, isso não é nada.. vc toda contente compra...

    no fim depois de o trabalho de arq. vc está contente com o projecto.. está como imaginava.. o empreiteiro agora orçamenta uma coisa concreta. e diz-lhe 250mil euros...

    vc não pode nunca dizer que ele a enganou. vc é que se deixou ser enganada. aliás. ao fazer isso vc está a pedir que a engane.

    por isso. vá pelos conselhos. procure um arqº que goste. e que perceba. com ele pesquise os terrenos em vista. ele pode melhor que ninguem orientá-la quanto aos terrenos mais adequados para o que pretende e para lhe poupar dinheiro.
  17.  # 17

    Colocado por: FilipaGE não é necessário alguém que perceba avaliar o terreno?
    sim, o arqº.

    ele ao olhar o terreno imagina logo os trabalhos necessários e como lhe poupar dinheiro, o empreiteiro tb olha, mas a ver onde pode ganhar dinheiro e não onde lhe vai poupar dinheiro a si.
  18.  # 18

    Ok muito muito obrigada... Vou fazer dessa forma então!

    Entretanto a imobiliária disse para aguardar pelo alvará de loteamento e quadro sinótico para agendarmos uma reunião com a empresa que tem pareceria com eles... calculo que isto seja a Casa Pro da era certo? Vale a pena?
  19.  # 19

  20.  # 20

    pense, que mesmo que lhe cobre alguma coisa pelo serviço de consultoria. se isso lhe poupar uns milhares no futuro já está no bom caminho.
    e depois tem outra mais valia, pode já começar o intercâmbio de ideias que vai resultar no projecto futuro. é melhor do que andar sempre na incerteza de quem não percebe do assunto
 
0.0213 seg. NEW