Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: Pedro BarradasPor aqui.. na 1ª reunião... ficam logo com as expectativas goradas.. mas as pessoas mesmo avisadas e aconselhadas, não acreditam... tambem devo perder projectos por isso mesmo. Normalmente não gostam de ouvir a verdade, mas aquilo que desejam ouvir - Sou um péssimo vendedor...


    Da minha parte não concordo, escolhi o empreiteiro da 1ª casa exatamente por esse tipo de abordagem. Prefiro pessoas realistas e honestas a pessoas que é só maravilhas e que quando chega a hora da verdade....
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Mk Pt
  2.  # 162

    Colocado por: NTORIONEntão mas qual deve ser o preço para uma v3/4 entre os 200 a 300m2?
    depende de onde é
  3.  # 163

    amartins

    pela santa vou repetir mais uma vez

    um bom projeto com projeto de execução com MQT, caderno de encargos e estimativa de custos CONSEGUE á partida controlar as surpresas
    sõ vai arrancar com a obra com esse planeamento e sua revisão bem feita, depois ainda na receção de orçamentos dos empreiteiros, torna a fazer as devidas revisões e discussão do orçamento com os mesmos, portanto vai partir para a obra com premissas quer construtivas quer de valor VINCULATIVAS.
    ora pelo caminho um bom gabinete ou profissional inclui no preço á partida todas essas adaptações (e trabalho) á realidade dos €s do cliente para a obra.

    dai eu estar sempre a falar que isso tem um preço e não é preço de tremoço.portanto o Beni quando fala em 5k e não sabe o que lá está, deve ler bem as propostas e depois exigir os resultados.
    portanto a desculpa que não é da área e não sabe não pega porque quase de certeza que se aparecer um com 5k e outro com 10k mas tudo explicado, a maioria á defesa escolhe o de 5k
    Concordam com este comentário: TJSN71, Mk Pt
  4.  # 164

    Na realidade, é muito simples.
    Um bom projecto é adequado à natureza da obra e permitirá realizar o objectivo do Dono de Obra, bem como definir e controlar os custos em obra.
    O trabalho técnico, correctamente executado, custa dinheiro.

    Muitas vezes, o DO entende que está a gastar melhor em tijolo e betão do que em "papéis", que apenas são executados porque a lei a isso obriga. Vários factores concorrem para isto, sendo que alguns são culturais.

    Não há mistério nenhum, nem ciência obscura, na construção de uma simples moradia.

    Dir-me-ão que existem profissionais menos escrupulosos em todas as áreas - é verdade.
    Também existem muito bons profissionais - dedicados, empenhados e capazes.
    Vejo que há colegas que fazem arquitectura e especialidades para uma moradia por 2.500,00 euros.
    Na minha opinião este valor não é suficiente para desenvolver um trabalho sério. No entanto, a oferta existe.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  5.  # 165

    Colocado por: ADROatelierVejo que há colegas que fazem arquitectura e especialidades para uma moradia por 2.500,00 euros.

    Até será caro se for o conjunto de projectos que tem ali na pasta do computador.. mudar o nome e a morada... o terreno, com sorte permite reutilizar aquillo... mas se não for muito adequado, tam´bem não faz mal...

    Temos varios exemplos aqui no forum...Falham logo na implantação, na análise do local... na itnegração paisagistica e morfologica... isso não interessa para nada...
  6.  # 166

    marco1


    Só transcrevi a minha experiência.
    Considero que sou um DO um pouco informado.

    Posso adiantar que o gabinete escolhido não foi o mais caro nem foi o mais barato. Foi o que apresentou melhor portfólio e melhores referências (comprovadas in loco).
    Plafom definido por mim 180K, na estimativa do gabinete 170K (só mais tarde é que tive noção que era + IVA).
    1 'já agora' - cave em toda a implementação

    Primeiros orçamentos recebidos 340K + IVA e 290K + IVA

    Gabinete acho valores super inflacionados

    Em conversa com empreiteiros, um elemento causador dos valores seria a cave.

    Retificacao de projeto (+ 2.5k)

    Nova ronda aos empreiteiros valores desde 190K aos 300K (+ IVA)

    Empreiteiro selecionado 235 + IVA

    Fiscalização não é gabinete (apesar de ter pago) é outra entidade
    Concordam com este comentário: rjmpires
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BM_18
  7.  # 167

    É claro que senti falta de apoio.
    Não só para me alertar do custo do 'já agora', assim como pelo custo da rectificação dos projectos, assim como da não referência ao IVA nas primeiras reuniões
  8.  # 168

    Já agora o dito MQT foi totalmente desvalorizado e desvirtuado pelo gabinete
  9.  # 169

    pois

    foi feito projeto de execução com mapa de medições e trabalhos e com estimativa ?

    até acho que se a história foi exatamente como conta, que o gabinete não tinha nada que ter cobrado essa alteração ao projeto, falharam quase o dobro
  10.  # 170

    Colocado por: riscos
    Pagaste nada 5001€ 😂


    é pá, agora é que me fintaste riscos... eu aqui a dar uma de que dei 20k pelo projeto e tu vens com essa...

    Marco, a desculpa de que não é da área aplica-se e bem. Pergunte aqui aos participantes deste fórum que não são da área da construção, quantos deles sabiam o que era um caderno de encargos ou o que era um projeto de execução antes de virem parar aqui... ninguém, ou quase ninguém sabia, inclusivé houve users que falaram comigo a perguntarem o que isso era, pois num tópico qualquer o riscos tinha dito que eu tinha feito. Dos 4 orçamentos que obtive dos gabinetes de aqruitetura ninguém falou ou mencionou projetos de execução e/ou caderno de encargos, ninguém me explicou o que isso era e a mais valia que isso poderia trazer, inclusivé quando perguntava por esses extras havia alguns que nem sabiam dar preço para isso... mas espera, mesmo não percebendo nada e chegando agora a este mundo, a culpa é minha porque confiei num profissional que nos devia ajudar. Mais uma vez, nunca ninguém num gabinete me disse que se quer por 5k tem um projeto chapa 5, mas se pagar 40k tem o melhor projeto do mundo. nunca entrei num gabinete a dizer que só pagava 3 ou 4k por um projeto, aliás, a unica coisa que eu dizia era o nº de quartos, wc, sala, cozinha e um valor aproximado da área da casa, que no meu caso andava entre os 170m2 a 200m2 e o € que tinha disponivel para gastar e se era possivel a sua realização. e sim, muitos gabinetes, talvez com o medo de perder o cliente dizem ao cliente que é possivel construir um mosteiro dos jerónimos por 100k. e sim, ainda há muitos que ainda hoje dizem que se constrói por 500€/m2. Só acordei para a realidade quando tive a 1ª reunião com o gabinete do riscos e me disseram que não era possivel ter o que queria pelo € que queria gastar.

    IMPORTANTE: volto a dizer, eu paguei mais do que o que se vê por aí serem os valores de um projeto. Valeu a pena? Sim, cada cêntimo e como disse, só na estrutura poupei o € que gastei nos projetos. Eu só quero é que percebam (seja na construção, seja noutra área qualquer) que a malta muitas vezes é comida de cebolada porque confiou num profissional que lhe apresentou um orçamento em que supostamente está lá o trabalho todo
    Concordam com este comentário: desofiapedro, ricat, zinna, amartins
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscos
  11.  # 171

    beni

    histórias

    eu se não sair do meu bairro se calhar não conheço mais ninguém no resto de Portugal
    quantos gabinetes contatou ? contatou apenas na sua região?
    e outra coisa se lhe falaram que era 5 K e estava lá mencionado o que se tratava ( licenciamento pelos vistos) NÃO pode vir depois exigir que esteja tudo pensado ao pormenor e que os profissionais até deviam ter previsto a marca da tela de impermeabilização o vidro x para a caixilharia etc etc etc ou acha que deviam ??
    quando vai comprar um carro chega lá e pede um carro marca x , não pesquisa ou tenta perguntar quais os componentes e tentar perceber quais as carateristicas?
    enfim , pode haver maus profissionais mas temos que admitir que muito DO é de uma falsa ingenuidade. muitos deles nas suas áreas cobram mais por uma visita ao local ou consulta para algo que eu precise do que eu em reuniões de 3 ou mais horas com eles e X n vezes.
  12.  # 172

    Colocado por: amartins

    Só transcrevi a minha experiência.
    Considero que sou um DO um pouco informado.

    Posso adiantar que o gabinete escolhido não foi o mais caro nem foi o mais barato. Foi o que apresentou melhor portfólio e melhores referências (comprovadas in loco).
    Plafom definido por mim 180K, na estimativa do gabinete 170K (só mais tarde é que tive noção que era + IVA).
    1 'já agora' - cave em toda a implementação

    Primeiros orçamentos recebidos 340K + IVA e 290K + IVA

    Gabinete acho valores super inflacionados

    Em conversa com empreiteiros, um elemento causador dos valores seria a cave.

    Retificacao de projeto (+ 2.5k)

    Nova ronda aos empreiteiros valores desde 190K aos 300K (+ IVA)

    Empreiteiro selecionado 235 + IVA

    Fiscalização não é gabinete (apesar de ter pago) é outra entidade
    Concordam com este comentário:rjmpires


    Parece a história da minha situação, a única diferença é que já estava a contar com o +iva
  13.  # 173

    Marco, não é falsa ingenuidade, é a pura da verdade. Sabe o que é que eu sabia de construção antes de conhecer o fórum? Zero!!! eu achava que um projeto eram uns desenhos, umas contas, enquadramentos legais e tais e está feito. Achava que as telas, a caixilharia, o isolamento térmico, o tijolo, o pladur, a tinta e outras coisas e pormenores eram peanuts e que isso era automático e que não havia dúvida nenhuma. Só depois de conhecer o fórum, ler, falar com malta que por aqui anda é que me apercebi das coisas, mas eu tenho algum tempo para aqui andar e procurar e investigar, mas o certo é que há muita gente que não tem tempo nem conhecimento acerca disto.

    pergunte a todos que aqui andam o que percebiam ou sabiam antes de encontrarem o fórum. como alguém disse mais atrás, antigamente eram 2/3 folhas em A3, meia duzia de desenhos e está feito (mal), mas hoje em dia a coisa está tão complicada que para se fazer casa é preciso dominar o vocabulário da construção. claro que os orçamentos eram para licenciamento, não falavam em mais nada e como disse antes de encontrar o fórum pensava que isso era o suficiente.

    e sim, procurei gabinetes num raio de 50km, devo ter falado com uns 10 pessoalmente, devo ter enviado e-mails para uma primeira abordagem a mais uns 10 gabinetes e no final obtive 4 orçamentos, nada mau.

    No meio disto tudo, acho que as pessoas devem ser pagas pelo seu trabalho, se você me disser que os seus honorários são x, x terei de pagar e não há conversa. Se quando escolhi o riscos ele era o mais barato? Não, acho que até foi o mais caro, mas por tudo aquilo que tinhamos falado, pela disponibilidade e pelo profissionalismo que ele tinha demonstrado pareceu-me a escolha acertada. Mas isto sou eu.
    Concordam com este comentário: ricat, desofiapedro, rjmpires, Sira
  14.  # 174

    beni

    devemos até estar a falar da mesma coisa, percebi que o riscos não tinha sido a sua escolha inicial e que tinha entrado depois.

    mas ai está escolheu não pelo preço mas pelo que apurou da capacidade técnica e disponibilidade e empenho. portanto mesmo não sendo da área fez a opção mais correta ( uma vez que está satisfeito) ou seja aquilo que eu tenho vindo aqui a batalhar.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  15.  # 175

    Colocado por: benignolopesSe quando escolhi o riscos ele era o mais barato? Não, acho que até foi o mais caro,

    O homem tem que pagar o Mercedes :)
  16.  # 176

    O Pedro falou num dos seus comentários que não se sabe 'vender' quando o único enfoque do cliente é o preço e que o alerta com frontalidade chamando o cliente à realidade.

    Este, a meu ver deveria ser um comportamento / atitude de todas às pessoas que se consideram profissionais independentemente da sua área de actuação.


    Preferia ter uma equipa com essa característica do que uma equipa que se consiga 'vender' bem.

    é claro que nem todos pensam como eu enfim...
    Concordam com este comentário: two-rok, Sira
  17.  # 177

    Já agora, não foi por causa do que me aconteceu que desisti, pelo contrário tentei contratar quem verdadeiramente me ajude a concretizar este projecto.
    Nomeadamente:
    um empreiteiro / construtor com uma equipa (pequena o construtor e + 3 elementos) que têm brio, capacidade e demonstra que adora o que faz sem atitude de arrogância e mesmo com a idade a pesar (o elemento mais novo da equipa tem 45 anos) mostrar vontade de aprender
    uma fiscalização activa e isenta

    É tenho tido sorte, muita sorte. O fiscal só me diz bem do empreiteiro e este diz-me bem do fiscal.... (1 x que trabalham para o mesmo cliente)
  18.  # 178

    Deixem-me fazer de advogado do diabo.

    Se temos aqui profissionais a dizerem-se muito profissionais, gente que defende que é importante um trabalho como o que pagou pelo trabalho do Riscos, em que pagou bem face à concorrência, mas que isso fez poupar mais que tal valor, na estrutura...que raio, então se quem pensou a primeira estrutura cara, a tivesse calculado bem, ia poupar onde?

    Ou seja. Se todos fossem profissionais e briosos. Exagerando - se escolhermos só profissionais do forum, porque é que um projecto barato não chega?
  19.  # 179

    jota P

    o que diz não bate a bota com a perdigota,

    isso de o se é que é a gralha , porque o se ? não é disso que estamos a falar?
    tomando o caso do riscos, ele apresentou o preço dele ( que não foi barato) e fez bem o seu trabalho, o outro como pediu um preço de saldo, acha que foi assim tão zeloso?
    • riscos
    • 20 março 2019 editado

     # 180

    Colocado por: zedasilvaO homem tem que pagar o Mercedes :)


    e continua a ser o mesmo mercedes:) com 13 anos, 170 mil, 900cm3, 54cavalos, 140km /h ;)))

    com tta publicidade aos serviços que prestamos, qualquer dia sou o mais odiado do fórum, por alguns..
 
0.0534 seg. NEW