Iniciar sessão ou registar-se
    • NPRP
    • 9 agosto 2020

# 241

Colocado por: Picareta
    Eu gosto mais do de laranja, mas esse ao James ia provocar uma azia do caraças.
    :-))

Mas então? Laranja não é bom? Tenho ouvido dizer que sim, mas é como tudo na vida, se só vamos ao Continente não sabemos o que há Pingo Doce... 🙄
    • NPRP
    • 9 agosto 2020

# 242

Colocado por: rjmpires
    Mais cedo ou mais tarde todos os sistemas precisam de manutenção, uns precisam de mais manutenção, outros menos, uns sai mais barato outro mais caro.
    Há sistemas que dão mais trabalho outros menos, mais eficientes e menos.. e também há preços para todos os gostos.. o difícil às vezes é escolher!

Tal e qual! Como diZia lá atrás o Callinas: “o que faz sentido para mim pode não fazer para outro”.. aqui a questão da €€€ de investimento inicial conta, os recursos de ter gás ou não à porta, tb influenciam, a disponibilidade de alimentar um recuperador de calor e acartar com a lenha, .... , enfim, uma panóplia de opções estão disponíveis... mas é bom saber tudo isto para tomar a melhor opção, ou pelo menos aquela que melhor nos assenta dadas as circunstâncias.
    Concordam com este comentário: eu, rjmpires
  1.  # 243

Como diz é uma decisão que tem muito a ver com cada um!
    Para mim o que mais faz sentido é PRH+BC, só!
    Mas digo isto porque:

Nao quero recuperador de calor, tenho um atualmente e nunca o acendi, carregar lenha, limpar cinzas, preocupar-me se a miuda se queima naquilo e por aí fora nao é para mim!
    Caldeira a gás apenas aquece e estará sempre refem do preço do gás, se este aumentar acontece como as caldeiras a gasóleo!
    BC aquece e arrefece
    BC posso ligar a medida que quiser paineis FV’s
    Concordam com este comentário: rial089
  2.  # 244

Colocado por: DR1982
    Recuperador de calor, tenho um atualmente e nunca o acendi, carregar lenha, limpar cinzas, preocupar-me se a miuda se queima naquilo e por aí fora nao é para mim!

Caldeira a gás apenas aquece e estará sempre refem do preço do gás, se este aumentar acontece como as caldeiras a gasóleo!

BC aquece e arrefece
    BC posso ligar a medida que quiser paineis FV’s
    • eu
    • 9 agosto 2020 editado

# 245

Colocado por: DR1982Caldeira a gás apenas aquece e estará sempre refem do preço do gás, se este aumentar acontece como as caldeiras a gasóleo!

O mesmo pode acontecer com o preço da eletricidade. E se isso acontecer, simplesmente retira-se a caldeira e substitui-se por outra fonte qualquer; o custo inicial da caldeira é tão baixo que pouco se perde ao substituí-la.

Colocado por: DR1982BC aquece e arrefece

Sim, se também existirem necessidades de arrefecimento, a BC é a solução adequada, não há discussão possível.

Aliás, não há qualquer dúvida que a bomba de calor é uma melhor solução que a caldeira a gás, o único problema é o investimento inicial absurdamente elevado. A diferença de custo inicial entre uma bomba de calor e uma caldeira a gás dá para pagar uns 15 anos de gás natural !

Assim, se o PRH for usado apenas para aquecimento, é difícil de justificar a bomba de calor do ponto de vista financeiro.
    Concordam com este comentário: rjmpires, ricat
  3.  # 246

Sem dúvida que a Bomba de Calor é a solução lógica para quem tem €€ e não quer pensar muito no assunto, faz tudo e só é preciso carregar em meia dúzia de botões, quem não gosta de conforto sem grandes chatices? 😛
    Agora faço-lhe uma pergunta NPRP, a diferença de valor justifica isso para si?
    4 ou 5 mil€ são 3 ou 4 meses de salários?
    Eu também andava a querer poupar dinheiro em certas coisas, mas fiquei sempre com o bichinho na cabeça a dizer "que se lixe o dinheiro, vive a vida" 😂
    Até que chegou a altura e larguei a nota e fiquei descansado. Eheh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  4.  # 247

Colocado por: eu
    O mesmo pode acontecer com o preço da eletricidade.

Sim, se também existirem necessidades de arrefecimento, a BC é a solução adequada, não há discussão possível.

Aliás, não há qualquer dúvida que a bomba de calor é uma melhor solução que a caldeira a gás, o único problema é o investimento inicial absurdamente elevado. A diferença de custo inicial entre uma bomba de calor e uma caldeira a gás dá para pagar uns 15 anos de gás natural !
    Acho que a tendência será que a energia renovável fique cada vez mais barata, os paineis FV mais eficiente e baratos, as baterias tambem creio que em breve poderão ser consideradas, pelo que sera mais fácil de resolver o problema caso a eletricidade aumente do queno gás, penso eu!
    A questao é que isso de ter ou nao necessidades de arrefecimento so se sabera após habitar a casa, infelizmente nao ha forma de saber antes, a unica solução sera experimentar a casa durante um tempo para perceber as reais necessidades da casa antes de investir na fonte de calor!
    • eu
    • 9 agosto 2020

# 248

Acho que todos concordamos com as vantagens da bomba de calor - o único problema é o custo absurdo!
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 249

Colocado por: DR1982energia renovável fique cada vez mais barata,

Cada vez temos maior % de energias renováveis na fatura da luz e cada vez pagamos mais por ela.. se fosse por essa razão eu fugia da eletricidade.. mamar é só para alguns!
  6.  # 250

Cada vez temos maior % de energias renováveis na fatura da luz e cada vez pagamos mais por ela.. se fosse por essa razão eu fugia da eletricidade.. mamar é só para alguns!
    Que referia-me no caso de ser ser você a obter a energia renovável, com paineis FV por exemplo
  7.  # 251

Colocado por: euAcho que todos concordamos com as vantagens da bomba de calor - o único problema é o custo absurdo!
    Concordam com este comentário:DR1982

Basta reduzir meia dúzia de metros a uma sala.......
  8.  # 252

E cada vez mais os proprietários injetam na rede dando de borla essa energia .
    • eu
    • 9 agosto 2020

# 253

Colocado por: M.....Basta reduzir meia dúzia de metros a uma sala.......

Também pode reduzir essa meia dúzia de metros e não comprar a bomba de calor. Ainda poupa mais.
    Concordam com este comentário: Sira, ricat
  9.  # 254

Colocado por: eu

Também pode reduzir essa meia dúzia de metros e não comprar a bomba de calor. Ainda poupa mais.
    Concordam com este comentário:Sira

Exatamente , o melhor ainda é o cobertor .....
  10.  # 255

É como aqueles que não têm euros para um T1, mas querem comprar o estádio da luz
    • NPRP
    • 9 agosto 2020

# 256

Colocado por: M.....É como aqueles que não têm euros para um T1, mas querem comprar o estádio da luz

Mais rápido é vendido o estádio do Dragão.. 😂
    Concordam com este comentário: M.....
    • NPRP
    • 9 agosto 2020

# 257

.. A mim não me assusta acartar com lenha e limpar cinzas... posso bem começar como fonte de calor inicial a caldeira dando apoio ao rc a água (aquecimento central). As AQS, trato-as à parte. Se no futuro, o consumo exceder as expectativas ou as minhas necessidades de arrefecimento aumentarem, substituo a caldeira a gás pela bomba de calor. Todo o resto do investimento/ infra-estrutural já lá está de início. Para já e no meu caso , parece-me a solução mais equilibrada.
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 258

A desvantagem dessa sua solução, é que se vier a ter as tais necessidades de arrefecimento e investir em BC passa a ter em casa BC, recuperador de calor a água e caldeira a gas!
    • eu
    • 9 agosto 2020

# 259

Colocado por: M.....Exatamente , o melhor ainda é o cobertor .....

Pode reduzir a área e ter PRH na mesma, sem bomba de calor.
  12.  # 260

Colocado por: NPRP.. A mim não me assusta acartar com lenha e limpar cinzas... posso bem começar como fonte de calor inicial a caldeira dando apoio ao rc a água (aquecimento central). As AQS, trato-as à parte. Se no futuro, o consumo exceder as expectativas ou as minhas necessidades de arrefecimento aumentarem, substituo a caldeira a gás pela bomba de calor. Todo o resto do investimento/ infra-estrutural já lá está de início. Para já e no meu caso , parece-me a solução mais equilibrada.

O problema é depois andar com remendos , o meu cunhado ja vai no terceiro sistema de aquecimento deve existir caldeiras que desconheço , aquelas milagrosas....ou esta não era vendida no fórum , os custos mensais eram sempre 400 euros mês .....um utilizador do fórum também vive num ap... ja com alguns cuidados na térmica e para ter a casa a 21/22 graus os custos andavam na ordem dos 300€

0.0523 seg. NEW