Colocado por: Picareta
Eu gosto mais do de laranja, mas esse ao James ia provocar uma azia do caraças.
:-))
Colocado por: rjmpires
Mais cedo ou mais tarde todos os sistemas precisam de manutenção, uns precisam de mais manutenção, outros menos, uns sai mais barato outro mais caro.
Há sistemas que dão mais trabalho outros menos, mais eficientes e menos.. e também há preços para todos os gostos.. o difícil às vezes é escolher!
Colocado por: DR1982
Recuperador de calor, tenho um atualmente e nunca o acendi, carregar lenha, limpar cinzas, preocupar-me se a miuda se queima naquilo e por aí fora nao é para mim!
Caldeira a gás apenas aquece e estará sempre refem do preço do gás, se este aumentar acontece como as caldeiras a gasóleo!
BC aquece e arrefece
BC posso ligar a medida que quiser paineis FV’s
Colocado por: DR1982Caldeira a gás apenas aquece e estará sempre refem do preço do gás, se este aumentar acontece como as caldeiras a gasóleo!
Colocado por: DR1982BC aquece e arrefece
Colocado por: euAcho que a tendência será que a energia renovável fique cada vez mais barata, os paineis FV mais eficiente e baratos, as baterias tambem creio que em breve poderão ser consideradas, pelo que sera mais fácil de resolver o problema caso a eletricidade aumente do queno gás, penso eu!
O mesmo pode acontecer com o preço da eletricidade.
Sim, se também existirem necessidades de arrefecimento, a BC é a solução adequada, não há discussão possível.
Aliás, não há qualquer dúvida que a bomba de calor é uma melhor solução que a caldeira a gás, o único problema é o investimento inicial absurdamente elevado. A diferença de custo inicial entre uma bomba de calor e uma caldeira a gás dá para pagar uns 15 anos de gás natural !
Colocado por: DR1982energia renovável fique cada vez mais barata,
Colocado por: rjmpiresQue referia-me no caso de ser ser você a obter a energia renovável, com paineis FV por exemplo
Cada vez temos maior % de energias renováveis na fatura da luz e cada vez pagamos mais por ela.. se fosse por essa razão eu fugia da eletricidade.. mamar é só para alguns!
Colocado por: euAcho que todos concordamos com as vantagens da bomba de calor - o único problema é o custo absurdo!
Colocado por: rjmpires
Cada vez temos maior % de energias renováveis na fatura da luz e cada vez pagamos mais por ela.. se fosse por essa razão eu fugia da eletricidade.. mamar é só para alguns!
Colocado por: M.....Basta reduzir meia dúzia de metros a uma sala.......
Colocado por: eu
Também pode reduzir essa meia dúzia de metros e não comprar a bomba de calor. Ainda poupa mais.
Colocado por: M.....É como aqueles que não têm euros para um T1, mas querem comprar o estádio da luz
Colocado por: M.....Exatamente , o melhor ainda é o cobertor .....
Colocado por: NPRP.. A mim não me assusta acartar com lenha e limpar cinzas... posso bem começar como fonte de calor inicial a caldeira dando apoio ao rc a água (aquecimento central). As AQS, trato-as à parte. Se no futuro, o consumo exceder as expectativas ou as minhas necessidades de arrefecimento aumentarem, substituo a caldeira a gás pela bomba de calor. Todo o resto do investimento/ infra-estrutural já lá está de início. Para já e no meu caso , parece-me a solução mais equilibrada.