Colocado por: eu
Pode reduzir a área e ter PRH na mesma, sem bomba de calor.
Colocado por: NPRPSe no futuro, o consumo exceder as expectativas ou as minhas necessidades de arrefecimento aumentarem, substituo a caldeira a gás pela bomba de calor.
Colocado por: eu
Exatamente!
Se tiver que substituir a caldeira, pouco perde nessa operação.
Colocado por: M.....pois pode eu quero é ver o mesmos dados aqui da solução a gás compatível com a que o ptuga entre outros publicam , até la vale o que vale ....
Colocado por: M.....mais uma vez mostre la essas contas para percebermos isso ...
Colocado por: DR1982A desvantagem dessa sua solução, é que se vier a ter as tais necessidades de arrefecimento e investir em BC passa a ter em casa BC, recuperador de calor a água e caldeira a gas!
Colocado por: NPRP
É um risco...mas a caldeira era substituída pela BC
O resto está lá e não perde utilidade.
Colocado por: eu
O custo do KWh da eletricidade e do gás natural são conhecidos. A eficiência das bombas de calor e das caldeiras a gás natural também.
Se fizer as contas, vai ver que não há nada de milagroso nos consumos do PRH com gás natural.
Colocado por: NPRP
Ou até não, 4 ac,s para os quartos e resolvido está o problema.
Colocado por: M.....Eu quero é soluções reais
Colocado por: M.....apresentei uma pessoa com gás a gastar 400 euros mês e a casa é nova e na outra é um apartamento com radiadores e com algum cuidado na parte térmica.
Colocado por: rjmpiresTambém há bombas a gastar 400€ em eletricidade para o PRH, você não disse foi o tamanho da casa 😁
Colocado por: eu
Eu tenho PRH a gás natural e estou farto de apresentar aqui os consumos reais.
Com piso radiante? A gás natural?
Colocado por: M.....Esta farto de os defender ....
Colocado por: eu
O que quer dizer exatamente com isto?
Que estou a mentir? Olhe, fique bem que consigo não quero mais conversa.
Colocado por: NPRPEu li a coisa na diagonal e ate me pode estar a escapar algo, nao percebo nada disto e ate posso estar a dizer algum disparate, mas pelo que percebi se colocar agora recuperador de calor e caldeira vai ter de colocar um depósito de inércia certo?
É um risco...mas a caldeira era substituída pela BC
O resto está lá e não perde utilidade.
Colocado por: DR1982Mesmo com lenha de borla quanto tempo Demora a amortizar o custo do recuperador de calor a agua?
Colocado por: euPor isso é que eu defendo que por vezes a solução mais economica é a mais simples, se nao precisa de arrefecimento e a ter em conta os consumos que você diz, caldeira a gás Caso precise de arrefecimento BC!
Eu também sou de opinião que, considerando os baixos custos do aquecimento com gás natural ou melhor ainda com a BC,não vale a pena investir no recuperador de calor.