Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: MikeMelga

    Sistemas proprietários....nunca.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mort3santa

    Também vendem um interface para sistemas knx, caso seja esse o meu desejo. Quanto ao facto de ser um sistema proprietário, eu tenho uma boa relação com dois dos representantes da marca em Portugal, tenho bastante facilidade de obter updates de software, etc etc.


    https://www.inim.biz/en/antintrusion/gateway-knx/igknx100?
  2.  # 82

    FaXuva,

    Que app é essa que tem no tablet?
  3.  # 83

    Colocado por: MikeMelgaQuem prefere tecnologia wireless sobre cabo...

    E porque não? Tenho sistema sem qualquer falhas a funcionar faz 3 anos. A vantagem é que gastei 1/10 do preço e não foram necessárias obras. Só isso não parece vantajoso em relação ao KNX? Já para não falar que tenho flexibilidade tanto em futuras integrações (carros elétricos, frigoríficos, e tantos outros que estão a ser desenvolvidos) como nas automações/parametrização do sistema.
    Se empresas bilionárias como a Google e Amazon decidiram apostar neste mercado (e não defendo estas marcas, até porque odeio clouds) por alguma razão foi. Os novos protocolos de comunicação são excelentes e funcionam cada vez melhor. Imagino quando chegar o 5G em força...
  4.  # 84

    Colocado por: AfonsoFF
    E porque não? Tenho sistema sem qualquer falhas a funcionar faz 3 anos. A vantagem é que gastei 1/10 do preço e não foram necessárias obras. Só isso não parece vantajoso em relação ao KNX? Já para não falar que tenho flexibilidade tanto em futuras integrações (carros elétricos, frigoríficos, e tantos outros que estão a ser desenvolvidos) como nas automações/parametrização do sistema.
    Se empresas bilionárias como a Google e Amazon decidiram apostar neste mercado (e não defendo estas marcas, até porque odeio clouds) por alguma razão foi. Os novos protocolos de comunicação são excelentes e funcionam cada vez melhor. Imagino quando chegar o 5G em força...

    Eu tb sempre preferi sistemas cableados..no entanto feedbacks positivos como o teu fazem-me pensar.
  5.  # 85

    Colocado por: AfonsoFFE porque não?


    Quem lhe disser que a fiabilidade de um sistema wireless é igual ao de um sistema cablado é um aldrabão.

    Eu optei por KNX porque andei MESES a estudar o que de melhor haveria para colocar em minha casa. Instalei-o eu sem precisar da ajuda de ninguém. Em 6 anos que estou lá a morar...não falhou UMA ÚNICA VEZ! UMA!

    Também tenho Sonoff's, dispositivos Mijia da Xiaomi (inclusivé camaras) e ESP's com firmware Tasmota. É o material que eu uso para brincar. Fiz uma churrasqueira nas traseiras de casa e são os sonoff's que estão a comandar aquilo. Se funcionam? Funcionam. Se já me falharam? Já, e só fiz a churrasqueira no ano passado.

    É tudo muito bonito mas quando comparamos a qualidade de um e de outro... percebemos logo a diferença de preço. Quando comparamos o custo por actuador de 18-20€ do KNX com os 5-6€ dos sonoff's e afins não podemos achar os sonoffs barato: estão ao preço justo para a qualidade e fiabilidade que têm.

    E não comparem fazer uma casa de raíz com alterações a posteriori. É lógico que fica muito mais barato estas brincadeiras wireless do que entubar as paredes todas. E contra isso nada. Agora ler e ver pessoas optar por estas brincadeiras para uma casa nova em que vão gastar centenas de milhares de euros... isso é que não.


    Eu também gosto muito de brincar. Sou um 'nerd' oficial. E sim, ando em cima de todas as tecnologias recentes. Tal como o FaXuva, comprei 3 Google Nests e 2 Smart Displays da Lenovo com o Google Assistant na última black friday. Os nests ficaram-me a 19€ e os smart displays a 70.
    Ao contrário do FaXuva, tenho a facilidade de ter KNX e, por ser o protocolo que é e mundialmente estabelecido, só precisei de instalar um softwarezito, configurar o dispositivos no Google Home e de imediato comecei a controlar por voz toda a minha casa.
    É bonito? É. É fiável? Não. O reconhecimento por voz, apesar de ter evoluido muito, ainda não é (e acho que nunca será) 100% fiável. Montes de vezes que digo 'desligar as luzes' ele percebe 'ligar as luzes' e isto quando não percebe algo completamente diferente.
    É prático? É, como complemento. Eu, por exemplo, digo "boa noite" ao meu smart display que tenho na mesinha de cabeceira do quarto quando vou dormir e ele apaga-me as luzes todas e liga-me o alarme nocturno.

    Também, como o FaXuva, tenho o meu sistema de rega ligado ao KNX há 6 anos. Não preciso de programador horário convencional porque defino os horários no KNX. Como tenho estação metereologica, sei quando chove e quanto chove e só rego quando necessário.

    Isto tudo porquê? Porque tenho a base que preciso: o KNX. Podem inventar um sistema de controle de domótica através de gases que eu tenho a certeza que, logo que isso aconteça, haverá logo de seguida uma ponte entre o KNX e esse sistema.

    Eu louvo as pessoas como o FaXuva que se desenrascam e com pouco ou algum material satisfazem as suas necessidades.

    Agora daí até me dizerem que isto é o suprasumo dos sistemas e nunca falha...é que não.

    Porque eu tenho-os e sei PRECISAMENTE quando falham:

    - Falham quando não há net
    - Falham muitas vezes quando há actualizações de firmware
    - Falham quando acabam as pilhas (que é normal, mas falham)
    - Falham quando perdem comunicação com a gateway/router
    - Falham muitas vezes quando ficam 'baralhados' e têm de ser reiniciados

    e, numa casa, uma falha por mês (que seja) já é muito.
    Concordam com este comentário: Nortenho, Heldervcd, Easidomo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mort3santa, Easidomo
  6.  # 86

    Colocado por: MikeMelgaPorque eu tenho-os e sei PRECISAMENTE quando falham:

    - Falham quando não há net
    - Falham muitas vezes quando há actualizações de firmware
    - Falham quando acabam as pilhas (que é normal, mas falham)
    - Falham quando perdem comunicação com a gateway/router
    - Falham muitas vezes quando ficam 'baralhados' e têm de ser reiniciados

    Eu só tenho pena que conheça o KNX e, pelos vistos, não conheça outros sistemas. Eu nunca disse que o KNX era mau, e tão pouco disse que o KNX não era fiável, apenas disse que não optaria por ele pois o KNX, NA MINHA OPINIÃO, está condenado.
    Alias, eu não me recordo de ter dito que sistemas não cablados eram o suprasumo dos sistemas... Mas já que leva a minha opinião tão a peito, deixe-me dizer-lhe que como também os tenho sei PRECISAMENTE que:
    - Não me falham quando não há net
    - Não me falham quando há actualizações de software ou firmware
    - Não me falham quando perdem comunicação com gateway (porque nem utilizo)
    - Não me falham por ficar "baralhados"(?)
    - E sim, falham apenas os sensores que tenho, de 3 em 3 anos, para trocar a pilha (onde recebo notificações de aviso 2 semanas antes).

    Programa no KNX o horário de rega e vê se chove? Ora aí está a pouca flexibilidade que referi. Com algumas novas integrações, poderia nem ter de programar horas de rega... Defina horários que não queira a rega ligada, e o sistema encarrega-se de perceber quando e se realmente necessita de regar. É só um exemplo, mas não se atire para cima de mim, mais uma vez refiro que é só a minha opinião ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed
  7.  # 87

    Colocado por: slicerFaXuva,

    Que app é essa que tem no tablet?

    Para controlar o quê ?
  8.  # 88

    Colocado por: MikeMelga


    Tal como o FaXuva, comprei 3 Google Nests e 2 Smart Displays da Lenovo com o Google Assistant na última black friday. Os nests ficaram-me a 19€ e os smart displays a 70.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mort3santa


    Tive para mandar vir esses Lenovo, que tal são ?
    • brunoa
    • 27 janeiro 2020 editado

     # 89

    Colocado por: AfonsoFF

    Programa no KNX o horário de rega e vê se chove? Ora aí está a pouca flexibilidade que referi. Com algumas novas integrações, poderia nem ter de programar horas de rega... Defina horários que não queira a rega ligada, e o sistema encarrega-se de perceber quando e se realmente necessita de regar. É só um exemplo, mas não se atire para cima de mim, mais uma vez refiro que é só a minha opinião ;)


    Acho que interpretou mal. O mikemelga referiu que o sistema verifica se chove ou não de forma automática e adequa o sistema de rega a essa situação. Fazer esse controlo de forma inteligente é a rotina do KNX 😀
  9.  # 90

    KNX ou sistemas sem fios? Cada um que opte por aquele que considere a melhor relação qualidade/utilidade/preço. Para mim, numa casa nova só pensaria (e pensei) em KNX. Mas eu sou daqueles que não pretendo nunca que a minha casa seja controlada por nada ligado ao universo Google, Xiaomi ou afins. Não confio minimamente em sistemas permanentemente ligados à rede.
    Concordam com este comentário: Engi, Heldervcd
  10.  # 91

    Uns preferem ter dinheiro no bolso, outros preferem ter a privacidade dos seus dados, uns preferem comunicação por cabo, outros wireless.

    Enquanto houver dinheiro e escolha eu não me importo
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AfonsoFF
  11.  # 92

    Colocado por: FaXuva
    Para controlar o quê ?


    Imagem #66. A app com o painel integrado de controlo + cameras.
  12.  # 93

    Colocado por: slicer

    Imagem #66. A app com o painel integrado de controlo + cameras.


    Boas,

    A imagem é algo que pretendo fazer ainda. No entanto penso que a maior parte do pessoal usa a APP tiles para criar aqueles painéis. Eu ainda estou em fase de ter as cameras flashadas de forma a aceder por http.
  13.  # 94

    Colocado por: brunoa. Mas eu sou daqueles que não pretendo nunca que a minha casa seja controlada por nada ligado ao universo Google, Xiaomi ou afins. Não confio minimamente em sistemas permanentemente ligados à rede.


    Respeito esse opinião.

    Eu por mim não me chateio nada, até fico descansado, por exemplo à xiaomi, se alguem tentar aceder sei que os chineses estão lá na terra deles a controlar tudo :) pouco me importa que vejam as imagens das minhas câmeras. Se a Google souber todas as minhas preferências tbm não me chateia, de certeza que não me vão fazer gastar dinheiro ou mudar os meus gostos, até podem influenciar, mas não é isso que o marketing faz no dia a dia na TV,rádio, imprensa ? :)

    Quanto a essas questões de privacidade, como disse, respeito, mas não convém esquecer que tudo o que escrevemos passa pelos modems/routers, temos garantia que a Huawei não sabe já todas as nossas pw ? :) Quantos não acederam já a dados confidenciais seus utilizando uma rede WiFi alheia ? Quantos desses usa uma VPN privada, como acredito que seja o seu caso, e é o meu, ?

    Como disse, não me chateia com isso, quando eles realmente quiserem saber isso tudo sobre mim eles sabem :)
  14.  # 95

    Colocado por: FaXuvaTive para mandar vir esses Lenovo, que tal são ?


    Eu comprei o de 8". É fabuloso. Tem pormenores de classe: detecta, pela luminosidade, quando é altura de dormir e passa ao modo 'despertador de cabeceira', entre outros :)
    O único senão é não ter (ainda) suporte para português. Se bem que os nests... português do brasil e nada, é quase a mesma coisa.
  15.  # 96

    Colocado por: FaXuvaEu por mim não me chateio nada, até fico descansado

    Entendo e respeito. Sim, a verdade é que somos mais "1 num milhão", provavelmente ninguém nunca acederá diretamente aos dados e apenas serão utilizados como estatísticas. Mas ainda assim, não consigo sentir-me relaxado com uma câmara apontada para mim, a trabalhar em clouds chinesas ou outras quaisquer. De qualquer modo, fujo também de todas as clouds porque as mesmas podem ficar down, falhar após atualizações e dependem da internet para funcionar. Apesar da instalação ser "sem fios" não é necessariamente obrigatório que se utilize as clouds dos fabricantes... mas dá um pouco mais trabalho. Mas com isso temos certeza que tudo funciona, mesmo sem internet.
  16.  # 97

    Colocado por: AfonsoFF
    Entendo e respeito. Sim, a verdade é que somos mais "1 num milhão", provavelmente ninguém nunca acederá diretamente aos dados e apenas serão utilizados como estatísticas. Mas ainda assim, não consigo sentir-me relaxado com uma câmara apontada para mim, a trabalhar em clouds chinesas ou outras quaisquer. De qualquer modo, fujo também de todas as clouds porque as mesmas podem ficar down, falhar após atualizações e dependem da internet para funcionar. Apesar da instalação ser "sem fios" não é necessariamente obrigatório que se utilize as clouds dos fabricantes... mas dá um pouco mais trabalho. Mas com isso temos certeza que tudo funciona, mesmo sem internet.

    Há opções que podem funcionar com cloud ou apenas em rede interna sem grande chatice e custam uma ínfima parte de uma instalação KNX e são igualmente seguras.
    Concordam com este comentário: SMBS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AfonsoFF
  17.  # 98

    Colocado por: rjmpiresHá opções que podem funcionar com cloud ou apenas em rede interna sem grande chatice e custam uma ínfima parte de uma instalação KNX e são igualmente seguras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AfonsoFF

    Precisamente :)
    • Engi
    • 28 janeiro 2020 editado

     # 99

    Da parte que me toca vou sempre preferir sistemas cablados, quando possível escolher.
    Partilho algumas razões, pode ajudar a tirar dúvidas:

    - Conecção por cabo é práticamente instantânea. Ao passo que ligação ou recuperação de "sleep"/"hibernate" em dispositivos WiFi demora tempo a estabelecer.
    - É certo que WiFi, e outras EMF's causam impacto na nossa biologia. Mas não existe, tanto quanto sei, pesquisas certificadas pela OMS que relacionem p.e. cancro com WiFi. No entanto a mesma diz ser "possibly carcinogenic to humans". Não vou esperar para descobrir.
    - WiFi é mais susceptível a ataques de rede. Cabo/routing estão dentro do domínio privado.
    - Do ponto de vista de infraestrutura, WiFi é mais susceptível a ruído, pelo que os débitos variam muito, e as latências também. Ethernet/IP/KNX garante o topo que o cabo certificar (Cat6/7 no ethernet p.e.)
    - WiFi gasta mais energia na transmissão de dados, sendo cerca de 60 a 80% menos eficiente. Isto deve-se pelos equipamentos e à necessidade que o WiFi tem de retransmitir dados para garantir entregas, integridade nos pacotes, e pela necessidade de overhead nos dados.
    - Naturalmente que, se considerar acesso à internet ou transmissão de dados "pesados" como streams de videovigilancia, vence cabo ethernet + PoE pelos débitos e simplicidade de instalação.

    P.S: Pesquisei de novo pelo tópico de WiFi e saúde... Deparei-me com este estudo científico submetido à ScienceDirect em 2017 e aprovado em 2018: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0013935118300355
    Concordam com este comentário: skypt
  18.  # 100

    Colocado por: mort3santaTambém vendem um interface para sistemas knx, caso seja esse o meu desejo. Quanto ao facto de ser um sistema proprietário, eu tenho uma boa relação com dois dos representantes da marca em Portugal, tenho bastante facilidade de obter updates de software, etc etc.


    https://www.inim.biz/en/antintrusion/gateway-knx/igknx100?


    mort3santa,

    Estamos a falar de coisas diferentes. Isso, pelo que vi, é um sistema anti-intrusão que tem, como todos os sistemas modernos decentes, uma gateway para interligação com o KNX. Contra isso nada. Se você conhece a marca e recomenda... força nisso.
    Agora não ponha é o alarme a controlar a iluminação e funcionalidades da casa, da mesma maneira que não se aconselham alarmes 100%
    KNX :)
    Concordam com este comentário: mort3santa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mort3santa
 
0.0385 seg. NEW