Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: zinna

    O que pode fazer é antes de pedir licença para obras, pedir agua e luz para terreno de cultivo, a luz e agua ficam mais baratas e não tem o azar de passar o prazo da licença de obras..
    Se pedir empréstimo, precisa da licença de habitação para entregar ao banco.

    Vai haver necessidade de recorrer à banca, não existem capitais próprios suficientes para tamanha empreitada..
  2.  # 222

    Ora bem, segundo fui informado pelo gabinete de arquitectura aqui o “modus operandis” é este: O Eng. Responsável pelo Projecto das obras públicas terá de, em função do levantamento e estudo das actuais infra-estruturas existentes no local, fazer um mapa previsional das intervenções necessárias e custo total associado ao mesmo.
    De seguida, juntamente com o dono de obra, colocar o caso sob análise às Águas de Gaia (entidade camarária) e ao Fiscal da Câmara responsável pela zona em questão no sentido de se chegar ao melhor acordo possível e o menos penalizador possível ao dono de obra.
    Reforço, toda a zona envolvente já está “pré-desenhada” no PDM da câmara, ou seja, tamanho da rua, alinhamentos, baia de estacionamento, árvores inclusive já existem no boneco desenhado, por isso tenho a expectativa que a solução não seja tão penalizadora quanto de início se possa pensar..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  3.  # 223

    Colocado por: zinna

    O que pode fazer é antes de pedir licença para obras, pedir agua e luz para terreno de cultivo, a luz e agua ficam mais baratas e não tem o azar de passar o prazo da licença de obras..
    Se pedir empréstimo, precisa da licença de habitação para entregar ao banco.
    isso foi noutros tempos, agora tem que ter actividade agrícola activa.
    Concordam com este comentário: Pajovaz
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
    • NPRP
    • 17 julho 2020

     # 224

    Colocado por: P_LopezCaro NPRP,

    Tenho estado atento ao tópico, mas não tendo nada a acrescentar de valor, não participei até agora. E apenas participo, com uma questão:

    No alvará do seu lote, qual é o limite da área bruta de construção para habitação?

    Apenas porque estou com um lote limitado a 218m2 e gostava de ter ideia de até que ponto a área que tenho é comparável (ou não) com a sua. Na minha ignorância estava convencido de que podia mesmo ter os 218m2 de área interior útil pavimentada, mas entretanto vim a descobrir que é preciso incluir paredes (interiores e exteriores) nesses limites e que só para isso vão cerca de 50m2.

    Ou seja, parece-me que a minha casa ficará sempre mais pequena que a sua, mas queria confirmar e saber até que ponto através desse dado.

    Obrigado e tudo de bom no seu projecto e construção.

    -

    @P_Lopez, desculpe só responder agora à sua pergunta. Ora segundo o projecto de arquitectura aprovado, temos:
    Área total do terreno: 559 m2
    Área de implantação: 223m2
    Área bruta de construção: 208 Rc e 147 piso um igual a 355 m2.
  4.  # 225

    Lamento a situação do pavimento publico. Parece um pequeno pesadelo.

    Quanto à casa, nada poderia dizer quanto à arquitectura. Do um ponto de vista micro, divisão a divisão, tem aspectos que gosto muito, bem como várias zonas de vivência que vão permitir um bom dinamismo e diversidade.

    Eu talvez só tentasse duas pequenas afinações:
    - Na janela da cozinha parece passar um pilar (alinhado com o vértice da IS do piso 1) que tentaria remover de forma a promover uma ligação mais fluída/seamless com o exterior. Até tem a parede onde está o aparador, que poderia esconder as portas da cozinha quando totalmente abertas.

    - Na suite principal, acho que só encerraria o closet se conseguisse ter armário nas duas paredes. Da forma como está, não estou a conseguir perceber a vantagem.

    Já fez alguma simulação da incidência solar sobre a varanda da suite nas tardes de verão?
    Actualmente tenho sala e cozinha a poente, e mesmo com uma cobertura de 2 metros nas varadas, o sol entraria dentro de casa em força e ficaríamos todos a assar!
    Os quartos a sul parecem estar fixes. Se a varanda tiver pala, protege do sol de verão e deixa entrar o sol de inverno.

    Qual dos filhos vai ficar com o quarto maior? :)
    A nossa mais velha já escolheu o quarto dela... o mano é mais novo... azar! eheh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 226

    Colocado por: pguilhermeLamento a situação do pavimento publico. Parece um pequeno pesadelo.

    Já fizemos ver junto da CMGaia o nosso ponto de vista em processo de “alegações”, há mais ou menos 1 mês. Sei que já andam a analisar o processo. Como dizem os políticos em noite eleitoral, “estou em casa com a família a aguardar com serenidade “... agora mais a sério, estou preocupado, pois é jogo de tripla entre ter de gastar alguma massa, muita massa ou uma fortuna...
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 227

    Colocado por: pguilherme
    Eu talvez só tentasse duas pequenas afinações:
    - Na janela da cozinha parece passar um pilar (alinhado com o vértice da IS do piso 1) que tentaria remover de forma a promover uma ligação mais fluída/seamless com o exterior. Até tem a parede onde está o aparador, que poderia esconder as portas da cozinha quando totalmente abertas.

    - Na suite principal, acho que só encerraria o closet se conseguisse ter armário nas duas paredes. Da forma como está, não estou a conseguir perceber a vantagem.

    Quanto ao pilar da cozinha, o seu input é excelente, obrigado. Temo algumas reticências pela importância do mesmo, mas é ponto assente que o irei abordar com o Eng. que fará o projecto de estrutura.
    Relativamente à suite principal, a solução de proposta e aprovada na realidade nunca acabou de me convencer, pois o closet (exigência da patroa) foi colocado pareceu-me um pouco ao estilo do “bota para lá”... ora o que penso fazer é alterar em obra para uma coisa do género:
      8F052343-C536-4CE2-8F7D-B3D9A0FAE376.jpeg
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 228

    Colocado por: pguilherme
    Já fez alguma simulação da incidência solar sobre a varanda da suite nas tardes de verão?
    Actualmente tenho sala e cozinha a poente, e mesmo com uma cobertura de 2 metros nas varadas, o sol entraria dentro de casa em força e ficaríamos todos a assar!
    Os quartos a sul parecem estar fixes. Se a varanda tiver pala, protege do sol de verão e deixa entrar o sol de inverno.

    Qual dos filhos vai ficar com o quarto maior? :)
    A nossa mais velha já escolheu o quarto dela... o mano é mais novo... azar! eheh.

    A suite é de facto a que mais preocupa em termos de sol a bater no vão pois em pleno verão e a poente não há palas que protejam e é o que vai acontecer.
    Esta divisão em particular vai ser sujeita a uma escolha o mais criteriosa possível ao nível dos vidros mas também já vai ter a ajuda de estores com uma Domótica básica que os feche no verão e os tenha completamente abertos no inverno pois aqui as vantagens já são outras quanto à ajuda no aquecimento.
    Quanto à questão dos quartos a sul, sim, terá pala ou uns “ripados”.. por fim, relativamente à escolha dos quartos, é certinho que o mais velho vai querer ficar com o maior pois não só está mais longe dos pais como está mais perto do wc para quando chegar a casa já meio torcido às 6AM... 😂
  5.  # 229

    Talvez só faça sentido tentar mover o pilar se estiver inclinado para uma janela grande que se possa abrir totalmente.
    Caso contrário talvez nÃo justifique.
    Actualmente tem 3 "folhas" mas so pode abrir uma. Poder ter uma abertura maior pode ser interessante, ou nao ter importância, dependendo da vivência.

    Na suite um sistema desses parece ser vital para não correr o risco de chegar ao quarto para dormir e ainda estar um forno por ter levado com o sol a tarde toda.

    Vi o ripado na maquete, muito fixe!

    Ah já tem idade para essas andanças. Medo, eu tento nem pensar nisso! lol
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 230

    Colocado por: pguilhermeTalvez só faça sentido tentar mover o pilar se estiver inclinado para uma janela grande que se possa abrir totalmente.
    Caso contrário talvez nÃo justifique.
    Actualmente tem 3 "folhas" mas so pode abrir uma. Poder ter uma abertura maior pode ser interessante, ou nao ter importância, dependendo da vivência.

    Se puder abdicar daquele Pilar e passar a ter 3 folhas (podendo abrir duas; não estou à partida disponív€€l para a solução de esconder a abertura na lateral da parede) não vou deixar escapar a oportunidade.
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 231

    Colocado por: pguilherme
    Ah já tem idade para essas andanças. Medo, eu tento nem pensar nisso! lol

    Não... 😀.. ainda não tem idade para essas andanças, ainda só conta 10. Mas é daqueles bem temperados, não vai querer perder pitada do que lhe aparecer pela frente... acho que a piscina e o churrasco vão ser um bom motivo para o “puxar” mais para casa, assim sempre vamos conhecendo as amizades e “avaliando” as companhias... 😉
    Concordam com este comentário: pguilherme
  6.  # 232

    Eheh completamente! Também espero obter o mesmo efeito quando chegar a altura, eheh.

    Quanto à janela, 3 folhas com 3 calhas já permite ter duas abertas, o que já torna a passagem mais desafogada.

    Também vou entrar numa altura de ver as soluções/abordagens a nível de caixilharia e há muito para explorar
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 233

    Colocado por: pguilhermeTambém vou entrar numa altura de ver as soluções/abordagens a nível de caixilharia e há muito para explorar

    Então não há?!? Explorar e ser explorado!! Caixilharias e vidros vai do€r !! 🤕
  7.  # 234

    Sem dúvida!
    E para agravar, o arquitecto mostrou-me umas soluções espectaculares, que agora estou a ter dificuldade em desligar...
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 235

    Colocado por: pguilhermeSem dúvida!
    E para agravar, o arquitecto mostrou-me umas soluções espectaculares, que agora estou a ter dificuldade em desligar...

    Pois, mas às vezes é preciso isso mesmo... ter a capacidade de conseguir “desligar” e fugir da mulher e do Pinterest.. epaaa, há coisas espectaculares de facto, mas o processo do “já agora mais isto..” pode levar a obra para valores incalculáveis.. isolamentos, caixilharias, vidros, guardas, cozinha, PRH, soalhos.. é sempre a somar logo por vezes vai ser preciso tomar decisões razoáveis sem comprometer a qualidade final... 🧐
  8.  # 236

    Sem dúvida! Há que tomar decisões equilibradas (ou pelo menos tentar!)

    Há "detalhes" que, por ignorância, ainda me escapam, tal como o soalho/flutuante/cerâmicas e outros. Aparentemente uns são mais nobres do que outros, mas não sei se visualmente as diferenças conseguirão ser apreciados por leigos ou não. Estou na esperança que me digam o que é mais adequado ou, pelo menos, que possa optar pelas especificações técnicas e aspecto visual :)

    Já na caixilharia, há coisas que depois de serem vistas, não podem ser "desvistas", eheh. Vamos lá ver como isto corre...

    Mas quanto chegar a altura, talvez abra um tópico com detalhes sobre 3 fases: as ideias e orçamento iniciais, o projecto e orçamento final e por fim, as fotos da obra terminada e do total efectivo da coisa.

    Entre a 1ª e 2ª fase (ainda não terminada) sem dúvida já houve um aumento, tanto de funcionalidades como de orçamento, devido sobretudo às ideias que nos foram apresentadas que agora não queremos prescindir.

    Se durante o PE houverem soluções interessantes, talvez abra um tópico com o desenrrolar dessa parte da obra. Vamos ver!
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 237

    Colocado por: pguilhermeSem dúvida! Há que tomar decisões equilibradas (ou pelo menos tentar!)

    Há "detalhes" que, por ignorância, ainda me escapam, tal como o soalho/flutuante/cerâmicas e outros. Aparentemente uns são mais nobres do que outros, mas não sei se visualmente as diferenças conseguirão ser apreciados por leigos ou não. Estou na esperança que me digam o que é mais adequado ou, pelo menos, que possa optar pelas especificações técnicas e aspecto visual :)

    Já na caixilharia, há coisas que depois de serem vistas, não podem ser "desvistas", eheh. Vamos lá ver como isto corre...

    Mas quanto chegar a altura, talvez abra um tópico com detalhes sobre 3 fases: as ideias e orçamento iniciais, o projecto e orçamento final e por fim, as fotos da obra terminada e do total efectivo da coisa.

    Entre a 1ª e 2ª fase (ainda não terminada) sem dúvida já houve um aumento, tanto de funcionalidades como de orçamento, devido sobretudo às ideias que nos foram apresentadas que agora não queremos prescindir.

    Se durante o PE houverem soluções interessantes, talvez abra um tópico com o desenrrolar dessa parte da obra. Vamos ver!

    Tudo depende basicamente do trinómio: estética - orçamento disponível - qualidade do material a aplicar.. não há como fugir disto...!
    O bom não é barato.. o barato normalmente é feio... e o BBB, bom, bonito e barato simplesmente não existe... como exemplo de pavimentos, há cerâmica de 10€ a 50€/m2 da mesma dimensão, há laminados a 10€/m2 e há soalho bom se madeiras nobres a 60 e a 100€/m2 e até mais... só na compra do material.. depois ainda há as aplicações disto tudo dos 10€/m2 até aos 50€/m2... e mais, muito mais até... ora isto tudo a multiplicar por 200 ou 300m2, como dizia o outro...”é só fazer as contas”..🧐
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 238

    Por isso como se diz na minha terra.. olho listo e pé ligeiro..sempre alerta. E mesmo assim sabe Deus...
  9.  # 239

    Há situações em que podemos escolher entre bom, barato e rápido. Agora para a casa, rápido não é nada, por isso sai da equação, mas temos a questão do ser bonito... vai ser bonito vai, eheh :)

    Pavimentos: há cerâmicas fixes, sem dúvida, embora goste mais de madeira e também é fixe ser uma má condutora térmica.... a não ser que haja PRH, que já me estraga o arranjinho. Deve haver cerâmica a imitar textura de madeira, mas se ficar farsola, talvez prefira assumir cerâmica e explorar outra solução. Ainda não cheguei lá.

    Entre flutuante, soalho e laminados, etc, tb ainda não estudei nada disso.
    Não sei é se, a partir de certo patamar, passa a ser algo mais para exibir do que para viver. De qualquer modo, não é algo que se possa perguntar.
  10.  # 240

    Colocado por: pguilhermetambém é fixe ser uma má condutora térmica.... a não ser que haja PRH, que já me estraga o arranjinho
    pode desenvolver o porquê destas 2 observações tão contraditorias??
 
0.0569 seg. NEW