Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    Colocado por: jorgealvespode desenvolver o porquê destas 2 observações tão contraditorias??


    jorgealves como profissional é que nos poderá elucidar a todos
  2.  # 242

    Colocado por: pguilherme

    jorgealves como profissional é que nos poderá elucidar a todos
    você fez aquele comentário que não percebo e pede-me que eu explique o seu comentario?!?!?

    só queria saber o porquê da existência do prh com madeira lhe estragar o "arranjinho"?

    ps: mau condutor é bastante diferente de mau isolante termico ou estará a assumir que é a mesma coisa?
  3.  # 243

    Colocado por: jorgealvesvocê fez aquele comentário que não percebo

    Tanto que percebeu, que até achou contraditório. O que achou contraditório, concretamente?


    Colocado por: jorgealvesmau condutor é bastante diferente de mau isolante

    A linguagem é dúbia.
    Condutividade e isolamento são opostos, logo são "bastante diferentes". Entre "bom" e "mau" há um gradiente.

    Mas estamos a andar em círculos: o que é melhor para PRH? Ou se preferir, quais as condicionantes que temos de observar para um sistema eficiente de PRH?
  4.  # 244

    Colocado por: pguilhermeTanto que percebeu, que até achou contraditório. O que achou contraditório, concretamente?


    Colocado por: pguilhermeA linguagem é dúbia.


    Colocado por: pguilhermeo que é melhor para PRH? Ou se preferir, quais as condicionantes que temos de observar para um sistema eficiente de PRH?
    as condicionantes têm mais a ver com a envolvente do imóvel e com a maior condutibilidade térmica do conjunto PRH+revestimento final, pelo que a madeira é somente uma das muitas possibilidades.

    Colocado por: jorgealvessó queria saber o porquê da existência do prh com madeira lhe estragar o "arranjinho"?
    maior preço? menor hipotese de escolha? maior problema arranjar mão de obra especializada?outros factores?
  5.  # 245

    Colocado por: jorgealvesmadeira é somente uma das muitas possibilidades.

    Isto.
    O comportamento térmico da madeira é igual a qualquer outro tipo de revestimento? Óbvio que não. Sendo diferente, o resultado será favorável ou não, consoante a comparação.
    Não estou a perceber a dúvida.

    Será a madeira o melhor tipo de revestimento para prh? Acredito que não, mas jorgealves pode elucidar-nos sobre isto e se as diferenças são significativas ou desprezáveis.

    PS: não sei se o meu comentário inicial foi claro. Estava a dizer que um pavimento de pouca condutividade térmica é bom e confortável. Já se houver prh, seria melhor que o pavimento tivesse maior condutividade, afinal de contas não queremos isolar o calor debaixo do pavimento! ("calor" como em energia)
    • NPRP
    • 19 julho 2020

     # 246

    Colocado por: pguilherme
    Isto.
    O comportamento térmico da madeira é igual a qualquer outro tipo de revestimento? Óbvio que não. Sendo diferente, o resultado será favorável ou não, consoante a comparação.
    Não estou a perceber a dúvida.

    Será a madeira o melhor tipo de revestimento para prh? Acredito que não, mas jorgealves pode elucidar-nos sobre isto e se as diferenças são significativas ou desprezáveis.

    PS: não sei se o meu comentário inicial foi claro. Estava a dizer que um pavimento de pouca condutividade térmica é bom e confortável. Já se houver prh, seria melhor que o pavimento tivesse maior condutividade, afinal de contas não queremos isolar o calor debaixo do pavimento! ("calor" como em energia)

    Pguilherme, do muito que já li sobre este assunto e do pouco que fiquei a perceber, sai agora o meu resumo:
    1) PRH com laminados flutuantes - é para esquecer;
    2) PRH com soalho maciço ou Estratificado: funciona sempre e bem, sendo o soalho sempre colado à betonilha para melhor performance e cuja resposta variará consoante a inércia do próprio soalho colocado podendo ser mais ou menos rápido consoante as características do soalho;
    3) PRH com cerâmicos - a melhor resposta em tempo e eficiência, perdendo para a sensação de conforto tátil e visual que a Madeira nos transporta sendo que há quem veja nós cerâmicos outras valias estéticas e/ou melhor limpeza/manutenção associada.
    Agora funcionar.. na 2.ª ou 3.ª opção funciona sempre e bem, desde que devidamente instalado e configurado.
    Agora ò Jorge Alves, meta lá um 👍 neste meu comentário sff! 😉
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  6.  # 247

    Pois, tem lógica. O meu primeiro comentário foi neste sentido.

    No soalho, tanto o tipo de madeira como o acabamento (superfície) são determinantes do comportamento térmico. A própria cerâmica também é "isolante", mas certamente não tanto quanto a maior parte das madeiras/acabamentos. Mas aqui as variações já serão entre marcas e modelos, coisa que desconheço por completo.

    Com PRH, obviamente não interessa ter uma camada isolante. Não é pela questão da inércia - que está afecta a outra propriedade dos materiais e que tanto pode ser um aspecto negativo como positivo - mas pela capacidade de transmissão de calor, isto é, a eficiência do sistema.

    Mas se me disserem que a diferença de eficiência de um PRH com soalho e pisos cerâmicos for desprezável, para mim é excelente, que posso escolher sem essa condicionante :)
  7.  # 248

    Colocado por: NPRP1) PRH com laminados flutuantes - é para esquecer;
    engano, em aquecimento funciona como qualquer outro, em arrefecimento fica muito limitado mas se o imóvel tiver poucas necessidades também pode ser o suficiente para garantir um conforto adequado sem recorrer a mais nada e com um incremento NULO de custo inicial.

    Colocado por: pguilhermeNo soalho, tanto o tipo de madeira como o acabamento (superfície) são determinantes do comportamento térmico. A própria cerâmica também é "isolante", mas certamente não tanto quanto a maior parte das madeiras/acabamentos. Mas aqui as variações já serão entre marcas e modelos, coisa que desconheço por completo.
    tal como pensava esta a fazer confusão entre um mau condutor e um mau isolante, que são coisas muito distintas.

    a "pior" condutibilidade termica da madeira é facilmente compensada com o sistema e settings adequados que acabam por quase não fazer diferença no resultado final.
  8.  # 249

    Colocado por: pguilhermeSerá a madeira o melhor tipo de revestimento para prh? Acredito que não
    eu gosto de madeira no ambiente certo, assim como de ceramica ou qualquer outro acabamento, mas são gostos pessoais sobre os quais não me pronuncio, no global a carteira também vai pesar e bastante na equação,

    aos técnicos só lhes compete compatibilizar e implementar as soluções sem interferir nas escolhas de quem efectivamente manda: o dono de obra.
  9.  # 250

    só para esclarecer um pormenor: tenho algumas instalações com flutuante a funcionar em arrefecimento, mas somente é possível derivado a uma multiplicidade de factores e baixas necessidades tendo sempre tempos de resposta algo dilatados em relação ao habitual do sistema que aplico.

    nota2: ao ter um tempo de resposta mais dilatado pela limitação de temperatura traduz-se num consumo menor de energia primaria.
  10.  # 251

    é mais simples dizer resumidamente que para o PRH funcionar tanto pode ser madeira como mosaico. A madeira em termos emocionais ganha ao mosaico mas lá está depende tambem das casas, penso que numa região mais temperada em que haverá mais dias de calor, um mosaico ( desligando claro o PRH) vai tornar a casa "mais fresca" no verão.
    em termos de quartos a madeira ficará sempre bem penso eu.
  11.  # 252

    Colocado por: marco1um mosaico ( desligando claro o PRH) vai tornar a casa "mais fresca" no verão.
    esta a assumir desligar o prh para não ficar com o chão "gelado"?
    mas isso não é de maneira alguma conforto e tanto no caso do calinas como no do ptuga ambos assumiram que tal não se verifica, se não foi isto que queria transmitir as minhas desculpas.
  12.  # 253

    Colocado por: pguilhermenão sei se o meu comentário inicial foi claro. Estava a dizer que um pavimento de pouca condutividade térmica é bom e confortável. Já se houver prh, seria melhor que o pavimento tivesse maior condutividade, afinal de contas não queremos isolar o calor debaixo do pavimento! ("calor" como em energia)
    depende do conjunto PRH+acabamento, se o PRH tiver uma alta inercia termica não vai ser o acabamento que vai interferir em demasia no rendimento ou performance do conjunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica
  13.  # 254

    Jorgealves

    quem falou em gelado??
    não, não é gelado mas mais fresco por assim dizer mesmo que só no aspeto sensorial.
    por exemplo facilmente vê casas no Alentejo em que o pavimento é essencialmente em azulejo.

    mas isso não interessa agora, interessa é dizer ás pessoas que o PRH pode funcionar muito bem com a madeira, não é preciso por azulejo para o PRH funcionar bem.
    Concordam com este comentário: nbastos
  14.  # 255

    Colocado por: marco1quem falou em gelado??


    Colocado por: jorgealvesse não foi isto que queria transmitir as minhas desculpas.
  15.  # 256

    Colocado por: marco1interessa é dizer ás pessoas que o PRH pode funcionar muito bem com a madeira, não é preciso por azulejo para o PRH funcionar bem.
    ?!?!?!
    oh marco pelo amor da santa, cada qual que ponha o que quiser.
  16.  # 257

    que falta de paciência Jorge

    até logo.
  17.  # 258

    oh marco funciona com tudo o que se quiser só precisa de ser calculado para ficar dentro do requerido, até já instalei com alcatifa que é muito pior(é só aquecimento)
  18.  # 259

    Colocado por: marco1que falta de paciência Jorge
    desculpe, agora que reli, tá um bocado abrutalhado,
  19.  # 260

    sim foi o que eu disse e tentei explicar de forma direta ao user que funciona bem quer seja madeira quer seja azulejo
    tão simples como isso.

    Colocado por: marco1é mais simples dizer resumidamente que para o PRH funcionar tanto pode ser madeira como mosaico
    Concordam com este comentário: jorgealves
 
0.0699 seg. NEW