Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: manelvcAcho que o skinkx não entendeu bem a ideia do livro...
    O objectivo não é criar uma Bíblia das obras mas sim como criar uma base de conhecimentos para o DO ter uma noção basicamente do que é uma obra, os vários intervenientes e quais os deveres e responsabilidades de cada um.
    Por exemplo, num livro destes não interessa o que é uma bpv, a permeabilidade ao vapor de água, pontos de condensação, etc etc.
    Interessa saber que tenho que contratar um arquiteto para fazer um projecto de arquitectura e engenheiros para as especialidades, que documentos pedir ao empreiteiro etc etc.

    Tomemos como exemplo a FJDMC: o que é que ela precisava de saber para não se ter espetado ao comprido na escolha dos diversos técnicos...
    Concordam com este comentário:zedasilva


    Acho que teria que ficar por tudo o que antecede a execução de obra, seleccionar profissionais, atalhar burocracias, agilizar processos na fase de concurso e selecção de fornecedores. Daí para a frente ou aprofundando mais fica demasiado técnico.

    Para ser viável, teria que ser muito simplificado e simplista, nada de "tecnicalidades".
    Concordam com este comentário: amartins, zedasilva, manelvc
  2.  # 2

    Colocado por: PicaretaJá existem muitos livros para quem quer aprender, e existe este forum que tem cá tudo o que é necessário saber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zedasilva


    Não digo o contrário, só que a informação encontra-se um pouco dispersa e normalmente não está sistematizada, e a linguagem utilizada nem sempre é simples
    Concordam com este comentário: desofiapedro, maria rodrigues
  3.  # 3

    Colocado por: PicaretaJá existem muitos livros para quem quer aprender, e existe este forum que tem cá tudo o que é necessário saber.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zedasilva


    Um livro está sujeito a edição e crítica profissional, este fórum não. Não tem o mesmo valor com informação o que se escreve aqui ou o que vem escrito numa obra editada.
    Concordam com este comentário: zedasilva, desofiapedro
  4.  # 4

    Na minha opinião os DO podem mas não teem que perceber de construção, para isso existem os profissionais do ramo. Agora escolher os corretos é que reside o problema. Como escolher o arquiteto, o empreiteiro o fiscal e por aí fora para construir uma casa com qualidade e a preços compatíveis, que tirem duvidas quando estas existirem,resolvam problemas quando necessário...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  5.  # 5

    Não faço intenções de ser cliente desse livro(pelo menos para já) mas a julgar pela quantidade de pessoas que por aqui aparecem que claramente precisavam do mesmo e muitos mais que não chegam ao fórum mas certamente também agradeciam tal instrumento, parece me uma ideia vencedora.
    Sinceramente acho que se devia focar no mais "básico"(básico é sempre relativo) e caso se faça sentir necessidade avançar para um segundo volume.
    Disse que já escreveu um livro, onde se pode encontrar isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  6.  # 6

    Colocado por: Sérgio KYODisse que já escreveu um livro, onde se pode encontrar isso?

    Não é sobre obras e creio que também já não é comercializado
    Memória: História, arte e fé.
    http://catalogo.cm-aveiro.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1542M941G2590.22974&menu=search&aspect=subtab13&npp=20&ipp=20&spp=20&profile=bma&ri=&index=.GW&term=Mem%C3%B3rias%3A+hist%C3%B3ria%2C+arte+e+f%C3%A9&aspect=subtab13&x=14&y=10

    É um pequeno resumo dos momentos históricos mais significativos dos últimos 400 anos de uma Vila da região centro.
      Livro.JPG
  7.  # 7

    Não se esqueçam é dos meus 5% do dinheiro das vendas hehe
  8.  # 8

    Zé, que ideia fantástica!
    Então, vamos lá! Acho que isso vai ser longo!

    Primeiro, só pra meio mundo não se sentir atacado, acho que seria ideal de reforçar que a ideia do livro não seria substituir profissionais, ou mesmo relevar a importância deles, mas sim, como já li por aqui, dar informação ao DO, então acho que a ideia do dicionário+ palavras chaves para complementar a busca de informação seria muito útil!

    Eu ainda não sou DO e, por esperar ser, iria de certeza comprar esse livro!

    As MINHAS principais dúvidas/dificuldades

    Sobre o terreno :
    Colocado por: zedasilvaPor exemplo neste capitulo, o que acrescentavam?

    PROCURA E SELEÇÃO DE TERRENO
    Saiba o que pode construir na zona
    Topografia
    Composição do solo
    Infraestruturas existentes
    Exposição solar
    Vizinhança
    Valorização futura
    Verifique a documentação


    Os problemas com o terreno, o que pode ser feito para verificar a estrutura do terreno e que tipo de impacto isso pode ter no projeto ( algo sobre o quão "firme" o terreno pode ser para construir as estruturas), no que pode ser feito digo é que tipo de profissional deve ver o estado do terreno e que tipo de estudo pode ser feito ( lembrando, muitas palavras chaves para ajudar quem quer procurar mais informação sobre o assunto!).
    A questão das infra estruturas, o que se tem de verificar e como ( água, esgoto, electricidade e gás por exemplo, algumas dessas infra estrutura estão a vista, outras vão ter de ser criadas pelo DO, o que pode implicar custos acrescidos)

    Sobre a documentação, que tipo de documento se deve pedir sobre o terreno e onde se pode obter mais informações pelo terreno ( é pelo registo da caderneta predial?) depois também sobre a consulta do PDM e que tipo de informação procurar ali!

    Depois de tratar do terreno, passamos para a escolha do arquiteto, porém isso muito subjetivo, carece de uma análise de portfólio e reuniões, enfim, acho que nessa parte poderia ser abordada no livro mas um pouco mais superficial.

    Já com o projeto em mãos ou com o primeiro esboço, vamos discutir os pontos que chama mãos atenção, do meu ponto de vista :

    Estrutura : lajes aligeiradas? Desvao sanitário? O que é e como se podem definir as estruturas? O que ter em atenção? Como se deve fazer o correto isolamento da estrutura para evitar humidades? O que é o geodreno? A tela pitonada ( como falaram ali atrás..) e afins?

    Telhados : tudo depende da arquitectura, mas quais as vantagens e desvantagens? Como isolar é cuidar de um telhado plano vcs um telhado "tradicional"? O que se deve ter em conta para isolar e impermeabilizar cada um?

    Paredes e isolamento : o existe e benefícios entre as soluções ( paredes duplas, etics, itics, etc), os blocos/ tijolos ( térmicos ou não), a espessura das paredes ( o que é mais normal e o mais indicado ( aqui podia ter um desenho de uma parede com todos os tubos lá dentro, só para ter mais impacto!)

    Os vidros e caixilharia : como se procede a escolha dos vidros? Os tipos ( baixo emissivos e afins?) a espessura dos vidros e a caixa de ar, as caixilharias com corte térmico e como aproveitar o máximo dessa característica, o tal do gás argon e a sua utilidade e como pode ser feito o isolamento da caixa dos estores,

    Águas : o que são os tubos e os diferentes tipos, vantagens de cada um, o que se deve fazer para evitar problemas no futuro e boas práticas, por onde deve andar esses tubos e qual é o raio do problema dos sifoes de chão no WC...

    Aquecimento : dicas para escolha de um bom sistema, as principais configurações, o que pode ser pensado como pré instalação e o que pode ser comprado à posterior para não onerar mais a obra ( como pré instalação de AC e deixar a compra das unidades para depois) o que são os tubos de alta temperatura e os de baixa temperatura e o que pode ser feito quanto a isso, e tb sobre o correto isolamento dos tubos.

    Energias renováveis : a escolha da mesma e como se pode procurar sobre isso e o que implica, quais os cuidados a ter com a escolha.

    Pensar no futuro : sei que aqui entra o campo do "já agora", que é muito temido por todos, mas quais as dicas e o que o DO tem de pensar nessa altura de projetos e construção, para que, ainda no papel, se possa implementar a fim de facilitar a vida no futuro, desde pequenas coisas como depósitos para recolha de água da chuva para reaproveitamento, como tubos para passagem de cabos diversos mais largos para receber outros cabos no futuro...este tipo de pensamento!

    Pronto, certeza que vai aparecer mais coisas, mas isso foi mais em modo de brainstorm, atirar ideias para depois ir explorando melhor =)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  9.  # 9

    Mas acho que são tudo coisas importantes para colocar num livro destes. Eu por exemplo não entendo nada de tubos... Seria bom ter uma ideia das opções e vantagens.
  10.  # 10

    Eu comprava esse livro sem pensar muitas vezes.

    Recomendo que use este tipo de forma de angariação de fundos/divulgação do livro em questão.

    https://ppl.com.pt/

    Ainda recentemente ajudei com 25€ para a edição de um livro, com a entrega de um exemplar quando acaba-se a campanha. A dita campanha foi um sucesso e os apoios superaram o pedido inicial para uma nova edição por parte da editora.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021pensem antes em "fabricar" executantes.

    Para isso é necessário formadores.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  12.  # 12

    Por acaso as empresas da área por cá andam-se a queixar de falta de mão de obra, seja ela especializada ou não.
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo06082021acha-se capaz de formar um verdadeiro pedreiro?

    Não!
    Nem tenho vocação para o ensino. Tive várias oportunidades de entrar na área da formação e recusei sempre.
    Contudo, o que mais gozo me dá, é chegar ao fim de uma obra e sentir que consegui passar algum do meu pouco saber mas que tb aprendi muito.
    Eu posso ser o melhor profissional do mundo, se viver fechado no meu mundo não passo de um cagão.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, jorgealves
  14.  # 14

    Colocado por: Anonimo06082021um verdadeiro

    Um verdadeiro profissional é aquele que se está a **** para os títulos.
    O verdadeiro profissional é aquele que gosta de ensinar mas tb de aprender.
    Concordam com este comentário: Flavita, maria rodrigues, jorgealves
  15.  # 15

    Sabe que esse seu síndrome de caliméro a mim não convence.
    Eu licenciei-me com 40 anos, levantei o c ú e não passei a vida amargurado e com raiva dos canudos.
  16.  # 16

    James, permita-me discordar de si... Um DO apenas conseguirá exigir dos profissionais se estiver elucidado. A informação é tudo, seja no mundo da construção, seja noutro qualquer. Quanto mais sei, mais opiniões terei sobre o que quero para a minha obra.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, maria rodrigues
  17.  # 17

    Colocado por: Anonimo06082021mas afinal você quer ensinar a um velhinho pedreiro o quê?

    O tópico é sobre ensinar donos de obra.
    Concordam com este comentário: Flavita, desofiapedro, manelvc, sousa tavares, maria rodrigues
  18.  # 18

    Colocado por: Anonimo06082021responda se conseguir..?

    A si, por exemplo, apesar de ser mais novo que eu, muita coisa.
    O seu trabalho é bom esteticamente. Tecnicamente tb faz muita me...
    A sua cagoniçe e mau feitio é que não permite que ninguém lhe aponte defeitos
  19.  # 19

    James, a ideia do livro é para ajudar o DO, eu não tenho dúvida do seu conhecimento, mas um DO acaba por cair em um mundo desconhecido e é muita informação de uma vez só, se não conseguir ter o mínimo de informação, como ele pode confiar se algo está a ser bem feito ou não? Se ele souber minimamente quais são as boas práticas, pode se precaver para que não seja sempre "tudo o mesmo"!

    Eu entendo a sua bandeira, eu entendo que esta a pregar para os profissionais da arte, para que façam de forma diferente, só que o tema aqui é para aqueles que não trabalham com isso, para aqueles que têm de se armar com o máximo de conhecimento para não serem passados para trás por um profissional sem muita boa vontade de fazer o seu trabalho!

    Ou melhor, considerando que as coisas são cíclicas, os profissionais só melhoram de duas formas : ou são pressionados a melhorar ou são curiosos para melhorar.

    Se um DO souber as boas práticas, não acha que ele vai pressionar para o profissional melhorar?

    Quantas vezes que a malta aqui fala que aprendeu algo em obra ou ensinou algo a alguém em obra!
    Concordam com este comentário: Flavita, desofiapedro
  20.  # 20

    Colocado por: Anonimo06082021ar mais confuso/a.

    pela experiência o que vejo é as pessoas a valorizarem blás blás,


    Quando a informação é bem passada, não há que ficar confuso. Uma pessoa ouve os pros e contras de cada solução e faz as suas escolhas com base em diversos critérios (financeiro, estético, etc.). Cada profissional do ramo recomenda a solução que acha melhor. Mas cabe sempre a quem paga decidir o que quer/pode ter.
    Concordam com este comentário: dryfus, desofiapedro
 
0.0352 seg. NEW