Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: JoelM

o que está a fazer não faz muito sentido, mas também entendo que não esteja por dentro dos termos tenicos.

de qualquer maneira,

Eu percebi bem o meu colega. O arquitecto é que se iludiu com o projecto.
  2.  # 22

Colocado por: antonylemosa culpa disto é do próprio DO que pediu orçamentos sem ter todos os dados reunidos... andou c a carroça à frente dos bois como se diz cá na terra..

Mais um arquitecto que nao quer ver a origem do problema.
  3.  # 23

Colocado por: ****10 mil a mais numa estrutura de uma moradia de 150 m2 é quase mais 1/3 do preço de certeza que essa história está mal contada !

A casa nao tem 150m2. Deve ter mais. A questao é que havia uma forma de fazer o mesmo com menos. E nao foi esse o caminho.
  4.  # 24

Colocado por: Sirruper
    Mais um arquitecto que nao quer ver a origem do problema.
    eu vejo precisamente o que diz, e pelo seu ponto de vista tem razão. agora por partes, se a casa derrapar apenas 10mil no fim de tudo não foi muito. há exemplos bem piores. é de lamentar.
    o que quer dizer com o meu comentário, é que muitos DO querem andar demasiado rápido e dá nisso. nunca se deve pedir orçamentos sem ter os dados todos pois o empreiteiro vai dar um numero sem saber o que está a orçamentar (geralmente é algo do género dos 600€/m2 ou algo semelhante).. só depois das especialidades e de ter um MQ é que se deve pedir orçamentos.. e se quem vai investir for inteligente só submete depois disto tudo. pois ainda vai a tempo de alterar o projecto.
  5.  # 25

Colocado por: ****Nao me diga que essa história começou assim porque normalmente todas começam “ era uma vez ...”

Esta história tem dois meses de obra. Mas já estou a imaginar o meio e o fim.
    Só me arrependo de ter recomendado um profissional que nao respeitou os interesses do cliente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DVilar
  6.  # 26

Colocado por: SirruperSó me arrependo de ter recomendado um profissional que nao respeitou os interesses do cliente.
    percebo isso, é infeliz ter acontecido..
  7.  # 27

Colocado por: antonylemoseu vejo precisamente o que diz, e pelo seu ponto de vista tem razão. agora por partes, se a casa derrapar apenas 10mil no fim de tudo não foi muito. há exemplos bem piores. é de lamentar.
    o que quer dizer com o meu comentário, é que muitos DO querem andar demasiado rápido e dá nisso. nunca se deve pedir orçamentos sem ter os dados todos pois o empreiteiro vai dar um numero sem saber o que está a orçamentar.. só depois das especialidades e de ter um MQ é que se deve pedir orçamentos.. e se quem vai investir for inteligente só submete depois disto tudo. pois ainda vai a tempo de alterar o projecto.

Concordo. Mas nao deveria o arquitecto na execuçao das especialidades evitar soluçoes dispendiosas? Assim nem perdia tempo, nem dinheiro.
  8.  # 28

existe sempre uma forma de fazer o mesmo com menos... se for a pensar assim acaba com um cubo, 1 janela 1x1m em cada compartimento e está feito.

O problema é que existem poucos arquitectos que conseguem fazer arquitectura com pouco.
  9.  # 29

existe sempre uma forma de fazer o mesmo com menos... se for a pensar assim acaba com um cubo, 1 janela 1x1m em cada compartimento e está feito.

O unico interessa é o orçamento?

Já lhe disse antes que ele queria optar por uma caxilharia que ficava o dobro e as ripas de madeira que encareciam a obra. Mas isso evitou a tempo.
  10.  # 30

O unico interessa é o orçamento?

não deve ter percebido porque não se substituem pilares por vigas, uma coisa são pilares outra são vigas.

Eu posso nao ter percebido mas o joel deve ter percebido o que está aqui em causa.
  11.  # 31

Colocado por: SirruperMas nao deveria o arquitecto na execuçao das especialidades evitar soluçoes dispendiosas? Assim nem perdia tempo, nem dinheiro.
    devia haver uma coordenação entre especialidades e arqª, claro. mas o mal aqui é a estratégia dos DO. ninguem nasce sabido, mas gweralmente os DO entregam a arqª assim que estiver pronta, sem que depois possa haver a coordenação com as outras especialidades... a partir desse momento o DO (e o Arqº) perde todo o control sobre o resultado...

O que se entrega nas CM de grosso modo é um esboço. Não tem informação suficiente nem para orçamentar nem para construir. devem ter calma no projecto, coordenar as coisas, perceber o que têm em mão, alterar o que for necessário e só depois pedir orçamentos e entregar na CM...
  12.  # 32

se o que está em causa é diferença de orçamento do empreiteiro antes de ter projecto para depois de ter projecto, é preciso perceber o que que o empreiteiro orçamentou primeiro...

O que não entendo é que "se foi a tempo" de alterar caixilharias e ripados em madeira, porque não alterou também a questão da estrutura.

Porque as ripas basta nao as colocar. E as caixilharias ao inves de as fazer até à laje, alterou e a muito custo. Pq o arquitecto queria a todo o custo convence-lo que a obra ia perder a piada.
    A estrutura foi um nao problema, porque nao era visivel nem o DO percebia que poderia ter feito de forma mais barata.
  13.  # 33

Colocado por: antonylemosdevia haver uma coordenação entre especialidades e arqª, claro. mas o mal aqui é a estratégia dos DO. ninguem nasce sabido, mas gweralmente os DO entregam a arqª assim que estiver pronta, sem que depois possa haver a coordenação com as outras especialidades... a partir desse momento o DO (e o Arqº) perde todo o control sobre o resultado...

O que se entrega nas CM de grosso modo é um esboço. Não tem informação suficiente nem para orçamentar nem para construir.

O meu arquitecto é que adjudicou as especialidades. Eu nao interferi. Se ele fizesse o mesmo, eu tambem levava pela mesma tabela.
  14.  # 34

Colocado por: SirruperA estrutura foi um nao problema, porque nao era visivel nem o DO percebia que poderia ter feito de forma mais barata.
    podia, podia ter esperado pelas especialidades e orçamentado correctamente.

há um ordem que se deve seguir, não se pode saltar etapas e dizer depois que não sabia
  15.  # 35

Colocado por: SirruperO meu arquitecto é que adjudicou as especialidades. Eu nao interferi. Se ele fizesse o mesmo, eu tambem levava pela mesma tabela.
    pois..
  16.  # 36

Mas voçes arquitectos nao percebem que a maior parte dos DO nao percebem nada disto e que a confiança nos arquitectos é 100% cega?
  17.  # 37

Colocado por: Sirruperem que a maior parte dos DO nao percebem nada disto e que a confiança nos arquit
    percebo, mas quando tb há clientes a puxar para que se entregue ontem e que começam a pedir orçamentos com os primeiros dois riscos .... alguns dão para acalmar outros não, querem tudo para ontem. é logico que aconteçam coisas destas (nao estou a dizer que seja o caso)

mas o arqº tb devia conversar com o DO sobre as soluç~ees que está a propor, especialmente quando são soluções que podem inflacionar um orçamento... até pode ser que o DO dê luz verde.. mas mesmo que não dê deve haver essa conversa
    Concordam com este comentário: Sirruper
  18.  # 38

Para voçes a historia está mal contada e a culpa é sempre do cliente que quer a casa de revista.
  19.  # 39

discussão tipica, o (ou a) Sirruper a puxar a conversa para um lado e os arquitectos da casa a puxar para o outro sem ninguem dizer preto no branco que erraram os dois.

errou o DO ao pedir orçamentos sem ter o projecto feito

e errou o arquitecto ao projectar soluções dispendiosas, quando o DO indicou a preocupação com a contenção de custos.

erraram os dois.... irra, porque é tão dificel aos arquitectos da casa reconhecerem que os colegas deles tb erram.
    Concordam com este comentário: riscos, ricat
  20.  # 40

Colocado por: JoelMAinda assim e entre ter um pilar no meio de uma sala, ou fazer estrutura de maneira a que esse pilar não exista ou seja deslocado,
    penso que a questão não é se tem ou não um pilar no meio da sala, mas que o DO tem o direito de saber que soluções estamos a propor e os custo associados.

como não sei nada do projecto que nos falou o Sirruper, por aquilo que nos diz o DO ser surpreendido já em obra com a solução proposta penso que existe o erro dos dois lados. é o meu ponto dde vista.
    Concordam com este comentário: ricat

0.0277 seg. NEW