Colocado por: JoelM
o que está a fazer não faz muito sentido, mas também entendo que não esteja por dentro dos termos tenicos.
de qualquer maneira,
Colocado por: antonylemosa culpa disto é do próprio DO que pediu orçamentos sem ter todos os dados reunidos... andou c a carroça à frente dos bois como se diz cá na terra..
Colocado por: ****10 mil a mais numa estrutura de uma moradia de 150 m2 é quase mais 1/3 do preço de certeza que essa história está mal contada !
Colocado por: Sirrupereu vejo precisamente o que diz, e pelo seu ponto de vista tem razão. agora por partes, se a casa derrapar apenas 10mil no fim de tudo não foi muito. há exemplos bem piores. é de lamentar.
Mais um arquitecto que nao quer ver a origem do problema.
Colocado por: ****Nao me diga que essa história começou assim porque normalmente todas começam “ era uma vez ...”
Colocado por: SirruperSó me arrependo de ter recomendado um profissional que nao respeitou os interesses do cliente.percebo isso, é infeliz ter acontecido..
Colocado por: antonylemoseu vejo precisamente o que diz, e pelo seu ponto de vista tem razão. agora por partes, se a casa derrapar apenas 10mil no fim de tudo não foi muito. há exemplos bem piores. é de lamentar.
o que quer dizer com o meu comentário, é que muitos DO querem andar demasiado rápido e dá nisso. nunca se deve pedir orçamentos sem ter os dados todos pois o empreiteiro vai dar um numero sem saber o que está a orçamentar.. só depois das especialidades e de ter um MQ é que se deve pedir orçamentos.. e se quem vai investir for inteligente só submete depois disto tudo. pois ainda vai a tempo de alterar o projecto.
existe sempre uma forma de fazer o mesmo com menos... se for a pensar assim acaba com um cubo, 1 janela 1x1m em cada compartimento e está feito.
existe sempre uma forma de fazer o mesmo com menos... se for a pensar assim acaba com um cubo, 1 janela 1x1m em cada compartimento e está feito.
O unico interessa é o orçamento?
O unico interessa é o orçamento?
não deve ter percebido porque não se substituem pilares por vigas, uma coisa são pilares outra são vigas.
Colocado por: SirruperMas nao deveria o arquitecto na execuçao das especialidades evitar soluçoes dispendiosas? Assim nem perdia tempo, nem dinheiro.devia haver uma coordenação entre especialidades e arqª, claro. mas o mal aqui é a estratégia dos DO. ninguem nasce sabido, mas gweralmente os DO entregam a arqª assim que estiver pronta, sem que depois possa haver a coordenação com as outras especialidades... a partir desse momento o DO (e o Arqº) perde todo o control sobre o resultado...
se o que está em causa é diferença de orçamento do empreiteiro antes de ter projecto para depois de ter projecto, é preciso perceber o que que o empreiteiro orçamentou primeiro...
O que não entendo é que "se foi a tempo" de alterar caixilharias e ripados em madeira, porque não alterou também a questão da estrutura.
Colocado por: antonylemosdevia haver uma coordenação entre especialidades e arqª, claro. mas o mal aqui é a estratégia dos DO. ninguem nasce sabido, mas gweralmente os DO entregam a arqª assim que estiver pronta, sem que depois possa haver a coordenação com as outras especialidades... a partir desse momento o DO (e o Arqº) perde todo o control sobre o resultado...
O que se entrega nas CM de grosso modo é um esboço. Não tem informação suficiente nem para orçamentar nem para construir.
Colocado por: SirruperA estrutura foi um nao problema, porque nao era visivel nem o DO percebia que poderia ter feito de forma mais barata.podia, podia ter esperado pelas especialidades e orçamentado correctamente.
Colocado por: SirruperO meu arquitecto é que adjudicou as especialidades. Eu nao interferi. Se ele fizesse o mesmo, eu tambem levava pela mesma tabela.pois..
Colocado por: Sirruperem que a maior parte dos DO nao percebem nada disto e que a confiança nos arquitpercebo, mas quando tb há clientes a puxar para que se entregue ontem e que começam a pedir orçamentos com os primeiros dois riscos .... alguns dão para acalmar outros não, querem tudo para ontem. é logico que aconteçam coisas destas (nao estou a dizer que seja o caso)
Colocado por: JoelMAinda assim e entre ter um pilar no meio de uma sala, ou fazer estrutura de maneira a que esse pilar não exista ou seja deslocado,penso que a questão não é se tem ou não um pilar no meio da sala, mas que o DO tem o direito de saber que soluções estamos a propor e os custo associados.