Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Eu não acho que o arquiteto tenha de saber preços, muito menos exatos, mas deve ter uma noção.

O que não acho correto, é "atacarem" o User Sirruper, por o amigo dele pedir orçamentos sem as especialidades feitas! Ele fez muito bem em pedir, pelo menos assim tem uma ideia de em quanto lhe fica a brincadeira. Nem que esse pré orçamento esteja a menos ou a mais 20%, e não tenha QQ valor vinculativo. Sempre é melhor do que ter os projetos aprovados e depois ter orçamentos 50% acima do esperado.
    Concordam com este comentário: jamesponde, silvcar
  2.  # 62

Colocado por: JoelMcontei aqui várias situações de pessoas amigas que me pedem opinião sobre o projecto deles

Aqui está muito claro que sao apenas as pessoas amigas que nao mudam de opinião...
  3.  # 63

A minha experiência, quando me é adjudicada a analise dos projetos, tenho por habito perguntar qual o orçamento do DO e tentar perceber se aquilo que está projetado está dentro desse orçamento.
    Não são raras as vezes em que aviso que o orçamento é muito curto ou até mesmo insuficiente.
    Nem sempre os DO que aceitam esses "reparos"
    Hoje felizmente esse paradigma já começa a mudar,
    Concordam com este comentário: antonylemos
    •  
      Tyrande
    • 19 dezembro 2018 editado

# 64

Colocado por: NTORIONEu não acho que o arquiteto tenha de saber preços, muito menos exatos, mas deve ter uma noção.

Vamos ser mais práticos.

DO entra no vosso gabinete, explica que quer uma casa com 2 pisos, 200m2 de construção, acabamentos assim e assado e cozido e grelhado e que não quer gastar mais de 200k. Enfim.
    Sim senhor - diz você.
    Paga os vossos honorários, e voila, depois de umas reuniõezitas para acertar somente detalhes estéticos, sem nunca levantar a questão de que aquelas opções poderiam levar ao encarecimento da obra, lá surge com o projecto concluído. Chama o DO para levantar o projecto e sai ele porta afora para pedir orçamentos.
    2 meses depois volta o homem irado, com todos os orçamentos acima de 500k.

Você vai dizer: eh pah...olha,pois...os preços tão caros...pois...olhe, fale com a sua Maria e decida se ainda quer avançar com a obra.
    O DO pede-lhe que refaça o projecto.
    - Ai não não! Já lhe entreguei o projecto. Quer outro, paga por ele!

Então quem garante ao DO que o raio do arquiteto não vai elaborar outra casa que não volte a passar largamente o limite? E mesmo assim, se conseguia elaborar um projecto de 200k, porque raio não o fez bem à primeira?
    Troca de arquiteto? Muito bem...e se ele pede ao outro o mesmo e o gajo faz exatamente a mesma coisa? Partindo do preço de uns 10k por projecto, o desgraçado do DO já gastou 20k e não tem um tijolo colocado!

Pois, o arquiteto não estudou preços de mercado, não é empreiteiro, não é vendedor..é arquiteto!
    Em teoria, não é responsável pelos orçamentos apresentados (e não o é).

E moralmente, onde está a responsabilidade de aceitarem e prometerem fazer uma casa a um cliente mantendo (obviamente com pequenas margens de manobra) um orçamento?

Se há DO's que não abdicam de salas de 50m2 e sanitas XPTO e maios o raio que parta "porque não podem viver sem elas", acredito que sim!
    Mas também não me venham dizer que não há arquitetos que gostam de fazer casas para ficarem bem no portfólio, e quem paga é o desgraçado do DO!
    Concordam com este comentário: jamesponde
  4.  # 65

Colocado por: JoelM
    existe sempre uma forma de fazer o mesmo com menos... se for a pensar assim acaba com um cubo, 1 janela 1x1m em cada compartimento e está feito.

O problema dos arquitectos é este.
    Quer uma coisa barata entao leva com o cubo branco. Um dia o meu arquitecto disse-me o mesmo.
    Esta malta nao andou na universidade para fazer cubos brancos sem arquitectura complicada. Porque fazer cubos brancos com arquitectura e contençao não é para qualquer um.
  5.  # 66

Sirruper...
    A maior parte das vezes que há derrapagens de preço, aqui no gabinete, é por os donos de obra não acreditarem no que eu aconselho em termos de contenção de áreas e soluções...
    Sempre mais e mais...

Como é óbvio existe também a outra face.. O deslumbramento pelo cliente dos 3Ds produzidos pelo arquitecto é também muito culpado das derrapagens...
  6.  # 67

Colocado por: JoelM

não sei, nunca trabalhei assim! Eu faço o meu projecto de arquitectura (desenho aprovado pelo cliente), o engenheiro faz a engenharia de maneira a preservar a arquitecto o máximo possível, durante esse processo, quem decide a estrutura é o engenheiro. Se a estrutura dessa solução custa mais 10 ou 20K do que um simples cubo? de certeza que sim, é sempre possível fazer mais barato. Para mim o ponto de equilíbrio é jogar com o orçamento para obter o resultado pretendido e daí a minha questão que ainda não foi respondida se o orçamento total final ficou a cima, a baixo no dentro do pretendido, isso é que seria interessante saber!
    ou n entendeste ou n me fiz entender, o que digo é que o DO tem de saber o que vai ser construido, se vao ser lages X ou Estrutura Y e quais as diferenças entre uma e outra a nivel de preço...nao adianta estarmos a inventar se o DO n tem dinheiro para aquilo. ele até pode aprovar a arquitectura, mas sem saber os custos daquilo que está a aprovar? o erro está aí.
    Concordam com este comentário: NTORION, elnunes
  7.  # 68

Colocado por: NTORIONNão entendo porque é que o DO errou ao pedir orçamento sem a estabilidade feita!!!!
    como orçamenta a estrutura sem saber que estrutura é?
  8.  # 69

Um arquitecto informado, deverá saber quais as condicionantes a nível estrutural e de outras opções de projecto que podem dar azo a disparar custos de obra....

Se quer meter vãos livres de 12m.. vai haver sobrecusto... se quer aplicar caixilharias à face, com grandes envergaduras, e caixilho oculto, via disparar... se vai forrar com madeiras, vai disparar... etc...
    Concordam com este comentário: antonylemos, elnunes
  9.  # 70

E lá vem a velha questão da utilidade do arquiteto... No último congresso da ordem falou-se bastante nisto. E em educação para a arquitetura. Como fazer ver estes estes chicos espertos que, efetivamente, o arquiteto é uma mais valia? Não está fácil... Curioso que na faculdade raramente se ouve falar em preços ou contenção de custos e tudo aquilo que nos ensinam parece não interessar minimamente ao DO... Onde anda a poética?!
  10.  # 71

Colocado por: José BarnabéCurioso que na faculdade raramente se ouve falar em preços ou contenção de custos e tudo aquilo que nos ensinam parece não interessar minimamente ao DO
    na caculdade os DO têm sempre bolsos sem fundo.
    Concordam com este comentário: José Barnabé, zedasilva, elnunes
  11.  # 72

Colocado por: José Barnabétudo aquilo que nos ensinam parece não interessar minimamente ao DO...

Será que são os DO todos estúpidos e ignorantes?
    A poética tem a sua beleza e interesse quando eu a consigo entender/pagar
    Concordam com este comentário: José Barnabé
  12.  # 73

Haja sensibilidade! :)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  13.  # 74

Artigo 12.º Lei 40/2015 de 1 de junho

Deveres dos autores de projetos

b) Adotar as soluções de conceção que melhor sirvam os interesses do dono da obra, expressos no programa preliminar e na apreciação de cada fase do projeto, ao nível estético, funcional e de exequibilidade do projeto e da obra, devendo justificar tecnicamente todas as soluções propostas;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elnunes
  14.  # 75

Regulamento de deontologia

Artigo 8.° Deveres do arquitecto para com o cliente ou empregador
    3. Sempre que o arquitecto tenha a convicção de que as disponibilidades do cliente ou empregador são insuficientes para o trabalho que pretende, deve informá-lo desse facto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elnunes
  15.  # 76

Aqui o idiota quer apenas mencionar que como DO acho salutar o modo de pensar do antonylemos e do Pedrobarradas.

Desejo lhes votos sinceros de muito sucesso.
    Concordam com este comentário: elnunes
  16.  # 77

Colocado por: ****
    Se não existir um pouco de loucura , a arquitetura não era o que é hoje

Verdade!
    Mas enquanto profissional prestador de um serviço pago por bolsas singelas, tenho que saber conter os limites da minha loucura.

Colocado por: ****nos países do norte da Europa , primeiro vão ao banco , e depois entram no gabinete

Nós temos a mania de ser uns sonhadores ...
  17.  # 78

Colocado por: ****primeiro vão ao banco , e depois entram no gabinete , e os materiais ficam definidos

E depois como os Arquitectos não fazem obras, o orçamento que o empreiteiro dá não tem nada a ver com o dinheiro aprovado no banco.
    Ponto final paragrafo.

Pode funcionar no caso onde há chave na mão, e o empreiteiro tem gabinete de projectos ou vice-versa.
  18.  # 79

Colocado por: tozepalmaE depois como os Arquitectos não fazem obras, o orçamento que o empreiteiro dá não tem nada a ver com o dinheiro aprovado no banco.
    Ponto final paragrafo.

A feitura de um projeto é uma prestação de serviços, como tal deveria ser objeto de um contrato. Nesse contrato, deveriam constar clausulas que defendam o DO de "artistas"
    Concordam com este comentário: tozepalma
  19.  # 80

Colocado por: JoelMtalvez num futuro seja uma figura de maior relevo para ajudar a acabar com estes problemas.

Era o ideal.

0.0178 seg. NEW