Colocado por: JoelMcontei aqui várias situações de pessoas amigas que me pedem opinião sobre o projecto deles
Colocado por: NTORIONEu não acho que o arquiteto tenha de saber preços, muito menos exatos, mas deve ter uma noção.
Colocado por: JoelM
existe sempre uma forma de fazer o mesmo com menos... se for a pensar assim acaba com um cubo, 1 janela 1x1m em cada compartimento e está feito.
Colocado por: JoelMou n entendeste ou n me fiz entender, o que digo é que o DO tem de saber o que vai ser construido, se vao ser lages X ou Estrutura Y e quais as diferenças entre uma e outra a nivel de preço...nao adianta estarmos a inventar se o DO n tem dinheiro para aquilo. ele até pode aprovar a arquitectura, mas sem saber os custos daquilo que está a aprovar? o erro está aí.
não sei, nunca trabalhei assim! Eu faço o meu projecto de arquitectura (desenho aprovado pelo cliente), o engenheiro faz a engenharia de maneira a preservar a arquitecto o máximo possível, durante esse processo, quem decide a estrutura é o engenheiro. Se a estrutura dessa solução custa mais 10 ou 20K do que um simples cubo? de certeza que sim, é sempre possível fazer mais barato. Para mim o ponto de equilíbrio é jogar com o orçamento para obter o resultado pretendido e daí a minha questão que ainda não foi respondida se o orçamento total final ficou a cima, a baixo no dentro do pretendido, isso é que seria interessante saber!
Colocado por: NTORIONNão entendo porque é que o DO errou ao pedir orçamento sem a estabilidade feita!!!!como orçamenta a estrutura sem saber que estrutura é?
Colocado por: José BarnabéCurioso que na faculdade raramente se ouve falar em preços ou contenção de custos e tudo aquilo que nos ensinam parece não interessar minimamente ao DOna caculdade os DO têm sempre bolsos sem fundo.
Colocado por: José Barnabétudo aquilo que nos ensinam parece não interessar minimamente ao DO...
Colocado por: ****
Se não existir um pouco de loucura , a arquitetura não era o que é hoje
Colocado por: ****nos países do norte da Europa , primeiro vão ao banco , e depois entram no gabinete
Colocado por: ****primeiro vão ao banco , e depois entram no gabinete , e os materiais ficam definidos
Colocado por: tozepalmaE depois como os Arquitectos não fazem obras, o orçamento que o empreiteiro dá não tem nada a ver com o dinheiro aprovado no banco.
Ponto final paragrafo.
Colocado por: JoelMtalvez num futuro seja uma figura de maior relevo para ajudar a acabar com estes problemas.