Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: zedasilvaA feitura de um projeto é uma prestação de serviços, como tal deveria ser objeto de um contrato. Nesse contrato, deveriam constar clausulas que defendam o DO de "artistas

Admito que nem sempre tem a ver com a qualidade dos "artistas".
    Há outras variantes.

Esses contratos deveriam ter cláusula, se o DO não encontrar orçamento para o valor estipulado os técnicos tinham obrigação de refazer o projecto sem custos.
  2.  # 82

Colocado por: zedasilvaArtigo 12.º Lei 40/2015 de 1 de junho

Deveres dos autores de projetos

b)Adotar as soluções de conceção que melhor sirvam os interesses do dono da obra, expressos no programa preliminar e na apreciação de cada fase do projeto, ao nível estético, funcional e de exequibilidade do projeto e da obra, devendo justificar tecnicamente todas as soluções propostas;

Veja lá se os colegas daqui ainda o metem na cruz (até está na altura...)

Colocado por: ****inclusive é o arquiteto que valida pagamentos e que gere a obra.

O jorgeferr bem que já propôs isso aqui no fórum, n me lembro de algum arquiteto concordar.
  3.  # 83

Colocado por: NTORIONainda o metem na cruz (até está na altura...)

O NTORION anda um pouco desNOTORION em relação às quadras festivas não anda?
    :))
    •  
      NTORION
    • 19 dezembro 2018 editado

# 84

Colocado por: zedasilva
    O NTORION anda um pouco desNOTORION em relação às quadras festivas não anda?
    :))

Realmente, vai ter de esperar até à Páscoa.

Colocado por: JoelMo que não falta é gente a fazer pacote completo projecto + construção! Se acha que eticamente é uma mais valia... força nisso!

Não tem nada a ver com entregar a construção, mas sim controlo/evolução da mesma, e a remuneração estar associada ao cumprimento dos montantes. E peço desculpa, não foi o jorgeferr, mas sim o Emad.
  4.  # 85

Colocado por: ****as estimativas camarária, que nada têm a ver com a realidade

Nem têm que ter.
    Está provado que construir em Sintra é diferente de construir no c u de Judas
    Não tem que ser o estado a tabelar o meu preço enquanto empreiteiro
  5.  # 86

Colocado por: ****um preço m2 de construção de um índice real

Mesmo que fosse atualizado para valores reais, todos sabemos que isso varia de região para região, logo ia haver sempre discrepâncias.
  6.  # 87

Colocado por: ****Ntorion você só paga a operação ao médico se correr bem ?

Mas alguém questionou o pagamento? Uma parte fixa outra variável... Mas esta sugestão nem partiu de mim, só disse que alguém a sugeriu, e nenhum arquiteto aqui a aceitava. Contudo para o ****, não vejo qual seria o problema, se diz que onde trabalha já é assim...
  7.  # 88

Colocado por: NTORIONContudo para o ****, não vejo qual seria o problema

Uma coisa é gerir a obra, coisa completamente diferente daquilo que tinha sido proposto, que era o arquiteto interferir na gestão do trabalho do empreiteiro
  8.  # 89

Colocado por: zedasilvaUma coisa é gerir a obra

E basta, gerir a obra e orçamentos. Os tempos só estipulando no contrato com o empreiteiro.
  9.  # 90

Colocado por: NTORIONE basta, gerir a obra e orçamentos.

E o DO está disposto a pagar?
    Enquanto técnico, para gerir obra não posso ter mais que 3 a 4 obra. Levantar-me às 7 da manhã e passar noites e fds a trabalhar.
    Quanto é que um DO está disposto a pagar por isso.
  10.  # 91

Colocado por: ****Se não existir um pouco de loucura
    É verdade sim senhor, mas para certas loucuras do tipo que deram avanços na arquitectura teve de haver uma serie de coisas a encaixarem uma na outra, uma bolsa adequada à loucura, um cliente com visão e uma certa dose de loucura e o louco do arquitecto que consegiu convencer o cliente a abrir a bolsa para a loucura...
    Concordam com este comentário: zedasilva, Pedro Barradas, elnunes
  11.  # 92

Colocado por: JoelM
    Ze, já aqui falei várias vezes do medidor orçamentista, talvez num futuro seja uma figura de maior relevo para ajudar a acabar com estes problemas.
    de todos os paises em que trabalhei só aqui é que não o utilizam
  12.  # 93

Colocado por: antonylemossó aqui é que não o utilizam

Em obras particulares de moradias é raro. Noutras sim já é comum.
    O nosso problema é que os empreiteiros de moradias são estruturas muito pequenas, com pouca o nenhuma capacidade técnica.
    São 4 ou 5 executantes, uma carrinha e algumas ferramentas.
  13.  # 94

Colocado por: JoelM

para mim isso não tem de ser uma clausula, é um dado adquirido!
    correcto, mas depois de entregue na CM? é que aqui têm pouco ou nenhum hábito de orçamentar os projectos antes de serem entregues na CM.. e só depois começam com as especialidades etc.. anda tudo um pouco á pressa e sem ordem nenhuma...
    •  
      Mk Pt
    • 19 dezembro 2018 editado

# 95

Aqui estão todos a culpar projectistas/arquitectos de derrapagens, mas também só estão a ver o copo meio vazio, como alguém já referiu neste tópico.

- Não há um único dono de obra que não queira mais isto ou mais aquilo na casa/obra, e que encareça a mesma.

- Uma parte dos donos de obra acaba mesmo a pedir ou áreas maiores ou soluções que encarecem a obra para além do que estavam a contar inicialmente.

Destes últimos, por causa das suas opções, boa parte acaba a gastar mais do que pretendia (seja fundos próprios ou crédito acima do que pretendiam contrair), e a restante parte divide-se entre fazer alterações ao projecto, fazer projecto completamente novo e/ou reformular objectivo do projecto (reabilitação de algo velho existente ao invés de demolir e fazer tudo novo) ou simplesmente desistir e optar por alternativas diferentes.

Muitos destes, perante custos acima do que pensavam, têm muita facilidade em culpar as 'loucuras' dos arquitectos/projectistas, que querem obras excentricas e depois os outros que paguem, e o diabo a sete.
    Porque é muito mais fácil atirar as culpas para cima dos outros do que assumir erros próprios.

Profissionais bons e maus há em todas as áreas, não é só na Arquitectura e nem na construção em geral.
    Também se as pessoas fossem mais honestas com os outros e consigo próprias assumiriam com mais facilidade que exageraram nas suas ambições, apesar de terem sido avisados que os custos excediam o que esperavam.

Um bom profissional tem noção aproximada dos custos de construção, informa os clientes sobre isso, e executa um projecto exequível dentro de determinado orçamento.
    Ponto.

Mais noção. E seriedade.
    sff.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, José Barnabé
  14.  # 96

Colocado por: zedasilvaE o DO está disposto a pagar?

Zedasilva, já cá ando há tempo suficiente para conhecer a minha postura. Se há trabalho, claro que tem de ser pago. Mas plafond tbm é para cumprir. E aposto que assim, se é para 200k, faziam projeto para 200 e não para 300. E atenção que não me queixo do meu arquiteto, pois sempre me falou em preços acima dos 1000€/m2, pelo menos n me iludiu.
    Concordam com este comentário: antonylemos, zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
  15.  # 97

Colocado por: JoelMrência de bo
    eu não sou medidor orçamentista.. nem quero ser.. já me faz doer a cabeça ter de ler decretos lei quanto mais folhas excel...
  16.  # 98

Colocado por: JoelMera mais um gajo na equipa de projecto

Quantos gabinetes "de moradias" em Portugal têm equipa de projeto?
    É um arquiteto, na melhor da hipótese um desenhador e depois adjudica-se as especialidades a quem fizer mais barato
    Concordam com este comentário: htavares73
  17.  # 99

Colocado por: zedasilva
    Quantos gabinetes "de moradias" em Portugal têm equipa de projeto?
    É um arquiteto, na melhor da hipótese um desenhador e depois adjudica-se as especialidades a quem fizer mais barato
    outsourcing ... é o futuro. mas isso n é apenas aqui.. ja trabalhei num 'gabinete' que funcionava assim. o unico gajo da empresa era mesmo o dono.
  18.  # 100

A autora do tópico é que tem sorte. Vai abrir bem os olhos com estes comentários e quando escolher o arquitecto pelo menos já não vai ao engano.

0.0297 seg. NEW