Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: ricardo.rodriguesUg=1.00W/m2ºC

O Ug é sós do vidro, você depois tem que juntar ao Uf (U do caixilho) e tem o Uw que é o que lhe interessa.
  2.  # 282

Colocado por: Vasco Bento

O Ug é sós do vidro, você depois tem que juntar ao Uf (U do caixilho) e tem o Uw que é o que lhe interessa.

Como se fazem essas contas?
    Por exemplo no sistema ST da SoSoares, em que o Uw do caixilho é de 1,08W/m2K e em que o vidro tenha um Ug de 1.1 W/(m².K), como se chega ao valor global do conjunto caixilho+vidro?
    Obrigado.
  3.  # 283

Colocado por: Vasco BentoComo se fazem essas contas?
    Por exemplo no sistema ST da SoSoares, em que o Uw do caixilho é de 1,08W/m2K e em que o vidro tenha um Ug de 1.1 W/(m².K), como se chega ao valor global do conjunto caixilho+vidro?
    Obrigado.

É uma equação, mas é bastante complexa e você não tem dados suficientes para a executar.
      uw.jpg
  4.  # 284

Colocado por: lmcaetUw do caixilho é de 1,08W/m2K

O Uw já é o valor global.
    Uw= window (janela)
    Ug= glass (vidro)
    Uf= Frame (caixilho)
  5.  # 285

O Uw já é o valor global.
    Uw= window (janela)
    Ug= glass (vidro)
    Uf= Frame (caixilho)

Obrigado.
    O Uw já é o valor global para este caixilho, mas pela ficha técnica da ST é numa janela de 2 folhas com 1,53m x 2,18m.
    Mas para que tipologia de vidro? A que foi referenciada para a marcação CE (vidro triplo 5+14+4+14+5)?
    E para uma tipologia bem mais modesta, 44.1-16-6 por exemplo? Era aqui que eu pretendia chegar.
    O site https://calumenlive.com permite fazer também a análise ao caixilho (não encontrei onde) ou só mesmo para os vidros?
  6.  # 286

Colocado por: lmcaet
    Obrigado.
    O Uw já é o valor global para este caixilho, mas pela ficha técnica da ST é numa janela de 2 folhas com 1,53m x 2,18m.
    Mas para que tipologia de vidro? A que foi referenciada para a marcação CE (vidro triplo 5+14+4+14+5)?
    E para uma tipologia bem mais modesta, 44.1-16-6 por exemplo? Era aqui que eu pretendia chegar.
    O sitehttps://calumenlive.compermite fazer também a análise ao caixilho (não encontrei onde) ou só mesmo para os vidros?

Para saber isso só mesmo mandando testar em laboratório as janelas com as características que quer ou utilizando a formula.
    • lmcaet
    • 8 janeiro 2021 editado

# 287

Colocado por: Vasco BentoPara saber isso só mesmo mandando testar em laboratório as janelas com as características que quer ou utilizando a formula.

Ok, desisto, devo ter faltado a essa aula de matemática... 😂
    Obrigado pelos esclarecimentos.
  7.  # 288

Ok, desisto, devo ter faltado a essa aula de matemática... 😂
    Obrigado pelos esclarecimentos.

É preciso várias constantes e valores que você não vai conseguir obter. A formula é a que eu lhe dei.
  8.  # 289

@Vasco, desta vez uma pergunta "diferente" mas ainda relacionada com vidros. Na renovação da caixilharia da minha moradia estou cada vez mais inclinado para colocar portas em vidro, ou seja, como qualquer folha de janela com apenas o aro em alumínio.
    A moradia é pequena e os vãos ainda são mais (23m2 apenas para o total da moradia!), pelo que toda a luz natural é bem-vinda. Seria com vidro "fosco", e as portas têm 2m de altura e 90cm de largura, sistema ST da SoSoares.
    Uma das portas é na lateral da moradia, está totalmente protegida dos elementos ambientais e não é visível da rua, e a outra é nas traseiras da casa, virada a Poente/Oeste. Esta última recebe o sol do final do dia no Verão, mas nada que um pequeno e simples estore blackout não resolva.
    Tinha pensado em vidro laminado numa das faces (penso que temperado não valerá mesmo a pena), mas sugeriram-me noutro tópico, e bem, colocar laminado em ambas as faces ara efeitos de segurança.
    Neste sentido, por ex 44.2-cx16-33.2 seria boa opção (vidros de espessura diferente para atenuação acústica e com película baixo-emissiva)? Ou recomendaria outra configuração de vidro? Não pretendo (devido aos custos) chegar ao patamar de vidros de segurança/anti-roubo com 6 biturais e outras características técnicas específicas.
    Muito obrigado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: M_C
  9.  # 290

Colocado por: lmcaetNeste sentido, por ex 44.2-cx16-33.2 seria boa opção (vidros de espessura diferente para atenuação acústica e com película baixo-emissiva)? Ou recomendaria outra configuração de vidro? Não pretendo (devido aos custos) chegar ao patamar de vidros de segurança/anti-roubo com 6 biturais e outras características técnicas específicas.
    Muito obrigado.

Sinceramente acho desnecessário colocar 2 vidros laminados. Coloque por exemplo um 44.2+cx+8. Partir um vidro desses não é tarefa nada simples (a menos que lhe entrem com um carro pela casa adentro).
    E um assaltante inteligente não lhe vai tentar entrar pela porta principal, vai tentar entrar pela porta/janela com menos visibilidade e provavelmente vai tentar arrombar as ferragens.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet, M_C
  10.  # 291

Coloque por exemplo um 44.2+cx+8.

Nesta configuração não perco em termos acústicos pelos vidros serem de espessuras iguais? Ou os 2 biturais, mesmo que simples, "atenuam" o facto dos vidros não terem espessuras diferentes, como por ex 44.2+cx+6? A diferença de preço de um vidro de 6mm para 8mm há de ser pouca, mas em termos de segurança compensa, é esse o seu raciocínio?

provavelmente vai tentar arrombar as ferragens.

Serão da marca Roto em canal 16, com multipontos de fecho reforçados.
  11.  # 292

Nesta configuração não perco em termos acústicos pelos vidros serem de espessuras iguais? Ou os 2 biturais, mesmo que simples, "atenuam" o facto dos vidros não terem espessuras diferentes, como por ex 44.2+cx+6? A diferença de preço de um vidro de 6mm para 8mm há de ser pouca, mas em termos de segurança compensa, é esse o seu raciocínio?

Não. Você tem 2x vidros de 4mm e um de 8mm, alias quanto maior a diferença de espessuras maior a atenuação sonora.

Serão da marca Roto em canal 16, com multipontos de fecho reforçados.

Não tenha medo, a ideia é que a casa do seu vizinho seja sempre mais apetecível que a sua :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
    • neco
    • 13 janeiro 2021

# 293

Pus na minha casa.

É bom material?

Obrigado
      IMG_20210112_112854~2.jpg
    • lmcaet
    • 13 janeiro 2021 editado

# 294

Não tenha medo, a ideia é que a casa do seu vizinho seja sempre mais apetecível que a sua :D
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Ora bolas, estou tramado, aqui na rua só há ruínas!... 😂

Muito obrigado pelos seus conselhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vasco Bento
    • lmcaet
    • 14 janeiro 2021 editado

# 295

Colocado por: Vasco BentoPartir um vidro desses não é tarefa nada simples
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Já agora, última questão (espero!)... por estas mesmas questões de segurança (a moradia é térrea), valerá a pena solicitar à serralharia para alterarem a configuração dos vidros das janelas que eu tinha em mente de 6+cx16+5 para 44.1+cx16+6? Ou mesmo esta última ficará muito a desejar e uma pequena brisa do mar fará tremer a janela?...
    São 3 janelas com 1,5m de comprimento e 1m de altura, e 3 portas de sacada com os mesmos 1,5m de largura mas 2m de altura.
    Muito obrigado.
  12.  # 296

A última, é mais robusta que a sua primeira opção.
    Qual é a dúvida...
    • lmcaet
    • 14 janeiro 2021 editado

# 297

Colocado por: Pedro Barradas
    Qual é a dúvida...

Se vale a pena a diferença de €; se para esta alteração mais vale ficar quieto; ou se existe outra configuração melhor para pouco mais € do que a inicial.
    :-)
  13.  # 298

Colocado por: lmcaetse existe outra configuração melhor

44.2 em vez de 44.1. Paga mais um butiral.

Mas os amigos do alheio têm muitas formas de entrar. Mais vale gastar em vídeo vigilância e sensores de alarme no exterior da casa.
    Concordam com este comentário: Vasco Bento
  14.  # 299

preciso de uma segunda opinião.

No meu projecto foi definido Vidro duplo incolor do tipo SGG Planitherm XN de 6mm + SGG Planiclear de 4mm de factor solar (gv) 0,61 com lâmina de ar de espessura de 16 mm preenchida com ar desidratado (Ug = 1,4 W/m2.ºC).

tenho um varanda virada a nordeste de 1,5 metros profundidade onde tenho um vão 8000 x 2400(alt.)

será para dividir o vão em 3 partes, uma fixa as outras duas de correr elevatória.

este tipo de vidro será o mais indicado?

que série de alumínio será mais indicada?
  15.  # 300

Caro Vasco,
    Não sei se esta questão é absurda ou não mas gostaria que me esclarecesse o seguinte:
    Faz algum sentido usar numa caixilharia com vidro duplo (virada a norte), dois vidros iguais baixo emissivos tipo planitherm ou neutralux?
    E combinar em vãos a sul, um vidro exterior com protecção solar e vidro interior baixo emissivo?
    Obrigado pela atenção

0.0928 seg. NEW