Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 861

Se quer acústica orçamento 1 e o vidro interior 44.2 silence

Não sei o que é vidro TM mas nunca colocaria vidro menos de 6mm
  2.  # 862

Olá, pessoal!
    Qual o melhor tipo de vidro e janelas para esta situação?

Estou em dúvida sobre a melhor escolha de vidro para as janelas da minha sala, que também funcionam como portas para o jardim. Aqui estão os detalhes:

Orientação: viradas a sul

Prioridade: conforto térmico (isolamento acústico é secundário)

Quero aproveitar o sol no inverno para aquecer a sala

As janelas terão estores

Dimensão: 2,60m de altura por 8m de largura, divididas ao meio

Ainda não decidimos entre janelas de correr ou oscilobatentes, alumínio ou PVC?

Qual seria a melhor opção de vidro para garantir bom isolamento térmico e, ao mesmo tempo, permitir o aproveitamento do calor solar no inverno?
    E que tipo de janela é a melhor opção?

Agradeço desde já as sugestões!
  3.  # 863

Sendo uma sala.. janelas correr elevaveis, tipo cor vision plus
  4.  # 864

Obrigado.
    Janelas de correr elevaveis parecem uma boa opção, será melhor que as oscilo-paralelas?
    Cor vision plus é demasiado caro, procuro algo mais em conta.
  5.  # 865

Sim são melhores.
    Quer folhas de 2m cada.. não quer tão caro, meta uma tri-rail cor vision sem ser a plus.

Se só pensa termicamente meta portas batente
  6.  # 866

Tenho uma pergunta não especificamente sobre vidros, mas como os mesmos são fixos ao perfil.

Ou seja: como é que é "bloqueado" o vidro dentro do aro da folha? Aquilo tem a borracha e o bit, mas tem alguma coisa dentro para impedir o vidro de mexer? Ou apenas prende peça força da borracha?
    • mm1
    • 8 abril 2025

# 867

Olá! Eu tenho 6 janelas de correr (1,95m de altura por 1,80m de largura), sendo que as mesmas têm vidros duplos, mas têm cerca de 20 anos. Gostaria de substituir por janelas novas, sendo que procuro uma solução que me reduza o ruído ao máximo exterior (tenho ares condicionados a produzir cerca de 50-60 DBs de ruído no exterior), mas também que me proporcione melhorias a nível de eficiência térmica.

Recebi as seguintes propostas:
    A)Janelas de correr:
    - Perfil Cortizo C70
    - Vidro: GuardianSun 4 - 14 Argon - 33.1 Laminado Silence
    - Ferragem: ROTO

B) Janelas Oscilobatentes:
    - Perfil Cortizo A70
    - Vidro: GuardianSun 6 - 14 Argon - 44.1 Laminado Silence
    - Ferragem: ENDOW

C) Janelas de Correr Eleváveis:
    - Perfil Cortizo E170 de Correr elevável
    - Vidro: GuardianSun 6 - 14 Argon - 33.1 Laminado Silence
    - Ferragem: Corred Elevável

Tendo em conta a vossa experiência bem como os meus requisitos a nível de isolamento acústico/térmico, qual a vossa opinião sobre estas 3 propostas?

Tenho também uma dúvida: atualmente tenho janelas de correr; há alguma restrição (e.g. lei/condomínio) sobre a possível mudança para janelas oscilobatentes?

Obrigado
  7.  # 868

boa noite;

vejo juntar as minhas dúvidas aqui a este fórum também!

quero renover duas janelas, uma virada a nascente e outra a poente. do lado interior será um vidro simples, caixa 16, do lado exterior um laminado.

a diferença vem das marcas tipicas SGG e Guardian Glass e respectivas "equivalências".

na parte do laminado vem a primeira duvida. a SGG tem um Stadip 44.2 e a GuardianGlass tem o Lamiglass 44.1. Do que vi em posts anteriores, este .2 será "melhor" do que o .1, mas a quantificação desta diferença não sei dizer. estou a ganhar ou perder algo "substancial" a nível de segurança? é para uma moradia (r/c e 1º).

quanto às opções equivalentes na parte mais "térmica", do que percebo, um Guardian Sun está algures entre o Planistar Sun e o Planitherm 4S. o Planitherm XN será mais "fraco" que ambos e o Guardian Sun SX60 mais "forte" que todos, isto olhando para a transmissão e factor solar. estarei a interpretar bem?
    o "4S" vende comercialmente como sendo "4 estações", mas o que está a fazer mais que os outros não fazem? vejo que os índices de reflexão são maiores, será isso.

a nivel de preços como se posicionam eles?

muito obrigado!
  8.  # 869

Colocado por: RicardoPortoSe acústica interessa 6+16+44.2 silence
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diPhi6

Sem querer abusar mas reconhecendo que o RicardoPorto percebe disto, vou tentar a minha sorte com um questionário:

1. Guardian Sun escurece muito a divisão? Onde posso ver fotos de antes e depois?

2. Contexto: apartamento em prédio de 1970, perto de estrada extremamente movimentada (carros a toda a hora, muitas motas e autocarros).
    Divisão: virada a norte (nunca recebe luz directa) com janelas de grandes dimensões.
    Problemas: Acústico (principal), humidade (muito bolor na parede em baixo da janela logo no primeiro inverno)

Sugestão que me deram:

Caixilharia VEKA (ferragens GU):
    Opção 1 Softline 70
    Opção 2 Softline 82

Vidros:
    Opção A: Multipact 44.1 Guardian Sun (8.38mm) + Ar (14mm) + Akustex AF11 (5+5) (10.76mm)
    Opção B: Guardian Sun (6mm) + Ar (14mm) + 44.2 Multipact akustex (8.76mm)

Percebo que o melhor combo é 2A. Numa zona de muito barulho vale a pena o investimento ou com a 1B já ficava super bem servida? Quem veio cá a casa já nos disse que a diferença não é tão grande assim, mas o nosso desespero com o barulho é bastante...

3. Ainda sobre a questão anterior: tenho a caixa de estores entre o topo da janela e o tecto. falaram-me anteriormente de pôr a caixa do lado de fora e fazer as janelas um pouco mais altas. Os estores são electricos e não parecem maus. Valerá a pena mudar a caixa de estore?

Obrigada desde já.
  9.  # 870

Para vidro virados a Norte o ideal será ter capa térmica, sem corte solar

Peça a ficha técnica do vidro para ver o U (perda termica). Quanto mais baixo melhor.

Com capa termica o vidro duplo pode ter um U 1,3
    Sem capa térmica o mesmo vidro deverá ter U 2,6
  10.  # 871

Colocado por: diPhi62. Contexto: apartamento em prédio de 1970, perto de estrada extremamente movimentada (carros a toda a hora, muitas motas e autocarros).
    Divisão: virada a norte (nunca recebe luz directa) com janelas de grandes dimensões.

Neste caso, como referido pelo Na_mouch, estaria melhor servido com algo que nao tivesse controlo solar.
    Se for para a Guardian Sun irá estar a reduzir a luminosidade da janela sem qualquer vantagem real. Pelo contrario.
    Veja em: https://www.guardiansun.pt/os-nossos-vidros/guardian-lamiglass-2

No seu caso, com o Guardian Sun, deverá passar cerca de 68% da luz.
    Se for para um SGG Planitherm XN consegue uma transmissão de luz de 80%

Colocado por: diPhi6Percebo que o melhor combo é 2A. Numa zona de muito barulho vale a pena o investimento ou com a 1B já ficava super bem servida? Quem veio cá a casa já nos disse que a diferença não é tão grande assim, mas o nosso desespero com o barulho é bastante...

A opcao A deverá ter uma qualidade acustica proxima disto: Rw: 45 (-3; -7) dB
    A opcao B : Rw 41 (-2; -6) dB

Ainda é uma diferença relevante. Diz-se que é necessário 10db para o ser humano sentir uma reducao do som em metade.
    Se aumentar a caixa de ar para 16 vai melhorar a parte acustica. Em qualquer dos casos seria algo que eu tentaria fazer. O aumento de custo deveria ser pouco relevante.

Entre os perfis, nao me pareceu haver diferença relevante nas caracteristicas tecnicas na parte acustica.

Colocado por: diPhi63. Ainda sobre a questão anterior: tenho a caixa de estores entre o topo da janela e o tecto. falaram-me anteriormente de pôr a caixa do lado de fora e fazer as janelas um pouco mais altas. Os estores são electricos e não parecem maus. Valerá a pena mudar a caixa de estore?

Se conseguir mudar a caixa de estores para fora, e a janela ficar pela parte de dentro isto deverá resultar numa grande melhoria na parte acustica. Isto porque uma grande parte do som entra pela caixa de estores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diPhi6
  11.  # 872

Alguém aqui tem vidros climaguard premium2?
    Visto ter fraca exposição solar, aconselharam me o uso destes vidros.
    Em 5/16/6 e 44.1/16/6.
  12.  # 873

Colocado por: Piafinho

Neste caso, como referido pelo Na_mouch, estaria melhor servido com algo que nao tivesse controlo solar.
    Se for para a Guardian Sun irá estar a reduzir a luminosidade da janela sem qualquer vantagem real. Pelo contrario.
    Veja em:https://www.guardiansun.pt/os-nossos-vidros/guardian-lamiglass-2

No seu caso, com o Guardian Sun, deverá passar cerca de 68% da luz.
    Se for para um SGG Planitherm XN consegue uma transmissão de luz de 80%

A opcao A deverá ter uma qualidade acustica proxima disto: Rw: 45 (-3; -7) dB
    A opcao B : Rw 41 (-2; -6) dB

Ainda é uma diferença relevante. Diz-se que é necessário 10db para o ser humano sentir uma reducao do som em metade.
    Se aumentar a caixa de ar para 16 vai melhorar a parte acustica. Em qualquer dos casos seria algo que eu tentaria fazer. O aumento de custo deveria ser pouco relevante.

Entre os perfis, nao me pareceu haver diferença relevante nas caracteristicas tecnicas na parte acustica.

Se conseguir mudar a caixa de estores para fora, e a janela ficar pela parte de dentro isto deverá resultar numa grande melhoria na parte acustica. Isto porque uma grande parte do som entra pela caixa de estores.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:diPhi6

Muito obrigada.
    Voltei a pedir uma outra opção para evitar perder tanta luz solar e enviaram esta:
    Multipact 44.1 neutralux s1.1 (8.38mm)
    Ar (16mm)
    Multipact 55.2 akustex (10.76mm)

Parece que deixa passar mais luz. Sera boa opção ao guardian sun? O que me disseram sobre estes vídros é que como são low e acabam por manter mais a temperatura dentro de casa e nessas divisões viradas a norte também temos frio e humidade.

Outra questão: o prédio é de 1970 e as janelas de grandes dimensões, e pesam cerca de 200kg. Será que pode causar problemas à estrutura?

Obrigada
  13.  # 874

Olá malta,

Pedi vários orçamentos para trocar 4 janelas cá de casa e o objectivo é maximizar eficiência energética. De um modo geral, todas têm:
    - Vidro triplo e árgon no interior;
    - Warm-edge;
    - Perfil com junta central;
    - Capeamento baixo emissivo e com controlo solar ligeiro

Pedi a várias marcas: Finstral, Gealean, Rehau. Kommerling e VEKA não deram resposta atempadamente.

Se o custo não for o factor decisivo (a diferença ser muito pouca entre as várias ofertas), para quais iam?

Pessoalmente estou inclinado para Finstral porque já trabalhei com eles no passado e parecem-me ser muito profissinais e com bom produto mas gostava de ouvir as vossas opiniões. Em termos de perfil estamos a falar de PVC-PVC em todas, profundidades na casa dos 72mm.
  14.  # 875

Boa tarde

Na minha habitação entra muito barulho pela caixa de estores. Uma das coisas que mais me arrependo é isso...tenho umas placas de xps fininhas, mas aquilo pouco resolve. alguém tem alguma soluçao?
  15.  # 876

Boa tarde,

Pretendo uma solução de vidro onde o preço não é muito limitativo (embora não seja ilimitado), e os critérios são:

- máxima luminosidade,

- excelente isolamento térmico (baixo Ug),

- alta segurança contra intrusão,

- muito bom isolamento acústico.

Estou a considerar as seguintes gamas:

Guardian LamiGlass Acoustic ou Premium 2,

Saint‑Gobain Planitherm XN II (ou equivalente gama alta).

Pergunto: que composição (espessuras, câmaras, gás, etc) escolheriam vocês destas gamas para cumprir os critérios acima? E que valores reais de VLT, Ug, Rw conseguem obter? Seria melhor usar laminado interior e exterior?

Obrigado!
  16.  # 877

É facil.
    vá aqui e simule:
    https://www.saint-gobain.pt/servicos/vidro/configurador-calumen
    Ou
    https://www.guardianglass.com/eu/pt/tools-and-resources/tools

NOTAS:
    Antes tem de saber as possibilidades de espessura de caixa para vidro que o caixilho escolhido permite.

Não se esqueça, mais uma vez que a seleção dos vidros é sempre integrada com o caixilho escolhido. Se está a considerar series minimalistas, ainda mais atenção deve ser dado a esse facto.

Tendo dúvidas, deve contatar o departamento técnico para o ajudar.
  17.  # 878

Gostava de saber a vossa opinião

Os vãos têm todos estores, mas não há pala

Para norte L:1060 x A:1150
    O Guardiansun é bom para Norte???
    Vidro / Painel:
    GuardianSun 4 - 18 - 33.1 LaminadoSilence
    (o barulho nem é o mais importante)

-----------------------------------
    Para sul -L:1060 x A:2050 Sem pala, mas com estores
    Vidro / Painel:
    GuardianSun 4 - 18 - 33.1 LaminadoSilence

Obrigado
  18.  # 879

E outra situação

Virado a Poente - em vãos sem pala mas com estores:
    2 janelas L175 x A 110
    Guardian Sun 6-16(Argon)-33.1 Lamiglass

Virado a Nascente - em vãos sem pala mas com estores:
    2 janelas L135xA110
    ClimaGuard premium2 4-16(Argon)-33.1 Lamiglass

O gás é: Argon perfil warm edge

Estes gases desaparecem ao fim de uns anos não desaparecem?

Obrigado

0.0586 seg. NEW