Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 15 abril 2019

     # 41

    Colocado por: SirruperDaqui a uns anos a malta vai começar a dizer que afinal a relaçao custo/beneficio sao as caldeiras a gas natural

    Daqui a uns anos?

    Para quem não precisar de arrefecimento, PRH + caldeira a gás de condensação é atualmente uma solução muito boa. Alia baixos consumos a um investimento inicial contido.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  1.  # 42

    Colocado por: SirruperDaqui a uns anos a malta vai começar a dizer que afinal a relaçao custo/beneficio sao as caldeiras a gas natural. Investe 5000€ e com a qualidade do isolamento das casas hoje, será a opçao do futuro.
    Tambem fazem aqs. Pois mas nao fazem frio.
    Mas o prh esse sim é completo.
    Eu contava-lhes umas historias, mas nao quero estragar negocios a ninguem.
    E a minha opiniao ou perspectiva nao vendem.
    em situações especiais, é possível fazer arrefecimento activo sem recurso a bomba de calor
  2.  # 43

    Colocado por: eu

    Eu também gosto, mas apenas em situações esporádicas, não como sistema de aquecimento principal.

    Não gosto de aturar todos os dias o ruído dos ventiladores, o ar demasiado quente, as correntes de ar, carregar a lenha, limpar a cinza, limpar o vidro do recuperador, todos os anos limpar a chaminé, etc.

    Mas de facto, estar no sofá a relaxar, com aquelas chamas maravilhosas à nossa frente, é uma bela sensação.
    Concordam com este comentário:ASSimoes,Joao Dias
    lá está o que é para um não é para outro, eu também tenho a opinião que o radiante em termos de conforto é de uma qualidade extrema, é um sistema que colmata alguns "defeitos" de outros sistemas, mesmo assim o prazer se estar encostado à lareira junto ao vidro é outra louça também
  3.  # 44

    Colocado por: euinvestimento inicial contido.


    Prh é um investimento inicial contido? Como, se é o mais caro, de longe, de todos os sistemas de aquecimento/climatização?
  4.  # 45

    Colocado por: sousa tavaresÉ bom que se respeite a opção (seja por motivos funcionais, estéticos ou financeiros) do DO.
    onde é que desrespeitei a opção do DO?


    Dei a minha opinião pessoal e como profissional fundamentei-a,


    A sua opinião pode ser contrária e como tal respeito-a mesmo não concordando com ela.
  5.  # 46

    Colocado por: sousa tavares

    Prh é um investimento inicial contido? Como, se é o mais caro, de longe, de todos os sistemas de aquecimento/climatização?
    para afirmar assim com tanta certeza saberá quanto custa um prh e quanto custa uma instalação equivalente de AC por condutas, não quer partilhar??

    Eu já afirmei e tenho conhecimento de causa suficiente para reafirmar que nalguns casos uma instalação de AC por condutas até e mais caro que o PRH.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, eu
  6.  # 47

    Colocado por: jorgealvespara afirmar assim com tanta certeza saberá quanto custa um prh e quanto custa uma instalação equivalente de AC por condutas


    Mas quem falou em ac por condutas? Eu não! Estou a falar de ac cujos splits (elementos) estão colocados na parede ou no pavimento.

    Sobre os preços do prh vs ac apenas me baseio no que tenho lido neste fórum, nomeadamente nos valores/orçamentos que o JA indica a eventuais

    interessados. Mais nada! E não há dúvida que o prh é bem mais caro que o vulgar ac.
  7.  # 48

    Colocado por: HUGOAPAr condicionado por conduta (não pretendo unidades murais nos interiores),
    tem que prestar atenção ao contexto pois está na génese da discussão.
    Concordam com este comentário: sousa tavares, eu
    • eu
    • 15 abril 2019

     # 49

    Colocado por: sousa tavaresPrh é um investimento inicial contido? Como, se é o mais caro, de longe, de todos os sistemas de aquecimento/climatização?

    Olhe que PRH + caldeira gás natural não fica muito mais caro que o vulgar AC mural.

    Se calhar está a usar como referência o PRH com bomba de calor, mas os custos de uma caldeira a gás natural não têm nada a ver com uma bomba de calor. Uma caldeira de condensação, mesmo de marca conceituada como Daikin, custa pouco mais que 1000 €. Há caldeiras de condensação de marcas conhecidas e com boa assistência, por 750€.

    Quanto ao custo das tubagens do piso radiante, também tem descido, fruto da concorrência e do aparecimento de várias marcas diferentes no mercado e ao crescimento do número de instalações (economia de escala).

    O PRH não é atualmente tão caro como se pensa. O único componente realmente dispendioso é a bomba de calor, mas há outras fontes que podem ser usadas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  8.  # 50

    Mas para comparar o PRH com AC (condutas) temos de falar de PRH a fazer arrefecimento e isso só com BC.
    E com BC é um investimento alto e ainda por cima não é para todos os instaladores...
    Há uma questão que, se optasse por PRH, me faria pensar muito bem: estando uma pessoa ausente da habitação 10h por dia, no mínimo, fará sentido um sistema a funcionar 24/7? Mas lá está, pode ser uma questão de mentalidade...
  9.  # 51

    Colocado por: euQuanto ao custo das tubagens do piso radiante, também tem descido, fruto da concorrência e do aparecimento de várias marcas diferentes no mercado e ao crescimento do número de instalações (economia de escala).
    o sistema não é só tubagem, dependendo do tipo o sistema de controlo pode comer uma fatia grande ao custo, por ex tem sistemas de controlo centralizado, num ecrã toutch todo catita controlo por Wi-Fi via net no tablet ou no iPhone da Maria, resumindo há de tudo
  10.  # 52

    Colocado por: euPRH + caldeira gás natural não fica muito mais caro que o vulgar AC mural.


    Pode indicar valores médios, sff?

    Seria um bom sistema se fosse completo, mas preciso sempre da fonte renovável, designadamente painéis solares. Assim sendo, teria uma caldeira a

    gás sem funcionar durante, mais ou menos, 8 meses por ano. Estou certo?
  11.  # 53

    A caldeira a gás poderia apoiar as AQS sempre que necessário
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 15 abril 2019

     # 54

    Colocado por: sousa tavaresAssim sendo, teria uma caldeira a

    gás sem funcionar durante, mais ou menos, 8 meses por ano.


    E qual seria o problema disso?
  12.  # 55

    Colocado por: euE qual seria o problema disso?


    Pensei que haveria...

    E qual o preço de uma solução prh alimentado por caldeira a gás natural?
    • HUGOAP
    • 15 abril 2019 editado

     # 56

    Agradeco os comentarios de todos.

    Ja percebi que ha gostos e carteiras para tudo. Faz parte da vida...

    Fiquei com a ideia de que os custos de operacao hora do prh e substancialmente inferior ao do AC. Contudo, segundo percebi, para ser eficaz tem de estar 24h ligado. Ora com um AC, o ambiente mais rapidamente ficara na temperatura pretendida, o que significa menos tempo de operacao.
    Atendendo que, durante a semana, so estamos em casa das 1900 as 0900, nao se tornara o prh pouco eficiente?
  13.  # 57

    Colocado por: HUGOAPnao se tornara o prh pouco eficiente?
    mesmo sem considerar o hipotético contributo das energias renováveis (que este ano tem sido substancial) consome sempre muito menos que qualquer outra solução

    está ligado 24 sobre 24 exactamente porque o consumo é muito baixo, pois a permanecia acaba por precisar de muito pouca energia para manter o ambiente climatizado enquanto que nas soluções mais rápidas acabam por consumir mais derivado a elevada potencia requerida, só para ter uma ideia e considerando uma sala com 50m2, com PRH precisa de absorver entre 35W\m2 a 75w\m2 enquanto que um AC ou radiador precisa de 100w\m2 a 120W\m2, ao fim de 5 horas o prh teoricamente consumiria entre 1,75Kwh a 3,75Kwh enquanto que o AC consumiria entre 5Kwh a 6Kwh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ASSimoes
  14.  # 58

    Colocado por: sousa tavaresPode indicar valores médios, sff?
    cenario considerado: tipica moradia com 160m2 de area util:
    1: radiadores com caldeira a gás natural: 6500€

    2:solução ac mural: 3 maquinas nos quartos, uma na sala e outra no escritório (Cozinha, wc e demais espaços sem nada): custo medio de aquisição:7.000€

    3:solução ac por condutas:10.000€ a 12.000€

    34:piso radiante hidráulico em toda area da habitação com caldeira mural a fazer apoio ás AQS: 9000€

    5: piso radiante electrico: 3000€

    6:piso radiante hidraulico com bomba de calor monobloco, fazendo aquecimento e arrefecimento, sem apoio ás aqs: 14.000€

    7: piso radiante hidraulico com bomba de calor split fazendo AQS, quente e frio e solar fotovoltaico, : 19.000€

    8: piso radiante hidraulico com bomba de calor split quente e frio integrada com solar termico e recebendo apoio no aquecimento ambiente: 21.000€

    9:piso radiante hidraulico com bomba de calor split quente e frio integrada com solar termico, recebendo apoio no aquecimento ambiente e debitando para aquecimento da piscina por via solar termica: 23.000€

    10:piso radiante hidraulico com bomba de calor split quente e frio integrada com solar termico, interligada com recuperador de calor a lenha, recebendo apoio no aquecimento ambiente e debitando para aquecimento da piscina por via solar termica: 25.000€

    solar termico em termosifão desde os 2.500€ e circulação forçada desde os 3.500€

    creio que não me esqueci de nenhuma solução valida, os valores são orientativos mas muito aproximados ao que se vai vendo nas obras.


    é só escolher o que se desejar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Joao Dias, sousa tavares, manelvc, Diogo Vasques, ASSimoes
  15.  # 59

    Colocado por: jorgealvescenario considerado: tipica moradia com 160m2 de area util:
    1: radiadores com caldeira a gás natural: 6500€

    2:solução ac mural: 3 maquinas nos quartos, uma na sala e outra no escritório (Cozinha, wc e demais espaços sem nada): custo medio de aquisição:7.000€

    3:solução ac por condutas:10.000€ a 12.000€

    34:piso radiante hidráulico em toda area da habitação com caldeira mural a fazer apoio ás AQS: 9000€

    5: piso radiante electrico: 3000€

    6:piso radiante hidraulico com bomba de calor monobloco, fazendo aquecimento e arrefecimento, sem apoio ás aqs: 14.000€

    7: piso radiante hidraulico com bomba de calor split fazendo AQS, quente e frio e solar fotovoltaico, : 19.000€

    8: piso radiante hidraulico com bomba de calor split quente e frio integrada com solar termico e recebendo apoio no aquecimento ambiente: 21.000€

    9:piso radiante hidraulico com bomba de calor split quente e frio integrada com solar termico, recebendo apoio no aquecimento ambiente e debitando para aquecimento da piscina por via solar termica: 23.000€

    10:piso radiante hidraulico com bomba de calor split quente e frio integrada com solar termico, interligada com recuperador de calor a lenha, recebendo apoio no aquecimento ambiente e debitando para aquecimento da piscina por via solar termica: 25.000€

    solar termico em termosifão desde os 2.500€ e circulação forçada desde os 3.500€

    creio que não me esqueci de nenhuma solução valida, os valores são orientativos mas muito aproximados ao que se vai vendo nas obras.


    é só escolher o que se desejar

    É caso para dizer que o conforto tem preços muito diferentes.
    Numa casa de 160 m2 uteis gastar 21000€ em aquecimento+arrefecimento+aqs nao é para fracos.
    Quando a opçao de ac de 7000+esquentador de 450€ para aqs faziam a mesma coisa.
    Como se convence um cliente que tem um orçamento limitado a gastar quase 3 vezes mais? O conforto nao tem preço? Só daqui a quase 20 anos tem o retorno do investimento, mas isto é do melhor que há. E se falar com um conhecido meu, ele mete soalho por cima do meu prh por 80€/m2, ao inves da ceramica barata de 15€/m2. No fim gasta-se mais 14000+10000€, mas pode andar descalço e no fim do mês quase nao gasta nada a aquecer/arrefecer, nem para aqs.
    Por estas e por outras querem convencer a malta que o m2 está muito caro em portugal.
    Agora constróiem-se casas como se vendem carros topo de gama. Querem-nos convencer que precisamos de determinadas coisas e que pagar mais por elas justifica sempre, nem que seja a MLP.
    Este forum nao é para remediados. É mais para burgueses.
    Concordam com este comentário: ricat
  16.  # 60

    Colocado por: SirruperQuando a opçao de ac de 7000+esquentador de 450€ para aqs faziam a mesma coisa.
    7450€

    Colocado por: jorgealves5: piso radiante electrico: 3000€


    Colocado por: Sirruperesquentador de 450€ para aqs
    ainda fica mais barato:3450€.


    Colocado por: SirruperPor estas e por outras querem convencer a malta que o m2 está muito caro em portugal.
    errado, somos uma cambada de tesos com manias de ricos, pois a construção em Portugal é das mais baratas da Europa.



    e sinceramente para muitos casos o melhor é umas ceroulas e uns casacos, mais barato que isso é impossível.
 
0.0299 seg. NEW