Colocado por: JoelM
se fosse só querer...
Colocado por: JoelMQuantos profissionais há no fórum que sendo contratados para um mapa de quantidades assumem todas as omissões que possam resultar em encargos extras ao DO?
se fosse só querer...
Colocado por: jorgferrQuantos profissionais há no fórum que sendo contratados para um mapa de quantidades assumem todas as omissões que possam resultar em encargos extras ao DO?
Colocado por: ****Pergunte ao Zedasilva a opinião dele sobre MQ. O problema é que pode ter um efeito completamente ao contrário do desejado. Pode defender o DO caso o empreiteiro fuja e tenha uma organização "rudimentar" ou se o empreiteiro tiver medidores orçamentistas chupa um DO até onde quiser. Ha alguns anos havia aqui um user a dizer que tinha começado a actividade profissional numa grande empresa de construção só a procurar omissões nos orçamentos para cobrar trabalhos extra....
Esteja à vontade , até assino por baixo , agora não o faço por 600€
Colocado por: JoelMMoral da história: com um sem MQ o encavado é o mesmo.
todas as grandes empresas têm! No entanto é trabalho que seria necessário fazer de qualquer maneira, não foi inventado!
o efeito é ter um orçamento mais próximo possivel da realidade, se conhece outro método mais preciso, partilhe!
Colocado por: ****De acordo a 100%, só falta a fórmula mágica que é saber como se escolhe BEM o tal "depende"
Depende de quem fizer o mq ao dono de obra .
Colocado por: ****5% do custo em omissões é aceitável, nada contra
Você sabia que na maioria dos países desenvolvidos , no final de um orçamento, existe 5% para diversos e imprevistos e têm mesmo um número de artigo .
Colocado por: NelhasUma pergunta estúpidaNos dias de hoje com toda a malta da construção cheia de trabalho (ou seja, grande probabilidade de riscos de atrasos) eu não recomendaria ninguém a andar com administração direita.
Se o material se atrasar , os homens ficarem parados, vier a equipa da próxima fase e não puder trabalhar também quem paga?
Colocado por: jorgferr5% do custo em omissões é aceitável, nada contra
Colocado por: riscos
Regras gerais, o empreiteiro tem um prazo definido para erros e omissões, se não fizer as devidas confirmações em relação a medições e omissões, tem de assumir as mesmas em obra. É o procedimento normal para obras públicas que também se inclui em obras particulares. Depois um bom contrato de empreitada também ajuda.