Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: ****Um dos grandes problemas é dizer que uma obra pequena não carece do mesmo procedimento de uma obra grande, as obras são iguais , seja ela uma moradia ou um prédio de 10 andares .
    Lá porque o procedimento é o mesmo (quantificar e dar preço) não significa que não seja muito mais trabalhoso. Por essa ordem de ideias um MQ para uma moradia ou um arranha céus de apartamentos era o mesmo.
  2.  # 2

No fundo isto trata-se de planeamento, bom planeamento, já ouvi muitas vezes dizer que em certos países prefere-se demorar meio ano a planificar e depois construir mais rapidamente.
    É claro que a realidade vai sempre desvirtuando o método mas com rigor e persistência os desvios podem ser muito minimizados.
  3.  # 3

O **** referiu procedimento, nao referiu que era mais trabalhoso. Um procedimento é algo repetitivo a cumprir quer seja para uma grande obra quer seja para uma pequena obra, nao tem nada a ver com trabalhoso.
  4.  # 4

Colocado por: Diogo999O **** referiu procedimento, nao referiu que era mais trabalhoso.
    O procedimento é óbvio que é o mesmo, tem de quantificar cada item e depois calcular o valor. Não dá é o mesmo trabalho fazer um MQ duma moradia ou dum prédio.
  5.  # 5

Colocado por: marco1No fundo isto trata-se de planeamento, bom planeamento, já ouvi muitas vezes dizer que em certos países prefere-se demorar meio ano a planificar e depois construir mais rapidamente.
    É claro que a realidade vai sempre desvirtuando o método mas com rigor e persistência os desvios podem ser muito minimizados.

Uma boa análise e planificação normalmente corresponde a 2/3 qualquer projeto, quando efetivamente temos um PMO a coordenar projetos e não azeiteiros.
  6.  # 6

Colocado por: ****

E por isso desvaloriza-se a moradia ?
    A ver se agente se entende. O procedimento é o mesmo não dão é o mesmo trabalho, apenas isso. Ou você leva o mesmo por um MQ dum prédio de 10 andares e duma moradia de 2 pisos c 200 m2? um prédio tem muito mais work packages para orçamentar no MQ
  7.  # 7

o "problema" também está no item, há que quantificar e descriminar o trabalho o produto empregue e componentes á execução do mesmo, a estimativa feita pelo medidor quantifica também a mão de obra inerente.
  8.  # 8

Colocado por: marco1o "problema" também está no item, há que quantificar e descriminar o trabalho o produto empregue e componentes á execução do mesmo, a estimativa feita pelo medidor quantifica também a mão de obra inerente.
    Concordam com este comentário:****
    Isso tem de ser, não se orçamenta sem dar o valor da MO. É que orçamentar não é só nas obras com bem sabe. Eu na minha área também orçamento e faço MQ.
    A grande diferença é que nos serviços e materiais não podemos meter margens de lucro como aqui se dá a entender que se faz nas obras. A margem é colocada no final e ponto final. Mas isto são outros 500.
  9.  # 9

Eu deixei de discutir assuntos sérios, com quem acha que por ter contratado um biscateiro para fazer umas carocas lá em casa, já percebe alguma coisa de obras.
    Alguns dos que andam aqui a discutir nem sabem o que é um empreiteiro...nunca viram...nem uma obra.
  10.  # 10

Colocado por: PicaretaAlguns dos que andam aqui a discutir nem sabem o que é um empreiteiro...nunca viram...nem uma obra.

😂😂
  11.  # 11

Eu conheço os dois lados sou contratado por donos de obra para mapas de quantidades e por empreiteiros para responder a mapas de quantidades, e para os fazer, até para dar orçamentos por eles, por isso afirmo, que uma mapa de quantidades para um dono de obra se paga a si próprio, 1, 2, 10xx se for preciso. O mesmo para um empreiteiro
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  12.  # 12

Colocado por: ****um cliente é um cliente independente do seu poder económico.
    ESPECIALMENTE Pra quem tem pouco € isto deveria ter maior interesse...
  13.  # 13

Exactamente.
    A minha experiência é para com o Dono de Obra e também para com o empreiteiro. Partilho desta opinião.

Não deixa de me espantar quando um Dono de Obra explica que gostaria de poupar dinheiro, ou manter a obra dentro de determinados parâmetros e não quer gastar o valor do Mapa de Quantidades.
    A melhor ferramenta para o efeito é imediatamente colocada de parte.

Colocado por: riscosEu conheço os dois lados sou contratado por donos de obra para mapas de quantidades e por empreiteiros para responder a mapas de quantidades, e para os fazer, até para dar orçamentos por eles, por isso afirmo, que uma mapa de quantidades para um dono de obra se paga a si próprio, 1, 2, 10xx se for preciso. O mesmo para um empreiteiro
    Concordam com este comentário:ADROatelier
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_moura
  14.  # 14

Eu para mim acho é importante ir lendo o debate e aprendendo qualquer coisa.
    Especialmente ir tomando atenção aos cuidados a ter.
    Já agora uma questão para ver se consigo entender como funciona na vossa área.
    Na minha de rede estruturada , os orçamentos que dou contemplam material , mão de obra, deslocações, equipamentos , etc.
    Ao cliente é apresentado um valor final.
    O meu sheet de folha de obra apresenta todos os custos , intervenções , mão de obra , etc por item, por fase e por equipamento.
    Cada item possui os meus valores de custo associados a uma margem implementada.
    O sheet apresenta no seu total uma margem libertada.
    No entanto , a medida que a obra vai decorrendo , são introduzidas variáveis positivas ou negativas ( Mais tempo que o previsto, material imprevisto, custos associados, menor tempo que o estimado) que fazem variar cada margem para cima ou para baixo, e que por sua vez alteram a margem libertada final.
    As vezes não é possível mante-la como tinha sido previsto inicialmente, sendo que a obra não é tão rentável como previsto, assim como outras vezes se torna mais rentável.
    Na construção , e tendo em conta margens de erro do sector, as margens finais acabam sempre esmagadas, ou conseguem ir adaptando as condicionantes para perder dinheiro numas fases e recuperar noutras?
    Como funciona o vosso forecast , quando um cliente pretende uma moradia, por exemplo?
  15.  # 15

Colocado por: ****

São perguntas =) Só queria perceber um pouco como funciona o modelo de negocio.
    Sem os segredos da alma do negócio lol
  16.  # 16

Sim, joga com o stock, com os preços, com as variáveis.
    Já agora, os Bricos e outros que tais, que agora vendem material de construção , e tudo e mais alguma coisa, têm prejudicado o vosso trabalho?
    Prejudicado no sentido de o cliente final ter acesso a material mainstream que antes não tinha
  17.  # 17

Eu no outro dia observei uma que me fez uma confusão doida.
    E existe algum gato escondido com o rabo de fora. Não percebi se é do material, da qualidade, achei foi diferenças de preço brutais em qualidades anunciadas e verificadas no local loucas.
    O leroy vende piso flutuante AC4 de 4\6 a uma média de 10,99 \ 11,99.
    No outro dia passo no Brico ,
    e o Brico vende AC5 a 8,99 , AC10 a 11,00 , etc.
    E agora que pegou moda da malta só olhar para o AC4\5\3\10, eu não entendo a disparidade de preços.
  18.  # 18

19.  # 19

Nelhas, estes pavimentos são bons mesmo? Ou tão a vender gato por lebre?
  20.  # 20

O ano passado quando andava a procura de alguém pra me fazer as obras da casa, tive um senhor que me disse que se eu fosse querer colocar esses flutuantes dessas lojas a esses preços que ele se recusava a instalar.

0.0336 seg. NEW