Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Preciso de ajuda...
    Há uns dois anos começamos a procurar empresas de construção para a moradia que pretendiamos. Encontramos, e avançamos com o contrato, crédito, alvarás, pedidos de água e luz. Tudo encaminhado para iniciarem a construção e dizem-nos que só podem iniciar a obra daqui a 7 meses! Ficámos sem chão! A obra deveria ter começado em Março, no entanto graças a erros da empresa atrasou até hoje e dizem-nos que começam daqui a 7 meses ou para procurarmos uma empresa que aceite ser sub-contratada, cumpra o caderno de encargos deles, cobre o mesmo valor que eles e que aceite ser fiscalizada por eles de maneira a cumprirem tudo.

    Posto isto , revimos o contrato que tinhamos assinado e o mesmo inclui uma cláusula que diz que a partir do momento que o dono de obra tenha o álvara, água e luz no terreno eles têm 30 dias para iniciar a obra.

    O que devemos fazer?
    Haverá alguma empresa que aceite esses termos? Que possa iniciar já a obra?
    Eles são obrigados a cumprir o contrato ou têm de me indeminizar?

    Alguém que perceba que nos possa ajudar?

    Obrigada desde já!
  2.  # 2

    Bom dia ****,

    Não queriamos entrar já por aí. Queremos que iniciem quanto antes a nossa casa como era suposto, mas de bem.
    Não haverá outra solução?
  3.  # 3

    Sim, já.
  4.  # 4

    Colocado por: Kitty18eles têm 30 dias para iniciar a obra.

    Nesse contrato tem alguma cláusula que penalize o empreiteiro pelo não cumprimento de prazos?
  5.  # 5

    Bom dia,

    Penso que não,
    Tem uma cláusula que diz: 'o incumprimento por uma das partes dos deveres resultantes do presente contrato, confere à outra parte, nos termos gerais de direito, o direito de resolver o contrato, sem prejuizo das correspondentes indeminizações.'

    Não sei se responde à sua questão...
  6.  # 6

    Colocado por: Kitty18Tem uma cláusula que diz: 'o incumprimento por uma das partes dos deveres resultantes do presente contrato, confere à outra parte, nos termos gerais de direito, o direito de resolver o contrato, sem prejuizo das correspondentes indeminizações.'

    Poderá tentar por aqui mas só mesmo pela via judicial.
    Neste momento está refém do empreiteiro
  7.  # 7

    Quanto dinheiro é que já pagou?

    No seu caso em concreto, qual o maior prejuizo que advem se só começar daqui a sete meses?
  8.  # 8

    Sim, mas neste momento não tenho em causa perder o dinheiro, porque também temos a noção que o valor que pagamos foi do projeto e afins.
    Queremos resolver a situação de começar a obra agora. Estávamos a contar que começasse em Janeiro, eles enganaram-se e quando ia para pagar o álvará dei conta que o projeto que estava na câmara estava errado. Tinham a planta trocada. Tivemos que aguardar mais dois meses para que aprovassem o novo projeto. Mais pedido de água e luz , a obra está atrasadissima.Vamos casar daqui a 3 meses e graças a tantos erros não temos a casa nem quase pronta! Nem uma máquina lá está. E ainda percebemos que eles já sabiam desde Março que não iam conseguir construir a nossa casa no tempo contratado e no entanto só nos avisaram ontem, porque fomos chamados a uma reunião! Foi de muito má fé porque podiam ter-nos avisado já em Março e já teriamos procurado soluções mais previamente.
  9.  # 9

    Colocado por: ADROatelierQuanto dinheiro é que já pagou?

    No seu caso em concreto, qual o maior prejuizo que advem se só começar daqui a sete meses?


    Como disse no comentário anterior paguei apenas os profetos e afins, 5000€ porque me recusei a pagar mais sem ver nada feito! Acontece que a obra deveria ter começado entre Janeiro e Março, sendo que se comprometeram a construir num prazo de um ano. Casamos daqui a 3 meses e ainda nem um tijolo conseguimos ver...
  10.  # 10

    O problema nem será o dinheiro que me parece justo para o projeto o mais complicado vai ser arranjar alguém com tempo para começar de imediato.
    Concordam com este comentário: Kitty18, jorgealves
  11.  # 11

    Exactamente.

    Ou consegue acordar com esse empreiteiro uma solução conveniente a ambos ou se o "ambiente ficar muito tenso" não estão reunidas as condições para trabalhar com eles.
    Qual é o concelho?

    A casa é em LSF?
    É provável que não encontre outro empreiteiro para construir tão cedo.
    Pense bem na solução efectivamente possível - por oposição àquilo que se gostaria e seria desejável.


    Colocado por: DanicostaO problema nem será o dinheiro que me parece justo para o projeto o mais complicado vai ser arranjar alguém com tempo para começar de imediato.
    Concordam com este comentário:Kitty18
  12.  # 12

    Colocado por: ADROatelierQual é o concelho?

    A casa é em LSF?


    Maceda, Aveiro.

    A casa é de construção normal.

    Falei com um Senhor da Vanguardoption que ficou de me dar valores para cumprir o meu caderno de encargos. Não sei...
  13.  # 13

    O construtor foi responsável pelos projetos?
    Atenção que tem aqui outro problema
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  14.  # 14

    Colocado por: zedasilvaO construtor foi responsável pelos projetos?


    O construtor que está a falhar neste momento sim foi. No entanto, como referi inicialmente, foi o próprio a dizer-me para eu procurar outra empresa de construção.
  15.  # 15

    Colocado por: Kitty18foi o próprio a dizer-me para eu procurar outra empresa de construção.

    Cheira-me que ele chegou à conclusão que no orçamento que deu ganha pouco e como tal está a tentar livrar-se da obra.
    Se ele foi responsável pelo projeto tem outro problema. Se ele retirar os termos de todos os técnicos vai ter que contratar novos para assumirem o projeto
  16.  # 16

    Colocado por: zedasilvaSe ele retirar os termos de todos os técnicos vai ter que contratar novos para assumirem o projeto


    Ele disse-me que fiscalizava a obra até ao fim, que assumia isso, mas que teriam de ser outros a construir, se eu quiser a obra para já. É preciso é que uma empresa de construção certificada aceite tal coisa. Neste momento só consegui falar com a Vanguardoption que me disse que me dava um orçamento mas que eles tinham que não iam trabalhar debaixo do álvara deles e da sua supervisão.
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilvaCheira-me que ele chegou à conclusão que no orçamento que deu ganha pouco


    Há dois meses atrás tivemos uma reunião e disseram-nos que neste momento sim, estavam a perder dinheiro com a obra porque estavam a vender a minha casa quase 50% mais cara que eu comprei.
  18.  # 18

    Colocado por: ****eles não à querem fazer


    Compreendo, mas quais são as minhas opções agora?

    Conhecem alguma empresa?
  19.  # 19

    Desvincule-se dessa empresa
    arranje um gabinete que assuma o projeto e coordenação geral do processo.
    pegue no caderno de encargos e peça a esse gabinete para o rever e completar e mesmo fazer mapa de quantidades e trabalhos com estimativa
    com isso o gabinete que lance concurso á empreitada a pelo menos 3 empreiteiros
    Em suma arranque para a obra com um bom planeamento e com tudo preto no branco.
    • RCF
    • 14 junho 2019 editado

     # 20

    Kitty

    Tem de ser realista e pragmática. Não force uma empresa a fazer-lhe a obra, se a não quiserem fazer. Se o fizer, mesmo que consiga que lhe façam a obra, o mais certo é fazerem mal.
    As empresas de construção civil estão cheias de trabalho. Não conte encontrar qualquer empresa de qualidade, com disponibilidade para começar no imediato. Até as empresas sem qualidade estão cheias de trabalho, quanto mais as que têm qualidade.
    Portanto, com essa empresa ou com outra, prepare-se para aguardar... Mas, tente e procure outras empresas. Provavelmente irá encontrar as dificuldades que indiquei e a preços mais elevados...
    Concordam com este comentário: JotaP
 
0.0238 seg. NEW