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  1.  # 21

    Colocado por: WardrunaIndependentemente do valor comercial, da importância do autor, etc.....Alguém que me diga onde é que está o a beleza disto?

    mona lisa

    Não é independentemente do valor comercial, do autor, da beleza.
    É exactamente o contrário : estão intimamente relacionados entre eles : autor, beleza da obra e o valor comercial. É assim nesta obra, e geralmente, em todas. Mesmo em arquitectura. Há uma genialidade reconhecida nestas obras.
  2.  # 22

    Colocado por: Mário PiedadeA questão parece-me que passa mesmo por aí, não são os conceitos em si, mas sim os preconceitos sociais de determinadas elites ou sociedades elitistas, onde estes preconceitos são defendidos por uns quantos iluminados, até parece a maçonaria.:))

    Nunca percebi bem esta politização do assunto do belo. Acho muito incorrecto acharmos que o poder de apreciar o belo pertence a uns quantos num elevado patamar da Sociedade.
    Acredito que aconteça, este preconceito, ou este preconceito invertido, ou preverso, por razões históricas. Apenas os favorecidos teriam acesso ao belo supostamente.
    Eu acredito que o belo está no poder de todos, é democrático.
  3.  # 23

    Colocado por: Mário PiedadeSe não for numa base cientifica, mas sim em generalidades, quem definiu que o objeto A é o bonito e o B é feio?

    Os seus olhos não são os meus e o que Carla vê como excecionalmente belo, para mim, e pelos meus olhos pode ser simplesmente horroroso.

    Nesta dicotomia de olhares, o seu e o meu onde está a baliza que defende que um de nós está errado?

    Mas existe a base científica !

    E embora não exista nenhuma "política social" em que a elite economicamente favorecida tenha acesso restrito à beleza, existe uma elite - como em todas as áreas - uma massa intelectual de conhecedores que define o que é belo.

    Claro que depois cada um pode, individualmente, ter o seu próprio gosto pessoal. Ter gosto pessoal não o iliba de ser um bom ou mau gosto. Por muito que queira, e por muito que se queira acreditar nisso.
  4.  # 24

    Mais. A beleza, o belo é positivo. Não só em arte, arquitectura, decoração. O belo é desejado. Almejado.
    Um belo carro (Ferrari). Uma bela mulher (Sophia Loren). Um belo homem (Richard Gere).
    É consensual ?
  5.  # 25

    Universalmente belo.
    Concordam com este comentário: NTORION
      306_Top-25-Most-Beautiful-White-Flowers-655909018.jpg
  6.  # 26

    Colocado por: CMartin Acho muito incorrecto acharmos que o poder de apreciar o belo pertence a uns quantos num elevado patamar da Sociedade.


    Mas o poder de apreciação de algo não é exclusivo de um qualquer patamar da sociedade o que é exclusivo é o que este patamar me quer impor com as suas definições do que é belo. Grosseiramente falando este patamar de iluminados diz que o Centro Cultural de Belém com aqueles impressionantes 36mil m2 de paredes forradas a pedra de Pêro Pinheiro são uma obra bela e classificado por decreto lei e para mim não passar de um monte de pedras empilhadas( não é a ideia que tenho).

    porque existe uma crença de que o belo é efectivamente, moralmente superior, ou seja, de que a moralidade e o bom (de bondade) e o belo não existem um sem o outro...

    Esta frase foi recuperada do outro tópico e só a recuperei porque não concordo nada com ela, ou então a minha literacia não me permite interpretar de outra forma e nesse caso será ignorância minha.Já vi aqui escrito como sendo Shopia Loren uma bela mulher(beleza) onde alia então a bondade da Sra? No entanto Madre Teresa não tinha nada de bela mulher(beleza) e era a bondade em pessoa ou mesmo Ghandi que eu considero bastante "feiinho" e tinha um coração a transbordar de bondade. Não tem de haver relação direta entre e belo e a bondade nem tão pouco qualquer superioridade moral.

    Colocado por: CMartin...existe uma elite - como em todas as áreas - uma massa intelectual de conhecedores que define o que é belo.

    Ora aqui reconhece que de facto existe uma elite social sem que para isso tenha que ser politizada, se é uma "massa intelectual de conhecedores que define o que é belo" que formação têm para me impor padrões de sociedade? Ou quererem definir os gostos alheios?
    Só porque uns quantos intelectuais definem como belo o (amontoado de pedras que creio ser de Cutileiro no Parque Eduardo VII) todos temos que concordar porque a definição foi dada por uma massa intelectual de conhecedores?

    Claro que depois cada um pode, individualmente, ter o seu próprio gosto pessoal. Ter gosto pessoal não o iliba de ser um bom ou mau gosto. Por muito que queira, e por muito que se queira acreditar nisso.

    E aqui voltamos ao inicio o que é bom gosto para a Carla pode ser mau gosto para mim e vice versa e para desempatar a coisa lá tem que vir uma seita iluminada de pseudo intelectuais definir os nossos gostos.
  7.  # 27

    Colocado por: CMartinMais. A beleza, o belo é positivo. Não só em arte, arquitectura, decoração. O belo é desejado. Almejado.
    Um belo carro (Ferrari). Uma bela mulher (Sophia Loren). Um belo homem (Richard Gere).
    É consensual ?


    Claro que não !
    Um belo carro (Phorsche), Uma bela mulher (Sandra Bullock) Um belo homem (Eu)

    Colocado por: CMartinUniversalmente belo.
      306_Top-25-Most-Beautiful-White-Flowers-655909018.jpg


    Claro que não é universalmente, aqui sim é consensualmente belo.
  8.  # 28

    Como o velho concurso do extinto Diário Popular - descubra as diferenças

    1º - Porque a massa intelectual de conhecedores diz que é belo, o seu valor tem uma estimativa de 20 milhões, e é uma obra de Kasimir Malevich.
      QuadradoNegro-1.jpg
  9.  # 29

    2º - bem o segundo é apenas uma ardósia preta, equivalente a um tablet dos tempos modernos, é uma obra em desenvolvimento pelo neto Martim e tem um valor de 17€.
      quadro negro.jpg
    • Lupan
    • 2 julho 2019 editado

     # 30

    Este é sem dúvida a adquirir quando fizer a minha casa.
    Mas há 1 ainda mais bonito com 1 menino, caso queiram posso partilhar
      Screenshot_2019-07-02-09-10-01_1.jpg
  10.  # 31

    Colocado por: CMartin

    Vamos por partes.

    Pos o tópico em "não relacionados com casas e imóveis".

    Desde quando é que podem sequer considerar a arquitectura à parte da estética e da arte ? E o que é a arquitectura se não o fechar do espaço na criação - ou na criação também - duma habitação (casa e imóvel), entre outras construções / edificações ?

    O que é uma casa afinal ?


    O que é uma casa?
    Depende.
    De que conceito estamos a falar? Do seu conceito social?
    Do seu conceito técnico?
    A Arquitetura do ponto vista técnico não posso sequer discutir. Não possuo conhecimento para isso.
    Agora penso que a arquitetura, enquanto conceito, deve ter por base a aplicação do principio técnico , ter as ferramentas e o conhecimento para criar o melhor espaço consoante a sua finalidade e objetivo. A estética não deve vir primeiro, nem sequer deve ser o ponto de partida.
    Mas esse é o entendimento de um leigo.
    Em determinadas vertentes sociológicas, e nos seus conceitos mais abstratos e filosóficos , discutem-se princípios similares a este do belo e do feio:
    Por exemplo:
    Em certos países as mulheres andam de burca.
    Em Portugal não.
    Em Portugal discute-se que isso é uma privação da liberdade da mulher. É uma imposição violenta e sem propósito.
    No entanto, essas afirmações partem dos olhos de pessoas criadas no Ocidente. Com conceitos Ocidentais.
    Na mais pura génese da questão, e do ponto vista social puro e duro, a afirmação não é sustentada , pois assume uma superioridade moral .
    Eu vivo assim em Portugal, acho que assim é que é bom e correto, logo os outros deviam viver assim.
    Não entra aqui se é certo ou errado. Entra o principio de olhar outro mundo com os olhos do meu mundo.
    Eu também acho que elas não deviam usar. Mas , de facto, a minha visão já foi deturpada por tudo aquilo que me foi ensinado e apreendido.
    Não consigo de facto ter uma visão imparcial.
    O mesmo se passa na questão do belo e feio.
    O conceito é desenvolvido em cada em de nós por anos de crescimento e assimilação com o que nos rodeia.
    O facto de eu depois crescer e me tornar critico de arte, não me torna imparcial ou desprovido do que foi apreendido.
    A minha opinião técnica já se encontra influenciada por tudo o que me constitui enquanto ser.
    Dai dizer-lhe que não é possível afirmar se uma musica do Toy é melhor que uma do Sinatra.
    A afirmação , enquanto conceito teórico, não pode ter nenhum tipo de sustento.
    È só a moral que permite estas afirmações.
    Pode dizer-se que do ponto de vista musical uma musica é mais afinada, construída com mais detalhe. Talvez.
    Agora mais bonita? Melhor?
    Esse tipo de afirmações estão sempre impregnadas de superioridade moral. Mesmo que sem maldade.
    Ferrari?
    Loren?
    Gere?
    Encontra com facilidade milhares de pessoas que discordam de si.
    A sua visão e a sua assimilação de vida, permite-lhe aos seus olhos , olhar estes 3 com esse conceito.
    Concordam com este comentário: nmex2
  11.  # 32

    .
      18F9F443-D03D-49D3-94AF-D9D521189538.jpeg
  12.  # 33

    Colocado por: Wardruna

    Exatamente, discutir gostos é como discutir o sexo dos anjos, é uma coisa não exata ao contrário do glorioso onde ė exata a sua superioridade em relação a outros clubes portugueses.


    O único indicador da suposta grandeza da dita instituição é o número de simpatizantes que a mesma tem, que claramente é superior aos demais clubes portugueses, mas no meu entender quantidade não é qualidade, portanto no meu entender o meu clube é muito superior em qualidade em todos os níveis.

    A base científica para tal afirmação é- só por sim

    Kkkkk
  13.  # 34

    Colocado por: CMartin
    Não é independentemente do valor comercial, do autor, da beleza.
    É exactamente o contrário : estão intimamente relacionados entre eles : autor, beleza da obra e o valor comercial. É assim nesta obra, e geralmente, em todas. Mesmo em arquitectura. Há uma genialidade reconhecida nestas obras.


    Um quadro tem o valor que alguém lhe dá nada mais que isso, para si ou para quase todo o mundo pode ser o objecto mais valioso do mundo para outros pode ser um mono na parede nada mais que isso.

    No mundo das obras de arte existem muitos interesses estranhos, conheço um negociante de arte que me contou um caso que se passou com ele, comprou um quadro por um valor muito baixo mas no entender dele estava perante um achado, mandou fazer os testes para defenir a idade do quadro e batia certo com a época do pintor em questão tudo certo o homem estava rico, mas que define se o quadro é do pintor em questão são os especialistas e os especialistas apesar de o gênero de desenho a assinatura e a data indicarem que o quadro era do pintor, decidiram que o quadro não era do pintor, inconformado falou com um esperte em negociação em obras de arte e a resposta foi muito simples.

    Achas que um pequeno negociante como tu vai encontrar um milagre como esse, isso é só para alguns, a unica hipótese que tem é vender o quadro a alguém que tenha conhecimentos para o fazer verdadeiro e ai será uma grande obra de arte.
  14.  # 35

    Colocado por: rsvaluminiomas no meu entender quantidade não é qualidade, portanto no meu entender o meu clube é muito superior em qualidade em todos os níveis.


    Eu falava de clubes portugueses não de ingleses!
  15.  # 36

    Colocado por: Mário PiedadeMas o poder de apreciação de algo não é exclusivo de um qualquer patamar da sociedade o que é exclusivo é o que este patamar me quer impor com as suas definições do que é belo. Grosseiramente falando este patamar de iluminados diz que o Centro Cultural de Belém com aqueles impressionantes 36mil m2 de paredes forradas a pedra de Pêro Pinheiro são uma obra bela e classificado por decreto lei e para mim não passar de um monte de pedras empilhadas( não é a ideia que tenho).

    Não é uma verdade que eu conheça, do patamar de iluminados dizerem que o Centro Cultural de Belém são uma bela obra.
    Temos que talvez extrapolar. Uma coisa de facto, é eu achar, o Mário Piedade achar, um grupo nacional de interessados por variadíssimas razões achar, e a massa intelectual reconhecida achar.
    Serão níveis diferentes de "achamentos", em que todos acharão, para si próprios, que estão cobertos de razão, dentro dos seus conhecimentos da matéria, do que é o belo.

    Há no entanto, uma diferença, a massa intelectual reconhecida tem a autoridade, dada por nós, (e quando digo nós, é no sentido abrangente), é uma elite que nos representa no colectivo, para definir uma arte, uma peça, uma edificação como bela por preencher determinados padrões definidos.
  16.  # 37

    Colocado por: Mário Piedade
    Esta frase foi recuperada do outro tópico e só a recuperei porque não concordo nada com ela, ou então a minha literacia não me permite interpretar de outra forma e nesse caso será ignorância minha.Já vi aqui escrito como sendo Shopia Loren uma bela mulher(beleza) onde alia então a bondade da Sra? No entanto Madre Teresa não tinha nada de bela mulher(beleza) e era a bondade em pessoa ou mesmo Ghandi que eu considero bastante "feiinho" e tinha um coração a transbordar de bondade. Não tem de haver relação direta entre e belo e a bondade nem tão pouco qualquer superioridade moral.

    A beleza, em teoria, é estar perto de Deus. Tenho para mim que é verdade, neste sentido : tudo o que Deus criou é belo.
    Não significa que os feios não são filhos de Deus, sejam pessoas ou arquitecturas, mas não é sobre a fealdade que nos debruçamos com preocupação ou interesse, a fealdade existe sempre a par da beleza, se não, como diz o cliché, até não conseguiriamos ter distinção do feio e do bonito se fosse tudo bonito.
    Daí dizermos geralmente, o bonito é moralmente superior, por estar mais perto do Criador. Ou pelo menos mais perto das intenções do Criador para os humanos.
  17.  # 38

    Existe uma massa intelectual reconhecida que têm a autoridade dada por nós, uma elite que nos representa...

    Você começa a assustar-me. =)

    É que as ditaduras começam assim..
    "Nós" decidimos por vocês o que é belo, pois vocês não sabem.
    "Nós" decidimos o que faz bem , pois vocês não sabem.

    No fundo a liberdade na opinião de cada um é só para decorar. O Mário ,eu , você podemos achar coisas bonitas diferentes, mas o que for belo já foi definido em padrões por um grupo de seres extraordinários .
  18.  # 39

    Colocado por: NelhasO que é uma casa?
    Depende.
    De que conceito estamos a falar? Do seu conceito social?
    Do seu conceito técnico?
    A Arquitetura do ponto vista técnico não posso sequer discutir. Não possuo conhecimento para isso.
    Agora penso que a arquitetura, enquanto conceito, deve ter por base a aplicação do principio técnico , ter as ferramentas e o conhecimento para criar o melhor espaço consoante a sua finalidade e objetivo. A estética não deve vir primeiro, nem sequer deve ser o ponto de partida.
    Mas esse é o entendimento de um leigo.
    Em determinadas vertentes sociológicas, e nos seus conceitos mais abstratos e filosóficos , discutem-se princípios similares a este do belo e do feio:
    Por exemplo:
    Em certos países as mulheres andam de burca.
    Em Portugal não.
    Em Portugal discute-se que isso é uma privação da liberdade da mulher. É uma imposição violenta e sem propósito.
    No entanto, essas afirmações partem dos olhos de pessoas criadas no Ocidente. Com conceitos Ocidentais.
    Na mais pura génese da questão, e do ponto vista social puro e duro, a afirmação não é sustentada , pois assume uma superioridade moral .
    Eu vivo assim em Portugal, acho que assim é que é bom e correto, logo os outros deviam viver assim.
    Não entra aqui se é certo ou errado. Entra o principio de olhar outro mundo com os olhos do meu mundo.

    Não há, sociologicamente falando o certo ou o errado. E não o há apenas por ser politicamente incorrecto dizer que o belo é certo, e o feio é errado. Ou que o belo é superior ao feio, moralmente. Mas esteve sempre intimamente assim ligado, desde sempre, nas artes, na literatura, e no nosso próprio subconsciente.

    Tirar o gosto a alguém é grave no sentido em que lhe estamos a tirar livre arbítrio, o poder de decisão sobre si próprio e sobre os seus gostos, invalidando-lhes. E invalidamos-lhes com base em critérios de conhecimento e desconhecimento da matéria que se discute, quem pode gostar disso (?).

    Uma casa, no sentido arquitectural, bela tem como função fazer-nos sentir felizes.
    Colocado por: ADROatelierA aparencia das nossas casas é importante?

    Pode um edificio fazer-nos felizes?

    Como seria uma casa perfeita nos dias de hoje?

    Não conheço quem gostaria de ter uma casa feia, mas há quem tenha. Porque razão a tem ?
  19.  # 40

    Colocado por: NelhasExiste uma massa intelectual reconhecida que têm a autoridade dada por nós, uma elite que nos representa...

    Você começa a assustar-me. =)

    É que as ditaduras começam assim..
    "Nós" decidimos por vocês o que é belo, pois vocês não sabem.
    "Nós" decidimos o que faz bem , pois vocês não sabem.

    No fundo a liberdade na opinião de cada um é só para decorar. O Mário ,eu , você podemos achar coisas bonitas diferentes, mas o que for belo já foi definido em padrões por um grupo de seres extraordinários .

    Lá está, a politização do assunto. Há um passado muito dentro de nós, que nos faz em qqualquer esquina ver a assombração da ditadura e de nos tirarem a livre expressão..ai deles :o)
 
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