Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Wardruna

Talvez seja por isso que possa ser a maior organização criminosa do mundo.

Neste momento não acho que o seja pois especulação lavagem de dinheiro e outros tantos malabarismos financeiros são um crime que a sociedade não liga infelizmente.

Agora não deve haver organização que durante a sua história tenha organizado tantas guerras, e com isso contribuído para o desenvolvimento da humanidade pois sem guerra não há desenvolvimento.
  2.  # 2

Colocado por: rsvaluminiodepois achares que o podes prender.

Não acho tenho a certeza, tenho pena que não haja neste país no meio dos milhares que ele roubou um velhote que não queira ir para a cadeia, de certeza que o resto da quadrilha ia começar a pensar 2 vezes.

Os políticos só fazem aquilo que o povo deixa.
  3.  # 3

Colocado por: CMartin E gostos não se discutem. Sério ? Não mesmo ??
    Não é um assunto leviano, o belo.

Pela afirmação deduzo que não goste da foto, mas esta vai contra si!

Colocado por: CMartin
    O que defendo é que existe o belo (conforme referido na lenga lenga da teoria da estética) e o belo segue regras - tem harmonia, proporção, simetria, número, medida.

Sinónimos da (lenga-lenga)

Harmonia - equilíbrio, ordem, acordo, concórdia, consonância, entendimento, conciliação
    Proporção - conformidade, simetria, grau, intensidade
    Simétrico - harmonioso, harmónico, proporcional, regular
    Numero - é o 26 de uma qualquer rua
    Medida - A olho deve ter 800 m2.

Portanto, o edifício tem Harmonia porque está equilibrado, tem Proporção porque está conforme e é intenso, tem Simetria ( o lado direito parece ser igual ao esquerdo) tem Numero, tem Medidas (a olho), terá tido um arquitecto.

Porque não pode ser inserido no seu conceito de Belo?
    Porque não pode a Carla fazer o favor de o considerar uma obra de arte?

É só mesmo para arreliar!
      DSCF61312.JPG
  4.  # 4

Afinal a Mona Lisa tem ou não o numero dourado?

A Mona Lisa, com sinais aparentes de obesidade reúne os tais padrões de beleza (seja ela qual for ) que vão mudando no passar dos séculos?

5 – Quinta alegação: pintores como Leonardo da Vinci e Botticelli terão usado o rectângulo dourado para darem harmonia às suas obras, sendo o mesmo identificável nas suas obras mais conhecidas.

FALSO! As seguintes obras não foram desenhadas com a ajuda do rectângulo dourado, nem faz sentido tentar identificá-lo nelas.

Quando a matemática e fisica se introduzem nestas coisas dá sempre lixo.
  5.  # 5

Colocado por: WardrunaIndependentemente do valor comercial, da importância do autor, etc.....Alguém que me diga onde é que está o a beleza disto?

mona lisa

Ai, Jesus!!!
  6.  # 6

Colocado por: CMartinHá uma genialidade reconhecida nestas obras.

Foram precursores de algo que não existia antes.
    Criaram uma novidade que se repercutiu num avanço do pensamento.

Quem não tem predisposição para abraçar a arte e a beleza, encontra a alegria noutras coisas.E acha a arte e a beleza em conceitos que roçam a vulgaridade. Mas se fazem alguém feliz, por que não?

Ainda bem que as pessoas não são todas iguais.
    Agora fico muito desiludido com alguém que segue correntes e sem se questionar, nem vê o quão é ridículo...
    Mas quem sou eu para julgar quem quer que seja?
    Sou eu que estou cero?
    Sou só eu que vejo o mundo com clarividência?

O melhor é não me importar.

Deixar que cada um seja feliz do modo que acha que é melhor.

Desde que não me chateiem está tudo bem.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 7

Colocado por: PalhavaDeixar que cada um seja feliz do modo que acha que é melhor.

Desde que não me chateiem está tudo bem.

Claro que sim Palhava. Até porque no meu caso até, os clientes contratam-me para fazer precisamente isto, design de interiores e estética, do curso. Alguma opinião poderei ter aqui no tópico.

Para quê aborrecer-me a troco de nada ainda por cima quando teimam?
    Sejam felizes no que acreditam, isso é o mais importante !
    E tapem os ouvidos quando eu opinar.
  8.  # 8

Colocado por: Mário Piedade

Pela afirmação deduzo que não goste da foto, mas esta vai contra si!

O que defendo é que existe o belo (conforme referido na lenga lenga da teoria da estética) e o belo segue regras - tem harmonia, proporção, simetria, número, medida.

Sinónimos da (lenga-lenga)

Harmonia - equilíbrio, ordem, acordo, concórdia, consonância, entendimento, conciliação
    Proporção - conformidade, simetria, grau, intensidade
    Simétrico - harmonioso, harmónico, proporcional, regular
    Numero - é o 26 de uma qualquer rua
    Medida - A olho deve ter 800 m2.

Portanto, o edifício tem Harmonia porque está equilibrado, tem Proporção porque está conforme e é intenso, tem Simetria ( o lado direito parece ser igual ao esquerdo) tem Numero, tem Medidas (a olho), terá tido um arquitecto.

Porque não pode ser inserido no seu conceito de Belo?
    Porque não pode a Carla fazer o favor de o considerar uma obra de arte?

É só mesmo para arreliar!
      DSCF61312.JPG

Sim Mário.
      DSCF613122.JPG
  9.  # 9

Colocado por: Mário PiedadeAfinal a Mona Lisa tem ou não o numero dourado?

A Mona Lisa, com sinais aparentes de obesidade reúne os tais padrões de beleza (seja ela qual for ) que vão mudando no passar dos séculos?

5 – Quinta alegação: pintores como Leonardo da Vinci e Botticelli terão usado o rectângulo dourado para darem harmonia às suas obras, sendo o mesmo identificável nas suas obras mais conhecidas.

FALSO! As seguintes obras não foram desenhadas com a ajuda do rectângulo dourado, nem faz sentido tentar identificá-lo nelas.

Quando a matemática e fisica se introduzem nestas coisas dá sempre lixo.

Quando falamos de beleza e do quadro Mona Lisa não é propriamente a Mona Lisa que estamos a dizer que é bonita, mas antes a referir a beleza da arte, da pintura.
    É tudo um pouco...esotérico, vá, se quiser, no entendimento.

Mas está bem Mário. Tem razão. Seja feliz !
    Concordam com este comentário: NdaMadeira
      mona_lisa_golden_ratio2.jpg
  10.  # 10

Colocado por: CMartinQuando falamos de beleza e do quadro Mona Lisa não é propriamente a Mona Lisa que estamos a dizer que é bonita, mas antes a referir a beleza da arte, da pintura.
    É tudo um pouco...esotérico, vá, se quiser, no entendimento.
    Mas está bem Mário. Tem razão. Seja feliz !

A Carla quando as trocas de ideias não vão ao encontro das suas tem o habito de rebaixar os demais.

Se os demais não convergirem nas suas ideias, são teimosos, mas olhe que para se teimar tem que haver sempre mais de uma pessoa.

Depois reclama que era mais um tópico, para ficar a fazer monólogos o que pode acontecer porque até gosta de se ouvir e não gosta de ouvir mais ninguém que não concorde consigo.

Frases suas:
    Mas a forma como está a interpretar, o Nelhas e acho que todos, é errada
    Alguma opinião poderei ter aqui no tópico.
    Para quê aborrecer-me a troco de nada ainda por cima quando teimam?
    E tapem os ouvidos quando eu opinar.

E sim também estamos a analisar a beleza da modelo até porque no que publicou, naquilo chamou lenga-lenga diz:

Platão ligou a arte à beleza

A arte Helenística e Romana, embora influenciadas pelas concepções de beleza platónicas, acentuaram a individualidade física dos corpos e as emoções

A partir da beleza das coisas podemos chegar à beleza suprema (a Deus).

E eu acrescento, as celebres esculturas gregas de corpos esbeltos e musculados onde se procurava a perfeição das formas e a proporcionalidade dos mesmos, ambos os requisitos defendidos pela teoria do belo.

Se lê-se o anexo do post via que a afirmação não é minha, mas como não leu seguiu o caminho mais fácil.

O numero dourado aplicado ao quadro (que na opinião de alguns não se deve aplicar) e ao contrario do que afirma não é á beleza da arte ou da pintura, ele é aplicado de forma a sustentar a ideia de perfeição, de belo, do que lhe quiser chamar sobre as proporções ideais que o pintor quis transmitir da modelo, ou seja as proporcionalidades das dimensões do tronco face ao busto , do busto face á face, aos olhos, ao nariz, á boca.

Frases retiradas de diferentes analista da obra em causa.

"Segundo os filósofos que advogam a teoria do belo e nesta particular o pintor quis imitar a natureza com detalhes e técnicas muito próprias."
    "Tem uma composição equilibrada, apresenta todos os fatores como: configuração, direção e localização em harmonia, onde não há possibilidade de alteração dos mesmos."
    "O peso e a direção são fundamentais para se obter o equilíbrio."
    "A simetria pode ser analisada ao nível do olhar em paralelo com os lábios."

Como você não gosta de contraditórios, não aceita bem os sarcasmos, dá volta ao tema na forma de o encaminhar para onde se sente mais confortável como o meu vocabulário é mais limitado que o seu porque a Carla consegue interpretar aquilo que eu não digo e como você é a ultima pessoa com quem eu quero manter este tipo de dialogo aqui no FDC e por razões óbvias que pelo menos você e eu sabemos quais, vou fazer o que me recomendou....vou ser feliz, sem razão mas com opinião.
  11.  # 11

Colocado por: Mário PiedadeO numero dourado aplicado ao quadro (que na opinião de alguns não se deve aplicar) e ao contrario do que afirma não é á beleza da arte ou da pintura, ele é aplicado de forma a sustentar a ideia de perfeição, de belo, do que lhe quiser chamar sobre as proporções ideais que o pintor quis transmitir da modelo, ou seja as proporcionalidades das dimensões do tronco face ao busto , do busto face á face, aos olhos, ao nariz, á boca.

Sim. Que por sua vez, realizou-se, que a proporção aurea se encontrava também na natureza, e, por conseguinte, começou-se a transpô-la para a obra do homem, a arte. O homem começou a usar a regra para a simetria e proporção do que esteticamente saía das suas mãos.
    Já tinha falado sobre o assunto no tópico dos gostos, aqui
    https://forumdacasa.com/discussion/42586/3/reflexao-e-discussao-de-gostos-o-je-ne-sais-quoi-que-se-explica/#Comment_882820
  12.  # 12

Colocado por: CMartinO two rok é Sporting !

O two-rok é #37 :D
  13.  # 13

Será isto arte?

benfica1

benfica 2
  14.  # 14

Para mim sim. É arte popular. Uma sátira. A sartirização apareceu também como ruptura ao classicismo.
    Não é belo no entanto.
    Concordam com este comentário: Nelhas, two-rok, NdaMadeira
  15.  # 15

Colocado por: CMartinPara mim sim. É arte popular. Uma sátira. A sartirização apareceu também como ruptura ao classicismo.
    Não é belo no entanto.

E porque não é belo?
  16.  # 16

Martin,

Tive no seu site.
    Tem lá coisas bonitas sim senhora.
    Belas, portanto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  17.  # 17

Apolíneo VS Dinonisíaco

Onde está o belo?
  18.  # 18

"Os gostos não se discutem"
  19.  # 19

Colocado por: WardrunaSerá isto arte?

benfica1

benfica 2

Arte fálica...teve o seu expoente na Pré-história...
  20.  # 20

Colocado por: Wardruna

E porque não é belo?

A beleza clássica com as regras que temos vindo a falar e a questionar e que representa o classicismo foi confrontada nos fins dos sec xix e no sec xx pelo romântismo e pelo gótico, ou melhor pelo modernismo então. Ou seja, o que se conhecia como sendo belo no passado passou por uma revolução e o que era novo e moderno é que passou a ser belo. Não mais as regras do clássico do passado definiam o belo mas antes a subjectividade. O modernismo retirou-nos as referências clássicas e rígidas, trouxe-nos fantasia e surrealismo.
    Desde aí, sem as referências passadas, penso que se tornou muito mais difícil a discussão do belo e do gosto, porque, claro, o modernismo passou a enaltecer o novo e a subjectividade. O que se passa até hoje.

0.0399 seg. NEW