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  1.  # 41

    Homem vitruviano (ou homem de Vitrúvio) - DE MARCO VITRUVIO POLIÃO

    A Divina Proporção.

    é um conceito apresentado na obra Os dez livros da Arquitetura, escrita pelo arquiteto romano Marco Vitruvio Polião, do qual o conceito herda no nome. O conceito é considerado um cânone das proporções do corpo humano, segundo um determinado raciocínio matemático e baseando-se, em parte, na proporção áurea. Desta forma, o homem descrito por Vitrúvio apresenta-se como um modelo ideal para o ser humano, cujas proporções são perfeitas, segundo o ideal clássico de beleza.

    Originalmente, Vitrúvio apresentou o cânone tanto de forma textual (descrevendo cada proporção e suas relações) quanto através de desenhos. Porém, à medida que os documentos originais perdiam-se e a obra passava a ser copiada durante a Idade Média, a descrição gráfica se perdeu. Desta forma, com a redescoberta dos textos clássicos durante o Renascimento, uma série de artistas, arquitetos e tratadistas dispuseram-se a interpretar os textos vitruvianos a fim de produzir novas representações gráficas. Dentre elas, a mais famosa e (hoje) difundida é a de Leonardo da Vinci que acompanhava as notas que Leonardo fez no ano 1490 num dos seus diários .

    Fonte : a mesma.
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 42

    Proporção Áurea - O φ (Phi)

    null

    A proporção áurea, número de ouro, número áureo, proporção dourada, também é chamada de divina proporção é uma constante real algébrica irracional manifesta pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte.

    É proporção geométrica mais conhecida e usada na pintura, escultura e arquitectara clássicas, renascentistas e pós-modernistas que se baseia no seguinte princípio:
    "seccionar um segmento de reta de tal forma que a parte menor esteja para a maior como este está para o todo".



    Um homem de ciência: Leonardo da Vinci, afirmava que a arte deveria manifestar por ela própria um movimento contínuo e beleza. Para se atingir este fim, Leonardo utilizou extensivamente o rectângulo de Ouro nas suas obras.

    A designação adaptada para este número, φ (Phi maiúsculo), é a inicial do nome de Fídias que foi escultor e arquitecto encarregado da construção do Pártenon, em Atenas.

    Estes elementos são encontrados facilmente na natureza.

    O φ (Phi) é um número misterioso que tem algumas quantidades relacionadas e formas, e ele aparece nas proporções do corpo humano e outros animais, nas plantas, no DNA, no sistema solar, na arte e na arquitetura, na música, etc.

    Fonte: http://danilosaartes.blogspot.fr/
  2.  # 43

    Proporção Áurea OU Divina - O φ (Phi) II

    null

    Repetindo:
    É proporção geométrica mais conhecida e usada na pintura, escultura e arquitectara clássicas, renascentistas e pós-modernistas que se baseia no seguinte princípio:
    "seccionar um segmento de reta de tal forma que a parte menor esteja para a maior como este está para o todo".
  3.  # 44

    CMartin,

    Os seus post são instruídos, mas mesmo assim dão mais conversa ao josexy e às ideologias dele.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 45

    Proporção Áurea OU Divina - O φ (Phi) III
    null

    Repetindo:
    Um homem de ciência: Leonardo da Vinci, afirmava que a arte deveria manifestar por ela própria um movimento contínuo e beleza. Para se atingir este fim, Leonardo utilizou extensivamente o rectângulo de Ouro nas suas obras.
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 46

    Colocado por: migjacCMartin,

    Os seus post são instruídos, mas mesmo assim dão mais conversa ao josexy e às ideologias dele.


    :o) Obrigada.
    Deixa-me algo triste..até porque fico para aqui sem quase ninguém (também não quero ser injusta com quem participa) com quem conversar.
    Mas migjac, a verdade é que estes são os tópicos que eu mais gosto, se eu não os fizer, perco eu mais do que os outros.
    Não se pode ter o melhor os dois mundos. Fazer o quê ?
    :o)

    PS. Eu sabia que era isto para o que vinha com este tópico, digo de novo - o meu isco é comparativamente insignificante.
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 47

    PS. E penso por vezes para com os meus botões. Será que alguém lê estas coisas e se entusiasma sequer (sem ser eu própria)?!
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 48

    Proporção Áurea OU Divina - O φ (Phi) IV

    Repetindo:
    A designação adaptada para este número, φ (Phi maiúsculo), é a inicial do nome de Fídias que foi escultor e arquitecto encarregado da construção do Pártenon, em Atenas.
      Fi.jpg
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 49

    Proporção Áurea OU Divina - O φ (Phi) V
    OU AINDA - ANGULO DOURADO


    Visto de outra forma.

    "Proporção áurea, número de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega \phi (PHI), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Também é chamada de se(c)ção áurea (do latim sectio aurea) , razão áurea, razão de ouro, média e extrema razão (Euclides), divina proporção, divina seção (do latim sectio divina), proporção em extrema razão , divisão de extrema razão ou áurea excelência.O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias .

    Desde a Antiguidade, a proporção áurea é usada na arte.É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi \pi), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado de forma aproximada no homem (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), nas colmeias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem de crescimento na natureza.

    Justamente por ser encontrado em estudos de crescimento o número de ouro ganhou um status de "ideal", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. O fato de ser apoiado pela matemática é que o torna fascinante.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea
      Divisao-em-media-e-extrema-razao.jpg
  4.  # 50

    Colocado por: CMartinPS. E penso por vezes para com os meus botões. Será que alguém lê estas coisas e se entusiasma sequer (sem ser eu própria)?!


    CMartin,
    Eu gosto de ler os seus post, não é a única 😃
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  5.  # 51

    Colocado por: migjac

    CMartin,
    Eu gosto de ler os seus post, não é a única 😃
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin


    Pronto. Jà vale a pena então!
    :o)
    Concordam com este comentário: migjac
  6.  # 52

    Olha, que surpresa Anonimo16062021.
    Obrigada ;o)
  7.  # 53

    Porquê casa de campo ?
    Olhe que as perguntas têm razão de ser. Isto vai dar a qualquer lado sim !
    • m.arq
    • 19 fevereiro 2016

     # 54

    Colocado por: CMartinProporção Áurea OU Divina - O φ (Phi) II



    Repetindo:
    É proporção geométrica mais conhecida e usada na pintura, escultura e arquitectara clássicas, renascentistas e pós-modernistas que se baseia no seguinte princípio:
    "seccionar um segmento de reta de tal forma que a parte menor esteja para a maior como este está para o todo".


    Vamos por outro lado.

    A secção âurea ou rectângulo de ouro resulta do rebatimento da diagonal entre o ponto médio do lado de um quadrado e o vértice do lado oposto.
    Ou seja:
    Temos um quadrado (a*a) de lado "a" (ou base "a"), após o rebatimento da diagonal referida temos um rectângulo (a*b) (com base "b"). Este lado "b" comprimento do rectângulo resultou de um factor aplicado ao lado "a" do quadrado, chamemos-lhe Fi (ausência de simbolos no teclado).

    b=Fi*a
    Fi*a=a/2 (comprimento até ao ponto médio da base "a") + RAIZ2 (raís quadrada) de (a/2)2(ao quadrado)+a2 (comprimento da diagonal pelo teorema de Pitágoras, sendo catetos restante a/2 da base e o lado vertical "a" )

    Fi*a=a/2+RAIZ2((a/2)2+a2)
    Fi*a=a/2+RAIZ2((a2/4+a2)
    =a/2+RAIZ2 5*a2/4
    =a/2+1/2*RAIZ25*a2
    =a/2+1/2*a*RAIZ25
    =a/2+a/2*RAIZ25
    Fi*a=(a+a*RAIZ25)/2
    2*Fi*a=a+a*RAIZ25
    FI =(a+a*RAIZ25)/2*a
    Fi =(a*(1+RAIZ25))/2*a
    Fi =(1+RAIZ25)/2
    Fi =1,61803398874....................................................................................................................

    Nota: teria desenhado +rapidamente uma casa q escrever esta coisa,... e atenção, CMartin. O modernismo tb cumpriu e de q maneira este preceito.

    Cmps!
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  8.  # 55

    Colocado por: m.arq

    Fi =1,61803398874....................................................................................................................

    Nota: teria desenhado +rapidamente uma casa q escrever esta coisa,... e atenção, CMartin. O modernismo tb cumpriu e de q maneira este preceito.



    E não defraudou a minha expectativa. Eu sabia.
    m.arq, porque sentimos a necessidade de o preceito? Com que objectivo é utilizado ?E hoje ?
  9.  # 56

    Colocado por: Anonimo16062021No País Basco (Espanha) zona de Bilbau existem montes destes sinais


    Para ser sincera não me lembro de alguma vez ter visto em lado nenhum..
    Porque razão achamos que devemos sinalizar onde hà casas ou aldeias?
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 57

    Também gostava que o PandR visse este tópico.
    Mas se calhar nem ligava nenhuma, nem uma coisa a outra coisa! Nem muitos de nós.
  10.  # 58

    • m.arq
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 59

    Colocado por: CMartinTambém gostava que o PandR visse este tópico.
    Mas se calhar nem ligava nenhuma, nem uma coisa a outra coisa! Nem muitos de nós.


    E com toda a razão. Quer fazer uma casa e saber como se faz uma casa hoje em dia. Se vai pelo tópico faz casa nenhuma.
    Cmps!
    •  
      CMartin
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 60

    Colocado por: m.arq

    E com toda a razão. Quer fazer uma casa e saber como se faz uma casa hoje em dia. Se vai pelo tópico faz casa nenhuma.
    Cmps!


    Não estou com vontade nenhuma de concordar com o que diz aqui. Não vejo quais as desvantagens em se querer saber como se faz uma casa hoje em dia.
    Eu acho que não preciso de sabê-lo, porque sei perfeitamente do que gosto, e o que quero. Posso optimizar mas não duvidar, na maioria.
    Ainda assim quero saber como se faz uma casa porque gosto de casas. É simplesmente um interesse meu.

    E quem não sabe o que quer e do que gosta, agarra-se a quê?! Ao arquitecto?
    Acho que sim : Agarra-se ao arquitecto.
    Mas depois tem duvidas. Porquê as duvidas então? Se não sabe, não sabe, não tem que duvidar. Quase que nem tem querer! Entregue-se ao arquitecto cegamente e de olhos fechados! (E não estou a dizer que é o que se deve fazer, estou a questionar-me).

    Edit : O que acha que se faça ao tópico? Até jà estou com remorsos!
 
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