Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Faça tudo com betão c25/30. É diga ao seu engenheiro que não existe betão c20/25 para xc2. Esse betão só há em xc1
    Concordam com este comentário: RicardoPorto
  2.  # 102

    Eu na altura que vi isto, antes de submeter a câmara, também liguei ao engenheiro a perguntar se precisava de tanto Pilar sobretudo na zona dos corredores. Ele disse-me que sim, que a responsabilidade de segurança da casa era dele.

    Também concordo com a solução do Marco, a questão é que os dois pilares ao fundo do corredor me impedem de mexer naquela parede, pelo que terei de arranjar outra disposicao para o wc, e eu gostava tanto da sugerida pelo Marco.

    Por outro lado o P17 deveria estar no canto entre o wc e o quarto, e ficou perpendicular a parede entre o corredor e o wc, deslocado 30 cm do canto. Pelo que terei de resolver este berbicacho também.
  3.  # 103

    Colocado por: riscosFaça tudo com betão c25/30. É diga ao seu engenheiro que não existe betão c20/25 para xc2. Esse betão só há em xc1
    De acordo com o orcamento do empreiteiro foi o c25/c30 o usado. Obrigado. Estou a ver que cada cavadela minhoca.
  4.  # 104

    Vendo este seu exemplo tenho de acender uma vela para ver se tenho sorte com o engenheiro de especialidades, os gabinetes aqui da zona só fazem o “bolo todo” arquitetura mais especialidades...
  5.  # 105

    Colocado por: CMartinMas olhem para isto, não gosto nada deste hall corredor.


    CMartin, a minha intenção era encaixar o WC social nessa zona, apenas. O hall deixei como estava. Ainda que percebo o que escreve, porque tampouco sou fã do hall-corredor "sem sal", mas a nivel funcional penso que resulta bem com aqueles armários todos...
    Sapatos, casacos, guarda-chuvas, aspirador, contadores, alarmes, campainha, telefone... Tudo isso ocupa espaço e arrumação nunca é demais.
  6.  # 106

    HAL, foi pena não reparado na estrutura antes... Tem aí uma selva de pilares, que condicionarão demasiado o interior e aberturas nas fachadas. Parece ter o dobro dos pilares do que seria necessário. Mas está feito, está feito... Haja saúde.

    Parece-me que deveria triangular e medir exactamente o que tem em obra, e tentar com o seu arquitecto dar um jeito à planta no que fôr possivel, nem tudo está perdido.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 107

    Colocado por: N Miguel OliveiraHAL, foi pena não reparado na estrutura antes... Tem aí uma selva de pilares, que condicionarão demasiado o interior e aberturas nas fachadas. Parece ter o dobro dos pilares do que seria necessário. Mas está feito, está feito... Haja saúde.

    Parece-me que deveria triangular e medir exactamente o que tem em obra, e tentar com o seu arquitecto dar um jeito à planta no que fôr possivel, nem tudo está perdido.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Só reparei na estrutura agora, porque devido ao isolamento só ontem vi a obra. Sim, aquilo é uma selva de pilares, mas daria para adaptar a sua sugestão para o hall com wc e lavandaria, e parcialmente a sugestão do Marco1 para a parte íntima. Parcialmente porque os pilares ao fundo do corredor estragam a wc, e o Pilar 17 mal implantado estraga a antecâmara dos quartos. Agora esse P17 tem de sair dali para o sítio certo, mas até já tenho medo de perguntar como ao engenheiro das especialidades. Nem sei como é que ele foi a obra ver a implantação Antes de colocarem o betão e não detectou um erro de 30 cm.
  8.  # 108

    Colocado por: HAL_9000Nem sei como é que ele foi a obra ver a implantação e não detectou um erro de 30 cm.

    Porque sem fita ( sem medir as coisas, não é olhar, é medir), não se detecta....
    Concordam com este comentário: marco1
  9.  # 109

    embora eu num obra cheguei lá e assim á primeira vista vi uma parede que estava fora do sitio 11 cm, ou seja o artista deu-lhe jeito fazer as fiadas certas de tijolo e acabar um pano de parede e arrancar com a perpendicular por ali , originando assim uma divisão com mais 11 cm e outra com menos 11 cm o que claramente alterava a arquitetura e a funcionalidade de uma wc. enfim
  10.  # 110

    Marco, com paredes levantadas é mais facil detectar o erro do que somente com as armaduras levantadas, ou até somente com as fundaçoes marcadas...
    Concordam com este comentário: marco1
    • riscos
    • 19 abril 2020 editado

     # 111

    Colocado por: HAL_9000Nem sei como é que ele foi a obra ver a implantação Antes de colocarem o betão e não detectou um erro de 30 cm.
    o projetista não tem de andar com fita a medir os alinhamentos dos pilares, o fiscal da obra sim..Na obra do NTORION também fui ver os alinhamentos com fita e apanhei 3 ou 4 com distâncias entre os 0 e os 10cm, e um com uns 30cm de desvio.ia ficar bonito ia..
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, N Miguel Oliveira
  11.  # 112

    certissimo riscos, e este eng. não será ele o "fiscal", sé que me entendes!!?
  12.  # 113

    Sim, mas se pagamos a uma fiscalização, ele deve lar ir medir. Neste caso, em empreiteiro inverteu o Pilar, não sei se com a concordância dele, mas ficou deslocado da parede 30 cm, agora tem de fazer um pilar novo no sítio certo e depois cortar aquele. Não sei é se esta operação se pode fazer....
  13.  # 114

    Riscos, no caso o engenheiro da estrutura é o fiscal, mas de facto ele não andou la com a fita, e devia ter andado. Agora tenho um pilar desviado 30 cm do local correcto, que eles terão de resolver.
  14.  # 115

    Colocado por: HAL_9000Tenho de ver com o engenheiro da estrutura se é possível fazer um novo Pilar 30cm ao lado e cortar aquele ou se isso n é possível, qual a resolução.
    Não sei, pois é área que não domino, mas, pela lógica se pode cortar o pilar para pô-lo ao lado 30cms, será que é assim indiferente a localização do pilar ? E sendo indiferente a sua localização, é necessária a sua existência sequer, para qual o efeito ou para o efeito pretendido ? Talvez o riscos possa opinar.
  15.  # 116

    Colocado por: HAL_9000Agora tenho um pilar desviado 30 cm do local correcto, que eles terão de resolver.
    E poderão mexer ainda, não sei se poderão (em seguimento do que eu disse no comentário em cima). Se o riscos puder opinar ?
  16.  # 117

    Colocado por: CMartinNão sei, pois é área que não domino, mas, pela lógica se pode cortar o pilar para pô-lo ao lado 30cms, será que é assim indiferente a localização do pilar ? E sendo indiferente a sua localização, é necessário a sua existência sequer, para qual o efeito ou para o efeito pretendido ? Talvez o riscos possa opinar
    Estou a dizer isto porque naquela parede do corredor de 6.80m tem 3 pilares e este pilar nem está centrado no vão. Eu sei que ele ao ser movido não pode sair da sapata, mas de facto também não sei se pode ser movido de todo. Daí que amanha tenha de falar com quem fez o projecto, mas de qualquer maneira o pirar não pode ficar ali, se não fico com um dente de 15 cm a meio da parede do wc e não posso fazer o tal atrio para os quartos.

    Não aceito esse dente de 15 cm. e a ter de refazer o pilar, que se faça no local correcto 30 cm ao ladoe assim ja posso fazer o atrio. Mas como n percebo nada de engenharia, vou ter de esperar para ver que soluções me apresentam
  17.  # 118

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    CMartin, a minha intenção era encaixar o WC social nessa zona, apenas. O hall deixei como estava. Ainda que percebo o que escreve, porque tampouco sou fã do hall-corredor "sem sal", mas a nivel funcional penso que resulta bem com aqueles armários todos...
    Sapatos, casacos, guarda-chuvas, aspirador, contadores, alarmes, campainha, telefone... Tudo isso ocupa espaço e arrumação nunca é demais.

    Sim, também não imaginava que fosse fã do hall corredor.

    Acho que há 2 hipóteses : ou é possível mexer na estrutura (os pilares,) e alterar ainda aquele hall.
    Ou, não sendo possível, então parece-me que a sua sugestão da trazer a WC para a entrada seria a melhor (face a onde está actualmente a WC)
    Ainda, tendo que se manter a estrutura, e entrando assim o design de interiores, eu diria que uma solução interessante seria esse hall corredor com os roupeiros fazer ligação directa com os móveis da cozinha, como se fossem um peça inteira, nos mesmos materiais. Mas, aí, já não se podia incluir a WC nessa zona, pois estragaria o conceito de peça única, roupeiros - cozinha - lavandaria no mesmos materiais, a meu ver.
  18.  # 119

    Alguém consegue pôr o hall dos quartos do marco1 em jpg aqui para se ver mais facilmente ? Sim, nunca soube e ainda não sei fazer isso no telemóvel.
    • riscos
    • 19 abril 2020 editado

     # 120

    Não é fácil o pilar deve estar centrado com a sapata, fazer um pilar novo não vai ficar centrado, vai ficar com um termo que se chama de excentricidade, os pilares excêntricos necessita de sapatas maiores do que o mesmo pilar centrado. Claro que isto agora traduzido para obra é zero. A sapata fica no mesmo sítio. O que recomendo é tirar o pilar de betão e fazer um pilar metálico, a ligação á sapata é mais fácil, é fica na posição correta. O pilar não vai ter uma viga por cima?qual foi o pilar na planta de fundações?
 
0.0359 seg. NEW