Iniciar sessão ou registar-se
  1. Sim, a partir de ontem, supostamente (*), todos os postos normais devem somente aceitar cartão CEME e não o da MOBI.e

Nos postos onde não há indicação do valor do OPC, esta parcela valerá zero euros.

Há postos que ainda aceitam o cartão MOBI.e

O valor a pagar, é fazer as contas ou usar a APP MIIO ;-)
  2. E parece que já há pessoal dos VE tesos sem € para carregar porque os VE nunca avariam 😂

Quando uma imagem vale mais que mil palavras!
      FB_IMG_1593724238163.jpg
  3. De facto, se um tipo se esticar e ficar apeado sem bateria, reboque parece ser a única hipótese, não é?
  4. Colocado por: BricoleiroE parece que já há pessoal dos VE tesos sem € para carregar porque os VE nunca avariam 😂
    Imagina como seria esse pessoal se tivessem um ICE, é que nem saíam de casa ;-)
    Este ao menos ainda conseguiu sair de casa carregando a uns 1,50€/100km ;-)
    Mas como podes deduzir por uma simples foto que:
    - é de agora, ou seja, após 1 de julho inclusivé
    - o problema, se é que há problema com o ZOE, foi falta de energia
    - a pessoa não tinha dinheiro para pagar

Caso não saibas, o pagamento, infelizmente, ao contrário do sistema tradicional, é à posterior (semanas/meses) e por transferência bancária.

Colocado por: pguilhermeDe facto, se um tipo se esticar e ficar apeado sem bateria, reboque parece ser a única hipótese, não é?
    Como qualquer carro, acabando a sua fonte de energia, fica apeado até que alguém o reboque ou lhe dê energia.

Já há VEs com saída de 230V alternados que podem ajudar nesta situação.
    Também já há seguradoras que tem a possibilidade de carregar um pouco o carro, o suficiente que dê para ir até ao posto de abastecimento de VEs mais próximo.
    Um condutor experiente anteciparia este problema e iria ter com um posto de carga ou procuraria pelos bombeiros/oficinas por exemplo para carregar um pouco que desse até ao posto de carga mais próximo.

Não sabendo o caso em particular, os VEs, à semelhança de outros carros, dá a informação ao utilizador do nível de bateria.
    Ao contrário do sistema de boia dos ICEs, o sistema nos VEs é mais fiável.
    Contudo, há quem puxe pelos limites do carro habilitando-se a ficar apeado, seja num ICE ou num VE.
    Pode ter sido estupidez, inexperiência ou aventura do condutor, mas também pode ser o "problema" dos ZOEs a carregar.
    Os ZOEs para carregarem, o posto ou tomada tem de ter uma boa terra, o que nem sempre se passa.
    Ou seja, num posto onde qualquer VE carrega sem problemas, o ZOE pode não carregar.

Não houve (será que ainda fazem?) quem fosse de ICE para o algarve de férias que depois "avariava" o carro para que este viesse para casa de reboque enquanto o condutor e passageiros voltava de táxi?
    Sempre poupavam uns 50€ em combustível e portagens...
    É que 50€ num VE, carregando em casa ainda dá para uns 3.300km!
  5. E qual é o problema de ir em reboque?
    Pagou alguma coisa? Concerteza que não...a assistência em viagem pagou...
    Avariou alguma coisa? Duvido...parece-me ser mais um dos que se "esticou" e ficou com pouca bateria (insuficiente para chegar a casa)
  6. E qual é o problema de irem reboque?
    Pagou alguma coisa? Concerteza que não...a assistência em viagem pagou...
    Avariou alguma coisa? Duvido...parece-me ser mais um dos que se "esticou" e ficou com pouca bateria (insuficiente para chegar a casa)
    • eu
    • 3 julho 2020
    Colocado por: BricoleiroQuando uma imagem vale mais que mil palavras!

Embora não represente a realidade, está engraçada a imagem.
  7. Colocado por: eu
    Embora não represente a realidade, está engraçada a imagem.
    Sim.... uma piada troteleira ;-)

Se bem que a imagem em si, nada vale, não sabendo o contexto vale bola.
    Até pode ter tido um acidente, não se vê a frente nem o lado direito.
    Pode ser mais um importado a caminho de um IPO...
    Pode ser n situações...

Mas ok, o Bricoleiro aproveitou a imagem de arquivo para a usar no contexto atual...
  8. Quem for sócio do ACP (como é o meu caso) eles têm uma carrinha que dá carga aos electricos avariados até conseguirem chegar a um ponto de carga. Agora um electrico avariar em plena autestrada não é realmente muito agradavel.
  9. Colocado por: carlosj39Agora um electrico avariar em plena autestrada não é realmente muito agradavel.
    Um ICE avariar numa auto-estrada é mais agradável? ;-)
  10. Colocado por: carlosj39Há aplicações para telemovel que informam os postos que estão livres e onde, entre outras coisas...

Eu sei disso tudo, tenho-as todas instaladas e até contribuo, mas nem sempre as aplicações estão actualizadas e nem sempre as situações são compatíveis com as aplicações - postos que dão como operacionais mas chega-se lá e, por exemplo, não reconhecem os cartões, têm o display avariado, não carregam o carro porque não carregam, têm um carro mal estacionado, etc.
    A quantidade de vezes que as coisas correm mal é exasperante.

Colocado por: mafgodPor que será? ;-)

Porque não pagam, entre outros impostos, IVA a 25% como um ICE, pagam 0%.
  11. Colocado por: PoisÉEu sei disso tudo, tenho-as todas instaladas e até contribuo, mas nem sempre as aplicações estão actualizadas e nem sempre as situações são compatíveis com as aplicações - postos que dão como operacionais mas chega-se lá e, por exemplo, não reconhecem os cartões, têm o display avariado, não carregam o carro porque não carregam, têm um carro mal estacionado, etc.
    Tudo certo.
    Tenho apenas VEs, nada de ICEs, há pelo menos 2 anos, e posso carregar em casa, carregando na rua apenas quando preciso.
    Aproveitando obviamente as borlas que existiam, e carregando nos postos pagos apenas em viagem.
    Até hoje, e com quase 6 anos de VE, e mais de 150.000km percorridos, stress mesmo apenas quando chego a um posto e está a ser mal utilizado (ICE ou VE estacionado sem carregar) ou vandalizado/desligado.
    Se chegava a um posto de carga num shopping com o intuito de, enquanto andar nas compras carregar à borla, é algo que não me preocupava visto que não o precisava de usar para voltar para casa.

És de que zona do país? Podes carregar em casa?

Colocado por: PoisÉPorque não pagam, entre outros impostos, IVA a 25% como um ICE, pagam 0%.
    Se bem que o fator económico deve ser muito importante para todos, creio que a própria população está mais desperta para não usar combustíveis fósseis, apesar de ser um país exportador do mesmo.
  12. Agora que é a pagar é de supor, e é de exigir, que as coisas funcionem melhor...

Não se compreende tantos postos de 22kw inoperacionais!

Colocado por: PoisÉ
    Eu sei disso tudo, tenho-as todas instaladas e até contribuo, mas nem sempre as aplicações estão actualizadas e nem sempre as situações são compatíveis com as aplicações - postos que dão como operacionais mas chega-se lá e, por exemplo, não reconhecem os cartões, têm o display avariado, não carregam o carro porque não carregam, têm um carro mal estacionado, etc.

Porque não pagam, entre outros impostos, IVA a 25% como um ICE, pagam 0%.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, mafgod
  13. Andei sempre com carros que não eram meus.
    Não pondero a compra porque não tenho possibilidade de carregamento em casa. Se tivesse, ponderava.

Colocado por: mafgodSe bem que o fator económico deve ser muito importante para todos, creio que a própria população está mais desperta para não usar combustíveis fósseis, apesar de ser um país exportador do mesmo.

Não. É mesmo a questão financeira.
    Em 50.000€ (Model 3), são 12.500€.
    Um Leaf fica por 28.000€.
    Além de que estão isentos de mais uma série de coisas.
    Estive agora a ver e na Noruega paga-se 400€ de taxa para vender ou comprar um carro usado com menos de 3 anos.
    Os eléctricos pagam zero.
    Paga-se de IUC 277€ por ano.
    Os eléctricos pagam zero.

Isto dá uma boa ideia:

The Norwegian EV incentives:
    No purchase/import taxes (1990-)
    Exemption from 25% VAT on purchase (2001-)
    No annual road tax (1996-)
    No charges on toll roads or ferries (1997- 2017).
    Maximum 50% of the total amount on ferry fares for electric vehicles (2018-)
    Maximum 50% of the total amount on toll roads (2019)
    Free municipal parking (1999- 2017)
    Parking fee for EVs was introduced locally with an upper limit of a maximum 50% of the full price (2018-)
    Access to bus lanes (2005-).
    New rules allow local authorities to limit the access to only include EVs that carry one or more passengers (2016)
    50 % reduced company car tax (2000-2018).
    Company car tax reduction reduced to 40% (2018-)
    Exemption from 25% VAT on leasing (2015)
    Fiscal compensation for the scrapping of fossil vans when converting to a zero-emission van (2018)
    Allowing holders of driver licence class B to drive electric vans class C1 (light lorries) up to 4250 kg (2019)

https://elbil.no/english/norwegian-ev-policy/
  14. Calma malta :)

Não há problema em ir de reboque.
    Apenas constatei que ficar apeado de VE por falta de energia praticamente obriga a reboque. Num ICE, sempre dá para desenrascar com um jerrycan ou assim, embora nem sempre possa ser nem mais prático ou mais barato.

Numa situação normal, não deverá ter qualquer tipo de impacto. Talvez apenas nos VE de baixa capacidade possa aumentar um pouco a ansiedade do condutor relativamente à autonomia, talvez.

Colocado por: mafgodAo contrário do sistema de boia dos ICEs, o sistema nos VEs é mais fiável.

Citação p.f.
    A medição da energia em bateria é muitíssimo mais variável (é uma dedução) do que a medição do volume de combustível num depósito.

Por outro lado, certamente que nenhum dos erros associados serão suficientes para justificar ficar apeado, pelo que acaba por ser um não-assunto.

Colocado por: mafgodSe bem que o fator económico deve ser muito importante para todos, creio que a própria população está mais desperta para não usar combustíveis fósseis, apesar de ser um país exportador do mesmo.

A maior parte aqui dos participantes reconhece um grande valor aos VE e às suas enormes vantagens: silencioso, limpo, mais barato de operar e manter, aquecimento ou arrefecimento do habitáculo à distancia, torque imenso e instantâneo.... e claro, as vantagens fiscais!! Por aqui não há que saber, os próximos serão eléctricos :)

No entanto, não estou perfeitamente convencido na razão ambiental, pois parece que apenas estamos a fazer um offload para outro lado. De onde vem a electricidade? Como são feitas as baterias? Como são descartadas?
    Tudo isto terá um saldo positivo no ambiente? E se tiver, será significativo ou residual? Podemos somente retirar poluição de um lado (centro das cidades por ex.:) para deposita-la noutro?

A Noruega têm muitas fontes renováveis, o que certamente ajudará bastante neste factor. Seria interessante ler algum estudo.
  15. Colocado por: pguilhermeA medição da energia em bateria é muitíssimo mais variável (é uma dedução) do que a medição do volume de combustível num depósito.
    Já fiquei apeado em ICEs no passado devido ao sistema de boia não funcionar corretamente e nos elétricos ainda não.
    Nos elétrico a medição do nível de energia da bateria não é por dedução, é pela tensão das células.
    Ainda digo mais, quando uma delas, basta uma, atingir o minimo, ficas apeado, mesmo que as outras tenham ainda bastante energia.
    O sistema de boia é que é muito falível, ora estou a subir e indica-me zero.... começo a descer e o ponteiro até deixa de estar na reserva.. medo!

Colocado por: pguilhermeNo entanto, não estou perfeitamente convencido na razão ambiental, pois parece que apenas estamos a fazer um offload para outro lado. De onde vem a electricidade? Como são feitas as baterias? Como são descartadas?
    Tudo isto terá um saldo positivo no ambiente? E se tiver, será significativo ou residual? Podemos somente retirar poluição de um lado (centro das cidades por ex.:) para deposita-la noutro?
    Creio que é o menos mau.
    Sobre a energia... se em casa contratar energia 100% renovável, o carro andará a energia renovável e obrigará a que o seu fornecedor compre energia renovável.
    No limite, é instalar painéis solares e baterias de acumulação e carregar o carro :-)
    Quem tenha preocupações sobre a origem da energia que consome, mesmo que não tenha VEs, deveria apostar em fornecedores de energia renovável!
    Há vários, é escolher.

Mas mesmo que fosse de origem não renovável, sendo o motor elétrico mais eficiente que um de combustão, a energia para o VE andar seria menos que a do ICE.... já foi discutido por aqui.

As baterias podem e são recicladas.
    Não são deitadas fora! Tem matérias nobres e valem muito dinheiro.
    E também pode aproveitar para armazenamento solar a baixo custo.

Sobre a poluição, mesmo que estejamos a tirar a poluição das cidades para os centros de produção de energia, creio que é muito mais fácil garantir que os produtores de energia cumpram as normas do que os particulares que retiram FAPs, filtros e sei lá o que mais.
    Concordam com este comentário: hangas
  16. Colocado por: PoisÉUm Leaf fica por 28.000€.
    Bem, o meu Leaf40 em 2018, custou ligeiramente menos de 28.000€, já com IVA de 23%.

E acha que, cá em Portugal, se as condições fossem as mesmas a nível de preços e impostos, ir-se-is comprar mais VEs?

Antes, era a estética a autonomia e o preço.
    Agora que há há n soluções e preços, qual é a desculpa?
    Quem quer compra.
    Quem não quer, arranja sempre desculpas.
  17. Colocado por: mafgodJá fiquei apeado em ICEs no passado devido ao sistema de boia não funcionar corretamente e nos elétricos ainda não.
    Nos elétrico a medição do nível de energia da bateria não é por dedução, é pela tensão das células.
    Ainda digo mais, quando uma delas, basta uma, atingir o minimo, ficas apeado, mesmo que as outras tenham ainda bastante energia.
    O sistema de boia é que é muito falível, ora estou a subir e indica-me zero.... começo a descer e o ponteiro até deixa de estar na reserva.. medo!

Já apanhei um bom susto em Espanha, quando ia de ICE, e de repente o indicador do combustível passa-me de 2 barras para uma barra a piscar. Por pouco não fiquei apeado no meio da autovia. Pelo menos estava a 1km de uma saída com estação de abastecimento.
    • eu
    • 3 julho 2020
    Colocado por: mafgodAgora que há há n soluções e preços, qual é a desculpa?

Os preços ainda são demasiado elevados.
    • smart
    • 3 julho 2020 editado
    Colocado por: pguilhermeA Tesla tem uma oferta muito forte.

Já viram os preços do VW ID3?

https://0aos100.pt/pt/4237/volkswagen-id3-ja-tem-precos-para-portugal

ID3. First : 38.017 euros
    ID3. First Plus: 43.746 euros
    ID.3 First Max : 49.478 euros

hum
    isso são preços de tabela..
    mais despesas transporte a já agora e tal, e é um absurdo de uma marca que se diz pretender ser competitiva.
    prefiro o LEAF

0.6187 seg. NEW