Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pguilhermeO Model 3 com aquelas bugigangas todas acho que fica mais caro do que 62+IVA.
    Pode sempre comprar um usado em que tenha opção de descontar o IVA, certo?
    Para as empreas é igual, ou tem mesmo de ser novo?
  2. Colocado por: jfsmoreiraEu nunca fiquei sem bateria (e às vezes abuso), mas já fiquei várias vezes na estrada sem gasóleo (porque abusei e outras porque o medidor enganou-me)
    Também deves ter carros do milénio passado ;-)
    Colocado por: pguilhermeIsso aconteceu-lhe num carro deste século? :)
  3. Colocado por: pguilhermeSerá o SR+ uma opção fixe? Branco por fora, preto por dentro, sem autopilot, são 40k€+IVA.
    Depende para o que quer o carro...
    Apenas amortizar lucros para depois ainda ganhar algo com ele após 4 anos fiscais?
    É para o manter por muito tempo?
    Precisa de mais autonomia?
    • eu
    • 3 julho 2020
    Colocado por: mafgodPara quem faz casa/trabalho uns 80km.... isso recupera-se em 5 anos.

Concordo. Quem faz muitos Kms por ano pode recuperar a diferença de preço em meia dúzia de anos.

Mas quem faz poucos Kms demoraria décadas a recuperar essa diferença.

Cada caso é um caso.
  4. Já coloquei aqui em tempos, e até já deve estar um pouco desatualizado:
    Veículo Elétrico – A escolha Certa para a sua Empresa
  5. Colocado por: mafgodOk, retire 1,5€ na média aos 100km :-) ou desconte no IUC :-)

Já para não falar nos custos da manutenção...
    Eu só sei que costumo fazer as minhas continhas de despesas mensais com tudo o que gasto e desde que tenho o eletrico o "saldo mensal aumentou"
  6. Colocado por: euMas quem faz poucos Kms demoraria décadas a recuperar essa diferença.
    Para esses, há opções a menos de 7k.... com autonomias mais de 100km, creio que chega e sobra...

Colocado por: euCada caso é um caso.
    Claro.
  7. Colocado por: jfsmoreiraJá para não falar nos custos da manutenção...
    Eu só sei que costumo fazer as minhas continhas de despesas mensais com tudo o que gasto e desde que tenho o eletrico o "saldo mensal aumentou"
    E qual é o VE? :-)
  8. Colocado por: jfsmoreira
    Já para não falar nos custos da manutenção...
    Os custos de manutenção é o bónus :-)
  9. Um leaf de 24 ...carro de pobre 😳
    Mas com consumos record (11 a 12 kwh) e a pagar menos de 10cent por kwh (iva incluido), é só fazer as contas
  10. Colocado por: jfsmoreiraUm leaf de 24 ...carro de pobre 😳
    Mas com consumos record (11 a 12 kwh) e a pagar menos de 10cent por kwh (iva incluido), é só fazer as contas
    tb tenho um, mas a minha média é na ordem dos 12 a 13... Bi horário vazio :) EDP ou outra?
    Portanto, 1,20€/100km :)
  11. Bihorario galp (desconto continente)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  12. Colocado por: pguilhermentão se eu tiver um gerador para carregar um carro eléctrico, já o ecosistema é mais eficiente? Não. Somente um dos nós da cadeia.

Por acaso até é :-)

Já foi por aqui colocado algures (já são muitos tópicos e muitos milhares de posts) mas uns americanos fizeram isso mesmo:
    - gerador industrial de 22kW a gasolina (foi nos states, haja pitrol), já antigote e por isso não o mais eficiente que se podia obter
    - meteram um Tesla Model S (um bisonte de quase 2,5ton) totalmente carregado e um carro a gasolina (muito mais pequeno) atestado a fazer o mesmo percurso, ao mesmo tempo, um atrás do outro com cidade e alguma via rápida/AE. Creio que fizeram à volta de 100km, mas já não estou certo.
    - carregaram o Model S com recurso ao gerador e abasteceram o carro a gasolina.
    - o Model S gastou menos gasolina do que o utilitário a combustão, mesmo considerando todas as variáveis.

Claro que o rigor científico disto é duvidoso. Mas são contas relativamente fáceis de fazer.
    O rendimento combinado do redutor e do drivetrain de um VE (uns 50% num bom gerador e uns 85% no drivetrain) é superior ao rendimento médio de um motor de combustão (30% quando tudo está em situação ideal).

edit: uma mais recente, na Austrália, com um S85, um Volvo V40 e um gerador diesel
    https://electrek.co/2018/02/16/tesla-model-s-charged-diesel-generator/
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13. Colocado por: mafgodOk, retire 1,5€ na média aos 100km :-) ou desconte no IUC :-)
    Voltamos aos 5 anos ;-)

https://pplware.sapo.pt/motores/carro-eletrico-melhor-consumo/

Aqui, a 150km/h o mais eficiente (model 3) consome 20.9 kWh. Ora a 0.15€ o kWh, são 3€ por 100km! Muito melhor que 9€ do gasolineiro? (que a consumir mais de 6l/100 tb devem ser regimes idênticos)
    Ainda assim:

20.800 * 3 / 100 = 624 €
    Ou seja: 624 € por ano num electrico vs 1872 € num gasolineiro.
    Em cada ano, poupar-se-ia 1248 €, o que já atira o ROI para 8 anos.

As férias aqui são inconsequentes. Não só terão pouca expressão, como estamos a partir de uns arbitrários 80 km/dia, que é um nº tirado ao calhas!

Realisticamente, 10k€ de diferença é significativo e é natural que haja alguma hesitação e ponderação. Os eléctricos também estão em franco desenvolvimento, pelo que daqui a 5 ou 8 anos, as gerações actuais poderão estar algo desactualizadas e isso influenciar o valor de mercado.

Colocado por: mafgodTambém deves ter carros do milénio passado ;-)

Como disse, a medição da carga das baterias não é assim tão fiável! ahah

Colocado por: mafgodÉ para o manter por muito tempo?
    Precisa de mais autonomia?

Não e.... não necessariamente. Mais autonomia só por conveniência. Na verdade, fazemos todos poucos km por dia/semana.
    Às vezes aparecem no inventário dos disponíveis o SR+ e dizem já ter autopilot. Mas não sei se é aquela funcionalidade base ou o completo. Se for mesmo o autopilot completo, por 50k€ com IVA, parece-me bem. E deverá vender-se mais facilmente que o extended range ou o performance, por não ser tão caro.... o que acha?
    Todos dizem muito bem do e-niro. A diferença de preço não é assim muito grande, pelo que estou a comprar em pé de igualdade. O que escolheria?
  14. Colocado por: pguilherme, a 150km/h o mais eficiente (model 3) consome 20.9 kWh. Ora a 0.15€ o kWh, são 3€ por 100km! Muito melhor que 9€ do gasolineiro? (que a consumir mais de 6l/100 tb devem ser regimes idênticos

O kwh em bihorario anda nos 0.10€. e consegue ainda mais barato.
    Um ICE que consomue 6l aos 150km/h ? Qual?
  15. Colocado por: pguilhermeÀs vezes aparecem no inventário dos disponíveis o SR+ e dizem já ter autopilot. Mas não sei se é aquela funcionalidade base ou o completo.

Não é ;) É o AP básico (traffic aware cruise control e lane keep assist), julgo que faz a mudança de faixa sozinho quando dás pisca, mas não tenho a certeza.
    Para ser o "completo" tem de dizer "Condução Autónoma Total" ou FSD.

Colocado por: pguilhermeTodos dizem muito bem do e-niro. A diferença de preço não é assim muito grande, pelo que estou a comprar em pé de igualdade. O que escolheria?

Se conseguires o Niro ou o Kauai (o Niro é ligeiramente maior) na casa dos 40k€ ou menos com poucos kms (já aparecem), essa é uma excelente opção. Acima disso, já não sei, acho que não vale o dinheiro.
    As vantagens dos Tesla são coisas que "pormaior" que podem ou não fazer diferença consoante os casos:
    - Supercharger e velocidade incrível de carregamento. 10-15min 200km. Nos outros são 45min para 200km no mínimo
    - Rede Destination Chargers AC normalmente gratuitos. Não se dá o valor real a isto (para quem viaja regularmente, claro)
    - Carregamento AC trifásico a 11kW: muito menos tempo onde essa potência esteja disponível. Nos outros são 7kW monofásicos, ou seja praticamente 10h à potência máxima que o carro suporta em AC. Em viagem, quando vais ao shopping, etc, faz diferença
    - Performance, que podes dar mais ou menos valor
    - O ecossistema Tesla, mas aqui pode valer muito ou até praticamente nada.

edit:
    Colocado por: pguilhermepor 50k€ com IVA, parece-me bem. E deverá vender-se mais facilmente que o extended range ou o performance, por não ser tão caro.... o que acha?

Os Tesla retêm valor como mais nenhum VE. Tens Model 3 SR+ a serem vendidos, com 1 ano e umas dezenas de milhar de kms, apenas 3-5k€ abaixo do preço de novo. Lá fora então é ridículo, com os descontos/incentivos dos respectivos governos há quem os venda A GANHAR DINHEIRO. Vê qualquer carro equivalente a combustão (segmento D e 50k€ novo) e vê quanto valem passado um ano...
  16. Ah bolas! Bem me parecia bom demais para ser verdade. Oh well...

O carregamento super rápido, para o nosso caso não faz diferença. Isto é carro para a malta fazer casa/escritório.

Carros combustão passado um ano são logo um bom pedaço mais baratos :)

Colocado por: jfsmoreiraUm ICE que consomue 6l aos 150km/h ? Qual?

330d e 535d a 160km/h marcam por volta dos 5l/100.
    Julgo que a maior parte conseguirá fazer menos de 6l a 150km/h. Ou pelo menos aqueles que a esta velocidade não vão a esmifrar :)
  17. Colocado por: Bruno.AlvesPor acaso até é :-)

Já foi por aqui colocado algures (já são muitos tópicos e muitos milhares de posts) mas uns americanos fizeram isso mesmo:
    - gerador industrial de 22kW a gasolina (foi nos states, haja pitrol), já antigote e por isso não o mais eficiente que se podia obter
    - meteram um Tesla Model S (um bisonte de quase 2,5ton) totalmente carregado e um carro a gasolina (muito mais pequeno) atestado a fazer o mesmo percurso, ao mesmo tempo, um atrás do outro com cidade e alguma via rápida/AE. Creio que fizeram à volta de 100km, mas já não estou certo.
    - carregaram o Model S com recurso ao gerador e abasteceram o carro a gasolina.
    - o Model S gastou menos gasolina do que o utilitário a combustão, mesmo considerando todas as variáveis.

Claro que o rigor científico disto é duvidoso. Mas são contas relativamente fáceis de fazer.
    O rendimento combinado do redutor e do drivetrain de um VE (uns 50% num bom gerador e uns 85% no drivetrain) é superior ao rendimento médio de um motor de combustão (30% quando tudo está em situação ideal).

edit: uma mais recente, na Austrália, com um S85, um Volvo V40 e um gerador diesel
    https://electrek.co/2018/02/16/tesla-model-s-charged-diesel-generator/

Eheh.
    A eficiencia do ciclo Carnot dificilmente permite 50%. Numa central termo-electrica.... talvez, mesmo assim não é fácil.

Mas é óbvio que apenas estamos a comprar 2 motores, ambos de combustão. O do automóvel e o do gerador.
    Normalmente obtém-se uma maior eficiente num motor maior, mas neste exercício temos o factor regime, onde o gerador pode operar sempre numa zona óptima.

Apanhou-me bem! O meu exemplo não foi o melhor!

Como o motor electrico é tão eficiente, um motor CI a operar num regime óptimo a alimentar as baterias/motor eléctrico, pode ter um rendimento melhor do que ter o motor CI a operar em diferentes regimes. Sobretudo pq o gerador nem tem que estar preparado para desenvolver as forças mais extremas de um motor automóvel (cambota, volante motor, etc)

Assim, como a eficiência do eléctrico é muito alta (embora não seja nula), praticamente não está a fazer nada nesse exercício :) Mas isso já sabíamos.

O que tentei transmitir foi: lá por o último consumidor ser radicalmente mais eficiente, não quer dizer que o resto da cadeia não possa compensar essa vantagem.
    Repare: se a origem for uma central electrica, então, ao usar VE vamos apensa ter esse ganho marginal que vimos nesse artigo:
    4.8 litres of diesel on the 104.6 km trip while the Model S used 4.46 litres

Tendo em conta os factores de produção de baterias de lítio e consequente ciclo de vida, pode ter um saldo positivo... ou não.
  18. O que acham do vw id3, na versão mais barata?
  19. Acredito vendo. A versão mais barata, prometida com cerca de 30k€ ainda não existe. Para o tamanho de bateria e segmento, 30k€ é demasiado barato para o que o mercado oferece, se qualquer carro equivalente é vendido a pelo menos 35k€ e tudo se vende que nem pipocas, porque raio é que alguém viria e oferecer o mesmo por muito menos?
    Algumas notícias da comunicação social dizem que a SIVA aponta para 34k€ no mínimo. Isso já me parece mais realista.

Acho que o id3 é um marco fundamental para a evolução da ME. Mas primeiro tem de deixar de ser uma promessa e chegar ao mercado.

Nos modelos de topo, é demasiado caro na minha opinião. Não obstante poder ser muito bem equipado, será um segmento C, de apenas 4 lugares na versão de maior autonomia (que também ainda não existe).
    O 1st mais bem equipado já custa quase 50k€,é demasiado...

0.6541 seg. NEW