Colocado por: pguilhermeO Model 3 com aquelas bugigangas todas acho que fica mais caro do que 62+IVA.Pode sempre comprar um usado em que tenha opção de descontar o IVA, certo?
Colocado por: jfsmoreiraEu nunca fiquei sem bateria (e às vezes abuso), mas já fiquei várias vezes na estrada sem gasóleo (porque abusei e outras porque o medidor enganou-me)Também deves ter carros do milénio passado ;-)
Colocado por: pguilhermeIsso aconteceu-lhe num carro deste século? :)
Colocado por: pguilhermeSerá o SR+ uma opção fixe? Branco por fora, preto por dentro, sem autopilot, são 40k€+IVA.Depende para o que quer o carro...
Colocado por: mafgodPara quem faz casa/trabalho uns 80km.... isso recupera-se em 5 anos.
Colocado por: mafgodOk, retire 1,5€ na média aos 100km :-) ou desconte no IUC :-)
Colocado por: euMas quem faz poucos Kms demoraria décadas a recuperar essa diferença.Para esses, há opções a menos de 7k.... com autonomias mais de 100km, creio que chega e sobra...
Colocado por: euCada caso é um caso.Claro.
Colocado por: jfsmoreiraJá para não falar nos custos da manutenção...E qual é o VE? :-)
Eu só sei que costumo fazer as minhas continhas de despesas mensais com tudo o que gasto e desde que tenho o eletrico o "saldo mensal aumentou"
Colocado por: jfsmoreiraOs custos de manutenção é o bónus :-)
Já para não falar nos custos da manutenção...
Colocado por: jfsmoreiraUm leaf de 24 ...carro de pobre 😳tb tenho um, mas a minha média é na ordem dos 12 a 13... Bi horário vazio :) EDP ou outra?
Mas com consumos record (11 a 12 kwh) e a pagar menos de 10cent por kwh (iva incluido), é só fazer as contas
Colocado por: pguilhermentão se eu tiver um gerador para carregar um carro eléctrico, já o ecosistema é mais eficiente? Não. Somente um dos nós da cadeia.
Colocado por: mafgodOk, retire 1,5€ na média aos 100km :-) ou desconte no IUC :-)
Voltamos aos 5 anos ;-)
Colocado por: mafgodTambém deves ter carros do milénio passado ;-)
Colocado por: mafgodÉ para o manter por muito tempo?
Precisa de mais autonomia?
Colocado por: pguilherme, a 150km/h o mais eficiente (model 3) consome 20.9 kWh. Ora a 0.15€ o kWh, são 3€ por 100km! Muito melhor que 9€ do gasolineiro? (que a consumir mais de 6l/100 tb devem ser regimes idênticos
Colocado por: pguilhermeÀs vezes aparecem no inventário dos disponíveis o SR+ e dizem já ter autopilot. Mas não sei se é aquela funcionalidade base ou o completo.
Colocado por: pguilhermeTodos dizem muito bem do e-niro. A diferença de preço não é assim muito grande, pelo que estou a comprar em pé de igualdade. O que escolheria?
Colocado por: pguilhermepor 50k€ com IVA, parece-me bem. E deverá vender-se mais facilmente que o extended range ou o performance, por não ser tão caro.... o que acha?
Colocado por: jfsmoreiraUm ICE que consomue 6l aos 150km/h ? Qual?
Colocado por: Bruno.AlvesPor acaso até é :-)
Já foi por aqui colocado algures (já são muitos tópicos e muitos milhares de posts) mas uns americanos fizeram isso mesmo:
- gerador industrial de 22kW a gasolina (foi nos states, haja pitrol), já antigote e por isso não o mais eficiente que se podia obter
- meteram um Tesla Model S (um bisonte de quase 2,5ton) totalmente carregado e um carro a gasolina (muito mais pequeno) atestado a fazer o mesmo percurso, ao mesmo tempo, um atrás do outro com cidade e alguma via rápida/AE. Creio que fizeram à volta de 100km, mas já não estou certo.
- carregaram o Model S com recurso ao gerador e abasteceram o carro a gasolina.
- o Model S gastou menos gasolina do que o utilitário a combustão, mesmo considerando todas as variáveis.
Claro que o rigor científico disto é duvidoso. Mas são contas relativamente fáceis de fazer.
O rendimento combinado do redutor e do drivetrain de um VE (uns 50% num bom gerador e uns 85% no drivetrain) é superior ao rendimento médio de um motor de combustão (30% quando tudo está em situação ideal).
edit: uma mais recente, na Austrália, com um S85, um Volvo V40 e um gerador diesel
https://electrek.co/2018/02/16/tesla-model-s-charged-diesel-generator/
4.8 litres of diesel on the 104.6 km trip while the Model S used 4.46 litres