Colocado por: callinasO Jorge está no bota abaixotem dias,
Colocado por: jorgealvesqual a potencia instalada acha que deve ter para meter essa bomba de calor a funcionar?
Colocado por: blackibizaA minha bomba consome até um máximo de 13,5A fase (obriga no mínimo a contrato de 10,35kVA, idealmente 13,80kVA).assim muito por alto precisava de 20Kw de painéis instalados, somente produzia quando existisse sol suficiente durante um máximo de 6 a 8 horas diárias, nunca seria financeiramente rentavél
Colocado por: skyptPara o disjuntor,bipolar com calibre adequado á produção maxima instalada.
qual o tipo/especificações, a colocar ?
Colocado por: sergio_pintasO meu já está a produzir. Foi uma coisa estúpida. Troquei os cabos na ligação dos conectores. O facto de ter na cabeça que tinha que ligar o conector + ao cabo preto e o conector - ao cabo vermelho induziu-me em erro, e nem me fez pensar que o cabo preto liga ao menos nos paineis e o cabo vermelho liga ao + nos paineis.
Veja se esse também é o seu erro pcs pinheiro.
Colocado por: callinasLigou o power do inversor?
Posso estar enganado mas tenho quase a certeza que esse inversor liga sem painéis ligados.
O problema está no AC
Colocado por: pcspinheiro
Bem, eu posso estar a fazer algum erro crasso sem dar conta, mas o que fiz foi:
- liguei os painéis em série. Aqui não há que enganar porque as fichas só encaixam de uma maneira (+ com -).
- fiz dois cabos solares com uma ponta + e uma ponta - cada para usar como extensão aos fios dos painéis e liguei ao inversor nas respectivas fichas, como se estivesse a ligar a ponta - do painel à esquerda com a entrada - do inversor e a ponta + do painel mais à direita com a entrada + no inversor. A verdade é que tenho a mesma situação que o Sérgio, na medida em que o inversor não dá sinal de vida, mas pode eventualmente vir do lado AC... Amanhã é feriado e já lá passo com o multímetro.
Colocado por: jorgealvesTem que confirmar a presença de fase e neutro directo,
O busca polos é muito enganador.
Colocado por: blackibiza
Já conseguiu avançar com o seu projecto?
Estou num caso semelhante (se bem que no meu só tenho trifasico por causa de um único equipamento).
Para o meu, existe a possibilidade de baixar o contrato da electricidade para 6,9kVA e usar o equipamento trifasico apenas com os fotovoltaicos? (é uma bomba de calor 18KkW para ventiloconvetores que só está ligada durante o dia).
Obrigado desde já pela orientação.
Colocado por: smdxmas depois o retorno absoluto será bem superior.ao preço de venda actual pode nunca amortizar o investimento.
Colocado por: zinnacomo os aparelhos gastam primeiro a energia produzida pelos fotovoltaicos em vez da EDP?isso é mais simples do que aparenta: