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  1.  # 21

    Colocado por: Carvai
    Comparar um 2008 actual com um Panda com 30 anos está muito bem visto.
    O problema é o peso, nao é a potência ou tecnologia...
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  2.  # 22

    Colocado por: DR1982O problema é o peso, nao é a potência ou tecnologia...
    Concordam com este comentário:ultrahipermega


    A tecnologia nesse caso só vai piorar, se actuar o abs então é que é uma festa...
  3.  # 23

    Colocado por: ultrahipermega

    A tecnologia nesse caso só vai piorar, se actuar o abs então é que é uma festa...
    Pode ajudar ao subir, se o carro começar a perder tração por exemplo, um antigo começa a patinar e anda logo para trás, um moderno entra o controlo de tração e pode o ajudar a subir, digo eu...
  4.  # 24

    Colocado por: DR1982Pode ajudar ao subir, se o carro começar a perder tração por exemplo, um antigo começa a patinar e anda logo para trás, um moderno entra o controlo de tração e pode o ajudar a subir, digo eu...


    Na subida sim, mas se começa a ir para traz, travar o abs vai actuar e vai ser pior.
    Concordam com este comentário: DR1982
  5.  # 25

    Colocado por: DR1982Pode ajudar ao subir, se o carro começar a perder tração por exemplo, um antigo começa a patinar e anda logo para trás, um moderno entra o controlo de tração e pode o ajudar a subir, digo eu...
    isso era bom eheheheh quando há falta de peso ou aderência a menos devido a peso o controlo de tracção só atrapalha , em vez de ser duas rodas a fazer esforço fica tudo numa eheheheh se for a subir ainda vem mais depressa para trás .
  6.  # 26

    Colocado por: ultrahipermegaA marca diz:

    PESOS
    Peso Rebocável com Travões (kg) 1270
    Tara (kg) 1344
    Peso Bruto (kg) 1750


    A marca ou o DUA ou livrete?
    Se não estiver nada no DUA/livrete, legalmente pura e simplesmente não vai poder rebocar.

    Eu pessoalmente (o meu carro tem peso rebocável com travão de 3.500Kg, que é superior ao pb do propio veiculo) não rebocaria esse tipo de peso em subidas íngremes com esse carro.

    PS: para reboques de PB superior a 750Kg, necessita de carta B+E.
  7.  # 27

    Reboca sem stresses... siga com isso sem medo!

    Ja andei com 2200kg no reboque de uma 1.3 cdti de 90cv e 1500kg e nunca houve problemas na travagem nem em subidas... quando muito subia a 60km/h... 1200kg em 100cv isso voa baixinho, nunca desce dos 80...90...
  8.  # 28

    Colocado por: Pedro_Moreira
    A frente do carro vai no ar e têm pouca precisão na direcção e as distancias de travagem aumentam consideravelmente.


    Isto acontece só em caso de má distribuição de carga, puxar um atrelado assim é receita para o desastre...

    O peso na lança (positivo ao negativo), não deve interferir na condução do veiculo de reboque.
  9.  # 29

    Colocado por: leandro_m

    PS: para reboques de PB superior a 750Kg, necessita de carta B+E.
    Acho que nao é assim, pode conduzir deade que o peso bruto do reboque nao seja superior ao peso do carro, e que os dois em conjunto nao ultrapassem os 3500kg.
  10.  # 30

    Colocado por: GT_racingJa andei com 2200kg no reboque de uma 1.3 cdti de 90cv
    poxa isso é que é fé em Deus !
    Concordam com este comentário: leandro_m
  11.  # 31

    Colocado por: DR1982Acho que nao é assim, pode conduzir deade que o peso bruto do reboque nao seja superior ao peso do carro, e que os dois em conjunto nao ultrapassem os 3500kg.


    Quase mas não, estávamos os dois imprecisos.
    Obrigado pelo alerta.

    Decreto-Lei n.º 37/2014, art 3, alinea f
    " B - veículos a motor com massa máxima autorizada não superior a 3 500 kg, concebidos e construídos para transportar um número de passageiros não superiora oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto
    formado não exceda 3 500 kg
    ;"
    Pode rebocar peso superior a 750Kg, desde que o peso do conjunto naõ ultrapasse os 3.500Kg.
  12.  # 32

    Colocado por: leandro_m

    A marca ou o DUA ou livrete?
    Se não estiver nada, legalmente pura e simplesmente não vai poder rebocar.

    Eu pessoalmente (o meu carro tem peso rebocável com travão de 3.500Kg, que é superior ao pb do propio veiculo) não rebocaria esse tipo de peso em subidas íngremes com esse carro.

    PS: para reboques de PB superior a 750Kg, necessita de carta B+E.


    Esta lá, a marca diz:
    • DR1982
    • 5 setembro 2019 editado

     # 33

    Colocado por: leandro_m

    Quase mas não, estávamos os dois imprecisos.
    Obrigado pelo alerta.

    Decreto-Lei n.º 37/2014, art 3, alinea f
    " B - veículos a motor com massa máxima autorizada não superior a 3 500 kg, concebidos e construídos para transportar um número de passageiros não superiora oito, excluindo o condutor,a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto
    formado não exceda 3 500 kg
    ;"
    Pode rebocar peso superior a 750Kg, desde que o peso do conjunto naõ ultrapasse os 3.500Kg.
    Ou seja o que eu disse...
      1C43C3E9-532E-4105-AEF3-EFFC6B9E3ED1.jpeg
  13.  # 34

    Colocado por: leandro_m

    Isto acontece só em caso de má distribuição de carga, puxar um atrelado assim é receita para o desastre...

    O peso na lança (positivo ao negativo), não deve interferir na condução do veiculo de reboque.


    Mas o que mais se vê são pessoas que levam roulotes e malas e passageiros, a traseira do carro desce o que obriga o atrelado a ficar pendente para a frente colocando ainda mais peso na traseira do carro.
  14.  # 35

    Colocado por: DR1982Ou seja o que eu disse...
      1C43C3E9-532E-4105-AEF3-EFFC6B9E3ED1.jpeg


    Não.
    A frase, "peso bruto do reboque nao seja superior ao peso do carro" não consta do Decreto de lei.
    Quem define ó peso máximo admissível de reboque é o fabricante do automóvel em função das características dos mesmos.
  15.  # 36

    Exemplo de carga indevidamente distribuída.

    https://www.youtube.com/watch?v=6mW_gzdh6to
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RicardoJMP
  16.  # 37

    Colocado por: leandro_mExemplo de carga indevidamente distribuída.

    https://www.youtube.com/watch?v=6mW_gzdh6to


    Já tinha visto esse video, é o melhor resumo de como rebocar alguma coisa
  17.  # 38

    Colocado por: Pedro_Moreira

    Já tinha visto esse video, é o melhor resumo de como rebocar alguma coisa


    ensinassem essas coisas nas escolas de conducao/exames, em vez de como contornar perfeitamente um passeio, e outros que tais...
  18.  # 39

    Colocado por: leandro_m"peso bruto do reboque nao seja superior ao peso do carro


    isso está inscrito na imagem que o dr1982 colocou e que por lógica também estará no dec. lei.

    O peso bruto do reboque só pode ser superior ao peso do tractor no caso de ser semi-reboque ou do mesmo género. o caso dos tractores agrícolas, dos camiões e outros do género, em que o reboque faz peso considerável no eixo tração do veiculo rebocador.
  19.  # 40

    Colocado por: ultrahipermega

    isso está inscrito na imagem que o dr1982 colocou e que por lógica também estará no dec. lei.

    O peso bruto do reboque só pode ser superior ao peso do tractor no caso de ser semi-reboque ou do mesmo género. o caso dos tractores agrícolas, dos camiões e outros do género, em que o reboque faz peso considerável no eixo tração do veiculo rebocador.


    Errado nas duas afirmações que faz.
    Transcrevi na integra o decreto de lei.
    O meu carro ligeiro tem peso bruto rebocável (3.500kg), o que é superior ao peso bruto do próprio carro.
 
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