Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Pedro BarradasAcho que tem recortes a mais e terraços e terracinhos que não fazem falta. O edifício é pequeno, parece-me ter demasiadas coisas a acontecer...
    pessoalmente tb penso o mesmo, pessoalmente não faria tanta esquina e recorte, optando por algo mais streamlined, mas tambem não conheçemos as condicionantes do terreno para poder opinar sobre isso...

Colocado por: desofiapedroO autor do tópico já não pediu que fosse apagado?
    pediu, e por alguma razão pediu isso, talvez por considerar que ultimamet«nte a malta anda com as hormonas em alta. Eu acharia mais interessante se ele viesse participar na discussão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, P_Lopez
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  2.  # 22

Olá a todos.

E desde já obrigado. Antes de mais, 2 pontos que deixo em "quote" pois assim só lê quem tiver curiosidade. Quem não quiser ler, pode passar à frente.

1 - Da mesma forma que me arrependi que publicar aqui este tópico (e de verdade que gostaria que me o tivessem apagado logo naquele dia), também sucede que entretanto, pelos motivos referidos em seguida, vim agora a retroceder na minha decisão e aqui estou. Li as vossas respostas aqui há 2 ou 3 dias (não tinha voltado a entrar no tópico) e cá estou então para debater um pouco melhor o assunto.

O motivo pelo qual me arrependi naquele dia de ter colocado isto aqui foi porque ao consultar outros tópicos no fórum sobre users em situação semelhante à minha apercebi-me de que não há um único projecto (ou planta) que não seja alvo das mais variadas críticas. Que não coloco em causa que as ditas críticas sejam justificáveis ou que não concordo com as mesmas. O que se passou foi que pensei que nunca o meu projecto (seja esta versão provisória ou a final) se safaria de receber criticas que provavelmente eu não iria corrigir e que depois ia ficar como se costuma dizer, com a mosca atrás da orelha, "eternamente", mesmo já depois de ter a casa feita.

2 - Como depois me surgiu outra dúvida que já não tinha nada a ver com a planta, mas sim com a área total, área de implantação e altura da casa, achei importante colocar essa dúvida aqui no fórum (pois já era menos subjectiva) e não querendo que me chamassem à atenção para este tópico (que havia decidido abandonar), criei esse outro tópico com outro nick. Sei que fiz mal, mas já falei com a moderação que me soube desculpar pois não usei o duplo nick para incomodar ninguém, não agi de má fé nem o fiz para fugir de qualquer mau comportamento meu no fórum, que é o que normalmente leva alguém a mudar de nick/conta. Coloquei-me à disposição da moderação para que me aplicassem a medida que quisessem aplicar, mas houve compreensão e bom senso.

Desta forma, explicado que está o assunto e já com aprovação da moderação, decido seguir neste tópico.

Começo por dar resposta aos comentários sobre a planta:

Colocado por: Pedro BarradasExperimente meter uma cama de casal no quarto 5.
    O projecto realmente está fracote. Em particular o piso 0..

Para já não me preocuparia com o exterior... Ainda tem muita coisa a nível funcional para resolver.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário:antonylemos

O quarto 5 é para levar duas camas individuais, para 2 crianças pequenas. Este quarto vai ser para 2 crianças até terem 12 anos. Aos 12 anos, uma delas passa para o quarto "7" e a outra fica no "5". Entretanto a planta foi alterada para aquilo que se vê numa imagem que vou deixar em anexo. O que impedia a colocação de cama(s) era o guarda-roupa a toda a extensão da parede onde "caberia" a cama.

Esse guarda-roupa foi eliminado e foi acrescentado um "closet" (vestiário) entre o quarto e o WC. Este vestiário "rouba" 1,2m2 ao quarto e 1,2m2 ao WC. Não façam caso dos m2 que aparece na imagem, não são reais e por isso não correspondem aos m2 que aparecem na planta onde, aí sim, são reais mas só contemplam pavimento interior e não paredes. Logo, não é área útil pois se fosse contemplava as paredes e as áreas apresentadas seriam superiores.

Quanto ao projecto estar fracote, eu não posso deixar de, em parte, concordar, porém isto é apenas uma planta e não é definitiva, muito menos ser este o projecto definitivo. Não sei se lhe podemos chamar um estudo prévio, mas isso já falamos um pouco mais à frente.

Colocado por: antonylemoscomo referiu o Pedro ainda faz falta algum trabalho nessa planta... experimente meter a mobilia nas plantas, com cotagens, ver]a que h]a situa;\oes um pouco dificeis.

e sim aquela cave es]a muito estranha

Já coloquei mobilia e o único local onde realmente estávamos com dificuldade era este quarto "5" exactamente pelo motivo referido pelo Pedro, e com toda a razão, mas já resolvido. No resto da casa colocámos mobilia e parece-nos que tudo encaixa muito bem.

A cave ser estranha estou totalmente de acordo mas é uma condicionante do terreno, muito difícil de contornar. O terreno é este. Mas agradeço que o debate continue neste tópico e não nesse outro. Eu é que pensei que podíamos separar as duas coisas, erradamente, mas agora que já percebi que não dá para separar, é melhor continuarmos num único tópico, para não dispersar.

Colocado por: marco1não pode ter uma wc a abrir diretamente para a sala.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Obrigado marco1. Nós na versão anterior a este, tínhamos um pequeno hall de circulação entre quarto, wc e sala. Quando nos começámos a aperceber que a área total permitida da casa (218m2) era curta e nos estava a faltar área em zonas onde esta é essencial (nomeadamente nos quartos no 1º andar), decidimos retirar esse hall, ganhando uns 3m2 extra para outras zonas, apesar de obviamente preferirmos manter esse hall. Perante isto, a reacção do engenheiro deu-nos a entender que na sua opinião fica mal uma porta de wc a abrir para a sala, não nos deu a entender que legalmente não podemos ter porta do wc a abrir para a sala.

O marco1 diz então que legalmente não pode ser assim tal como temos, é isso?

Colocado por: Pedro Barradas... O autor da discussão estava com medo que trucidássemos este tópico..
    Olhe pode não querer participar, mas pelo menos leia o que aqui se escreveu.
    sem saber a envolvente, topografia do lote e condicionantes, fica complicado. de qualquer maneira, parece que não pretende que haja critica. Mas sem critica, não há lugar a melhoramentos.
    Concordam com este comentário:BM_18

É o que entretanto já falámos Pedro. Se repararem, neste fórum não há projectos minimamente aceitáveis. Todos são maus. Uns mais maus que outros, mas todos são maus. E uma pessoa leiga nestes assuntos ser confrontada com a ideia de que em Portugal não há um arquitecto que faça um projecto meio aceitável, fica-se sempre de pé atrás. Consultei vários tópicos com plantas e projectos e segundo o entendimento dos caros amigos, os mais participativos, todos são maus e extremamente criticáveis. E uma pessoa fica com receio de que mesmo que não o sejam, acabem por assim ser rotulados. E com os escassos conhecimentos que tenho, não consigo avaliar até que ponto as criticas que me fazem são ou não pertinentes.

A envolvente, topografia do lote e condicionantes, estão no tópico supracitado.

Colocado por: Pedro Barradaseu não acho a cave estranha, estranho é a viatura mais pequena ali enfiada.
    Não se sabe como é o acesso rodoviário à cave.

A segunda viatura não era para estar ali. Só vamos usar a cave para 1 viatura. Nunca vamos colocar 2 viaturas. O engenheiro é que colocou ali a segunda viatura apenas para termos uma ideia. Claro que era preferível caberem 2 viaturas lado a lado, até para o caso de um dia decidirmos vender a casa, mas as condicionantes do terreno dificultam muito essa alteração. É possível mas ficaria mesmo muito mais caro.

Colocado por: marco1

artigo 86º do RGEU ( por questões de salubridade e higiene), não tem é que obrigatoriamente que ser um corredor, pode fazer uma pequena antecâmara. grosso modo para quartos é comum ser direto mas para salas de refeições/ estar, cozinhas e despensas não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Nasa1989

Colocarei essa questão ao engenheiro. Talvez se possa considerar a dita antecâmara, que se calhar com 1m2 é suficiente.

Colocado por: AnaaOnde é que é a zona de refeição? Primeira zona junto à entrada para ficar perto da cozinha ou ao fundo?
    Em minha opinião não faz sentido ter a zona de refeições perto da zona de entrada, por outro lado, se for ao fundo, fica longe da cozinha...

Concordo, mas não há outra alternativa. Sala há só uma. Ou a mesa de refeição fica perto da cozinha ou fica no lado oposto.

Era bom poder ser de outra forma, mas não se pode ter tudo e isto até é daquelas coisas em que nos custa menos ceder. Temos um grande open space após a entrada da casa que, se bem organizado/decorado, pode resultar bem apesar de a mesa de refeição estar onde a temos prevista (ver abaixo).

Neste momento aquilo que mais nos preocupa é o que estávamos a debater no outro tópico. Ou seja, a altura a que a casa poderá ser construída. Mas disso vou falar no meu próximo post.
      Screen Shot 2019-09-29 at 09.29.57.png
      Screen Shot 2019-09-29 at 09.30.08.png
  3.  # 23

Ora, continuando...

Após aquilo que falámos no outro tópico deverei consultar arquitecto para ter a certeza de que o edifício não pode ser construído mais alto. A altura do edifício é o que mais me preocupa neste momento, pois como disse no outro tópico, tal como está projectado neste momento, a vista que nos levou a comprar este terreno fica bloqueada por um muro de 250cm de altura na zona do rés-do-chão e da piscina. É a diferença entre ter uma vista espectacular onde se vê até 15km de distância, com vista de mar, para estar dentro de "um buraco", de onde não se vê absolutamente nada.

Desde tudo aquilo que já falámos no outro tópico, e aqui fica mais uma vez o link:

https://forumdacasa.com/discussion/65113/3/projecto-de-execucao-diferente-de-projecto-aprovado-na-camara/#Comment_1459858

Ora, desde então, estive a olhar melhor para o projecto (aprovado pela CM) do lote ao lado do meu.

Ou seja, um lote com exactamente as mesmas características e, pelas medidas que tirei, parece que o edifício está com 10 metros de altura relativamente ao passeio público. Ou até mais.

Deixo em anexo imagens.

Imprimi e medi o pé-alto do rés-do-chão como se o mesmo tivesse 250cm de altura, o que é estar a jogar por baixo. Nesta proporção, o edifício medido desde o passeio público até ao seu topo, tem 10 metros e 30cm.

O meu, por seu turno, tem 7 metros e meio.

Porque é que o vizinho teve projecto aprovado para 10,30m de altura e eu só posso ter para 7,50m de altura?

Poderei concluir que o meu engenheiro não explorou ao máximo a possibilidade de fazer a casa o mais alta possível?

Este argumento do projecto do vizinho dá mais força à minha convicção?

O projecto do vizinho foi aprovado em 2010. Nessa data, a lei das acessibilidades já estava em vigor e era a mesma que é hoje? Ou houve algum tipo de alteração desde então que possa justificar esta diferença de 10,30m para 7,50m?

Obrigado a todos.

-
      Screen Shot 2019-09-29 at 09.45.59.png
      Screen Shot 2019-09-29 at 09.46.25.png
  4.  # 24

Já agora, para termos isto o mais completo possível, deixo aqui a imagem do corte lateral actual.

Deixo também a imagem do corte lateral inicial, que o engenheiro disse que o arquitecto (seu colega) disse que lhe parecia bem mas que depois alegadamente o arquitecto da CM não aprovou (uma consulta prévia) e que, por isso, se teve que alterar. De notar que mesmo assim, estava bastante mais baixo (8,80m) que o do vizinho. Deixo também a imagem do levantamento topográfico para não terem que estar a ir ao outro tópico para a ver.

Se após consulta a um arquitecto (ou mesmo marcando reunião com o arquitecto da câmara) eu chegar à conclusão de que a casa se pode fazer mais alta, assumirei motivo suficiente para quebra de confiança no engenheiro e provavelmente cancelo o acordo que tenho com ele. Pode ficar com os 2 mil euros que já paguei, mas ficamos por aqui.

É que isto tudo é possível e esta casa vai ficar muito exposta pois é vista (a uns 200 metros de distância) de uma estrada onde toda a gente passa. Assim, como ele é muito conhecido na cidade, deverá querer ter uma coisa o mais bonita possível, para depois poder dizer que foi ele que fez. É normal que assim seja e isso até é bom para a nossa parte, que fique bonito à vista. Mas, parece-me que ele estava com dificuldade em fazer algo bonito com 3 andares desenterrados, à vista. E não me admiro que se tenha conformado (convenientemente) com a ideia de fazer a cave enterrada em vez de descoberta, para facilitar na estética da casa. Entendem? Faz sentido?

Aguardo comentários e este noite ou amanhã passo cá para ler e dar resposta. Obrigado.

Imagem 1 - Levantamento topográfico
    Imagem 2 - Corte lateral actual
    Imagem 3 - Corte lateral anterior alegadamente "não aprovado", com 8,80m de altura para os 10,30m de altura por comparação com o projecto aprovado ao vizinho.

-
      Screen Shot 2019-09-25 at 17.02.042.png
      IMG-60322.JPG
      IMG-60342.JPG
  5.  # 25

Colocado por: P_LopezSe repararem, neste fórum não há projectos minimamente aceitáveis. Todos são maus. Uns mais maus que outros, mas todos são maus. E uma pessoa leiga nestes assuntos ser confrontada com a ideia de que em Portugal não há um arquitecto que faça um projecto meio aceitável, fica-se sempre de pé atrás. Consultei vários tópicos com plantas e projectos e segundo o entendimento dos caros amigos, os mais participativos, todos são maus e extremamente criticáveis. E uma pessoa fica com receio de que mesmo que não o sejam, acabem por assim ser rotulados. E com os escassos conhecimentos que tenho, não consigo avaliar até que ponto as criticas que me fazem são ou não pertinentes.

Olá...
    se as pessoas aqui metem os seus projectos, normalmente é porque tem problemas,tem dúvidas ou estão insatisfeitas/ não convencidas....

Projectos perfeitos, é coisa que não existe...
    A critica ao projecto faz parte do "métier" do arquitecto e do engenheiro.
    É através da critica que se elabora projectos. O constante questionar das opções... Se o tecnico não tiver uma atitude auto-critica.. os projectos serão sempre maus. Não há investimento, nas soluções, na resolução das inquetudes ;)
    e no final é o cliente que paga.
    Concordam com este comentário: P_Lopez
  6.  # 26

Colocado por: Pedro Barradas
    Olá...
    se as pessoas aqui metem os seus projectos, normalmente é porque tem problemas,tem dúvidas ou estão insatisfeitas/ não convencidas....

Projectos perfeitos, é coisa que não existe...
    A critica ao projecto faz parte do "métier" do arquitecto e do engenheiro.
    É através da critica que se elabora projectos. O constante questionar das opções... Se o tecnico não tiver uma atitude auto-critica.. os projectos serão sempre maus. Não há investimento, nas soluções, na resolução das inquetudes ;)
    Concordam com este comentário:P_Lopez

E eu compreendo isso perfeitamente. O problema é que como não percebo nada do assunto tenho alguma dificuldade em determinar quais as criticas mais pertinentes e quais as que não têm grande significado. Mas, se puderem, por favor assinalem aquilo que realmente é importante e, neste momento, agradecia se nos pudéssemos cingir ao que realmente interessa, que é a altura a que se pode construir esta casa. O resto, será visto mais adiante, pois de momento ainda nada é definitivo, nem perto disso.

Aliás, se a casa não puder ser feita mais alta que no corte lateral actual, às tantas até desisto e vendo o terreno, pelo que não vale mesmo a pena estarmos a perder muito tempo com o resto.

Se isto justificar a mudança do título do tópico, força, poderia ser: "Projecto moradia V4 e determinação da altura da casa"

Ou algo deste género.

Obrigado mais uma vez Pedro, pela ajuda e bom senso.

-
  7.  # 27

Lopez.. a tua planta ainda tem outra coisa, é que a manobra para acesso ao estacionamento é muito complicada...
    Independentemente de poderes ou não fazer o piso +1, na globalidade o arranjo do layout poderia estar muito melhor, tem margem para tal. o terreno é lixado porque tem uma grade "queda", é sempre caro construir aí. Mais se houver a ideia fixa de querer ter um espaço nivelado de lazer exterior.

PS: A IS a dar para a sala, é um erro de palmatória... mas o problema do projecto não reside aí.
  8.  # 28

Lopez, para saberes o que podes ou não construir em termos de volumetria.
    Tem de se saber, as regras de edificabilidade para o lote em causa!!! não é através de desenhos, entende!!?

A primeira coisa que um arquitecto faz antes de pegar no desenho ( ou sequer a discutir opções com o cliente).. Saber o que pode ou não fazer. Indices urbanimétricos a cumprir...
    Se o seu engenheiro não tem capacidade e/ou não sabe explicar porque tem de ser assim e não pode ser doutra maneira.. é complicado.

Esse lote faz parte de um loteamento?
  9.  # 29

Colocado por: Pedro BarradasLopez.. a tua planta ainda tem outra coisa, é que a manobra para acesso ao estacionamento é muito complicada...
    Independentemente de poderes ou não fazer o piso +1, na globalidade o arranjo do layout poderia estar muito melhor, tem margem para tal. o terreno é lixado porque tem uma grade "queda", é sempre caro construir aí. Mais se houver a ideia fixa de querer ter um espaço nivelado de lazer exterior.

PS: A IS a dar para a sala, é um erro de palmatória... mas o problema do projecto não reside aí.

Sim, sabemos disso. Estamos na fase de encontrar uma forma de ser possível fazer inversão de marcha algures, quer seja dentro da cave, quer seja fora. Mas em qualquer dos casos obriga a escavação extra e, eventualmente, a muro de contenção relativamente ao muro do vizinho.

O espaço nivelado de lazer exterior seria em 2 patamares. Um frente à sala, com a piscina e outro depois com umas escadas na parte superior do terreno. Se bem que também já estamos a considerar fazer a piscina "lá em cima" (se não der para fazer tudo mais alto).

-
  10.  # 30

Colocado por: Pedro BarradasLopez, para saberes o que podes ou não construir em termos de volumetria.
    Tem de se saber, as regras de edificabilidade para o lote em causa!!! não é através de desenhos, entende!!?

A primeira coisa que um arquitecto faz antes de pegar no desenho ( ou sequer a discutir opções com o cliente).. Saber o que pode ou não fazer. Indices urbanimétricos a cumprir...
    Se o seu engenheiro não tem capacidade e/ou não sabe explicar porque tem de ser assim e não pode ser doutra maneira.. é complicado.

Esse lote faz parte de um loteamento?

Sim amigo, por isso coloquei o lote da vizinha. Ou seja, sei que tenho que levar toda a documentação ao arquitecto, mas se a vizinha o fez e deu nisto, não entendo porque o meu não poderá dar também quando se trata de um loteamento (com 16 lotes), com a mesma regra para todos e, este lote vizinho, é praticamente idêntico no seu declive e distribuição.

-
      IMG-4935.jpg
      Lote8.jpg
  11.  # 31

Colocado por: P_LopezEstamos na fase de encontrar uma forma de ser possível fazer inversão de marcha algures, quer seja dentro da cave, quer seja fora.

Manobra a 90º tem de deixar uns 6m entre o muro e o portão de garagem e portão largo, com uns 4m pelo menos. Qq projectista com mínimo de experiência tinha previsto isso logo à partida.. Portanto Lopez, é como lhe digo . isso não vai pelo bom caminho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P_Lopez
  12.  # 32

o seu vizinho também só tem piso 0.
    Mas no quadro síntese, diz que pode fazer 2 pisos + cave. Portanto , porque raio é lhe dizem que não pode fazer os piso 0 e o +1, afinal qual é o findamento!?

PS: Tanta coisa... se tivesse logo metido esse quadro, já lhe tinhamos respondido.
  13.  # 33

Isso da manobra não ser possível é algo que falámos com ele no inicio e tem-se feito os possíveis para que a manobra seja possível, não se conseguindo ainda encontrar forma de o conseguir sem ter que mover a casa toda de tal forma que a escavação fique muito mais cara (e os muros de contenção). Suponho que não haja outra solução que não essa, a de encarecer bastante a obra. Mas ainda não está fechado.

-
  14.  # 34

Colocado por: Pedro Barradaso seu vizinho também só tem piso 0.
    Mas no quadro síntese, diz que pode fazer 2 pisos + cave. Portanto , porque raio é lhe dizem que não pode fazer os piso 0 e o +1, afinal qual é o findamento!?

PS: Tanta coisa... se tivesse logo metido esse quadro, já lhe tinhamos respondido.

Não percebo quando diz que o vizinho só tem piso 0.

Tem cave, piso 0 em 2 patamares e piso 1 em 2 patamares. Não?

Obrigado.
  15.  # 35

e pode a casa ter o máximo de 7.50m de altura de fachada. ( cércea), que é a medida desde a via publica até ao ponto mais alto do beirado/ platibanda.

...se a casa tiver menos recortes e coisinhas, tem espaço para isso tudo para a manobra e muito mais... 140m2 de Area de implantação, tomara muita gente.. normalmente não passam dos 110/ 120..
  16.  # 36

Compreendo. Mas então e a casa essa do projecto do lote ao lado? Pelas minhas contas aproximadamente está com 10,30m de altura.

Não está legal? Estou a medir mal?
  17.  # 37

É que a certa altura pensei que a cércea poderia ser ajustada (por via do ajuste da cota de soleira) em função do declive do terreno e que, eventualmente, teria sido essa a via para o lote vizinho ter sido aprovado com aquela altura.
  18.  # 38

Tem razão, ai no seu vizinho, eu estava a ver a rua lá em cima... afinal está cá em baixo.
    Ele tem dois piso e uma cave. aliás ainda tem ali uns meios pisos...

Mas podem fazer 2 pisos + cave.
    Portanto onde anda a duvida desta gente... e porque não querem fazer o piso +1 que voce quer.
    Desde que não ultrapassem os 7.50m
  19.  # 39

Se o Barradas me disser que posso fazer a casa mais alta, como no corte inicial, vou já lá encontrar-me com ele estes próximos dias e provavelmente não será a única vez que lá vou. Daí estar a tentar saber se tal é ou não possível.
  20.  # 40

Colocado por: Pedro BarradasTem razão, ai no seu vizinho, eu estava a ver a rua lá em cima... afinal está cá em baixo.
    Ele tem dois piso e uma cave. aliás ainda tem ali uns meios pisos...

Mas podem fazer 2 pisos + cave.
    Portanto onde anda a duvida desta gente... e porque não querem fazer o piso +1 que voce quer.
    Desde quenão ultrapassem os 7.50m

Ok, obrigado.

Mas o vizinho não passou os 7,50m?

Ou estamos a falar de 7,50m a contar apenas a partir do chão do rés-do-chão?

0.0374 seg. NEW