Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: pauloagsantos

    por isso é que se deve ter uma conversa com alguem da area antes de comprar um terreno. No meu caso dirigi-me à camara e falei com uma arquitecta deles, e ela explicou-me o que podia fazer e o que não podia fazer. Foi infelizmente tudo de boca e corri o risco de ela dizer-me que podia fazer uma coisa e depois na prática não podia. Mas era um terreno tranquilo, disse-me que era uma zona de construção não consolidada, pelo que não era preciso fazer alinhamentos e que tinha que cumprir apenas os afastamentos ao eixo da via e as vizinhos, o terreno tinha um tamanho bom 1450m2 pelo que aplicando os indices do PDM dava perfeitamente para as minhas pretenções.

    comprar um terreno num loteamento ou não, sem confirmar uma serie de coisas é um tiro no escuro.
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Tive conversa com 3 pessoas da área. Dois construtores e um arquitecto. Que confirmaram que a casa podia ficar com o rés-do-chão uns 220cm acima do nível do passeio público. Isto antes de comprar o terreno. Que, por acaso, também foi comprado a uma pessoa da área da construção que disse que se fosse construir ali fazia exactamente aquilo que os outros depois me vieram a confirmar.
  2.  # 42

    Aqui está o levantamento topográfico e aquilo que o arquitecto da CM está disposto a aprovar em termos de alturas.

    Assim já me podem dizer se não dá mesmo para esticar a coisa. Como podem ver, a piscina (ao nível do rés-do-chão) está nos 213m. O muro em frente à piscina fica com 2.5m, pois o terreno vizinho ali naquela zona chega a ter 215.5m e 215.5 - 213 = 2,5m

    Nas traseiras do terreno, onde faz fronteira com o vizinho de cima, o terreno está nos 217m. O nível da estrada (frente da casa) está nos 211m. Logo, 217 - 211 = 6m. Ou seja, se eu decidisse escavar tudo para ficar com um terreno plano, o muro para o vizinho de trás teria 6 metros de altura.

    Dá para fazer isto mais alto? Será que o engenheiro não explorou a coisa ao máximo?

    Sei da lei das acessibilidades, mas a proposta que ele diz que o arquitecto da CM rejeitou tinha elevador já para se adequar à lei das acessibilidades. Mesmo assim, não aprovou.
      IMG-6032.JPG
      IMG-6034.JPG
  3.  # 43

    Não basta ser daárea.. tem de ter conhecimetno da regras para o local em particular... Normalmente de boca ninguem sabe os condicionantes, ou estiveram a estudar o regulamento/ condicionante urbanisitico para o local?

    Depois pode haver incompetencia e desiteresse de quem lhe es´ta a projectar a arqutiectura, mas isso já é outra conversa...
  4.  # 44

    Colocado por: IndigoBerryTive conversa com 3 pessoas da área. Dois construtores e um arquitecto. Que confirmaram que a casa podia ficar com o rés-do-chão uns 220cm acima do nível do passeio público. Isto antes de comprar o terreno. Que, por acaso, também foi comprado a uma pessoa da área da construção que disse que se fosse construir ali fazia exactamente aquilo que os outros depois me vieram a confirmar.


    xii, grande galo entao.
  5.  # 45

    Colocado por: Pedro BarradasNão basta ser daárea.. tem de ter conhecimetno da regras para o local em particular... Normalmente de boca ninguem sabe os condicionantes, ou estiveram a estudar o regulamento/ condicionante urbanisitico para o local?

    Depois pode haver incompetencia e desiteresse de quem lhe es´ta a projectar a arqutiectura, mas isso já é outra conversa...


    Eu quando digo que é da área é em resposta ao anterior post do pauloagsantos, que pergunta se tive uma conversa "com alguém da área". Logo é natural que eu responda que sim, que tive conversa com 3 pessoas da área, sendo que o arquitecto era o da CM nesse momento (agora já é outra pessoa).

    O que me deixa a ideia de que isto depende de quem lá está. Se o meu vizinho do lado construir daqui a 5 anos e já estiver outro arquitecto na CM, se calhar ele faz a casa mais alta que a minha. Quando o normal era seguir-se uma regra igual para todos. Ou seja, há a cércea e depois a média do declive do terreno deveria adaptar a cércea na mesma proporção para todos. Se eu tenho declive de 4 metros e outro só tem declive de 2 metros, a minha casa deveria poder ficar um pouco mais alta mas seguindo mas regra objectiva e não a subjectividade de uma pessoa que hoje é ela a decidir, dentro de X tempo será outra pessoa a decidir, com outro critério.
  6.  # 46

    Além disso, como os 3 me vieram exactamente com a mesma conversa, sem se conhecerem entre si e sem estarem condicionados por mim (eu não perguntei se pode ficar 220cm acima da estrada), é óbvio que assumi que a informação fosse genuína. Todos disseram o mesmo, que coincidência...

    Mas vejam lá então vocês aí as imagens que deixei e digam-me o que acham, por favor.
  7.  # 47

    Quanto à área interior da casa, já não é problema, já falei com ele e vamos adaptar tudo ao nosso gosto para que não seja preciso depois ter que andar a acrescentar área de forma "ilegal". Quanto a isso, resolvido. A única coisa que nos está a chatear é isto da altura da casa. Ao ponto de continuarmos a ponderar a possibilidade de vir a desistir.
  8.  # 48

    As regras serão iguais para todos.. teoricamente.. mas há uns tecnicos que conseguem justificar melhor que outros algumas opções...
    É preciso alguam jogo de cintura por parte do tecnico autor do projecto...isto porue há semrpe zonas cinzentas... Mas por outro lado pode mesmo ser IMPOSSIVEL, apra si ou para outro qq , seja que arquitecto estiver lá do utro lado, ou deste.
  9.  # 49

    E com base nas imagens que partilhei, que argumentos é que se podiam apresentar ao arquitecto da câmara para ser um pouco mais flexível e deixar subir um pouco (nem que fosse 50 ou 80cm) aquilo que aparece na primeira imagem?

    Se eu vir que há fundamento e boa base de argumentação, se calhar ainda posso pedir ao engenheiro que faça uma última tentativa.

    É que se reparem, metade da cave fica desenterrada face à estrada pública, mas isso só é conseguido à custa de um pé direito de apenas 250cm no rés-do-chão e no 1º andar. O que se calhar é suficiente, mas é o que tenho no apartamento onde estou a morar e uma pessoa pensa sempre que se vai construir uma moradia, nos dias de hoje, faria sentido um pé direito ligeiramente mais alto que o "normal" num apartamento.
  10.  # 50

    Colocado por: IndigoBerryE com base nas imagens que partilhei, que argumentos é que se podiam apresentar ao arquitecto da câmara para ser um pouco mais flexível e deixar subir um pouco (nem que fosse 50 ou 80cm) aquilo que aparece na primeira imagem?

    Se eu vir que há fundamento e boa base de argumentação, se calhar ainda posso pedir ao engenheiro que faça uma última tentativa.


    Colocado por: ****Você quer subir cerca de 5 m a casa o que é impossível tinha de fazer 2 caves para ficar na cota da piscina , ou faz os quartos no piso 0 e a zona social no piso 1


    Alguém me consegue responder à pergunta que deixei no post citado acima?

    Nem que seja para me dizerem que não há uma resposta (leia-se, que não há argumentos válidos). Obrigado.
  11.  # 51

    ou seja, só pode ter um piso acima da cota de soleira. é isso?
    Epá mas que desenhos mais manhosos... Até a proposta de impaltnação me parece muito pobrezita...
    Sinceramente arranje um arquiteecto com mãozinhas e disponibilidade para pensar uma solução boa!!!. o terreno é complicado, o projecto para ai pode´ra ser interessante, e antes domais, a proposta terá de ter me conta os custos de construção.


    Eu sempre imaginei um terreno que estivesse entalado entre costruções, nada assim como ilustra o lev top ( que me parece igaulemten muito fraquito)

    PS: só agora me apercebi que meteu aqui desenhos.
  12.  # 52

    Colocado por: IndigoBerryAlguém me consegue responder à pergunta que deixei no post citado acima?

    Nem que seja para me dizerem que não há uma resposta (leia-se, que não há argumentos válidos). Obrigado.


    Não temos elementos para dizer absolutamente nada em concreto.
    Se meter aqui o texto que fundamentaou o parecer negativo da CM, se calhar já poderemos dar-lhe umas luzes.
  13.  # 53

    Obrigado Pedro, sempre importante ter esse tipo de informação.

    Mas e quanto à possibilidade de tentar aprovação para elevar tudo uns 50cm a 80cm, há margem? Ou não vale a pena estar a investir tempo nisso pois é um caso perdido?
  14.  # 54

    Colocado por: Pedro Barradas

    Não temos elementos para dizer absolutamente nada em concreto.
    Se meter aqui o texto que fundamentaou o parecer negativo da CM, se calahr já poderemos dar-lhe umas luzes.


    Ok. Não houve parecer negativo oficioso. O engenheiro como conhece o arquitecto, foi lá saber qual a opinião dele antes de submeter o projecto. Portanto, foi "de boca". Disse-lhe que assim não ia aprovar. Se lhe deu fundamentação, este não me informou de qual foi, mas quando me o transmitiu disse que o arquitecto disse que não podia aprovar aquilo assim. Só isso.
  15.  # 55

    As traseiras do lote a´te em uma orientação poreira, ppara o quadrante Sul. e se diz que tem vista, ainda melhor...
    Deve dar para fazer ai uma coisa muito engraçada...
    Precisa da imaginação de um Arquitonto.. e não da mente "quadrada" de um engenheiro. ás vezes, para possibilitar uma ideia tem de se sair da caixa.. Entende ;)

    Meta aqui as plantas de piso,

    Eu partia para outra... ( projectista).. está insisitir...
  16.  # 56

    A qualidade de apresentação do levantamento topográfico também não será muito relevante para aquilo que a mim me diz respeito, penso eu. A proposta de implantação ser má, não consigo compreender porquê. Não duvido que o seja, mas não tenho conhecimentos para compreender.
  17.  # 57

    Colocado por: IndigoBerryas quando me o transmitiu disse que o arquitecto disse que não podia aprovar aquilo assim. Só isso.

    Assim como, meta aqui os desenhos,pelo menso o corte e a planta de implantação.
  18.  # 58

    Colocado por: Pedro BarradasAs traseiras do lote a´te em uma orientação poreira, ppara o quadrante Sul. e se diz que tem vista, ainda melhor...
    Deve dar para fazer ai uma coisa muito engraçada...
    Precisa da imaginação de um Arquitonto.. e não da mente "quadrada" de um engenheiro. ás vezes, para possibilitar uma ideia tem de se sair da caixa.. Entende ;)

    Meta aqui as plantas de piso,

    Eu partia para outra... ( projectista).. está insisitir...



    Mudar agora é quase como desistir. Com este tenho garantia de celeridade e de que tudo a nível de licenças vai correr bem. Com outro qualquer, podemos ter que esperar muito tempo até ele conseguir sequer encontrar-se com o arquitecto da CM. Digamos que este está dentro do sistema..
  19.  # 59

    Colocado por: IndigoBerryA qualidade de apresentação do levantamento topográfico

    Não estou a falar da apresentação.. parece ter poucos dados, envolventes dos confinantes etc... com a "lindeza" dos desenhos, posso eu bem ;)
  20.  # 60

    Colocado por: Pedro Barradas
    Assim como, meta aqui os desenhos,pelo menso o corte e a planta de implantação.


    Não foi isso que meti na página anterior deste tópico?
 
0.0261 seg. NEW