Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros,

    Estou na fase de projecto de construção de moradia em lote urbano. O engenheiro que nos está a intermediar a coisa diz que após aprovado o projecto na câmara (a fase inicial) ele nos pode fazer um projecto de execução ligeiramente diferente. Mais concretamente, uns 5-10m2 de área extra e uns 50-80cm de altura extra no edifício.

    Estamos preocupados pois não conhecemos as possíveis consequências disto. Um amigo que percebe mais deste assunto diz-nos que se houver algum problema, a responsabilidade é do engenheiro que assinou o projecto e que lhe compete a ele corrigir ou pagar para corrigir ou até mesmo pagar alguma eventual multa. E que se o engenheiro insiste em que é tranquilo fazer-se assim, é porque tem a certeza que está à vontade e que não se vai passar nada de desagradável.

    Nós preferimos ter menos essa área, mas ter tudo certinho e legal. O engenheiro é que está totalmente despreocupado e nem quer já fazer mais alterações ao projecto para nos deixar o mais próximo possível daquilo que pretendemos. Diz que quer meter já aquilo para aprovação assim e que depois logo se fazem as alterações. Quando nós com os m2 disponíveis, bem ou mal, conseguíamos fazer algo ao nosso gosto. Porém, parece que o engenheiro tem prazer (ou algum objectivo "oculto") em fazer a coisa assim, ou seja, aprovar uma coisa e depois projectar a execução de outra. Não sei, ficamos com essa ideia, parece que ele prefere assim.

    Mas este amigo que referi no penúltimo parágrafo não tem a certeza absoluta daquilo que nos disse e aconselhou-nos a confirmar esta informação. Ora, começo por recorrer a este fórum para que me confirmem isto ou para que me informem, por favor, acerca das possíveis consequências de executar diferente daquilo que foi inicialmente projectado. A probabilidade de haver problemas e o que pode acontecer na pior das hipóteses.

    Desde já obrigado.
  2.  # 2

    viva, isso nao tem problema algum, é exactamente o mesmo se durante a construçao, voces repararem que no projeto ate parecia bem mas depois ao verem em obra ate poderiam alterar isso. desde as formas das divisoes ,disposiçoes, mais roupeiro menos roupeiros e ate uma varanda deslocar mais meio metro ou centimetros.
    No final virao as telas finais que acertaram tudo, o que nao podem e alterar e totalmente o formato nem aumentar 20 a 30 metros m2 . isso sim daria problemas no fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IndigoBerry
  3.  # 3

    Olá JoelM,

    Obrigado. O projecto ainda não foi submetido. O engenheiro é que o quer submeter assim. Eu até já lhe propus que se actualizem os honorários pois posso pagar mais para nos reunirmos uma última vez e fazer os últimos acertos, mas ele insiste em que agora submete-se assim e depois logo me faz um projecto de execução diferente e nesse momento logo lhe pago o extra por esse serviço.

    O que acontece é que o lote, quando o comprámos e pelas informações que recolhemos na altura, tinha a possibilidade de se fazer a casa mais alta do que na verdade o arquitecto da câmara afinal está disposto a aceitar. Também por ingenuidade nossa, pensámos que os m2 que constam dos documentos oficiais, fossem "reais" (área de pavimento interior). Mas afinal as paredes interiores e exteriores estão incluídas nessa área, o que faz com que a área pavimentada seja cerca de 20-25% inferior à que estávamos à espera.

    Isto fez com que tivéssemos que fazer muitos ajustes para termos algo minimamente ao nosso gosto. Mas agora, que nos faltam apenas uns poucos ajustes (tirar área da cozinha e da sala, para colocar em dois dos quartos), o engenheiro toma esta posição e está muito resistente a fazer mais alterações. Diz que já foi mexido demasiadas vezes e que quer submeter assim e depois logo se fazem alterações. Alterações estas que incluem a proposta dele de se aumentar a área total em 5-10m2 para nos dar mais área nos quartos sem ter que retirar da cozinha e sala.

    Mas nós desconhecemos por completo as eventuais consequências disto. Já nos falaram numa multa. Mas não consigo compreender que se pague uma multa e já está. Ou seja, que fique "legal" após o pagamento da multa. É assim? E quem paga a multa? O DO ou o engenheiro que assinou o projecto?

    Pelo que nos disseram o DO é que tem que resolver com a CM, como o Joel diz, mas o DO tem todo o poder para responsabilizar o engenheiro. Até nos disseram que é por isso que eles têm que ter um seguro de responsabilidade civil, para se fizerem alguma coisa mal, terem o seguro para pagar a despesa (correcção ou multa).

    Simplificando: Se a casa for toda construída tal como no projecto aprovado e apenas uma das divisões (um quarto, por exemplo) em vez de 10m2 tiver 16m2, na pior das hipóteses haveria que demolir uma parede e encolher esses 6m2 extra que foram ilegalmente adicionados no inicio? Será isto? Ou há escolha entre isto e o pagamento de uma multa?

    Nós queremos cumprir com tudo e queremos evitar esta artimanha que ele quase no parece querer impor, mas também queremos saber as implicações de fazer o que ele propõe até porque segundo ele mais de 80% das outras casas situadas num raio de 500 metros estão na mesma situação, com áreas "esticadas" para além do que estava previsto no projecto aprovado na CM.

    -
  4.  # 4

    Colocado por: sercorviva, isso nao tem problema algum, é exactamente o mesmo se durante a construçao, voces repararem que no projeto ate parecia bem mas depois ao verem em obra ate poderiam alterar isso. desde as formas das divisoes ,disposiçoes, mais roupeiro menos roupeiros e ate uma varanda deslocar mais meio metro ou centimetros.
    No final virao as telas finais que acertaram tudo, o que nao podem e alterar e totalmente o formato nem aumentar 20 a 30 metros m2 . isso sim daria problemas no fim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IndigoBerry


    Obrigado sercor, pelo seu post tão útil e que vai exactamente ao encontro da tranquilidade com que o engenheiro aborda a questão, o que nos dá razões para começar a acreditar/confiar mais na perspectiva dele.

    Então partindo desta sua perspectiva, apenas tenho uma questão.

    A fazer-se, não será preferível colocar tudo numa só divisão?

    É que andar a meter 2m2 aqui, 3m2 acolá e depois mais 5m2 noutro local, em caso de ser necessário depois demolir, é muito mais complicado e caro do que concentrar tudo numa só divisão. Ou seja, meter os m2 extra onde queremos, mas submeter o projecto com uma divisão que vai ter 16m2 mas que no projecto é apresentada com apenas 10m2. Assim, só esses 6m2, localizados na mesma zona da casa, estariam "ilegais".

    Ou é preferível colocar parcelas pequenas aqui e ali, para não dar tanto nas vistas?

    -
  5.  # 5

    E porque razão não estão a discutir directamente essas questões com o arquitecto que está a elaborar o projecto de arquitectura? Ou não existe?

    Diga me lá se o vosso processo é do tipo chave na mão. Projectos + construção?

    Olhe se assim for... Ponha se a pau. Quanto às alterações... Se elas forem licenciaveis. Podem ser comunicadas durante a vigência da licença de construção.

    Ps. Aumentar em altura 50 a 80 cm... Vê se bem a olho nu... Se tem limites a cumprir... Tome atenção para não ver a obra embargada e ter de demolir para repor.

    Uma coisa é mudar pequenas coisas no interior... Outras é alterar o exterior.


    Sinceramente. Vejo aí uns contornos estranhos... Dá a ideia que esse engenheiro quer despachar o assunto... Para receber.
    Acautele-se e boa sorte.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  6.  # 6

    Colocado por: IndigoBerryEu até já lhe propus que se actualizem os honorários


    Colocado por: IndigoBerryo engenheiro toma esta posição e está muito resistente a fazer mais alterações. Diz que já foi mexido demasiadas vezes e que quer submeter assim e depois logo se fazem alterações.


    só se o homem está a ser pressionado por outros clientes e quer que vocês o deixem respirar um pouco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IndigoBerry
  7.  # 7

    Eu acho que qq coisa aí não bate certo...
  8.  # 8

    Não é chave na mão.

    O engenheiro tem um colega arquitecto no qual se apoia se e quando for necessário.

    A minha dúvida permanece. Em caso de ser necessário demolir para repor, não é a responsabilidade do engenheiro que assinou o projecto? Ou seja, o primeiro responsável sou eu, mas eu tenho o poder que responsabilizar legalmente quem assinou o projecto. Não será assim? (esta era uma das minhas 2 ou 3 dúvidas).

    O despachar o assunto para receber, não será bem o caso, até porque a coisa já se vai arrastando há bastante tempo, por culpa dele, mas também porque eu não tenho metido pressa. Mas não nego que parece que há pouca disponibilidade para perder tempo comigo.

    Até agora, desde o começo do projecto, reunimos 4 vezes, num total de umas 8 horas. Mas as duas primeiras vezes, num total de umas 3 horas, nem conta, pois ele estava convencido que na CM lhe aprovavam uma determinada altura da casa e depois não aprovaram, pelo que tivemos que voltar quase ao ponto de partida. Depois, na fase seguinte, quando nos enviou o projecto, é que percebemos que afinal tínhamos menos 20-25% de área em comparação com o que pretendíamos. O que nos obrigou a adaptações (entre as quais aumentar o tamanho da cave) e, quando nos enviou a proposta seguinte, só nos enviou o rés-do-chão.

    Com base nisso, deixámos dicas, como por exemplo, retirar área da cozinha para colocar nos quartos no 1º andar caso fosse necessário. Depois enviou-nos rés-do-chão e 1º andar e nesse momento nos dissemos que queremos adaptações do tipo de retirar área da cozinha e da sala para colocar em dois dos quartos e é nesse momento que ele diz que já são alterações a mais e que quer meter já o projecto assim e depois logo se fazem as alterações.

    É isto.
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantos



    só se o homem está a ser pressionado por outros clientes e quer que vocês o deixem respirar um pouco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IndigoBerry


    Isso certamente que não. Nós nunca o pressionámos. Estamos a deixar andar. É ele, que por vergonha, presumo, nos acaba por contactar. É ele que está a considerar que se está a demorar demasiado tempo, mas não é por nossa responsabilidade. Sempre que ele nos contacta, estamos disponíveis. Nós nunca o contactamos por iniciativa própria exactamente para não o pressionar, pois por um lado não temos pressa e por outro lado respeitamos o tempo dos outros.
  10.  # 10

    Colocado por: JoelM
    O Pedro barradas já fez um resumo, se as alterações forem licenciaveis, à partida submetendo as alterações nas telas finais não terá problemas, mas fala aí em aumentar a altura da construção e a área da mesma... Eu teria cuidado.

    Responsabilizar o técnico (engenheiro?)? Sabe como funcionam os tribunais não sabe?



    Por isso pergunto, pois não sei como é nestes casos.

    De resto, obrigado.

    Então a altura é mais critico, mas colocar 6 ou 8m2 a mais, aqui e acolá, é tranquilo. É isso?
  11.  # 11

    A coisa vai sempre dar azo a mal entendidos... Porque está a tratar do projecto através de 3 pessoa.

    Eu não quero ser má língua... Mas quase que aposto que quem está a fazer o projecto não tem qualificação para tal e no final, esse engenheiro arranja um arquitecto para assinar...

    Daí todas essas questões e mal entendidos que relata.

    O tempo em reuniões, é normal. Até não é muito. Pena não ter sido com um arquitecto, este explicaria logo as limitações e as diferenças entre as designações das diferentes áreas. Implantação, bruta, útil...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IndigoBerry
  12.  # 12

    Colocado por: IndigoBerryEntão a altura é mais critico, mas colocar 6 ou 8m2 a mais, aqui e acolá, é tranquilo. É isso?


    Exija falar directamente e em pessoa com o arquitecto responsável.
  13.  # 13

    Neste momento, e depois daquilo que me estão aqui a dizer, a minha questão é:

    O projecto de execução pode ser diferente daquele que foi aprovado na CM desde que não se exceda a área de construção?

    Ou seja, se eu tirar 3m2 de um lado e colocar noutro, está tudo legal, mas se eu acrescentar 3m2 sem os tirar de outro lado, já não é legal. É assim?

    É que se for assim, pelo menos já entendo porque ele quer submeter assim e depois logo se fazem as alterações e que, mesmo fazendo-se assim, pode-se alterar e ficar 100% legal.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradas

    Exija falar directamente e em pessoa com o arquitecto responsável.


    Pelo que tenho percebido, o engenheiro tem tratado de tudo, com o arquitecto da CM. Provavelmente o arquitecto colega dele não teve ainda qualquer palavra neste projecto.

    Já agora... é possível um engenheiro tratar de tudo? Sem arquitecto? Ou o arquitecto tem que assinar o projecto antes de este ser submetido na CM?
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasPena não ter sido com um arquitecto, este explicaria logo as limitações e as diferenças entre as designações das diferentes áreas. Implantação, bruta, útil...
    Concordam com este comentário:JoelM
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IndigoBerry


    Mas um engenheiro com experiência também conhece essas limitações e, tal como um arquitecto, só não as refere se não lhe apetecer. Certo?
  16.  # 16

    Depende das alterações...se delas não decorrerem situações de incumprimento da legislação em vigor.


    Meta aqui as plantas. O proposto e o que pretende alterar...
    Damos lhe uma consulta gratuita.

    Em obra é frequente haver algumas alterações de pormenor... De pormenor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, IndigoBerry
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Barradas

    Exija falar directamente e em pessoa com o arquitecto responsável.



    Essa era outra (provavelmente a última, por agora) questão. Num projecto submetido à CM, tem que haver sempre a assinatura de um arquitecto responsável?

    Não pode um engenheiro tratar de tudo e assinar?
  18.  # 18

    Colocado por: IndigoBerryum projecto submetido à CM, tem que haver sempre a assinatura de um arquitecto responsável?

    Existem uns 200 engenheiros ou menos, no pais que poderão ter competência para assinar projectos de arquitectura actualmente...
  19.  # 19

    Ok, este pode ser um deles. Ou não. Mas de verdade que pode, pois é muito experiente e conceituado. Devo perguntar-lhe isso directamente?

    Faltou também referir que, além de tudo aquilo já aqui expresso, estamos (numa fase muito precoce ainda) a considerar a possibilidade de colocar o lote à venda e desistir da construção. Pelo menos neste lote. À partida, mesmo que viéssemos a decidir fazê-lo (para já as probabilidades são baixas), a ideia seria sempre vender este para comprar outro onde não se coloquem as limitações que nos têm decepcionado.
  20.  # 20

    A isenção e transparência é sempre a melhor politica.
 
0.0327 seg. NEW