Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: IndigoBerryNeste momento, e depois daquilo que me estão aqui a dizer, a minha questão é:

    O projecto de execução pode ser diferente daquele que foi aprovado na CM desde que não se exceda a área de construção?

    Ou seja, se eu tirar 3m2 de um lado e colocar noutro, está tudo legal, mas se eu acrescentar 3m2 sem os tirar de outro lado, já não é legal. É assim?

    É que se for assim, pelo menos já entendo porque ele quer submeter assim e depois logo se fazem as alterações e que, mesmo fazendo-se assim, pode-se alterar e ficar 100% legal.



    Teoricamente não, depois do projecto de arquitectura aprovado, não pode andar a aumentar a area de costrução, a mudar o telhado, a abrir uma janela aqui e a fechar outra ali. No entanto por dentro pode andar a mudar paredes de um sitio para o outro, que depois o técnico reflete isso nas telas finais.

    Na prática e usando os seus números, o que são 3m2 a mais numa casa de 150m2, apenas 2%. Isso cai dentro da margem de erro aceitável, nenhum fiscal da camara vai implicar com isso, mas 30m2 a mais já sao 20%. Isso claramente já não passa despercebido. Ou mover uma janela ou porta 10cm para o lado, tb ninguem vai implicar com isso.
  2.  # 22

    Colocado por: ****Paulo a margem de erro aceitável pode ser um problema, que não cumpra depois afastamentos , isto de estar a dizer pode fazer , no final vai ser o DO , que fica com as calças na mão, e depois falamos de 10 m2 , não são 3 m2 ...


    claro, este caso tem falhas que não caem dentro da margem de erro aceitável. no entanto posso ser ingénuo, mas se o afastamento for de 3m e existir apenas 2,98. Não me parece que os fiscais da camara vão se chatear muito.

    Quando recebi o despacho da aprovação do projecto de especialidades da minha casa, saltou-me logo à vista que estava aprovado com 2 condicionantes, lendo melhor, a implantação da casa e do muro tem que ser aprovada pela fiscalização da camara antes de levar betão. Já li aqui casos de casas construidas que depois não respeitavam os afastamentos, vejo que não é pratica comum em todas as camaras.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 23

    ... Mas qual margem de erro aceitável!!!. No projecto não há margens para erro, ou é ou não é.
    e na obra igualmente... Mas se me dissserem qual é a legislação que define a "margem de erro", eu agradeço ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nito67
  4.  # 24

    Colocado por: pauloagsantosa implantação da casa e do muro tem que ser aprovada pela fiscalização da camara antes de levar betão. Já li aqui casos de casas construidas que depois não respeitavam os afastamentos, vejo que não é pratica comum em todas as camaras.

    Exacto, há camaras que não realizam essa fiscalização, para isso existem os termos de responsabilidade dos tecnicos responsaveis pela obra.
  5.  # 25

    Colocado por: ****Antigamente até eram as câmaras que davam a cota de soleira.

    ainda há algumas que vão lá confirmar se a cota de soleira e alinhamento da construção esta de acordo com o projecto aprovado...
  6.  # 26

    Colocado por: IndigoBerryCaros,

    Estou na fase de projecto de construção de moradia em lote urbano. O engenheiro que nos está a intermediar a coisa diz que após aprovado o projecto na câmara (a fase inicial) ele nos pode fazer um projecto de execução ligeiramente diferente. Mais concretamente, uns 5-10m2 de área extra e uns 50-80cm de altura extra no edifício.

    Estamos preocupados pois não conhecemos as possíveis consequências disto.



    Olá, se no final, o artista terá que tratar das "telas finais" com as alterações, porque é que não as faz já nos desenhos para licenciamento??? O trabalho é o mesmo! Só que se deixa para depois, terá que acreditar na palavra do Eng. que diz "no pasa nada..." Quando as alterações são só no interior tudo bem... mas aumentando a altura e a área, ainda se arrisca a violar alguma norma de afastamentos, volume, etc... Também depende se a sua CM é das boazinhas onde tudo passa... em que os fiscais levam cão-guia...

    Os Engenheiros que podem assinar são muito poucos, não suponha, simplesmente pergunte-lhe. Porque o mais certo é que será o Arquitecto amigo dele que assinará. E estas questões são de Arquitectura!

    Não vá nestas artimanhas, nem se conforme com uma casa que a decepcione... se já se sente frustrado com essa atitude, imagine durante a obra. Exija falar com o Arquitecto, que deve ser outro artista jeitoso...

    Boa sorte!
  7.  # 27

    Colocado por: N Miguel OliveiraExija falar com o Arquitecto, que deve ser outro artista jeitoso...

    Com um pouco de sorte é de alguma câmara vizinha...
  8.  # 28

    Obrigado a todos.

    E a esta pergunta:

    Se eu desistir deste engenheiro (dando como perdidos os 2 mil euros que já paguei), o que é preferível:

    1 - Desistir após ele ter este projecto tal como está aprovado na câmara.

    2 - Desistir e pedir-lhe que não submeta o projecto.

    Ou seja, o projecto estar aprovado, tem alguma implicação mais adiante se um dia eu fizer outro projecto com outro engenheiro/arquitecto? Ou não tem qualquer implicação e, já que paguei, ter o projecto aprovado tal como está é melhor que nada?

    As áreas não é o principal problema, quer tenha que se respeitar o limite imposto nos documentos oficiais do lote, quer se possa acrescentar mais 3 ou 4m2. O problema é que não estamos nem perto de convencidos a ficar com uma casa 2 metros mais baixa que o previsto. Para terem uma ideia metade do rés-do-chão é subterrâneo tal como está no projecto. E isto já é o projecto com a altura adaptada ao que o arquitecto da câmara pediu, pois já foi recusado o projecto inicial precisamente por se considerar que está alto demais.

    Para terem uma ideia, se nos trabalhos de escavação nós decidíssemos alisar todo o terreno para que este ficasse ao nível do passeio público, o rés-do-chão ficaria totalmente desenterrado, mas o muro entre o nosso lote e o lote do vizinho de cima ficaria com 5 metros de altura. Com os vizinhos do lado seria a subir, começando nos 2 metros e chegando aos 5 metros na extremidades. O arquitecto da câmara, como não se deslocou ao local, penso que não tem noção disto e não percebe que ter muros de 5 metros de altura é mais "grave" (arquitectonicamente falando) do que ter uma casa 1 ou 2 metros mais alta que o normal (por normal, leia-se "se o terreno fosse plano").
  9.  # 29

    Colocado por: IndigoBerrydando como perdidos os 2 mil euros que já paguei

    Qual o valor q vai pagar pelo projecto?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  10.  # 30

    è muito mais simples mudar já. se a confiança não existe.
    Se calhar, o novo arqutieccto,até lhe aranja um projecto melhor!!! mais equilibrado e que cumpra os vossos desejos/ expectativas dentro dos condicionamentos impoostos.

    Eu gostaria que pudesse meter aqui as plantas ( sem indicação de moradas e/ou identificação de autorias e sua), isto para ver se o projecto tem aidna assim qualidade.

    Plantas de piso e planta de implantação é fundamental para efectuar um avaliação prévia.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 31

    Colocado por: IndigoBerryo que ter uma casa 1 ou 2 metros mais alta que o normal (por normal, leia-se "se o terreno fosse plano").

    Os regulamentos urbanisiticos, exigem normalmente, alinhamentos e volumetrias de acordo/ compativeis com a malha urbana circundante... Não lhe explicaram as regras exigidas para o local da construção... Pelos vistos se o projecto foi reprovado inicialmente devido a essas questoes... é porque quem executa o projecto não fez o trabalho de casa.

    Espero que não tenha pago mais pelo novo projecto que tiveram de submeter.... reprovado por culpa do projectista...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 32

    Colocado por: IndigoBerry
    1 - Desistir após ele ter este projecto tal como está aprovado na câmara.

    2 - Desistir e pedir-lhe que não submeta o projecto.



    Eu escolhia o:
    3- exigir que faça as coisas como devem de ser... sem malabarismos...

    se ele insistir, mande-o dar uma volta (2)
  13.  # 33

    Colocado por: nunos7
    Qual o valor q vai pagar pelo projecto?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    5 mil euros mais IVA.

    Pedro: Aqui o problema vai mais além da confiança, é exactamente o inverso. A confiança sobrepõe-se ao bom senso e por isso é que chegámos a este ponto. No entanto e tal como referi umas duas vezes anteriormente, para nós o cumprir o limite de área não é um problema. É um inconveniente, pois ter mais 5 ou 10m2 faria toda a diferença, mas não é por aí. O problema vai mesmo na altura a que a casa fica, pois para dar outro exemplo, a zona da piscina que era expectável ter uma vista espectacular desimpedida a alcançar uns 15km de extensão, incluindo vista de mar, agora não vai ter vista nenhuma, vai sim ter um muro de 2.5 metros de altura a bloqueá-la. A vista de mar fica só para o 1º andar e, mesmo assim, muito curta, pois do 1º andar vamos ter a vista que seria expectável termos no rés-do-chão, o que por sua vez daria um 1º andar com vista ainda mais espectacular.

    E o muro para o vizinho, que referi no meu anterior post ser de 5 metros de altura, estive a consultar o levantamento topográfico e o projecto, para concluir que não seriam 5 metros mas sim 6 metros e 20cm de altura. Haverá muitos casos como este, em que o muro que separa duas moradias tem mais de 6 metros de altura? Não é isto uma aberração arquitectónica só por si e, mais que isso, um perigo para quem ali habitar?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 34

    Além dos custos BRUTAIS que isso lhe irá causar...( o muro de supeorte e trabalhos de consolidação se forem necessários, com os lotes vizinhos.... pluviais e etc...

    Acho o valor de projecto ( presumo arquitectura + especialidades) barato para o tipo de intervenção, localização, investimento expectavel... muito barato.
    O que inclui? se não é indiscrição.
  15.  # 35

    Colocado por: Pedro Barradas
    Os regulamentos urbanisiticos, exigem normalmente, alinhamentos e volumetrias de acordo/ compativeis com a malha urbana circundante... Não lhe explicaram as regras exigidas para o local da construção... Pelos vistos se o projecto foi reprovado inicialmente devido a essas questoes... é porque quem executa o projecto não fez o trabalho de casa.

    Espero que não tenha pago mais pelo novo projecto que tiveram de submeter.... reprovado por culpa do projectista...
    Concordam com este comentário:N Miguel Oliveira


    Não paguei mais, até agora foi 2 mil euros.

    O Pedro está a dizer-me que pode dar-se o caso de ser possível construir mais alto e que, eventualmente, por ele não ter feito o trabalho de casa, isso não foi aprovado?

    Era muito importante saber isto, para tomar uma decisão. É que vou-me encontrar com ele dentro de 20 minutos...

    Obrigado
  16.  # 36

    Colocado por: IndigoBerryO Pedro está a dizer-me que pode dar-se o caso de ser possível construir mais alto e que, eventualmente, por ele não ter feito o trabalho de casa, isso não foi aprovado


    Se de inicio não era possivel fazer com aquela altura, nem sequer deveria ter proposto... Quando há duvidas destas (muitas vezes os regulamentos não são claros e as situações não são todas tipificáveis).. é SEMRPE boa pratica realizar um reunião preliminar com o arquitecto camarário... De preferencia arquitecto vs arquitecto.. é que falam a mesma lingua e torna o processo de negociação muito mais simples...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  17.  # 37

    Colocado por: IndigoBerryO Pedro está a dizer-me que pode dar-se o caso de ser possível construir mais alto e que, eventualmente, por ele não ter feito o trabalho de casa, isso não foi aprovado?


    eu acho que é o contrario. ele alimentou foi uma espectativa de uma casa que os regulamentos não o permitem.

    No entanto essas espectativas até podiam exisitir antes de ele entrar, provavelmente quando comprou o terreno pensou que grande terreno, faço aqui uma casa com piscina com uma vista espectacular, sem confirmar se tal era possivel.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  18.  # 38

    A gestão de expectativas é muito importante...
    ;)
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  19.  # 39

    Colocado por: Pedro Barradas
    1. A gestão de expectativas é muito importante...
      ;)


    por isso é que se deve ter uma conversa com alguem da area antes de comprar um terreno. No meu caso dirigi-me à camara e falei com uma arquitecta deles, e ela explicou-me o que podia fazer e o que não podia fazer. Foi infelizmente tudo de boca e corri o risco de ela dizer-me que podia fazer uma coisa e depois na prática não podia. Mas era um terreno tranquilo, disse-me que era uma zona de construção não consolidada, pelo que não era preciso fazer alinhamentos e que tinha que cumprir apenas os afastamentos ao eixo da via e as vizinhos, o terreno tinha um tamanho bom 1450m2 pelo que aplicando os indices do PDM dava perfeitamente para as minhas pretenções.

    comprar um terreno num loteamento ou não, sem confirmar uma serie de coisas é um tiro no escuro.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  20.  # 40

    Parece-me que há muita confusão no seu projecto, uma coisa é aprovar a arquitectura e em obra alterar as divisões interiores, isso é pacifico. Aumentar a altura da casa em construção, também o pode fazer, se o fiscal se apercebe a obra é embargada e você vai ter que demolir, se tiver casas ao lado uma mera comparação visual chega para dar nas vistas.

    Falou em muros com 6,2metros de altura? mas o terreno têm algum declive? É que parece-me francamente exagerado
 
0.0259 seg. NEW