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  1.  # 41

    Lê-se cada uma...
    Até pode parar o carro a seguir a uma curva com nevoeiro, quem bate por trás é sempre culpado porque não conseguiu reagir a tempo, logo presume-se excesso de velocidade ou velocidade não adequada para as circunstâncias porque não conseguiu parar em segurança. O resto são invenções alheias às autoridades e às seguradoras.
    • RCF
    • 28 novembro 2019

     # 42

    Colocado por: Pedro_Moreiraos 4 piscas são para sinalizar uma "emergência"

    os 4 piscas são para sinalizar uma situação de perigo e não uma situação de emergência.
  2.  # 43

    Colocado por: RCF
    os 4 piscas são para sinalizar uma situação de perigo e não uma situação de emergência.


    Depende do contexto
    • RCF
    • 28 novembro 2019

     # 44

    Colocado por: RCF
    os 4 piscas são para sinalizar uma situação de perigo e não uma situação de emergência.


    As situações de emergência, por regra apenas aplicáveis a viaturas de emergência (Polícias e outros serviços de emergência) e excecionalmente por qualquer veículo, na ausência de dispositivos próprios para o efeito (sirene e pirilampo), são sinalizadas através de sinais de luzes (intermitência entre máximos e médios) e através de sinais sonoros (buzina do carro).
    • RCF
    • 28 novembro 2019

     # 45

    Colocado por: BricoleiroLê-se cada uma...
    Até pode parar o carro a seguir a uma curva com nevoeiro, quem bate por trás é sempre culpado porque não conseguiu reagir a tempo

    Eu substituiria o "é sempre culpado" por "é, por regra, culpado"...
    Vejo o que diz o código da estrada:
    2 - Salvo em caso de perigo iminente, o condutor não deve diminuir subitamente a velocidade do veículo sem previamente se certificar de que daí não resulta perigo para os outros utentes da via, nomeadamente para os condutores dos veículos que o sigam.
    Concordam com este comentário: nunos7, 21papaleguas, Pedro Azevedo78
  3.  # 46

    Você consegue conduzir em marcha de emergência a dar sinais de luzes e buzinar ao mesmo tempo? ou liga os 4 piscas e utiliza os restantes sinais quando adequados?

    Podemos discutir o sexo dos anjos, ao discutir o que significa a utilização dos 4 piscas em cada situação em concreto
    • RCF
    • 28 novembro 2019

     # 47

    Colocado por: Pedro_MoreiraVocê consegue conduzir em marcha de emergência a dar sinais de luzes e buzinar ao mesmo tempo? ou liga os 4 piscas e utiliza os restantes sinais quando adequados?

    Podemos discutir o sexo dos anjos, ao discutir o que significa a utilização dos 4 piscas em cada situação em concreto

    veja o código da estrada
  4.  # 48

    Uma vez no Porto, um Sr. distraído bateu-me por trás no túnel de Águas Santas. O trânsito abrandou de repente.
    Quando vou ter com o Sr. para ver se ele se tinha magoado, ele saiu do carro e perguntou-me porque é que não tinha os piscas ligados?
    Ao qual eu respondi, se tinha stops...
    • RCF
    • 28 novembro 2019

     # 49

    Colocado por: 21papaleguasUma vez no Porto, um Sr. distraído bateu-me por trás no túnel de Águas Santas. O trânsito abrandou de repente.
    Quando vou ter com o Sr. para ver se ele se tinha magoado, ele saiu do carro e perguntou-me porque é que não tinha os piscas ligados?
    Ao qual eu respondi, se tinha stops...

    esse andava mesmo distraído...
  5.  # 50

    Uma outra vez, bati num Sr. por trás, quando passávamos por um entroncamento com prioridade e de repente o Sr. do 190 decidiu parar para deixar passar um papa reformas que se aproximava.
    O 190 ficou parecido com um coupé.
    Tive de chamar a GNR, porque o Sr. não queria preencher a participação amigável.
    Mesma companhia de seguros e 100% de culpa para o je.
    Não concordei, como é óbvio, mas...
  6.  # 51

    Colocado por: RCF
    Eu substituiria o "é sempre culpado" por "é, por regra, culpado"...
    Vejo o que diz o código da estrada:
    2 - Salvo em caso de perigo iminente, o condutor não deve diminuir subitamente a velocidade do veículo sem previamente se certificar de que daí não resulta perigo para os outros utentes da via, nomeadamente para os condutores dos veículos que o sigam.
    Concordam com este comentário:nunos7,21papaleguas

    Pode substituir o que quiser e o código é muito bonito no papel, na prática é sempre culpado.
  7.  # 52

    E este código não lhe diz nada?
    Código da Estrada (Art.º 18º) “os condutores devem guardar dos outros veículos uma distância suficiente que lhes permita parar em segurança no caso de travagem ou imobilização súbita”.
  8.  # 53

    e um carro que se poe de repente a fazer marcha a trás? de quem é a culpa?
  9.  # 54

    outro exemplo: um carro seguia atras do outro em marcha normal, de repente o da frente ia distraído e pura e simplesmente chocou com outro da frente e sem sequer ter tempo de travar, portanto o que ia atrás do distraído paga e não bufa também?
  10.  # 55

    Colocado por: marco1e um carro que se poe de repente a fazer marcha a trás? de quem é a culpa?

    Já está a desconversar. Se está a fazer marcha a trás o condutor da frente é que bate no que vem no sentido correto de marcha, como é óbvio.
  11.  # 56

    é obvio?? há testemunhas? é a palavra de um contra o outro.

    bem eu também não estou aqui a defender nada, mas apenas a apreender as várias opiniões sobre o assunto.
  12.  # 57

    Colocado por: marco1outro exemplo: um carro seguia atras do outro em marcha normal, de repente o da frente ia distraído e pura e simplesmente chocou com outro da frente e sem sequer ter tempo de travar, portanto o que ia atrás do distraído paga e não bufa também?

    Claro que sim, não interessa se parou de repente, quem vem atrás é responsável unicamente por imobilizar o veiculo em segurança caso o da frente faça o mesmo.
  13.  # 58

    Colocado por: marco1é obvio?? há testemunhas? é a palavra de um contra o outro.

    bem eu também não estou aqui a defender nada, mas apenas a apreender as várias opiniões sobre o assunto.

    Se tem dúvidas experimente e venha cá dizer. Estou farto de casos desses entre mãos com chicos espertos que se acham vítimas e são atribuídos responsáveis pelos acidentes, pela gestão de sinistros das seguradoras.
  14.  # 59

    eeheheh o da frente não se imobilizou, foi instantaneamente imobilizado.
    é complicado mas este ultimo exemplo passou-se com alguém próximo e não havia a mínima hipótese de travar pois não houve nem por instantes quaisquer sinais de imobilização do que ia á sua frente e ...teve que pagar, a seguradora o estrago no distraído e a frente do seu por conta própria, é chato mas é como dizem.
  15.  # 60

    Colocado por: marco1eeheheh o da frente não se imobilizou, foi instantaneamente imobilizado.
    é complicado mas este ultimo exemplo passou-se com alguém próximo e não havia a mínima hipótese de travar pois não houve nem por instantes quaisquer sinais de imobilização do que ia á sua frente e ...teve que pagar, a seguradora o estrago no distraído e a frente do seu por conta própria, é chato mas é como dizem.

    Amigo, não teve hipótese porque não levava distancia suficiente. Ate pode andar num Porsche a 2 metros do carro da frente e ser muito bom condutor e conseguir imobilizar o carro mais rápido que o da frente. Como pode circular num carocha e não conseguir parar em 100 metros. Distância de segurança presume-se a suficiente para conseguir imobilizar o veiculo sem bater, não tem parametros depende do condutor e do carro que conduz. Essa responsabilidade cabe ao condutor determinar.
 
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