Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 30 janeiro 2020 editado

# 201

Colocado por: Ivo F.exacto.... então 1 kw de energia eléctrica só consegue produzir no máximo 1kw de energia/calor?!

As bombas de calor não violam as leis da termodinâmica, simplesmente movimentam energia térmica de um lado para o outro, por exemplo, energia térmica já existente no ar. Se já existisse hidrogénio no ar que pudesse ser captado e comprimido, aí sim, poderíamos eventualmente produzir mais que 1 KWh de hidrogénio a partir de 1 KWh de eletricidade. Mas como ele não existe no ar...

há maneiras de contornar.

Não, não há. Pelas leis da física conhecidas, não é possível produzir mais que 1 KWh de energia a partir de 1 KWh de energia. Isso é o reino da utopia das máquinas de movimento perpétuo.

Colocado por: Ivo F.mas o mais estúpido é não perceber que caminhamos a largos passos para um futuro 100% renovável, com alguns países a atingir esta meta já entre 2020 e 2021

A questão essencial é mesmo essa: estamos cada vez mais perto de termos a electricidade 100% renovável, mas o hidrogénio vai continuar a ser produzido a partir do gás natural, porque é muito mais barato.
  1.  # 202

Mesmo que seja mais caro o Hidrogenio , é preferivel encher um tanque em 5 mn que tem uma autonomia de 1000km do que recarregar uma bateria em 30 a 45 mn ( ja com o melhor sistema disponivel actualmente ) para fazer 500km

Quando houver uma massificaçao de electricos onde vai haver rede e estrutura para recarregar todas as viaturas?

O hidrogenio poderá ser abastecido nos actuais postos de combustivel estando a rede já criada.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    •  
      larkhe

# 203

Colocado por: JoelM

O oferta adequa-se à procura, com o aumento do número de VE também a rede vai aumentando e evoluindo. Não tem lógica pensar que de hoje para amanhã a rede tem de suportar X mil VE quando eles vão demorar anos a estarem no mercado!

A instalação de novos postos não está a acompanhar a venda de veiculos electicos a bateria , pelo menos em Portugal

Colocado por: JoelM

Um posto de abastecimento de hidrogénio nada tem a ver com os postos comuns.

Não me parecem muito diferentes....

https://www.google.com/search?q=posto+abastecimento+hidrogenio&newwindow=1&sxsrf=ACYBGNQfkxDneyk2PsH9YcZ7LBetyOu1Sg:1580377621273&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiBhui1havnAhVx8eAKHSWgAecQ_AUoAXoECCAQAw&biw=1536&bih=726&dpr=1.25#imgrc=XNLyOy4PUbvQXM
    • eu
    • 30 janeiro 2020

# 204

Colocado por: JoelMA energia eléctrica produzida em centrais de carvão e de gás também é muito mais barata...

Sem intervenção política, a eletricidade continuaria (continuará) a ser produzida a partir do carvão. Onde está a dúvida? Felizmente que alguns países estão a implementar uma estratégia de descarbonização da produção elétrica.

Vamos supor que se vai aplicae a mesma política ao hidrogénio: a partir de 202x o hidrogénio terá que ser produzido a partir de fontes renováveis. Faz todo o sentido!

O problema é... quanto custa 1 KWh de hidrogénio produzido desta forma? E quanto custa 1KWh de energia elétrica ?

Uma vez que o hidrogénio será produzido a partir da eletricidade, ele será sempre mais caro que a eletricidade, devido às inevitáveis perdas na eletrólise, na compressão e distribuição.

É por isso que não acredito no hidrogénio nos automóveis ligeiros.
  2.  # 205

Essa é outra utopia da distribuição de hidrogénio. Não é igual ao combustível...

Colocado por: larkheencher um tanque em 5 mn que tem uma autonomia de 1000km

Os carros a hidrogénio actuais têm autonomias nos 400-500km, nos mesmos ciclos de teste dos eléctricos. Não só não enche em 5min, como as bombas exigem a compressão dos depósitos a seguir a cada abastecimento, o que parece levar 30-40min. Na mesma lógica, se todos os carros fossem a hidrogénio, como é que se fazia para abastecer tanto carro com tanto tempo morto?

Colocado por: larkhedo que recarregar uma bateria

Aqui é que eu discordo... Certo que nem toda a gente pode carregar em casa, mas muita gente pode. Mais, os carros passam estatisticamente mais de 85% parados, como é que não é preferível tentar criar condições para ter uma tomada de baixa potência em todo o lado, que carregue lentamente nesse tempo todo.
    Extrapolar a necessidade de poucas pessoas que fazem muitos kms diários para a generalidade das pessoas, que fazem pouquíssimos, é exagerar. Só quem não tem a experiência de carregar tranquilamente enquanto dorme é que pode achar mais confortável ir às bombas.
    Daí que eu defenda soluções combinadas, onde cada um escolhe o que melhor se "encaixa".

Colocado por: larkheQuando houver uma massificaçao de electricos onde vai haver rede e estrutura para recarregar todas as viaturas?

Está é uma falsa questão, que teima em não desaparecer... O presidente da APETRO (e olha quem) disse que o consumo de energia aumentaria 14% se todos os carros ligeiros fossem instantaneamente eléctricos.
    Não só o número é moderadamente baixo, como não é do dia para a noite que essa mudança poderá acontecer (se alguma vez). Há muito tempo para adaptar as redes.
    • eu
    • 30 janeiro 2020

# 206

Colocado por: JoelMNão há dúvida nenhuma, quem usou a desculpa do preço para o hidrogénio foi você!

O preço do hidrogénio vai ser um problema para os carros ligeiros, porque existe uma alternativa verde muito mais barata: os carros elétricos a bateria.
    Concordam com este comentário: Bruno.Alves
  3.  # 207

Colocado por: JoelMPonha um VE nas maos de um comercial por exemplo e veja o trabalho dele a cair a pique...

Como disse acima, isso é muito redutor. Qual comercial? De que área de negócio, com que acção geográfica? Tenho 7 na empresa onde trabalho e nenhum deles faz mais de 500km/dia. Na maioria dos dias, nem 300, outros dias é só "casa-trabalho-casa".
    Generalizar é sempre arriscado. Para qualquer dos "lados", bem entendido ;)
    Concordam com este comentário: eu
    • eu

# 208

Colocado por: JoelMPonha um VE nas maos de um comercial por exemplo e veja o trabalho dele a cair a pique...

Eu já escrevi aqui várias vezes que para carros comerciais, pesados, navios e outras aplicações pode fazer sentido. A minha argumentação é relativa aos automóveis ligeiros de passageiros de utilização pessoal.

É preciso escrever isso quantas vezes?

Colocado por: JoelMPor cá já se vêem alguns VE a hidrogénio

O mercado mais interessante são os EUA.

Para já, as vendas são residuais.
  4.  # 209

Colocado por: euautomóveis ligeiros de passageiros de utilização pessoal.

Eu diria apenas ligeiros de passageiros, com muito poucas excepções. A título profissional há tantos, tantos casos que fazem tanto, tanto sentido!
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 210

Olha que a Delta cafés, já usa VEs (Smarts no passado e agora ZOEs) há muitos anos.
    E não me consta que o Nabeiro goste de perder dinheiro. ;-)
  6.  # 211

Colocado por: Bruno.AlvesNão só não enche em 5min,

"Apesar de ter um deposito de combustível maior do que o de seu antecessor – o Hyundai ix35 Fuel Cell – demora apenas 5 minutos a atestar o Nexo. Significativamente mais rápido do que o tempo que demora a carregar um veículo elétrico."
    https://autoportal.iol.pt/novidades/fuel-cell/seis-coisas-que-precisa-de-saber-sobre-o-hyundai-nexo

São uns enganadores, estes gajos que andam a testar os carros...

"Na Noruega o processo de implementação de postos de abastecimento de hidrogénio já teve início. Há uma empresa norueguesa que garante a implementação de um posto de abastecimento de hidrogénio de raiz em apenas sete dias."
    https://www.razaoautomovel.com/2018/08/testamos-o-hyundai-nexo-o-carro-a-hidrogenio-mais-avancado-do-mundo
  7.  # 212

Como enveredaste pelo discurso anedótico e gozão, pescando pequenas frases e ignorando o resto do texto, vou só dizer isto:
    Colocado por: 21papaleguasSignificativamente mais rápido do que o tempo que demora a carregar um veículo elétrico."

O meu carrega em 30s que é o tempo que demoro a ligar e desligar a ficha. Depois vou dormir.

Eu tenho argumentos que normalmente defendo com factos e opiniões sustentadas. Claro que posso estar errado e ser corrigido, mas é preciso argumentar para isso acontecer.
    "são uns enganadores estes gajos..." não é argumento nenhum, desculpa lá. Já se indicaram aqui carradas de artigos cheios de marketing vazio e erros grosseiros, mas a esses argumentos não respondes. Não voltaste a falar no alumínio quando indiquei que essa linha de investigação vem de 1960...

Já fiz a minha previsão há uns posts. Daqui a 10 anos estamos na mesma no que toca ao hidrogénio. Até lá, vou continuar a incentivar aquilo já existe e é bom para boa parte das pessoas.
    Inté ;-)
  8.  # 213

Colocado por: Bruno.AlvesEu tenho argumentos que normalmente defendo com factos e opiniões sustentadas.

Leia o resto do artigo e fica melhor informado.
  9.  # 214

Colocado por: 21papaleguas
    Leia o resto do artigo e fica melhor informado.

edit. Opiniões sustentadas que não se confirmaram por quem testa os carros, como se pode comprovar.
  10.  # 215

Colocado por: Bruno.AlvesComo enveredaste pelo discurso anedótico e gozão

Não vale a pena levares isso tão a sério, leva a coisa com espírito mais aberto.
  11.  # 216

Colocado por: JoelMDeviam fazer magia com as baterias...
    e respondeste logo a seguir:
    Colocado por: JoelME atenção que sou pro VE e se comprasse hoje outro caso provavelmente seria VE, mas não venham dizer que dá para qualquer utilização porque depende muito do perfil de uso de cada um.

Se a Delta o faz (há mais empresas cá em Portugal que também o fazem) é porque é viável financeiramente.
    E a Delta já anda nisto há mais de 7 anos.
    Um colega meu comprou um smart fortwo usado com 5 anos de 2013, e a autonomia está quase como em nova.

Colocado por: JoelMMas se quer enveredar por exemplos específicos, eu não sou comercial, e quando tinha o meu leaf, se tivesse que ir a uma obra além da viagem para o trabalho, tinha de pedir carro emprestado...
    E com um e-Niro 64, ZOE 50, Leaf64, Kauai 64, Model 3,S,X não o conseguirias fazaer?
  12.  # 217

Colocado por: 21papaleguas
    Não vale a pena levares isso tão a sério, leva a coisa com espírito mais aberto.

Tenho muita dificuldade em não levar a sério. Eu gosto de discutir positivamente estes temas, porque me interessam. Quando perco tempo a escrever, com cabeça, tronco e membros, sustentando os factos, e me respondem com um link/artigo e "toma lá vai passear", não consigo não levar a sério...
    Qual artigo é que devo ler para ficar mais informado? Aquele que tem quase 2 anos e que diz que monta bombas de hidrogénio em 7 dias? QUAIS BOMBAS em 2 anos é que instalaram? Marketing vazio, promessas sem fundamento nenhum.
    Aquele que diz que as baterias depois de usadas são lixo? Quando são 98% recicláveis e com uma procura infindável para segunda vida para outros tipos de armazenamento? Lixo de desinformação.

Fazes "ahah aqui está a magia!" e mostras um link de uma suposta descoberta da reacção com o alumínio (esse texto tem tantos erros que dói). Nisso acreditas piamente. Apesar de ser uma linha de investigação que vem de 1960 que deu em pouco mais de nada (porque lá está, termodinâmica).
    Não é possível conversar com quem só joga links para o tópico, praticamente todos com conteúdo facilmente desmontável, só que validam o teu ponto de vista. Não argumentando com conteúdo "debatível", é difícil não levar a sério esse tipo de argumentação vazia e a gozar. Sim, aqueles "jornaleiros" maioritariamente não percebem nada do que estão a falar, precisam é de gerar conteúdo clicável para o clickbait e mais nada.
    Não se pode só jogar links, é preciso ler o que lá vai dentro e argumentar sobre isso. Participo em alguns grupos e fóruns onde essa é uma regra e as discussões são normalmente muito mais proveitosas.
    Concordam com este comentário: eu, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13.  # 218

Muito bem, compreendo.
    Não ligues àquilo que coloco.
  14.  # 219

15.  # 220

0.0693 seg. NEW