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  1.  # 161

    Colocado por: rjmsilvaO que não vai durar para sempre são o litio, o cobalto e outros metais necessários à construção das baterias.


    Há bastante litio no mundo.


    The U.S. Geological Survey produced a reserves estimate of lithium in early 2015, concluding that the world has enough known reserves for about 365 years of current global production of about 37,000 tons per year (Figure 1)


    Mesmo que o consumo duplique imediatamente e os 360 anos passem a 180 é bastante. O cobalto também não é dos elementos mais raros no planeta. De qualquer forma as baterias precisam de cada vez menos cobalto e esta-se a caminhar para nao precisar de todo.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 16 dezembro 2019 editado

     # 162

    Colocado por: rjmsilvaSempre é muito tempo.

    Pode ser que as leis da física entretanto mudem: assim o hidrogénio finalmente será mais barato que a eletricidade.
  2.  # 163

    • eu
    • 22 janeiro 2020

     # 164

    Quero ver quantos vão vender.

    Nos USA venderam-se 2,000 carros a hidrogénio no ano passado. Por comparação, venderam-se 330,000 elétricos a bateria.
  3.  # 165

    Lá está você a comparar alhos com bugalhos.
    O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
    • eu
    • 22 janeiro 2020

     # 166

    Colocado por: 21papaleguasLá está você a comparar alhos com bugalhos.
    O que é que uma coisa tem a ver com a outra?


    Como assim ? Não são ambos alternativas ecológicas aos motores de combustão?
  4.  # 167

    Colocado por: euQuero ver quantos vão vender.

    Nos USA venderam-se 2,000 carros a hidrogénio no ano passado. Por comparação, venderam-se 330,000 elétricos a bateria.


    Neste artigo tem as respostas ao seu comentário.
    https://observador.pt/2020/01/15/toyota-que-so-deita-agua-pelo-escape-chega-este-ano/
    • eu
    • 23 janeiro 2020 editado

     # 168

    O artigo não responde a duas perguntas essenciais:

    -O hidrogénio para abastecer o carro é ecológico (produzido a partir de água e energia renovável) ou é produzido a partir de gás natural (neste caso, lá se vai o argumento das emissões zero) ?

    -Se o hidrogénio for produzido a partir de água e energia renovável, quanto custa abastecer o carro? Qual é o custo por cada 100 Km ?

    Estas são as perguntas que são evitadas a todo o custo pelos defensores do hidrogénio. Fogem delas como o diabo da cruz.

    Porque será?
  5.  # 169

    Um artigo extenso e técnico que mostra as fragilidades da tecnologia
    https://www.linkedin.com/pulse/hydrogen-fuelcell-vehicle-great-idea-theory-paul-martin/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 23 janeiro 2020

     # 170

    Colocado por: JoelM
    Essa é a mesma lógica dos carros eléctricos, de onde vem a electricidade, energias renováveis ou queima de carvão? Gás?

    Sim, sem dúvida.

    A diferença é que no caso dos carros elétricos, a resposta é conhecida: basta ver em cada país qual é a percentagem de eletricidade de origem renovável.

    No caso do hidrogénio, a verdade anda a ser deliberadamente escondida. E a verdade é que o hidrogénio é quase todo produzido a partir de gás natural.
  6.  # 171

    Colocado por: Bruno.AlvesUm artigo extenso e técnico que mostra as fragilidades da tecnologia
    https://www.linkedin.com/pulse/hydrogen-fuelcell-vehicle-great-idea-theory-paul-martin/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu

    A parcialidade do artigo percebe-se logo no primeiro parágrafo.
    • eu
    • 23 janeiro 2020 editado

     # 172

    Colocado por: JoelMO hidrogénio nem sequer tem expressão ainda, tem de se dar tempo!

    Não tem nada a ver com massificação, a produção de hidrogénio a partir de água e energias renováveis é muito mais cara que a partir de gás natural, é por isso que ele é produzido a partir do gás natural.

    Colocado por: JoelMTeoria da conspiração...

    Veja lá se os artigos favoráveis aos carros a hidrogénio falam na origem do hidrogénio. Veja lá se algum desses artigos diz que ele é produzido a partir do gás natural. Porque será?

    Colocado por: JoelMSe for na Alemanha, quase toda a elétricidade vem do carvão do nuclear e do gás...e agora?

    quase toda? https://www.cleanenergywire.org/news/renewables-overtake-fossil-fuels-germanys-annual-power-production-first-time



    E a tendência é de cada vez mais a eletricidade ser produzida a partir de energia renovável.
    • eu
    • 23 janeiro 2020

     # 173

    Já agora, como é na Noruega?
  7.  # 174

    Colocado por: euJá agora, como é na Noruega?

    Na Noruega é tudo renovável (hídrica) . O petróleo que exploram só serve para engordar as contas do País e ir poluir para longe.
  8.  # 175

    Colocado por: 21papaleguas
    A parcialidade do artigo percebe-se logo no primeiro parágrafo.

    Ou então o parágrafo mais abaixo
    Hydrogen is an old friend from all the way back to my university days, and every second project or so during my decades at Zeton has involved either hydrogen or syngas. Let me make this as clear as hydrogen itself: hydrogen is a wonderful idea- in theory.

    É a mensagem que conta, não o mensageiro. O artigo é técnico e está documentado. É preciso ler com atenção às conclusões indicadas em cada ponto/secção.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 24 janeiro 2020

     # 176

    Colocado por: JoelMTal como era a energia solar (fotovoltaicos) ou qualquer outra tecnologia que está no início, ainda hoje também é mais barato produzir energia através de carvão do que de outra maneira qualquer renovável (a Alemanha que o diga)

    A principal ideia dos carros ecológicos é mesmo abandonar os combustíveis fósseis, para reduzir as emissões de CO2. Para andar com carros a hidrogénio cujo combustível primário é gás natural, então mais vale andar com carros a gás natural ou até a gasolina.

    Colocado por: JoelMPorque não é relevante.

    Pelo contrário, é a questão mais relevante! É a questão essencial! É o principal motivo para abandonarmos os motores de combustão e passarmos para veículos ecológicos.

    A verdade inconveniente dos carros a hidrogénio é que eles, para já, continuam a gastar combustíveis fósseis.

    Se em vez de gás natural, for usada a eletrólise, este carros precisam de 3 vezes mais energia elétrica que os carros a bateria!

    Esta é a verdade inconveniente que não vês em nenhuma brochura de carros a hidrogénio.

    Colocado por: JoelMAhh isso já é tendência mas hidrogénio através de uma fonte renovável já é utopia.. Estou a ver a parcialidade!


    É utopia, porque é muito caro e usa imensa electricidade, muito mais que aquela que é requerida por um carro a baterias. Se tivesses lido o artigo anterior, perceberias porquê.
    • eu
    • 24 janeiro 2020

     # 177

    O Joel está completamente fora de contexto e está a comparar alhos com bugalhos.

    O elevado custo da produção de hidrogénio por eletrólise não é uma questão de economia de escala, é uma questão de física e de eficiência de processos termodinâmicos.

    Comece por tentar perceber a imagem que aparece logo no início deste artigo: https://www.linkedin.com/pulse/hydrogen-fuelcell-vehicle-great-idea-theory-paul-martin/
    • eu
    • 24 janeiro 2020 editado

     # 178

    Colocado por: JoelM
    E não se podem descobrir maneiras mais eficientes de produzir hidrogénio?

    Relativamente ao hidrogénio renovável, isso só será possível se as leis da física da conservação de energia mudarem entretanto.

    Colocado por: JoelMO Eu tem uma visão muito curta...

    O Joel tem uma visão muito romântica em que acha que tudo é possível. Inclusivamente, ultrapassar os limites das leis da termodinâmica.
    • eu
    • 24 janeiro 2020

     # 179

    Colocado por: JoelMDiziam o mesmo das baterias sem lítio... E adivinhe lá... Aliás... Até tinha de ser. Chumbo... Até não serem.


    Quem é que dizia isso? E o que é que as baterias de lítio têm a ver com produção de hidrogénio por eletrólise?

    Colocado por: JoelMExacto , porque velhos do Restelo não é o que mais há! Não vai há muito tempo diziam o mesmo, havia limite para tudo... Até não haver!

    Agora os limites da termodinâmica são uma invenção dos "velhos do restelo" ?

    Boa...
  9.  # 180

    Colocado por: euE o que é que as baterias de lítio têm a ver com produção de hidrogénio por eletrólise?


    porquê que o hidrogénio tem de ser apenas produzido por eletrólise?
 
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