Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 581

Colocado por: micaEu não tenho ainda licença de utilização e já mudei de banco.
    Como? Olhe tentei em 5 bancos e todos me pediam a LU para avançar com o processo.

E até faz sentido, como é que escritura uma obra?

Mesmo no último banco em que ja tenho a escritura marcada, o processo foi iniciado 3 vezes, precisamente porque a LU estava demorada, e sem isso o processo não avançava.

Só se for alguma campanha recente...

De qualquer maneira a transferência de crédito, tem alguns pormenores. Por exemplo a casa voltou a ser avaliada, e como o seu valor comercial duplicou, o multiriscos associado teve exatamente a mesma evolução e também duplica de valor.
    O desconto de spread na transferência, deixa assim e ser tão vantajoso.
  2.  # 582

Colocado por: P@rAdiS3Pelo que sei acho que tem depois um máximo de 6 meses para a escritura, devido a validade da avaliação..
    vou validar isso com o banco, nao me aptece tar já a queimar licença de construção, vamos ver
  3.  # 583

Por norma o despacho de uma proposta tem validade de 90 dias..
    Um relatório de avaliação 1 ano.

Se ainda não fizeram a avaliação, o que terá é uma pré aprovação, que diz que se a avaliação for suficiente, e nada se alterar, tem
    O crédito aprovado..

Provavelmente de decidir avançar daqui a 3 meses, vai ser efetuada nova análise de capacidade financeira, porque SMO, ainda não tem a aprovação.

Em relação as condições, nos dias que correm são fraquinhas..

Não seria melhor uma taxa fixa por 1 ou 2 anos?

Vai estar a pagar um indexante de 4%, mais um spread de 0,8%, quando há bancos a oferecer taxas fixas por 1 ano ou 2 na ordem dos 2,9% e com oferta de spread.

Em 200k, estamos a falar de uma diferenca de quase 400€/mês.

Isto de perder 3 anos com o projeto e contratar o primeiro crédito que aparece, não bate certo..
  4.  # 584

Colocado por: DR1982vou validar isso com o banco, nao me aptece tar já a queimar licença de construção, vamos ver

Por outro lado, qual é o mal de queimar 6 meses da licença de construção?
    • DR1982
    • 17 fevereiro 2024 editado

# 585

Colocado por: Bragas VIsto de perder 3 anos com o projeto e contratar o primeiro crédito que aparece, não bate certo..
    como disse acima o meu perfil não é muito aptecivel para a maioria dos bancos, tenho outro crédito habitação, apenas um a trabalhar e para empresa de trabalho temporário, sem fiadores… a maioria dos bancos torce o nariz.
  5.  # 586

Colocado por: Bragas VPor outro lado, qual é o mal de queimar 6 meses da licença de construção?
    o mal é esse mesmo, pagar 6 meses de licença De construção para não fazer nada.
  6.  # 587

6 meses custam 500/600€??

Não me parece relevante.

Facilmente poupa esse valor no financiamento.
  7.  # 588

Colocado por: Bragas V6 meses custam 500/600€??

Não me parece relevante.

poupar no financiamento é a tal situação que falei, nao tenho uma excelente posição para negociar.
    Vou tentar com que benificie da isenção do spread durante 2 anos que o Bcp está a oferecer, de resto como disse não vi propostas assim tão melhores pelas simulações que fiz nos comparadores online.
  8.  # 589

Você não é um cliente de risco.. consegue boas condições..
    • Lupan
    • 17 fevereiro 2024

# 590

Não é que faça grande diferença, alguma... Ainda há um mês, fiz transferência de crédito para o BCP e fiquei 0.75 de spread, mas o LTV era +/- de 0.25.
    O handicap no crédito é o cartão de crédito com obrigatoriedade de mover 100€ mês... Mas pronto, não é uma utopia.
    Também aproveitei os tais 24 meses sem spread, mas eu acredito que ainda este ano a Euribor a 3 meses chega aos 2.5 +/-, dai não ter optado por taxa fixa, mas quis correr o risco, certa ou errada a escolha, a ver vamos.
    Tive de fazer o multirriscos no banco que saiu um pouco mais caro, mas o de vida fiz fora e reduzi 50%, cerca de 400€ ano... X a vigência do empréstimo são muitos euros.
  9.  # 591

Colocado por: Bragas V6 meses custam 500/600€??

Não me parece relevante.

será assim tão caro 6 meses de licença de construção? Eu renovei a minha recentemente e só queria 2 meses e a câmara ofereceu um ano de borla..
  10.  # 592

Renovei por 12€ mês. 72€. Depende do município.
  11.  # 593

Colocado por: carlota74Depende do município.

Depende muito. Em Odivelas depende muito da área de construção. Duzentos e tal m2 já vai ficar em mais de 300€ mês.

Dava para pagar ao fiscal
  12.  # 594

Não está relacionado com a área. Construa um anexo ou um palacete a renovação são 12€ mensais ..
  13.  # 595

Colocado por: carlota74Não está relacionado com a área. Construa um anexo ou um palacete a renovação são 12€ mensais ..
    deve variar mesmo de município para município. Aqui oferecem sempre mais 12m além dos 24m que são pagos nas taxas. Mas o valor é calculado tendo em conta as áreas também.
  14.  # 596

Paguei 12 iniciais. A prorrogação é obrigatória ser metade do tempo do pedido inicial. Não oferecem tempo mas a licença inicial tem 10% desconto se a construção for A ou A+.Todas os valores estão disponíveis no site da câmara municipal, divisão de urbanismo.
  15.  # 597

Colocado por: Peper87será assim tão caro 6 meses de licença de construção? Eu renovei a minha recentemente e só queria 2 meses e a câmara ofereceu um ano de borla..

Mais um motivo para o DR não estar com coisas..

Tem que passar a fase de que tudo é um problema..
  16.  # 598

Colocado por: Bragas V

Mais um motivo para o DR não estar com coisas..

Tem que passar a fase de que tudo é um problema..
    nao tinha noção que era tao simples assim renovar a licença, e queria evitar andar com mais termos de DT e companhia lda, mas não é por ai realmente
    • mica
    • 18 fevereiro 2024

# 599

Colocado por: HAL_9000Como? Olhe tentei em 5 bancos e todos me pediam a LU para avançar com o processo.

E até faz sentido, como é que escritura uma obra?

Mesmo no último banco em que ja tenho a escritura marcada, o processo foi iniciado 3 vezes, precisamente porque a LU estava demorada, e sem isso o processo não avançava.

Só se for alguma campanha recente...

De qualquer maneira a transferência de crédito, tem alguns pormenores. Por exemplo a casa voltou a ser avaliada, e como o seu valor comercial duplicou, o multiriscos associado teve exatamente a mesma evolução e também duplica de valor.
    O desconto de spread na transferência, deixa assim e ser tão vantajoso.

Eu quando acabei as obras pedi a gerente de conta para para mandar a avaliadora, a avaliadora libertou me a última transhe, e eu disse que queria concluir o processo do crédito ela disse me que tinha de esperar pela licença de utilização ou abdicar dos 2% da última transhe...eu abdiquei da última transhe de 2% e conclui o crédito
  17.  # 600

Já tem a licença mica?

0.1376 seg. NEW