Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para crédito habitação o banco está a pedir a licença de construção, isto quer dizer que tenho de entregar já o alvará do empreiteiro que vai construir na camara certo? Ou basta pagar a licença na câmara e depois apresentar o alvará mais tarde?
  2.  # 2

    Colocado por: DR1982Ou basta pagar a licença na câmara e depois apresentar o alvará mais tarde?
    Do que me lembro, penso que para levantar a licença, precisa do Alvará do empreiteiro.

    De qualquer forma, o banco tb lhe deve pedir o orçamento para construção, por parte do empreiteiro.
  3.  # 3

    Colocado por: HAL_9000Do que me lembro, penso que para levantar a licença, precisa do Alvará do empreiteiro.

    De qualquer forma, o banco tb lhe deve pedir o orçamento para construção, por parte do empreiteiro.
    sim o orçamento pede, mas não sabia que era preciso levantar já a licença e estar já a “perder” meses de construção
  4.  # 4

    Colocado por: DR1982sim o orçamento pede, mas não sabia que era preciso levantar já a licença e estar já a “perder” meses de construção
    Sim, eu com isso "perdi" 6 meses de licença. Se prevê que a sua situação profissional não muda nos próximos tempos, pode sempre protelar o inicio do CH para quando o empreiteiro puder começar. Pode é já haver custos a pagar ao banco...
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Sim, eu com isso "perdi" 6 meses de licença. Se prevê que a sua situação profissional não muda nos próximos tempos, pode sempre protelar o inicio do CH para quando o empreiteiro puder começar. Pode é já haver custos a pagar ao banco...
    tenho de ver com o banco quanto tempo é pacífico adiar essa situação da licença…
  6.  # 6

    Porque não agenda a escritura para próximo da data de construção? Qual o sentido de fazer a escritura 6 meses antes de começar a construir..



    Concerteza que o despacho poderá caducar, mas se mantiver as condições, o banco revalida o despacho..
  7.  # 7

    Colocado por: Bragas VQual o sentido de fazer a escritura 6 meses antes de começar a construir.
    Se estiver a ponderar uma mudança profissional, mesmo que vá ganhar mais, a perda de efetividade para o banco implica um grande aumento de risco. Numa situação dessas, ou em outras do mesmo tipo (ex., salvaguardar uma determinada taxa fixa), pode fazer sentido não esperar até ao início da empreitada.

    Mas no geral é isso que diz, juntar a escritura o mais possível ao início da obra.
  8.  # 8

    Colocado por: Bragas VPorque não agenda a escritura para próximo da data de construção? Qual o sentido de fazer a escritura 6 meses antes de começar a construir..



    Concerteza que o despacho poderá caducar, mas se mantiver as condições, o banco revalida o despacho..
    pois é isso que nao sei como funciona.
    A informação que tive é que está aprovado e agora pedem-me a licença de construção, não sei quanto tempo tenho para apresentar essa licença sem perder esta tal aprovação.
    • dedao
    • 17 fevereiro 2024

     # 9

    Colocado por: DR1982pois é isso que nao sei como funciona.
    A informação que tive é que está aprovado e agora pedem-me a licença de construção, não sei quanto tempo tenho para apresentar essa licença sem perder esta tal aprovação.


    Tente tratar disso com "intermediários bancários" eles ajudam muito a decidir e explicam isso tudo facilmente.

    No santander tem 3 meses para salvaguardar essa aprovação penso eu. Mas penso que, com os juros a baixar, não perde nada em protelar o crédito. Até porque supostamente nao precisa de dinheiro no inicio da obra...
  9.  # 10

    Colocado por: dedao

    Tente tratar disso com "intermediários bancários" eles ajudam muito a decidir e explicam isso tudo facilmente.

    No santander tem 3 meses para salvaguardar essa aprovação penso eu. Mas penso que, com os juros a baixar, não perde nada em protelar o crédito. Até porque supostamente nao precisa de dinheiro no inicio da obra...
    o meu “receio” em perder esta aprovação é que a esposa não trabalha, contrato de trabalho para empresa de trabalho temporário, sem fiadores, tenho outro crédito habitação, etc por isso não sou o tipo de cliente preferido do banco…
    Embora me tenham aprovado a coisa em meia duzia de dias, mas sei lá se da próxima tentativa calha igual:)
    Concordam com este comentário: dedao
  10.  # 11

    Colocado por: DR1982o meu “receio” em perder esta aprovação é que a esposa não trabalha, contrato de trabalho para empresa de trabalho temporário, sem fiadores, tenho outro crédito habitação, etc por isso não sou o tipo de cliente preferido do banco…
    Embora me tenham aprovado a coisa em meia duzia de dias, mas sei lá se da próxima tentativa calha igual:)
    Concordam com este comentário:dedao


    Se foi Aceite, já fez avaliação? Depois disso tem de receber uma carta de aprovação onde tem uma data limite para aceitar as condições e marcação da escritura, para a escritura é que vai precisar pelo menos do comprovativo de pagamento da taxa e do pedido do alvará. Foi o que me transmitiram, só ainda não percebi a questão do seguro de multiriscos que não faz sentido...

    Enquanto isso ninguém vai avaliar novamente os dados/risco associado..


    Até lá tudo o que digam de boca que foi aprovado blabla, não vale de nada
  11.  # 12

    Colocado por: P@rAdiS3Se foi Aceite, já fez avaliação?
    o que me foi dito é que foi aprovado, agora tem de ir o engenheiro avaliar o terreno e vou enviar projetos que seguiram para a câmara, e que se a avaliação for positiva pronto.

    Mas tambem me pediram a licença de construção e a duvida era se tinha de a pedir já ou só para a data da escritura…
    • DR1982
    • 17 fevereiro 2024 editado

     # 13

    Ja agora as condicoes propostas sao estas, nao procurei muito, fui ao meu banco e pronto, esta muito fora do normal?
      CB1DF7DC-BB16-4882-948A-022B0F3ED908.jpeg
  12.  # 14

    Colocado por: DR1982as sao estas, nao procurei muito, fui ao meu banco e pronto, esta muito fora do normal?
    Penso que neste momento consegue spread a 0.75% com seguros fora do banco...Mas depende do seu perfil. Se fossem ambos efectivos e em Portugal, ajudava. Assim depende da sua capacidade negocial...
  13.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Penso que neste momento consegue spread a 0.75% com seguros fora do banco...Mas depende do seu perfil. Se fossem ambos efectivos e em Portugal, ajudava. Assim depende da sua capacidade negocial...
    pelo que vi não esta muito fora de preço… acho que me preocupo depois em arranjar a melhor proposta
  14.  # 16

    Colocado por: DR1982acho que me preocupo depois em arranjar a melhor proposta
    Só fica impedido de mudar enquanto não tiver a Licença de utilização (Por exemplo, o não ter ainda a licença, impossibilitou-me de fixar a taxa quando se começou a pressentir que isto ia descambar em termos de juros). Mas após ter a licença, pode mudar de banco. Até ver, não faltam ofertas.

    No caso do Santander, veja bem é as condições que tem de cumprir para ter essa oferta. Os gajos empurram sempre um seguro saúde/automóvel, etc... que não vale porra nenhuma, e o cartão de débito diferido. Se bem que o cashback do cartão, acaba por pagar as comissões e o tal seguro. A principal vantagem é que geralmente possibilitam fazer o seguro vida e multiriscos fora do banco, e aí sim, consegue poupar bastante.
  15.  # 17

    Colocado por: DR1982o que me foi dito é que foi aprovado, agora tem de ir o engenheiro avaliar o terreno e vou enviar projetos que seguiram para a câmara, e que se a avaliação for positiva pronto.

    Mas tambem me pediram a licença de construção e a duvida era se tinha de a pedir já ou só para a data da escritura…


    Só após a avaliação é que recebe a carta e efectivamente estará tudo aprovado, será certo que tem uma avaliação positiva face ao que está a pedir..

    Neste caso é dizer no balcão que apenas pode pedir a licença após a aprovação e ficará condicionada a marcação da escritura com a entrega disso! Pelo que sei acho que tem depois um máximo de 6 meses para a escritura, devido a validade da avaliação..

    Quando receber a carta deve vir lá tambem os seguros.

    Multiriscos - não me faz sentido
    Vida - mesmo a receber por tranches tem de pagar desde o dia 0 como se já tivesse todo o bolo...


    Santander tem neste momento spread fixo a 2/4 anos de 3.2 e no final Fica a 0.5 de spread..
  16.  # 18

    Colocado por: P@rAdiS3só ainda não percebi a questão do seguro de multiriscos que não faz sentido...

    Esse seguro só é necessário depois de concluída a obra, antes precisa de um seguro para a construção e o de vida
  17.  # 19

    Colocado por: P@rAdiS3Multiriscos - não me faz sentido
    Fiz CH para construção no Santander e fiz o Multirriscos com eles. Sabiam perfeitamente que era para construção, e eu ainda o reforcei, mas efetivamente foi um seguro multirrisco que contratei na altura.

    Se quisesse fazer fora do Santander então teria de fazer o tal seguro para a construção, que era significativamente mais caro. Pelo menos nenhuma seguradora fazia um multirriscos para a construção.

    Chamem-lhe o que quiserem, mas um ou outro terá de existir a par com o seguro de vida
    • mica
    • 17 fevereiro 2024

     # 20

    Colocado por: HAL_9000Só fica impedido de mudar enquanto não tiver a Licença de utilização (Por exemplo, o não ter ainda a licença, impossibilitou-me de fixar a taxa quando se começou a pressentir que isto ia descambar em termos de juros). Mas após ter a licença, pode mudar de banco. Até ver, não faltam ofertas.

    No caso do Santander, veja bem é as condições que tem de cumprir para ter essa oferta. Os gajos empurram sempre um seguro saúde/automóvel, etc... que não vale porra nenhuma, e o cartão de débito diferido. Se bem que o cashback do cartão, acaba por pagar as comissões e o tal seguro. A principal vantagem é que geralmente possibilitam fazer o seguro vida e multiriscos fora do banco, e aí sim, consegue poupar bastante.


    Eu não tenho ainda licença de utilização e já mudei de banco.
 
0.1271 seg. NEW