Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Palhava

    Então qual é a sugestão para umempréstimo pago com condições mais vantajosas?


    fazer um taxa fixa por si próprio e amortizar frequentemente
  2.  # 42

    A economia europeia estará japonizada pelos próximos 25 anos, não vá na treta da taxa fixa.
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
    • JPJDLV
    • 14 dezembro 2019 editado

     # 43

    Colocado por: RasputinA economia europeia estará japonizada pelos próximos 25 anos, não vá na treta da taxa fixa.
    Concordam com este comentário:pauloagsantos


    Pode explicar mais detalhadamente o que quer dizer? A economia no Japão é assim tão diferente? Desconheço completamente mas fiquei curioso.
  3.  # 44

    Colocado por: JPJDLVPode explicar mais detalhadamente o que quer dizer? A economia no Japão é assim tão diferente? Desconheço completamente mas fiquei curioso.


    é uma analogia o banco central japones foi baixando os juros para revitalizar a economia, e quando chegaram aos juros negativos ficaram por lá até hoje, já lá vão 25 anos.

    o banco central europeu foi fazendo o mesmo, baixando a taxa de juro para revitaliar a economia e tb chegou à uma taxa negativa.

    coincidências? não me parece.
  4.  # 45

    A economia japonesa está estagnada à décadas, a inflação não sai da cepa torta o investimento não descola o emprego e os salários não sobem, os preços caem. Prevê-se que o mesmo aconteça com a economia europeia, crescimento anémico ou mesmo deflação por vários anos, décadas.
  5.  # 46

    https://forumdacasa.com/discussion/64206/1/bolha-imobiliaria-2019/

    Se tiver paciência é ler esse tópico, onde já é abordada a temática, inclusive o caso japonês
    Estas pessoas agradeceram este comentário: casinhaDaAvo
    • smart
    • 15 dezembro 2019 editado

     # 47

    hum...
    não vou fazer futurologia, nem dar bitaites, pois dizem que a taxa de juro só sobe se a economia melhorar, quando na verdade a inflação pode subir, por motivos externos ao crescimento e pressionar as taxas..
    Para concluir o que é melhor, se fixa ou variavel, primeiro tem que apresentar a melhor proposta de TAN (spread + taxa ) em cada uma das rubricas (variavel/fixa),
    só assim pode representar se vale a pena pagar mais x para subscrevêr uma fixa
    Além disso, tem de pensar no seu perfil, em particular se é casa para toda a vida, se vai tentar fazer amortizações, se terá rendimento extra que possa servir de almofada numa eventual situação critica, uma vez que as amortizações têm comissões diferentes (0.5 vs 2%)
    Assim por alto. o Santander, Bankinter e BPi entre outros têm spreads a rondar 1% (mais decima menos decima...)
    A taxa variavel está a -0.40% e a fixa no Bankinter (é das mais atractivas embora com seguros carissimos...o BPi tem boa proposta também) está a +0.40%, portanto uma diferença de 1% entre variavel e fixo.
    Qual é o impacto deste 1% no emprestimo (depende do valor e prazo)
    Represento que esteja a pedir 75 mil euros...portanto pagaria 50 euros a mais pela fixa...todos os meses
    E depois, pense se prefere pagar o valor fixo e dormir descansado ou ficar sujeito às flutuações do mercado..
    Parece-me é que descer mais não descerá e que não vai ficar assim 30 anos...
    Falam no Japão, mas olhem o que aconteceu nos states...
    se fosse futurologia e tivesse pedido fixa em 2009 nos STATES, estaria a perder pouco, pois contrataria a 1.20. (taxa a 0.20 e 1% a mais pela fixa), pagando a mais os 50 euros até 2016.
    Desde 2016, tudo o que ultrapassou 1.20, serviria para colmatar o valor suportado a mais pela fixa entre 2009/2016.
    O futuro, ninguém sabe...nem os bancos, que são uma cabada de imbx..vejam os erros que têm cometidos e investimentos ruinosos.
    Concordam com este comentário: Livia30
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia30
  6.  # 48

    Queria saber mais ou menos quanto tempo levam para fazer a simulação de risco e dar uma resposta. Uma semana? Um dia? 1 mês?

    Pedi simulação em vários bancos e estou a espera. Quanto tempo vcs esperaram?
  7.  # 49

    Tenho dois imoveis comprados pelo o banco.

    O primeiro era imóvel do banco, tudo levou umas duas semanas depois so ficou a faltar a escritura. Levou mais tempo a escritura por estar fora do pais mas a aprovação foi bastante rapida.

    O segundo ja nao era do banco, desde aprovação, avaliação a escritura por volta de 1 mes e meio. A pre-aprovacão do crédito em si foi cerca de uma semana.
  8.  # 50

    No meu caso 2 dias, tanto eu como a minha maria temos conta no banco desde crianças, ambos poupanças de lado desde os primeiros ordenados e sem créditos..

    Em 2 dias tive a resposta positiva do banco para o empréstimo, sem contar escrituras etc.. , mas também estamos a falar do banco da terra "Caixa Agricola Leiria"
  9.  # 51

    Colocado por: Livia30Queria saber mais ou menos quanto tempo levam para fazer a simulação de risco e dar uma resposta. Uma semana? Um dia? 1 mês?

    Pedi simulação em vários bancos e estou a espera. Quanto tempo vcs esperaram?


    mas está a avançar com o processo ao mesmo tempo. veja lá se depois não tem que pagar as custas iniciais nos bancos todos.

    geralmente a rapidez depende do interesse do balcao em agarrar o cliente. se tiverem interessados, vai ser rápido, se nao estiverem interessados vai demorar.
  10.  # 52

    Colocado por: pauloagsantos

    mas está a avançar com o processo ao mesmo tempo. veja lá se depois não tem que pagar as custas iniciais nos bancos todos.

    geralmente a rapidez depende do interesse do balcao em agarrar o cliente. se tiverem interessados, vai ser rápido, se nao estiverem interessados vai demorar.


    Ola Paulo, obrigado pelo seu comentário. AO "se nao estiverem interessados" : Eu pensava que todos os bancos teriam interesse em novos clientes?
    O que faria eles perderem o interesse por um cliente?
  11.  # 53

    Antigamente, não se podia escolher a fruta nas mercearias.

    Em certos estabelecimentos, donas de lojas e empregadas selecionavam e teciam comentários se os clientes pareciam ser pouco abonados financeiramente.


    Será que isso não continua, subliminarmente?
  12.  # 54

    Colocado por: Livia30Eu pensava que todos os bancos teriam interesse em novos clientes?
    O que faria eles perderem o interesse por um cliente?


    os clientes não são todos iguais.

    um cliente que potencialmente compre mais, será sempre um cliente mais atrativo do que um que potencialmente compre menos.

    do ponto de vista do banco, os clientes com bons ordenados, são potencialmente mais atrativos do que um com ordenados baixos.

    quem tem ordenados baixos, aprende a gerir bem o dinheiro, não compra se não poder.
    quem tem ordenados altos, é de uma forma geral mais esbanjador. mais propenso a comprar um carro novo a crédito (pq pode pagar) a ir fazer férias a crédito(pq pode pagar) etc etc.

    Já reparou que os bancos fazem spreads maiores aos créditos habitação de valores mais baixos.
  13.  # 55

    Colocado por: PalhavaEm certos estabelecimentos, donas de lojas e empregadas selecionavam e teciam comentários se os clientes pareciam ser pouco abonados financeiramente.


    não se devia julgar as pessoas pelo aspecto, mas continua-se a julgar

    tente entrar num banco com um fato de treino velho, ou todo bem vestido e veja a diferença do atendimento.

    se levar um fato de treino velho, só melhoram o atendimento, quando consultam a ficha bancaria e se apercebem que afinal ele até tem uns milhares depositados no banco
  14.  # 56

    Colocado por: PalhavaAntigamente, não se podia escolher a fruta nas mercearias.

    Em certos estabelecimentos, donas de lojas e empregadas selecionavam e teciam comentários se os clientes pareciam ser pouco abonados financeiramente.


    Será que isso não continua, subliminarmente?


    Ainda há supermercados, em frutas tipo morangos e cerejas, quem mete para o saco é o funcionário, o cliente não pode mexer.
  15.  # 57

    Colocado por: pauloagsantos

    não se devia julgar as pessoas pelo aspecto, mas continua-se a julgar

    tente entrar num banco com um fato de treino velho, ou todo bem vestido e veja a diferença do atendimento.

    se levar um fato de treino velho, só melhoram o atendimento, quando consultam a ficha bancaria e se apercebem que afinal ele até tem uns milhares depositados no banco

    Diz isso por experiencia propria?
    É redutor generalizar esse preconceito.
  16.  # 58

    Outra pergunta que deve ser básica para a maioria de vos mas que para mim ainda se apresenta dificil de entender.
    Desde já agradeço a quem tirar alguns minutos para ajudar a entender o seguinte:

    Digamos que o valor de compra do imóvel e 150,000 mil

    A avaliação do banco e 160,000

    Os 80% que o banco disponibiliza e 80% dos 150 or dos 160?

    Digamos que a avaliação e de 200,000 para um imóvel cujo o valor de compra e 150,000 . - Quer isto dizer que eu posso pedir mais dinheiro ao banco do que o imóvel realmente custa?

    Alguém que me possa esclarecer como isto funciona ? E quais os critérios que podem desvalorizar/ valorizar o imóvel?
  17.  # 59

    Bom dia, Livia30

    O valor que conta para o banco é o da avaliação do imóvel, e não o preço deste.

    Portanto o que conta são os 160000, significando que 80% deste valor é 128mil.

    No entanto, este não é o único factor a ser considerado. Há a taxa de esforço:
    "Esta taxa é calculada sempre que pede um crédito, pois é a forma de os bancos e as financeiras poderem perceber se tem capacidade financeira para suportar o crédito que lhe será concedido.
    Para um crédito habitação, recomenda-se que a taxa de esforço seja 30% do rendimento agregado familiar. Assim, por exemplo, se um agregado familiar com dois titulares tem de rendimento 2000€, a prestação mensal do crédito habitação não deverá ser superior a 600€. Assim, poderá perceber se terá financiamento para um imóvel de que valor de avaliação. "

    O artigo completo aqui:
    https://www.doutorfinancas.pt/institucional/dica-do-doutor/se-vai-fazer-um-credito-habitacao-lembre-se-da-taxa-de-esforco/

    Há bancos que aceitam uma taxa de esforço até aos 40%, mas geralmente este é o limite dos limites.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia30
  18.  # 60

    Colocado por: CapuchinhaBom dia, Livia30

    O valor que conta para o banco é o da avaliação do imóvel, e não o preço deste.

    Portanto o que conta são os 160000, significando que 80% deste valor é 128mil.

    No entanto, este não é o único factor a ser considerado. Há a taxa de esforço:
    "Esta taxa é calculada sempre que pede um crédito, pois é a forma de os bancos e as financeiras poderem perceber se tem capacidade financeira para suportar o crédito que lhe será concedido.
    Para um crédito habitação, recomenda-se que a taxa de esforço seja 30% do rendimento agregado familiar. Assim, por exemplo, se um agregado familiar com dois titulares tem de rendimento 2000€, a prestação mensal do crédito habitação não deverá ser superior a 600€. Assim, poderá perceber se terá financiamento para um imóvel de que valor de avaliação. "

    O artigo completo aqui:
    https://www.doutorfinancas.pt/institucional/dica-do-doutor/se-vai-fazer-um-credito-habitacao-lembre-se-da-taxa-de-esforco/

    Há bancos que aceitam uma taxa de esforço até aos 40%, mas geralmente este é o limite dos limites.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Livia30



    Finalmente percebi! Muito obrigado pela resposta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Capuchinha
 
0.0276 seg. NEW