Iniciar sessão ou registar-se
    • RCF
    • 21 dezembro 2019

     # 61

    Colocado por: CapuchinhaO valor que conta para o banco é o da avaliação do imóvel, e não o preço deste.

    Não creio que seja assim. Creio que o Banco considera o mais baixo dos valores, entre a avaliação e o valor efetivo da compra (que consta na escritura).
    Mas, os bancos não têm todos as mesmas regras e mesmo dentro do mesmo banco, há regras diferentes de cliente para cliente... portanto, para a Livia30, o que recomendo é que se informe no Banco (ou bancos).
  1.  # 62

    Colocado por: CapuchinhaBom dia, Livia30

    O valor que conta para o banco é o da avaliação do imóvel, e não o preço deste.

    Portanto o que conta são os 160000, significando que 80% deste valor é 128mil.

    No entanto, este não é o único factor a ser considerado. Há a taxa de esforço:
    "Esta taxa é calculada sempre que pede um crédito, pois é a forma de os bancos e as financeiras poderem perceber se tem capacidade financeira para suportar o crédito que lhe será concedido.
    Para um crédito habitação, recomenda-se que a taxa de esforço seja 30% do rendimento agregado familiar. Assim, por exemplo, se um agregado familiar com dois titulares tem de rendimento 2000€, a prestação mensal do crédito habitação não deverá ser superior a 600€. Assim, poderá perceber se terá financiamento para um imóvel de que valor de avaliação. "

    O artigo completo aqui:
    https://www.doutorfinancas.pt/institucional/dica-do-doutor/se-vai-fazer-um-credito-habitacao-lembre-se-da-taxa-de-esforco/

    Há bancos que aceitam uma taxa de esforço até aos 40%, mas geralmente este é o limite dos limites.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Livia30
    Mentira. As regras mudaram em 2018, para a percentagem de empréstimo a conceder pelo banco conta o menor valor entre avaliação/valor de compra. O tempo em que as pessoas usavam do subterfúgio da avaliação parapeitos banco 100% do dinheiro que precisavam, ou até mais, já acabou.
  2.  # 63

    Colocado por: HAL_9000Mentira. As regras mudaram em 2018, para a percentagem de empréstimo a conceder pelo banco conta o menor valor entre avaliação/valor de compra. O tempo em que as pessoas usavam do subterfúgio da avaliação parapeitos banco 100% do dinheiro que precisavam, ou até mais, já acabou.


    Obrigado. Fonte?
  3.  # 64

    Colocado por: Livia30

    Obrigado. Fonte?

    https://expresso.pt/economia/2018-07-01-Estas-sao-as-novas-regras-de-concessao-de-credito

    https://www.bportugal.pt/sites/default/files/anexos/pdf-boletim/acompanhamento_recomendacao_macroprudencial_2019.pdf

    De momento tratam-se de recomendacaoes do bdp e não uma obrigatoriedade, mas julgo que nenhum banco está a fugir a essas recomendações, a não ser que seja um cliente “especial”
  4.  # 65

    O BPI por exemplo faz créditos habitação de 80% do valor da avaliação até 90% do valor de compra. No caso de um imóvel de 150 mil euros avaliado em 160 mil:

    150 mil * 90% = 135 mil euros
    160 mil * 80% = 128 mil euros

    Ou seja no máximo o banco faz um crédito de 128 mil euros, tendo que ter disponível os restantes 22 mil euros para a entrada.

    Isto quer dizer que mesmo que o imóvel fosse avaliado em 180 mil euros (180 mil * 80% = 144 mil) o tecto máximo do empréstimo seria os 135 mil visto que nunca pode ultrapassar os 90% do valor de compra.
  5.  # 66

    Colocado por: HAL_9000Mentira. As regras mudaram em 2018, para a percentagem de empréstimo a conceder pelo banco conta o menor valor entre avaliação/valor de compra. O tempo em que as pessoas usavam do subterfúgio da avaliação parapeitos banco 100% do dinheiro que precisavam, ou até mais, já acabou.


    Obrigada pela correção.
  6.  # 67

    Estou prestes a comprar uma casa antiga (habitavel) mas que precisa de imensas obras de remodelacao. Sera que a avaliacao vai ser prejudicado por tal? No entanto, o imóvel tem muita potencialidade!
    • zed
    • 27 dezembro 2019

     # 68

    Será avaliado pelo valor actual. Ou seja, nem vai ser prejudicado mas também não será beneficiado pela sua potencialidade.
  7.  # 69

    Boa tarde, foi-me dito no banco que não interessa se o crédito e a 30 ou 40 anos. Se eu quiser amortizar pago o mesmo de juro. Achei muito estranho

    Alguém confirma esta ideia?

    Qual a diferença de um para outro além de um ser mais longo?
    • zed
    • 7 janeiro 2020

     # 70

    O mais longo vai ter prestação mais baixa para o mesmo capital, também acaba por pagar mais no total.

    Use uns simuladores online para perceber melhor a diferença.
  8.  # 71

    Colocado por: Livia30Alguém confirma esta ideia?


    com uma taxa de juro igual, um crédito a 30 anos paga menos juros que num crédito a 40 anos. nisso não à duvida.

    só se os bancos mexem com a taxa de juro, maior para 30 anos, menor para 40 anos, para no final receber o mesmo valor em juros
  9.  # 72

    Para amortizar não paga juro, paga uma taxa de 0,5% do montante que amortizar.
  10.  # 73

    Variável vai até 0,5. Fixa até 2%.
  11.  # 74

    Para além de eles enviarem mais simulações potencialmente negociarem mais taxas? Qual foi a vossa experiência para quem recorreu a um?
  12.  # 75

  13.  # 76

    Tive o credito aprovado num banco mas ainda quero submeter o pedido noutros bancos. O facto de ter o credito aprovado num banco e informacao disponivel para todas as instituicoes bancarias?
  14.  # 77

    Só têm acesso depois de ser formalizado o crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Livia30
  15.  # 78

    Colocado por: rjmsilvaSó têm acesso depois de ser formalizado o crédito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Livia30


    Como assim? E o que tenho que fazer para anular o primeiro pedido? Visto que eu provavelmente nao quero prosseguir com o banco que me aprovou primeiro?

    Outra questao e que a documentacao que entreguei na primeira vez tinha valores diferentes sera que o banco de portugal pode bloquear por os documentos apresentados em ambos pedidos diferirem em certa informacao? Eu contratei um contabilista para retificar neste ultimo pedido
  16.  # 79

    Ter crédito aprovado não significa vinculação nenhuma, ou seja, não tem que pedir crédito nesse banco. Chega lá e diz que desistiu.
  17.  # 80

    o crédito só é formalizado depois de fazer a escritura, até lá é apenas uma proposta.

    no entanto apesar de não formalizar o crédito o banco vai levar as comissões da abertura do processo.
 
0.0281 seg. NEW