Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Mas é em madeira maciça ou em composto em MDF lacado? ou em folheado em madeira pintado com poro aberto.. tb ficava fixe... e não tão "clinico".

    O comprimento superior a 3.00m, não ajuda ao preço...
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681
  2.  # 22

    Colocado por: O.MartinsO caro não é a ripa. É a lacagem e a montagem.


    sim é isso que tem que ser explicado.

    não sei, nem me interessa o tamanho da carteira do homem, mas ele pode estar a achar que aquilo são apenas umas ripas de madeira e estar a achar um abuso dar 3200 euros por uns bocados de madeira.

    lacar, não sai barato. umas bancadas de cozinha lacadas podem custar mais 2000€/2500€ do que umas nao lacadas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 23

    Eu acho que são ripas a mais no ambiente. Um pouco sim (as da direita); aquelas a tapar as escadas estão em demasia.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 24

    Colocado por: Pedro Barradasmaciça ou em composto em MDF lacado? ou em folheado em madeira pintado
    A meu ver, qualquer uma, talvez com mais tendencia para o mdf lacado ou o folheado em madeira, versus o alumínio.
    O poro aberto é que deixava para segundas núpcias, o ar clínico até me parece fazer algum sentido no ambiente, versus um mais tosco. Diminuía era a quantidade das ripas, não são precisas. Talvez até nem as pintasse ou lacasse era de branco. E aí diminuía-se o custo de certeza, mas nem era por essa razão que me lembrei, Acho que o facto de as ter à cor da madeira seria bastante interessante aqui, dáo continuidade ao contrário, ou seja, em vez de ser o tecto a polongar-se pelas ripas abaixo, seria o chão a subir pelas ripas acima. Faz sentido o que estou a dizer, entendem ? É que eu tenho este pensamento/raciocínio e por vezes posso parecer estranha :o) Pedro, Barradas é-te estranho ou faz-te sentido ? Agora era acertar a tonalidade com o chão. Será maciço o chão ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681
  4.  # 25

    Colocado por: ASSimoesEu acho que são ripas a mais no ambiente. Um pouco sim (as da direita); aquelas a tapar as escadas estão em demasia.
    Concordam com este comentário:CMartin
    Mesmo as da entrada, para perfazer hall, não precisa de tanto. Até se respira melhor com menos.
    Concordam com este comentário: ASSimoes
  5.  # 26

    Eu diria cerca de metade, mas eu tb sou muito minimalista...
    Concordam com este comentário: CMartin
  6.  # 27

    Eu concordo consigo. Ou metade ou para aí entre 18 a 20. Era quanto bastava.
    Gostava de poder ver a perspectiva da porta de entrada.
    Concordam com este comentário: ASSimoes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrodrigues55681
  7.  # 28

    Colocado por: desofiapedro

    Vinha cá dizer isso. 3mil euros em ripas não é nada ao lado do que deve custar essa caixilharia.


    A verdade é que não é bem assim. Já tenho orçamento para tudo e por isso mesmo é que perguntei, pois o orçamento das ripas não ficava assim tão distante do orçamento da caixilharia.
  8.  # 29

    Colocado por: antonylemossim porque essa casa está cheia de pormenores 'interessantes' ... para que serve aquela viga no exterior sobre a piscina? bocadinhos de deck á porta dos quartos.. caixilharias especiais ... as platibandas na terraça etc etc

    se começar a eliminar essas pequenas despesas começa a ter dinheiro para os ripados


    até gostava de saber como sabe logo isso tudo, através destas duas imagens (mas é fácil de perceber como). Mas resumidamente, nem todas as casas tem que ser simplesmente caixotes, se não, não eram precisos arquitetos e qualquer nabo fazia uma casa e sendo você arquiteto se calhar tinha o seu trabalho em perigo.
  9.  # 30

    Colocado por: CMartin
    As ripas são giras, nrodrigues, mas olhe que eu acho que estão em demasia, na minha opinião tanta ripa assim não se justifica no seu ambiente. A meu ver, e mantendo o espaçamento entre elas, penso que não é má ideia cortar essas ripas para metade da quantidade. Não precisa ser uma divisória tão declarada.


    muito obrigado pela sua opinião, penso que seja para isto que este forum serve, opiniões construtivas e esta foi uma delas.
  10.  # 31

    Colocado por: O.MartinsO caro não é a ripa. É a lacagem e a montagem.

    Se pintar em obra fica mais barato.

    Ou experimente pedir ao serralheiro montado em alumínio lacado. Já compra os perfis lacados
    Concordam com este comentário:antonylemos,nrodrigues55681
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nrodrigues55681


    obrigado pela sua opinião, vou tentar validar o valor em metal.
  11.  # 32

    Colocado por: CMartinEu concordo consigo. Ou metade ou para aí entre 18 a 20. Era quanto bastava.
    Gostava de poder ver a perspectiva da porta de entrada.
    Concordam com este comentário:ASSimoes


    e acha que poderia fazer sentido aumentar a expessura?
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 33


    Colocado por: nrodrigues5568110x5cm


    Colocado por: nrodrigues55681e acha que poderia fazer sentido aumentar a expessura?

    A meu ver não faz sentido, esteticamente falando. (As ripas grossas têm um efeito diferente).
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 34

    A foto é a que tenho por aqui à mão, para o efeito acho que serve. Ripas de 7x3cm com 2.40 ou 2.50 (já não me recordo bem). No primeiro carpinteiro entortaram no segundo já não. Madeira maciça lacada (pintada), mas não em obra.
      IMG_20190718_175549_537.jpg
  12.  # 35

    Colocado por: CMartinMadeira maciça lacada (pintada), mas não em obra.
      IMG_20190718_175549_537.jpg


    Lacado é lacado, pintado é pintado.
    2 coisas diferentes.

    Colocado por: nrodrigues55681

    e acha que poderia fazer sentido aumentar a expessura?


    Uma opinião, que já fiz desses trabalhos.
    A ideia é as réguas terem a mesma espessura que o espaçamento entre réguas.
    Se a sua régua tem 5cm de espessura, a distância à outra régua será também 5cm.
    Assim é que faz com q a solução fique bem.
    Se tem régua com 5cm e separa 10cm da régua seguinte, perde todo o efeito para o qual esse sistema é concebido.
  13.  # 36

    Colocado por: O.MartinsLacado é lacado, pintado é pintado.
    2 coisas diferentes.

    Sei, obrigada. Por isso corrigi o lacado para por entre parentes que foi pintado, mas ficou muito bem a pintura.
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 37

    Colocado por: O.MartinsUma opinião, que já fiz desses trabalhos.
    A ideia é as réguas terem a mesma espessura que o espaçamento entre réguas.
    Se a sua régua tem 5cm de espessura, a distância à outra régua será também 5cm.
    Assim é que faz com q a solução fique bem.
    Se tem régua com 5cm e separa 10cm da régua seguinte, perde todo o efeito para o qual esse sistema é concebido.

    Isto discordo. Depende do efeito estético que pretende, o design de interiores permite jogar com as espessuras e os espaçamentos para criar o que se pretender, de acordo e dependendo da estética da totalidade do ambiente. Nenhuma solução é rígida, assim vista desta forma. Nem há ideias préconcebidas, cada casa sendo única e com estética à medida dessa sua singularidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 38

    Colocado por: CMartin
    Isto discordo. Depende do efeito estético que pretende, o design de interiores permite jogar com as espessuras e os espaçamentos para criar o que se pretender, de acordo e dependendo da estética da totalidade do ambiente. Nenhuma solução é rígida, assim vista desta forma.


    Nâo duvido. Mostre-me lá aí uma foto dum separador desses cujo espaçamento entre ripas seja o dobro da espessura das ripas, se puder.

    Pelo que percebi das fotos/3D, este separador serve precisamente para dividir espaços. E com 5cm de espaçamento a pessoa se estiver num lado não percebe totalmente o q se passa do outro lado.

    Se aumentar para o dobro vai perceber precisamente o q se passa do outro lado e perder o efeito.

    O nrodrigues sempre que olhar para o ripado se aumentar o espaçamento vai pensar:
    "bela mixordia... Para poupar uns euros está aqui uma coisa esperta, quando tiver coragem ou ponho mais ripas ou tiro isto tudo e ponho biombo ou outra coisa qq
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 39

    O efeito das ripas não é técnico. É estético. E a estética joga-se num todo em que, numa arquitectura quer que se faça um efeito, imagine, pode ser de ocultação maior. Noutra arquitectura de interiores pode-se querer apenas que faça uma discreta, quase invisível, divisão de espaços, e aí, para ser um elemento divisória mas não de ocultação, as ripas separam-se com maior distancia. Posso até, nas ripas, colocar travessões, porque quero que esses travessões sirvam de pousa quadros (arte). Posso nas ripas, suspender um monitor de tv, para que a possa por de costas no meio de uma sala, por alguma razão. Um pouco no sentido até do exemplo do tópico, em que temos um aparador apoiado às ripas. Posso fazer das ripas o que quiser que elas sejam. De acordo com o papel que lhes queira dar e conforme o que pede a casa.
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 40

    Para isso também, vou ter em conta : a dimensão da ripa, altura e espessura. O material que vou usar para a ripa (se madeira (ou mdf, folheado) ou alumínio ou aço. A textura que esse material confere à ripa e ao ripado no conjunto. Em que cor. A textura e a cor transmitem maior ou menor temperatura visual. Tal como o acabamento também o faz - se com brilho ou se mate (frio ou quente). E o espaçamento. Jogo com tudo isso : o objectivo é, nesse "jogar", criar uma estética ao ripado.
 
0.0276 seg. NEW