Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: CMartinO efeito das ripas não é técnico. É estético.


    Não percebi isso do técnico e estético...

    Uma parede que divide um hall de entrada de uma sala. É algo técnico, ou estético?

    Para ver se percebo onde quer chegar.
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 42

    Colocado por: O.MartinsNão percebi isso do técnico e estético...

    Como assim O.Martins ? Não percebe a diferença entre o estético e o técnico ? Não entendo a pergunta. E a resposta a essa pergunta - se for essa a pergunta - é tão vasta !
  2.  # 43

    Sabe o que trata a estética ?
  3.  # 44

    Colocado por: CMartinA meu ver, qualquer uma, talvez com mais tendencia para o mdf lacado ou o folheado em madeira, versus o alumínio.
    O poro aberto é que deixava para segundas núpcias, o ar clínico até me parece fazer algum sentido no ambiente, versus um mais tosco. Diminuía era a quantidade das ripas, não são precisas. Talvez até nem as pintasse ou lacasse era de branco. E aí diminuía-se o custo de certeza, mas nem era por essa razão que me lembrei, Acho que o facto de as ter à cor da madeira seria bastante interessante aqui, dáo continuidade ao contrário, ou seja, em vez de ser o tecto a polongar-se pelas ripas abaixo, seria o chão a subir pelas ripas acima. Faz sentido o que estou a dizer, entendem ? É que eu tenho este pensamento/raciocínio e por vezes posso parecer estranha :o) Pedro, Barradas é-te estranho ou faz-te sentido ? Agora era acertar a tonalidade com o chão. Será maciço o chão ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nrodrigues55681



    Obrigado pela sua opinião. Também já tinha pensado nisso de deixar as ripas à cor do chão. Está pensado para ser nogueira, não sei se será muito escuro.
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 45

    Colocado por: CMartin
    Como assim O.Martins ? Não percebe a diferença entre o estético e o técnico ? Não entendo a pergunta. E a resposta a essa pergunta - se for essa a pergunta - é tão vasta !


    Eu não percebi quando diz que o ripado no 3D do nrodrigues é estético e não técnico.
    Não percebo de que forma usa o termo "técnico" nessa comparação, e por isso pedi-lhe para me dar um exemplo de uma coisa que exista numa habitação e que esteja lá por motivos "técnicos" para ver se percebo onde quer chegar. Consegue?

    O nrodrigues tem um ripado a dividir a zona de jantar da zona de escadas entre pisos.
    Só consegue ver aí "estética"? O ripado só está ali por "estética", na sua opinião?
  5.  # 46

    Colocado por: CMartinPara isso também, vou ter em conta : a dimensão da ripa, altura e espessura. O material que vou usar para a ripa (se madeira (ou mdf, folheado) ou alumínio ou aço. A textura que esse material confere à ripa e ao ripado no conjunto. Em que cor. A textura e a cor transmitem maior ou menor temperatura visual. Tal como o acabamento também o faz - se com brilho ou se mate (frio ou quente). E o espaçamento. Jogo com tudo isso : o objectivo é, nesse "jogar", criar uma estética ao ripado.


    Quando estamos a falar de laçados essas diferenças também se notam tanto se é madeira MDF folheado ou um metal? Tinha a ideia que sendo laçado resumidamente ia ficar tudo à mesma.
  6.  # 47

    Colocado por: CMartinSabe o que trata a estética ?


    Sim, não vamos falar disso. LOL já tive discussões suficientes com professores de artes sobre o "belo" e afins.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 48

    Colocado por: nrodrigues55681Está pensado para ser nogueira, não sei se será muito escuro.

    A nogueira é um tom lindo. Não é muito escuro, tenho usado bastante em interiores. É uma excelente e bonita escolha, na minha opinião. Gosto imenso.
  8.  # 49

    o que é que está por detrás das ripas??
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 50

    Colocado por: nrodrigues55681

    Quando estamos a falar de laçados essas diferenças também se notam tanto se é madeira MDF folheado ou um metal? Tinha a ideia que sendo laçado resumidamente ia ficar tudo à mesma.


    Não se laca um mdf folheado. Se é para lacar, pintar, whatever usa um mdf cru. Não folheado.

    Já discutiu estas questões com o seu arquiteto? Já lhe pediu o que pode ser feito para diminuir custo, ou, aumentando a espessura entre ripas, saber a opinião do arquiteto quanto a isso?
  10.  # 51

    Colocado por: marco1o que é que está por detrás das ripas??


    Compartimentos.

    As ripas dividem a zona de jantar da zona de escadas, e noutro local dividem o hall de entrada quando se abre a porta da rua, da sala de estar (segundo percebi pelo 3D)
    •  
      CMartin
    • 16 janeiro 2020 editado

     # 52

    Colocado por: O.MartinsSim, não vamos falar disso. LOL já tive discussões suficientes com professores de artes sobre o "belo" e afins.
    É isso, o belo ! Sabe que considero o belo uma linguagem universal :o) Quem foram os professores ? Engenheiros, arquitectos ? Porque discutiu artes ? Quem é o OMartins :o)) não faço ideia, que trabalhos faz ? :o))
  11.  # 53

    mas vislumbra ali alguma passagem para a sala?
  12.  # 54

    bem era importante perceber para que estão ali as ripas, mas ainda assim sem perceber muito bem, a meu ver havia outras formas de fazer o mesmo sem ser em ripas
    Concordam com este comentário: CMartin
  13.  # 55

    Colocado por: marco1Compartimentos.


    Colocado por: O.MartinsCompartimentos

    Não são bem compartimentos. As ripas perfazem a privacidade parcial e separação do hall de entrada (o costume) e ocultam parcialmente as escadas.
    Se soubessemos como era a entrada da casa (ter essa perspectiva) até diria que as ripas não são precisas. Mas são apenas um elemento estético.
  14.  # 56

    Colocado por: marco1mas vislumbra ali alguma passagem para a sala?

    Não sei, é a perspectiva que nos falta.
  15.  # 57

    Colocado por: marco1bem era importante perceber para que estão ali as ripas, mas ainda assim sem perceber muito bem, a meu ver havia outras formas de fazer o mesmo sem ser em ripas
    Concordam com este comentário:CMartin

    Exacto. Ou até sem nada. Não vejo necessidade a este ponto, mas sem saber do hall que o rodrigues poderia colocar aqui também para podermos ver.
  16.  # 58

    Colocado por: CMartinÉ isso, o belo ! Sabe que considero o belo uma linguagem universal :o) Quem foram os professores ? Engenheiros, arquitectos ? Porque discutiu artes ? Quem é o OMartins :o)) não faço ideia, que trabalhos faz ? :o))


    Faço ripados! LOL Entre outras coisas
    A primeira vez que me apareceu uma coisa dessas, a minha primeira reação foi: "Pronto... lá vêm as invenções". E a 2ª reação foi: "Vamos ver se podemos baixar o custo e aumentar o espaçamento para ver se há verba para fazer isto"
    A 3ª reação foi: "não... se a arquiteta quer assim, deve ter algum sentido. E fiz como ela queria, e funcionou perfeitamente para o local em questão. No final disse-lhe: "Estive tentado em propor aumentar o espaçamento, ainda bem que não o fiz, porque assim, funciona tal e qual para a sua função. Estes ripados são funcionais. E têm de conjugar com a estética do espaço.
    Dividem compartimentos, mas dão-lhes amplitude.

    Uma pessoa na mesa de jantar do nrodrigues, se estiver em frente ao ripado é muito melhor do que estar em frente a uma parede lisa. Não vê explicitamente quem vem a descer as escadas, porque o ripado nao é muito espaçado, mas consegue ter a amplitude do espaço. Eu pessoalmente fiquei fã dos ripados.

    Depois há aqueles que acham que é moda e põe só por pôr. Mas no caso da decoração do nrodrigues, noto que faz sentido.
    É a minha opinião
    Concordam com este comentário: marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  17.  # 59

    esta sala pela forma e alturas está como que num ar de neoclássico, mas falta-lhe o elemento que realmente o podia transportar para lá, ou seja um elemento tipo uma ou várias grandes colunas embora mais estilizadas ou quem sabe telas verticais ( veneziana vertical)
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  18.  # 60

    Colocado por: marco1
    Mas são apenas um elemento estético.


    Por exemplo, as ripas que dividem a sala de jantar do lance de escadas são apenas um elemento estético?
    Oh Marco...
 
0.0260 seg. NEW