Colocado por: DR1982pela minha zona consegue-se por volta dos 600 apenase fiscais longe com eles...
Por ainainda se constroi a 600/700€m2?
esqueça isso
Colocado por: eduardinho21mas aqui na zona é possivel construir com médias de 600€ m2.não vá em paleios.
Colocado por: eduardinho21com CE
600€/m2 para cumprir com um mínimo de qualidade construtiva, requisitos legais e burocráticos é um valor exageradamente baixo.O arquiteto com quem falei indica que não faz projetos "para vender", ou seja, só trabalha com cliente final, porque diz que tem certos princípios que não abdica, e a maioria dos empreiteiros pedem-lhe para cortar cerca de 30% para ficar tudo mais barato para vender e ele "recusa-se" trabalhar assim. Pelo que falei com ele, fiquei com a sensação que percebe bastante de aplicação de capoto e nesse valores de 600m2 ele não abdica por exemplo de 8cm, entre outros metodos construtivos que desconheço (não sei se é bom ou mau).
Colocado por: eduardinho21ele não abdica por exemplo de 8cm
Colocado por: eduardinho21O titulo fala em geminada porque como eu, existe um familiar também herdeiro de parte do terreno, e então ao juntar seria um projeto mais em conta achamos nós. Apesar de Geminadas podem ser geometricamente diferentes? tipo 160m2 + 100m2?
O orçamento que eu teria para construção + iva seriam130000€
A outra pessoa teria75.000€
Estes valores num projeto de casa geminada existindo já o terreno são reais?
95% das aplicações são uma verdadeira misériaem que se baseia para essa estimativa?
Você criou o tópico para perguntar se os valores que tinha eram reais, e afinal até tem orçamentos que o comprovam, nem sei para que é que anda aqui a perder tempo, mande fazer o projecto e faça a obra, antes que os preços subam.comentário desnecessário, quando já referi varias vezes que estou aqui para obter várias opiniões... mas enfim
Colocado por: eduardinho21em que se baseia para essa estimativa?
Hoje qualquer um é aplicador de ETICSAtravés de fotografias, consegue avaliar-se se o capoto está bem aplicado?
Colocado por: eduardinho21Através de fotografias, consegue avaliar-se se o capoto está bem aplicado?
Colocado por: eduardinho21como assegurar que seja feito um bom CE?
Colocado por: eduardinho21Se algo estiver no CE e o empreiteiro a meio da obra espetar um serviço com custos extra...
Colocado por: DR1982Nao é melhor o CE nao conter a palavra
“Tipo”?
Colocado por: zedasilvaSim compreendo, contudo a palavra tipo pode dar chatices, embora se se tratar de materiais com fichas técnicas, basta comparar caso o empreiteiro queira usar algo inferior ao mencionado no CE
Um CE para obras particulares não deveria ter a palavra tipo. Como a grande maioria dos projetos são muito indefinidos por vezes usa-se para permitir alguma margem de manobra ao empreiteiro.
O fato de ter assinalado um material tipo X permite ter uma base de comparação caso os empreiteiros gostem mais de usar o Y ou o Z.
Colocado por: DR1982caso o empreiteiro queira usar algo inferior ao mencionado no CE
Tipo o quê?Vejo aqui muita gente a falar em derrapagens... Se está no CE então não há aso a derrapagens? Ou estou enganado?